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Como usar as redes sociais para comunicar com os ouvintes

Você sabe como usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes? Se sim, excelente. Se não, chegou a hora de aprender. Conhecimento nunca é demais e este texto pode te ajudar a dar o ponta pé inicial nas Redes Sociais da sua web rádio ou esclarecer alguma dúvida.

Há muito tempo se fala do fim do rádio, por causa dos novos meios de comunicação que foram surgindo. Porém, o que se vê até hoje é a força do rádio e como ele se adaptou a todas essas mudanças. A mais recente delas é as Redes Sociais. Já acostumado a se adaptar, chegou a hora de aprender a usar as Redes Sociais a seu favor.

Para iniciar, é preciso ter em mente a força e a importância das Redes Sociais na comunicação com o cliente, no caso aqui, os ouvintes. Assim como o rádio, a interação é imediata, a diferença é que nas Redes Sociais a relação vai além do imediatismo, ela pode ser intensa.

Outro ponto importante é o público, que está cada vez mais antenado a todas as maneiras de comunicação, o tempo todo. Pelas Redes Sociais as pessoas têm mais chances de falar, com mais pessoas ao mesmo tempo e com um público mais direcionado.

Você nas Redes Sociais pode fazer várias perguntas, muitos pedidos de música, elogiar a web rádio e criticar também, porque não? Isso tudo sem ocupar a linha telefônica ou responder a falas mecanizadas. O atendimento pelo meio digital é personalizado. Mas, o mais importante, nas Redes Sociais os ouvintes podem ser multiplicadores espontâneos. Isso quer dizer que o ouvinte pode compartilhar o player da sua rádio ou algum conteúdo que você tenha postado em sua página. Automaticamente a sua web rádio ganhou uma divulgação excelente, o antigo e nada velho “boca a boca”.

A partir dessa divulgação natural é que você começa a criar mais uma forma de fidelização com seu ouvinte. Nas Redes Sociais, o ouvinte fiel se torna um defensor da marca, que é a sua web rádio.

Segundo pesquisa divulgada pela eMarketer, o Brasil é o país que mais utiliza as Redes Sociais na América Latina, somando 93,2 milhões de usuários que acessam pelo menos uma vez por mês alguma Rede Social. Isso mostra que estar presente e usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes é primordial, no entanto não é só isso. É preciso apresentar conteúdo relevante e informativo. Além de utilizar uma linguagem leve, informal, sem muitas gracinhas, mantendo respeito com o cliente. Não adianta a programação da sua web rádio ser de sucesso , se você não se comunica eficazmente com seu ouvinte.

Mas são muitas as Redes Sociais e cada uma delas tem sua peculiaridade. Você não precisa estar em todas elas. Escolha uma para começar. O importante é trabalhar bem a sua marca, sua web rádio dentro daquela que você escolheu estar.

Nós vamos listar pra você, três das oito Redes Sociais mais utilizadas no Brasil. São dicas de como você pode usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes. Vamos começar pela principal delas, por ser a maior Rede Social do mundo, o Facebook.

1. FACEBOOK

O Facebook foi criado em 2004 e desde então seu objetivo é interação entre pessoas e grupos, seja por texto, foto, vídeo ou áudio. A sua web rádio, ou qualquer outra empresa, que criar uma página, uma fanpage, o propósito fundamental deve ser o engajamento. Curta e comente os comentários e posts feitos na sua fanpage. Compartilhe conteúdo interessante de outras páginas. O Facebook serve de atrativo para um objetivo maior, a web rádio. Para interagir com seus ouvintes nessa Rede você pode fazer:

  • Enquetes: perguntas como a mais pedida da semana, o programa que eles mais gostam, qual assunto eles gostariam que fosse tratado na próxima entrevista, entre outros;
  • Promoções: se a sua web rádio está com alguma promoção, divulgue no Facebook. Chame o seguidor para ouvir a sua rádio e participar da promoção. Ou o inverso, use a web rádio como ponte para aumentar seus seguidores no Facebook;
  • Conteúdo: independente de qual seja o segmento da sua rádio, no Facebook as pessoas buscam por conteúdo. Utilize o blog do seu site administrável para postar temas importantes ou faça um post com assuntos que já foram tratados na web rádio, questões levantadas pela enquete. Publique os conteúdos do seu blog na sua fanpage;
  • Notícias: elas podem surgir através dos seus seguidores. Você pode postar notícias completas daquela pequena nota que você falou na sua web rádio ou publicar informações que não foi possível citar na web rádio. O fato é que as notícias acontecem o tempo todo e você pode usar isso a seu favor;
  • Memes: são imagens, frases ou vídeos engraçados com temas atuais. Utilize com moderação de acordo com o segmento da sua web rádio. Tudo em excesso se torna cansativo.

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2. WHATSAPP

O Whatsapp foi fundado em 2009 e o propósito é oferecer um aplicativo de mensagens instantâneas e gratuitas. Ainda não foi definido como Rede Social, mas é nítido que ele foi muito bem aceito pelos brasileiros. É aqui no Brasil que ele tem maior uso. Ótima Rede para substituir as ligações, por ser de participação rápida e gratuita. Nada impede de você manter o Whatsapp como contato direto com os ouvintes.

No entanto, não se iluda utilizando o número pessoal para a sua web rádio, você pode ficar dia e noite respondendo a mensagens. Disponibilizar um aparelho somente para isso pode ser uma boa alternativa. Vídeos, fotos e textos são compartilhados diariamente. Mas cuidado para não entrar na onda das “correntes”, vídeos extensos e textos longos. Você corre o risco de ser bloqueado por seu ouvinte. No Whatsapp sugerimos que você interaja por meio de:

  • Informações: você está em seu estúdio com acesso à internet, mas quem sabe o que realmente está acontecendo lá fora é o seu ouvinte. Utilize como base para suas notas diárias, convide o ouvinte a participar através do Whatsapp. Ele vai complementar a sua programação com notícias atuais. Mas não se esqueça de checar as informações, antes de sair anunciando;
  • Cadastro: através do contato espontâneo do seu ouvinte pelo Whatsapp você cria um cadastro de clientes. Com essa lista você manterá seu ouvinte por perto, sempre enviando algo, marcando presença.
  • Promoções: aqui também você pode divulgar as promoções que estão correndo na sua web rádio. Além de utilizar o cadastro, citado acima, para aproximar seguidores ou atrair ouvintes;
  • Sugestões e Reclamações: como dito anteriormente, o Whatsapp pode ser a substituição do seu telefone fixo, por ser mais fácil de usar e com retorno mais rápido. Sugestões, não só de músicas, mas do serviço da web rádio. Reclamações também podem acontecer e é ótimo que chegue até você, para aprender e aprimorar, sempre;
  • Vídeos e Imagens: você pode sim enviar aos seus ouvintes algum vídeo engraçado, uma imagem de reflexão. Essa é uma ótima maneira de interagir com seu ouvinte, criando ali um relacionamento além do rádio.

3. TWITTER

O Twitter foi lançado em 2006 cuja intenção é a comunicação curta, direta e objetiva. Nessa Rede você pode e deve compartilhar informações de outras contas do Twitter, além de se aproximar do ouvinte por meio de:

  • Hashtag: é um símbolo denominado de jogo da velha ou cerquilha (#), seguido de uma palavra
  • chave escolhida para uma interação dinâmica nas Redes Sociais. A Hashtag é mais utilizada e funciona muito bem no Twitter. Com ela você pode separar os assuntos da sua web rádio e conseguirá acompanhar tranquilamente tudo que for compartilhado com a mesma Hashtag. Assim, você pode usar o nome dos programas da sua web rádio como palavra
  • chave para Hashtag (exemplo: #top10MaxCast);
  • Memes: aqui também você pode usar os Memes, com moderação;
  • Pedido de Músicas: é muito eficiente para pedido de músicas, ainda mais se for precedido da Hashtag do programa que está no ar;
  • Promoções: mais uma vez as promoções. Promoção nem sempre significa gasto. Você pode oferecer participação ao vivo do seu ouvinte no dia seguinte do sorteio ou dedicar um tempo da sua web rádio para o ouvinte mandar uma mensagem especial ao vivo para alguém, em alguma data importante.

Conclusão

Existem várias maneiras de interagir e usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes, aos poucos você vai descobrindo o que mais agrada o seu público. Se você não é ou não tem um profissional específico para lhe dar com esses relacionamentos, invista em uma Rede Social de cada vez. Em todas elas há regras, verifique cada detalhe para assegurar que você não será banido por mau uso.

Não se esqueça que em qualquer uma das Redes Sociais você deve usar palavras simples, ser muito educado e paciente. A pessoa que te lê na frente do outro computador pode interpretar o que você escreveu de várias formas. Por isso, algumas dicas fundamentais para a sua relação com os ouvintes nas Redes:

  • Sorria ao escrever. Sim, sorrir da mesma maneira que você faz enquanto está locutando algo animado. Isso ajuda a garantir que a sua mensagem será respondida com leveza;
  • Não demore a responder ou determine o horário de resposta. Ninguém gosta de esperar muito tempo, ainda mais num meio tão imediatista quanto as Redes Sociais;
  • Cite o nome do seu seguidor na sua web rádio. O ouvinte se sente valorizado quando você retribui com gesto de carinho.

Por fim, divulgue a sua Rede Social em seu site, mostre que está presente digitalmente. Conquiste novos ouvintes, mas mantenha os bons e antigos admiradores.

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Locutor de rádio

Mitos e verdades sobre os cuidados com a voz

Assim como cuidar do corpo é essencial para atletas, oscuidados com a voz são essenciais para locutores, professores, cantores e outros profissionais que utilizam a fala como instrumento de trabalho. Mas será que você toma as prudências necessárias com a sua voz?

A voz é tão particular quanto a impressão digital. No Dia Mundial da Voz vamos dar ênfase a ela, que é ferramenta de muitas profissões.

Os cuidados com a voz devem ser uma prevenção em todas as fases da vida, especialmente para quem trabalha com a fala, como os locutores.

É possível escutar casos do tipo: “Ah! Eu já tenho uma boa web rádio, não sou locutor, eu não preciso ter esses cuidados”. Ou, “Minha voz é ótima e meu timbre é lindo, não preciso ter esses cuidados”.

Estão todos enganados!

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Locutor de rádio

Você quer criar uma web rádio? Perguntas e respostas frequentes

Para criar uma web rádio com a Maxcast é fácil e rápido. E para simplificar ainda mais, decidimos apresentar pra vocês algumas perguntas que são feitas ao nosso atendimento diariamente. As vezes você fica com vergonha de fazer algum questionamento, e pode até achar que é uma pergunta vazia. Mas duas coisas são certas:

  1. Não existe pergunta boba! Cada pessoa tem um nível de entendimento sobre determinado assunto e aquela que não possui esse conhecimento está no direito de questionar, para compreender, um pouco mais ou muito mais;
  2. A Maxcast não cansa de responder e sanar dúvidas. Nós estamos disponíveis para atender VOCÊ, seja qual pergunta for sobre os nossos serviços. Mesmo disponibilizando essas respostas rotineiras, seguiremos respondendo em nosso atendimento online, por telefone ou Redes Sociais.

Então, vamos começar!

Quais materiais eu preciso ter para criar uma web rádio?

Você só precisa de um computador ou notebook, uma conexão de internet acima de 1 Mega de velocidade e um microfone. Nossos planos oferecem transmissão ao vivo ou programada (Auto DJ). Caso você utilize somente o Auto DJ, você não precisará de microfone.

O que é Auto DJ?

Auto DJ é um sistema em que você utiliza os seus arquivos de músicas e pode deixar tocando. Mesmo com o computador desligado a sua rádio permanece funcionando.

Eu sou novo usuário na internet, você pode me ajudar?

É claro, a Maxcast tem profissionais qualificados para te ajudar no que for preciso. Te acompanhamos ao criar uma web rádio e quando você se tornar cliente, oferecemos Suporte eficiente pra você, de segunda a sexta-feira, de 8h às 21:00h, e aos sábados, de 8h às 17h. Você pode fazer contato conosco pelos telefones do site ou pelo chat.

Não recebi e-mail depois do meu cadastro. O que devo fazer?

Você deve verificar a sua caixa de spam, as abas divisoras de emails do Gmail (caso seja Gmail), conferir se anotou o email correto em nosso site. Se você fizer tudo isso e ainda assim não receber, entre em contato em nosso chat. Nosso Suporte verificará o que pode ter acontecido.

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Qual a velocidade mínima de internet eu preciso para criar uma web rádio?

A partir de 1 Mega de velocidade você já consegue operar a sua web rádio.

Quantos ouvintes minha rádio pode ter?

No teste grátis, há um limite de 10 ouvintes simultâneos, porque é apenas uma experiência para você conhecer os serviços Maxcast. Mas sua rádio pode ter ouvintes ilimitados em qualquer plano de serviços que escolha.

Qualquer pessoa consegue ouvir minha web rádio?

Sim, desde que ela tenha acesso a internet através de computador, smartphone e tablet.

Eu preciso do site administrável para criar uma web rádio?

Não. A sua web rádio pode funcionar apenas com um player. Esse player pode ser compartilhado nas suas Redes Sociais e em sites, caso você queira. Mas em todos os planos Maxcast, já está incluso o site administrável.

Onde encontrar músicas para a minha web rádio?

Nós da Maxcast não indicamos onde encontrar músicas, devido à segurança e qualidade, as quais não podemos garantir.

Eu posso transmitir de qualquer lugar?

Sim, desde que de onde você esteja tenha conexão de internet.

Como eu faço transmissão ao vivo?

Para transmitir ao vivo com a Maxcast hoje é muito mais fácil do que você imagina, sem a necessidade de programas e configurações complicadas, a Maxcast trás pra você o Studio Online, que é uma ferramenta de transmissão ao vivo onde você transmite sua rádio direto do navegador utilizando as músicas, vinhetas, comerciais e programetes do seu Auto DJ, incrível não é mesmo?!

E o melhor, ele é o único com o recurso de Multilocultores AO VIVO, isso mesmo! Você pode convidar um locutor e/ou um ouvinte para te ajudar na transmissão e interagir simultanemante de qualquer lugar do mundo.

Está curioso para saber como funciona? abaixo você encontrar dois link para saber mais como sobre o Studio Online

Link: Página do Studio Online

Link: Como configurar e transmitir com o Studio Online

Para transmitir ao vivo com um programa específico que faça essa transmissão, Recomendamos o Maxcast Studio. Abaixo temos três links que mostram os tutoriais para você entrar ao vivo na sua web rádio.

Link 1: Como transmitir ao vivo com o Maxcast Studio

Link 2: Como transmitir ao vivo com Sam Broadaster 

Link 3: Como transmitir ao vivo com ZaraRadio + OddCast V3

Como faço para colocar anúncios no site da minha rádio?

É simples e rápido. Basta você ter as imagens do seu anunciante para substituir as imagens do site modelo. Nos links abaixo temos dois tutoriais do site administrável que são bem explicativos e podem te auxiliar melhor.

Tutorial 1: Ferramentas Site Administrável – Blocos 1 ao 3

Tutorial 2: Ferramentas Site Administrável – Blocos 4 ao 6

Podemos te ajudar em mais alguma coisa?

Toda e qualquer dúvida que você tiver, não exite em entrar em contato conosco pelos telefones disponíveis no site ou pelo chat.

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Rádio online

5 Dicas para criar uma web rádio de baixo custo

Muitas pessoas procuram nosso setor Comercial querendo saber todos custo para se criar uma Web Rádio. Acredite, é possível criar uma web rádio gastando muito pouco ou zero de estrutura.

Muitas vezes nossos clientes já possuem em casa tudo que é necessário para iniciar sua Rádio Online.

Resolvi escrever esse pequeno artigo para esclarecer as dúvidas daquelas pessoas que querem saber o que é preciso para iniciar sua tão sonhada Rádio.

1 – Use seus recursos disponíveis

Para iniciar uma Web Rádio você precisa de pouca coisa e, talvez, até mesmo já tenha tudo em casa. Você irá precisar apenas de um computador ou notebook.

Uma conexão de internet, a partir de 1 mega de velocidade, já é suficiente para fazer suas transmissões via auto DJ ou ao vivo.

Com um microfone de computador ou o próprio microfone que vem embutido no notebook já é suficiente para fazer suas transmissões ao vivo.

E que tal utilizar seu quarto como estúdio?

2 – Faça você mesmo

A Maxcast disponibiliza para seus clientes todas as ferramentas para fazer suas transmissões.

Fornecemos também um site administrável muito fácil de mexer. Dessa forma você não vai precisar de um Web Designer para te ajudar, vem tudo pré montado pra você.

Outro detalhe importante é que, além de vídeos tutoriais de tudo, possuímos uma equipe de Suporte pronta para ajudar caso tenha qualquer dúvida.

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3 – Use tecnologias gratuitas para promover sua Rádio

Divulgue sua rádio em Redes Sociais, deixe as pessoas saberem o tipo de programação que você toca.

Mande também e-mails para seus amigos convidando para conhecer a rádio.

Use todo o tipo de mídia gratuita para conquistar seus primeiros ouvintes.

4 – Use nosso conteúdo

Oferecemos para nossos clientes Programetes e Vinhetas para ajudar a compor sua programação. São centenas de áudios prontos para te ajudar a ter um conteúdo bem profissional.

5 – Teste Grátis

A Maxcast trabalha com uma variedade de planos e promoções. Mas o ideal é você ter a oportunidade de conhecer a estrutura de Web Rádio que oferecemos antes de contratar.

Espero que esse artigo tenha sido útil e ajudado várias pessoas a entenderem melhor sobre o processo de criação de uma Web Rádio.

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Locutor de rádio

3 Dicas para montar uma programação de sucesso na sua web rádio

Para apresentar uma programação de sucesso na sua web rádio, apesar de utilizar somente a voz, a linguagem deve ser bem pensada e simples. Isso significa que mesmo usando a fala, a escrita precisa existir. Por isso um roteiro é indicado para o dia a dia da sua rádio.

As vezes é necessário improvisar, mas empregar o improviso na rotina da sua rádio pode parecer desorganização. E o roteiro existe pra isso, para organizar ideias e pensamentos.

O script tem a intenção de deixar o locutor mais seguro, podendo conter até sinais que indicam qual a entonação da voz a ser utilizada em determinado momento. Além de evitar falhas desnecessárias na hora da locução.

Neste artigo, vamos abordar alguns assuntos importantes para seu roteiro e que vai ajudar, principalmente, na sua programação diária.

Como ter uma promgramação de sucesso na sua web rádio

Uma rádio é basicamente dividida por gêneros: musical, variedade, popular, informativo, esportivo e humorístico. Mas, popularmente e mais dinâmica, assim como o rádio, a maioria se divide em informação, entretenimento e esportes.

Porém, como saber qual tipo de gênero diz mais aos meus ouvintes? É preciso abordar todos eles? Não é necessário ter todos os gêneros na sua rádio. Você pode definir o que quer passar e quais os gêneros abordar.

Para apresentar uma programação de sucesso na sua web rádio, dividimos nosso artigo em três itens que consideramos importantes em todas as rádios:

  1. Segmentação: é onde falaremos sobre os nossos queridos ouvintes. Nesse item você vai aprender a conhecer o seu ouvinte;
  2. Intervenções: nesse item vamos abordar o informativo, humorístico e variedade da sua web rádio;
  3. Músicas: aqui falaremos sobre a playlist de músicas para a sua web rádio.

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1. Segmentação

A audiência é o que mede o tamanho do êxito da sua web rádio. Seja com 10, 100 ou 10000 ouvintes, sempre é bom aperfeiçoar, não é mesmo?

Entender seu público-alvo é um dos fatores relevantes para alavancar sua rádio. Além de melhorar a audiência, a programação passa a ser toda pensada e organizada de acordo com as preferências e características de seus ouvintes, gerando maior fidelização.

Como fazer isso? Tenha bate-papo com seus ouvintes. Abra votações, interações. Utilize seu site, suas redes sociais. Dessa forma, é possível identificar a faixa etária do seu público, sexo, classe econômica, se eles acessam pelo streaming no site ou app.

Outro recurso que é fundamental para conhecer o público-alvo e também verificar a sua audiência é a Estatística com Geolocalização.

Na Estatística com Geolocalização você consegue saber detalhadamente em qual cidade ou país seus ouvintes estão. Dessa maneira, você vai identificar em qual horário a sua web rádio tem mais audiência, consequentemente, qual estilo musical tem a preferência do seu público.

Para isso, é preciso estar atento, porque a geolocalização é em tempo real. Assim você terá que avaliar e comparar para conseguir um resultado mais preciso.

Para acessar a Estatística com Geolocalização, vá até o painel de sua web rádio MaxCast. Lá você vai encontrar o ícone de estatísticas. Dentro desse link você já consegue visualizar a estatística de ouvintes mensal. Nessa mesma tela há um botão no qual, clicando, você saberá quantos ouvintes online naquele momento.

Mesmo com público definido é preciso estar atento. O interesse de seus ouvintes pode mudar. A simpatia diminui e junto dela, a audiência.

Compreender o público-alvo vai te ajudar a produzir a programação de sucesso na sua web rádio. Sabendo onde está o seu público, você consegue gerar maior engajamento. Entenderá exatamente qual melhor horário para colocar aquele programete de humor, horóscopo, as músicas mais pedidas. Você fala diretamente com o público daquela região. A partir daí, os ouvintes perceberão que o bloco musical e os assuntos estão voltados para eles.

2. Intervenções

Minha web rádio pode apresentar uma programação somente com músicas? Pode sim. Mas, porque não acrescentar para seus ouvintes algumas intervenções?

Existem várias maneiras de incrementar a grade de programação da sua rádio. Como exemplo, vamos mostrar alguns serviços que nós da MaxCast oferecemos para nossos clientes complementarem o dia a dia da web rádio:

  • Programetes: são pequenos áudios que enriquecem sua web rádio. Programetes de humor, notícia, horóscopo, entre outros;
  • Vinhetas: são jingles que destacam o programa, a rádio, ouvintes, entre outros;
  • Hora Certa: é um recurso no AutoDJ que você pode acrescentar no intervalo das músicas, para informar a hora exata, diariamente.

Contudo, incrementar com entrevistas e bate-papo também é uma boa pedida, sempre lembrando que entrevistas longas podem ser cansativas. Seus ouvintes podem gostar ou não desse tipo de intervenção. Se esse for o estilo da sua web rádio, ótimo. Caso não seja, vale a pena fazer apenas pequenas inserções informativas.

Para saber melhor sobre o que colocar na grade de programação, é aí que a segmentação, explicada anteriormente, te auxilia.

3. Músicas

Muitos clientes Maxcast nos perguntam se nós oferecemos músicas, nem que seja para o período de teste grátis por 10 dias. Não faz parte dos nossos planos de serviço. Mas faz parte das nossas preocupações com os clientes a qualidade das músicas que são oferecidas aos ouvintes.

No tópico acima falamos da importância de definir o seu público. Tendo isso planejado, agora é a hora de dar aos seus ouvintes uma programação de qualidade. Porque não basta você ter investido em sua web rádio, comprado os melhores equipamentos, isolado a sala para ter uma acústica perfeita, se você não consegue atender seu público com qualidade através da sua programação.

Uma das maneiras de saber por onde seguir, musicalmente falando, é interagir com seus ouvintes. Por meio do seu site, pedidos de músicas, aplicativo, redes sociais é possível conhecer melhor seus ouvintes e identificar onde você pode incrementar, melhorar ou apenas incluir mais canções.

O que está em jogo aqui neste tópico é a relevância da sua web rádio. É preciso estar atento as músicas escolhidas para sua playlist. Escute toda a música antes de acrescentá-la à sua programação. Certifique-se de que é uma música limpa, pura, sem propagandas, narrações ou qualquer outra interferência. Garanta a qualidade da sua playlist e que junto dela não virá nenhuma surpresa, que não seja as que você preparou para seus ouvintes.

Conclusão

Com esses três itens é possível ter uma programação de sucesso na sua web rádio, aumentar a sua audiência, fidelizar seus ouvintes e adquirir mais anunciantes. Além de deixar a sua programação mais coerente e direcionada.

Depois de tudo, fica uma reflexão: o conceito da palavra sucesso.

O sucesso é relativo porque ele está ligado ao objetivo de cada pessoa, de cada empresa. Segundo o professor de Direito e Negociação da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos “Todo mundo tem a chance de definir o que é o próprio sucesso”. Já podemos citar algumas definições conhecidas. Para alguns, sucesso é ter dinheiro, para outros é ser reconhecido e para outros ainda é ter bastante audiência. “Quando você sente prazer, isso traz satisfação e você sente que tem um propósito. Isso é ter sucesso”, explica o professor.

E você já deve ter percebido que é ouvindo seus ouvintes que a programação de sucesso na sua web rádio pode ser alcançada.

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5 Maneiras de garantir a sua segurança na internet

Porque a segurança na internet é o princípio de uma compra segura.

Já foi comprovado que o brasileiro gosta de filas. É fila no banco, no supermercado, na loja de roupas em promoção, na espera por consulta médica ou odontológica, no SUS ou no plano particular.

O avanço das lojas online, e do e-commerce, vieram para simplificar a nossa vida e diminuir as tão amadas filas. Mas, e a segurança na internet? É possível navegar e pagar nossas compras sem esse medo?

A segurança na internet é uma preocupação frequente e a busca por ela é incentivada pela Maxcast. Vamos te apresentar algumas dicas para navegar na Web com tranquilidade e assegurar suas informações e compras.

O comércio eletrônico no Brasil surgiu pouco depois do boom da internet, em 1995. As pioneiras, Livraria Cultura, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Booknet, hoje Submarino, destacaram-se com as vendas online.

Maneiras de Garantir a Sua Segurança na Internet

Segundo pesquisa da Google, o número de pessoas que ainda vai fazer sua primeira compra online nos próximos 5 anos chegará a 27 milhões. Somados aos que já tem esse costume, seremos 67,4 milhões. “Isso irá representar 44% dos internautas em 2021”, apresentou o estudo.

Porém, a falta de habilidade com o computador ainda impossibilita muitas pessoas de até mesmo utilizar a internet. E com o avanço desse mercado de compras, a segurança também é questionada. Quem nunca escolheu pagar seus produtos no boleto por medo de inserir dados pessoais no site? É o mais comum e é compreensível.

Hoje, são múltiplas as formas de pagamento. Como exemplo, podemos citar a webrádio Maxcast. Para adquirir nosso produto, os pagamentos são realizados através do PagSeguro. É um canal de pagamento que transmite tranquilidade e segurança, porque tem certificação PCI (sigla em inglês para “Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento”). O PagSeguro assegura sua compra, evitando fraudes. E caso você não receba o que foi acordado, o PagSeguro pode estornar o valor pra você.

Sendo assim, a Maxcast oferece 3 formas de pagamento, administradas pelo PagSeguro

  • Cartão de crédito;
  • Débito em conta;
  • Saldo no PagSeguro.

O boleto também é uma das opções de pagamento oferecidas pela Maxcast, respeitando o cliente que ainda se sente inseguro ou se mantém mais organizado dessa maneira. Contudo, não são todos os sites que apresentam essa segurança como a Maxcast. Por este motivo, os investimentos em segurança da informação vem aumentando consideravelmente.

Estudo da PwC, empresa especializada em consultoria de negócios, auditoria e asseguração, mostrou que o investimento em segurança na internet no Brasil chega a 8 bilhões de dólares. Crescimento anual de 30% a 40%.

Mas como conseguimos identificar que o site é seguro? Quais são as maneiras de estarmos atentos a segurança na internet?

Abaixo fizemos uma lista para ajudar você.

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5 Passos para se observar ao adquirir algum produto com segurança na internet

Segurança na internet

HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure – Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). O que é isso? É uma regra que permite um servidor, que abriga um site, trocar informações com o seu computador, em segurança. É como se duas pessoas conversassem em uma língua que só as duas entendessem. Dessa forma, dificulta a interceptação de informações. O site que você escolheu fazer suas compras deve começar com essas poucas e importantes letrinhas;

CADEADO fechado e verde. Alguns sites mostram, ao lado do endereço, um pequeno ícone de cadeado. Essa é mais uma dica de que o site está em segurança na internet. O cadeado pode aparecer de várias formas e cores. Certifique-se de que ele esteja fechado e verde;

SUPORTE EM TEMPO REAL. Quando você apresenta dúvidas e dificuldades, o suporte em tempo real transmite confiabilidade, além de auxiliar em todo o processo;

ACOMPANHAR PROCESSO. Esse item está diretamente ligado a dica anterior. A cada passo dado dentro do site no momento da sua compra, você recebe um e-mail, confirmando todo andamento;

COMPUTADOR SEGURO. Muitas vezes a insegurança na internet pode não ser o principal problema. É recomendado que o computador esteja seguro. Ferramentas básicas de antivírus também auxiliam nesse processo.

Salvo esses 05 passos para garantir a sua segurança na internet, é preciso lembrar de pesquisar a empresa no Reclame Aqui e no Procon. Além de ficar atento a links enviados de e-mails estranhos e arquivos anexados a mensagens de instituições conhecidas. Na dúvida, entre em contato com a central de atendimento.

Manter-se protegido de todos os lados vai certificar a segurança da sua compra e a tranquilidade de um bom produto adquirido. Porque a facilidade de fazer todo processo online, e fugir das filas, você já tem.

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Novidades e Recursos

Viagem Certa

Viajar é uma ótima oportunidade de se desligar da rotina corrida e pesada que levamos. E aproveitar para descansar, conhecer novos lugares, recarregar a bateria para mais uma jornada.

Com o novo programete, Viagem Certa, a Maxcast traz pra você dicas de viagens. Duas edições diárias, de segunda a sexta-feira, que apresentam ações importantes que devemos tomar antes de pegar a estrada.

Vá agora mesmo até o painel de sua rádio e conheça o Viagem Certa, com dicas indispensáveis para a sua viagem ser mais segura.

Você ainda não conhece nossos programetes e tem interesse em experimentar esse e todos os outros? Não perca tempo! Crie sua web rádio e teste GRÁTIS por 10 dias. Aproveite todos os recursos da Maxcast.

Criar uma rádio online

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A importância dos aplicativos para rádios e ouvintes

Em todos os lugares que frequentamos é possível identificar pessoas que estão a todo tempo no celular ou ao menos dão uma checada rápida em alguns aplicativos. Para que o público aumente e o rádio permaneça nessa concorrência por ouvintes, alguns ajustes são necessários.

Por isso, neste texto, vamos falar das adaptações do rádio para os aplicativos, carinhosamente chamado de ‘APPs’.

O rádio é um meio de comunicação com grande relevância nos lares brasileiros, mas ele ainda está atrás da internet. Desta forma, se integrar à internet, por meio dos computadores, aparelhos smartphones e celulares, permite aos ouvintes acompanhar a rádio e a programação favorita de qualquer lugar.

Podemos dizer que são duas as adaptações mais importantes:

  • rádio na internet (webrádio);
  • aplicativos de rádio.

Em um outro artigo Maxcast (Dia Mundial do Rádio), falamos um pouco sobre o rádio na internet e as mudanças que ele vem sofrendo para se encaixar nessa tecnologia, que está em ritmo acelerado. Tão veloz que as transformações agora são outras.

Mas, antes de detalhar essa grande mudança, é necessário falar do número de smartphones que andam pelo Brasil.

O comportamento dos brasileiros no uso dos smartphones

O comportamento dos brasileiros no uso dos smartphones

A Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia, realizada em 2016 pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, mostrou que o número de aparelhos smartphones em uso no Brasil alcançou 168 milhões, dados do mês de maio. A projeção para 2018 é de 236 milhões. A pesquisa apontou ainda que há menos computadores do que smartphones no Brasil, somando 160 milhões.

Outro estudo, agora sobre o comportamento na internet, indicou que o gasto médio por dia dos brasileiros em frente a uma tela é de 9 horas, a maior parte desse tempo no smartphone, de acordo com o Ibope. Várias pessoas até atravessam a rua teclando, não é mesmo?

Durante esse tempo, são cinco os aplicativos mais utilizados em todo o mundo. 80% do tráfego é provocado por eles: Facebook, Google Chrome, Youtube, Whatsapp e Instagram. Os outros 20% são distribuídos entre APPs de serviço e diversão.

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Os Aplicativos

Os Aplicativos

O Ibope explicou ainda que quando se trata de APPs, pagar para baixá-los não faz parte dos planos. Aplicativos de diversão e entretenimento são os mais buscados dentre os gratuitos disponibilizados.

Mas, por que os APPs são tão importantes?

Os aplicativos não só permitem o acesso mais fácil a algo desejado, como ele personaliza o aparelho das pessoas. Cada um tem os APPs que lhe atendem, conforme hábitos e costumes.

Os Apps de Rádio

Aplicativo Radioflix

Os aplicativos tem aumentado em número considerável, precisamente por causa dos costumes da população. Por este motivo, usar os APPs como estratégia para aumentar sua audiência é um benefício para ouvintes e para as próprias rádios. O aplicativo disponibilizado pela Maxcast apresenta muitas vantagens, algumas listadas abaixo:

Ouvintes:

  • acesso a qualquer momento, independente da rádiofrequência, usando apenas a internet;
  • envia áudio de até um minuto;
  • pede músicas e manda mensagens direto à rádio;
  • acesso direto ao site.

Rádios:

  • fidelização, que permite o público acompanhar a programação de qualquer lugar;
  • maior interatividade e engajamento;
  • oportunidade de patrocínio;
  • acesso direto ao site.

Aí está o rádio, na rotina dos brasileiros. Como o hábito dos consumidores agora está na internet e nos smartphones, é justo que o rádio se junte a eles através dos queridinhos APPs.

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Locutor de rádio

No dia Mundial do Rádio o homenageado é você

13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio.

Quem não tem uma história em que o rádio esteja presente? Escutar as notícias de manhã, no carro ou no celular, a caminho do trabalho. Ouvir o gol do time narrado com emoção, mesmo acompanhando o jogo de dentro do estádio. Aquela música preferida, que você pede silêncio e aumenta o som para não deixar passar e escutar pela milésima vez.

Mesmo com todas essas histórias, reais, a comemoração mundialmente dessa data é novinha. Somente há 6 anos a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) decretou o Dia Mundial do Rádio. O dia foi escolhido para a mesma data da criação da Rádio ONU, em 1946. Nesse dia, a Rádio ONU transmitiu um programa pela primeira vez simultaneamente para 6 países.

Além da celebração à Rádio ONU, a UNESCO mostrou reconhecimento ao rádio, que tem grande impacto social e garante acesso à informação.

Neste ano, o tema escolhido não podia ser outro: “O rádio é você!”.  O objetivo é chamar o público para participar não só ao vivo, mas também para engajar nas políticas e planejamentos da radiodifusão.

“No caminho para o trabalho, nos nossos lares, escritórios e campos, em tempos de paz, conflitos e emergências, o rádio continua sendo uma fonte crucial de informação e conhecimento, abrangendo gerações e culturas, nos inspirando com a diversidade da humanidade e nos conectando com o mundo”. Comentou a diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, em texto publicado especialmente para as comemorações do Dia Mundial do Rádio de 2017.

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No Brasil, há 51 anos o rádio é celebrado no dia 25 de Setembro, data de nascimento de Edgar Roquette Pinto, considerado o Pai do Rádio no Brasil. Este ano, o rádio no Brasil completa 95 anos com relevantes mudanças ao longo dessas nove décadas.

A primeira delas, e uma das mais importantes, é a expansão do alcance das rádios através da internet que pode ser acessada por meio de celulares, tabletes e computadores, por exemplo.

Mesmo sendo uma mídia barata, que pode não render muito, o rádio vem ganhando as plataformas digitais. Em pesquisa divulgada pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) “89% das pessoas residentes em 13 regiões metropolitanas do país ouvem rádio, representando mais de 52 milhões de ouvintes”.

Mas a audiência ainda é medida por receptor comum. E nós sabemos que há um número grande de ouvintes nos computadores e nos aplicativos. A ABERT apoia a integração do rádio e as plataformas digitais e incentiva a criação de aplicativos. Porque não tem como fugir da internet, não é mesmo?

E se o rádio trabalha com interatividade, nada mais coerente que se unir com o digital. Quer participação maior que nas Redes Sociais?! A interação com o público é imediata na internet, assim o relacionamento e participação dos ouvintes só aumentam.

Sendo assim, o rádio, que já conquistou o maior número de lares brasileiros, segundo o Ministério das Comunicações, tende a aumentar ainda mais seus ouvintes com a integração dos aplicativos e web rádios.

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