hamburguer

Fique por dentro
das novidades

Cadastre seu email para receber dicas fantásticas e ficar sempre por dentro das novidades do MaxCast!
Conteúdo 100% de qualidade. Cadastre-se >>

A Importância dos Aplicativos Para Rádios e Ouvintes

Em todos os lugares que frequentamos é possível identificar pessoas que estão a todo tempo no celular ou ao menos dão uma checada rápida em alguns aplicativos. Para que o público aumente e o rádio permaneça nessa concorrência por ouvintes, alguns ajustes são necessários.

Por isso, neste texto, vamos falar das adaptações do rádio para os aplicativos, carinhosamente chamado de ‘APPs’.

A-IMPORTÂNCIA-DOS-APLICATIVOS-PARA-RÁDIOS-E-OUVINTES

O rádio é um meio de comunicação com grande relevância nos lares brasileiros, mas ele ainda está atrás da internet. Desta forma, se integrar à internet, por meio dos computadores, aparelhos smartphones e celulares, permite aos ouvintes acompanhar a rádio e a programação favorita de qualquer lugar.

Podemos dizer que são duas as adaptações mais importantes:

⦁ rádio na internet (webrádio);
aplicativos de rádio.

Em um outro artigo MaxCast (Dia Mundial do Rádio), falamos um pouco sobre o rádio na internet e as mudanças que ele vem sofrendo para se encaixar nessa tecnologia, que está em ritmo acelerado. Tão veloz que as transformações agora são outras.

Mas, antes de detalhar essa grande mudança, é necessário falar do número de smartphones que andam pelo Brasil.

O comportamento dos brasileiros no uso dos smartphones

app para rádio

A Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia, realizada em 2016 pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, mostrou que o número de aparelhos smartphones em uso no Brasil alcançou 168 milhões, dados do mês de maio. A projeção para 2018 é de 236 milhões. A pesquisa apontou ainda que há menos computadores do que smartphones no Brasil, somando 160 milhões.

Outro estudo, agora sobre o comportamento na internet, indicou que o gasto médio por dia dos brasileiros em frente a uma tela é de 9 horas, a maior parte desse tempo no smartphone, de acordo com o Ibope. Várias pessoas até atravessam a rua teclando, não é mesmo?

Durante esse tempo, são cinco os aplicativos mais utilizados em todo o mundo. 80% do tráfego é provocado por eles: Facebook, Google Chrome, Youtube, Whatsapp e Instagram. Os outros 20% são distribuídos entre APPs de serviço e diversão.

Os Aplicativos

app para rádio 01

O Ibope explicou ainda que quando se trata de APPs, pagar para baixá-los não faz parte dos planos. Aplicativos de diversão e entretenimento são os mais buscados dentre os gratuitos disponibilizados.

Mas, por que os APPs são tão importantes?

Os aplicativos não só permitem o acesso mais fácil a algo desejado, como ele personaliza o aparelho das pessoas. Cada um tem os APPs que lhe atendem, conforme hábitos e costumes.

Os Apps de Rádio

app para rádio 02

Os aplicativos tem aumentado em número considerável, precisamente por causa dos costumes da população. Por este motivo, usar os APPs como estratégia para aumentar sua audiência é um benefício para ouvintes e para as próprias rádios. O aplicativo disponibilizado pela MaxCast apresenta muitas vantagens, algumas listadas abaixo:

Ouvintes:
⦁ acesso a qualquer momento, independente da rádiofrequência, usando apenas a internet;
⦁ envia áudio de até um minuto;
⦁ pede músicas e manda mensagens direto à rádio;
⦁ acesso direto ao site.
Rádios:
⦁ fidelização, que permite o público acompanhar a programação de qualquer lugar;
⦁ maior interatividade e engajamento;
⦁ oportunidade de patrocínio;
⦁ acesso direto ao site.

Aí está o rádio, na rotina dos brasileiros. Como o hábito dos consumidores agora está na internet e nos smartphones, é justo que o rádio se junte a eles através dos queridinhos APPs.

Rose Simoncello

Redatora na MaxCast


Busca

Categorias