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Descubra como uma rádio ganha dinheiro!

Como uma rádio ganha dinheiro? Essa é uma dúvida bastante comum entre grande parte das pessoas. Ao transmitirem músicas e programas interessantes, pode até parecer difícil, em um primeiro momento, saber onde e de que forma entram os lucros das estações, não é mesmo?

Para auxiliá-lo nessa missão, apresentaremos no post de hoje uma série de dicas relevantes para quem deseja deixar de ter uma rádio apenas como hobby e passar a obter retorno financeiro com isso. Ficou interessado? Continue a leitura do artigo!

Como uma rádio ganha dinheiro?

Se você já é dono de uma web rádio ou se está ponderando sobre investir em uma, provavelmente já se pegou pensando em como fará para ganhar dinheiro com isso, certo?

Afinal, como a maioria das rádios que operam na internet começam sem que seja preciso levantar um capital elevado — já que, para isso, basta contar com um computador com acesso à internet e um microfone —, saber como transformá-las em um negócio rentável pode até mesmo parecer algo improvável.

Pelo contrário: com o boom da tecnologia e o advento da internet, muitas pessoas enxergaram nas web rádios uma possibilidade relevante de tornar o que antes era apenas um hobby em uma boa fonte de renda.

Entretanto, ainda que isso definitivamente não seja impossível, lembre-se de que também não se trata de algo tão simples assim. Fazer com que uma rádio nova comece a gerar lucros significativos é uma tarefa que exige dedicação, paciência e, acima de tudo, bastante planejamento.

Assim como em qualquer outro tipo de empreendimento, o seu investimento dificilmente trará retornos financeiros satisfatórios sem que haja um planejamento adequado.

Sendo assim, além de apostar em equipamentos de qualidade — e não necessariamente de alto custo —, é preciso saber elaborar um planejamento eficiente e colocar em prática ações que farão da sua rádio uma possibilidade profissional.

Listaremos as principais delas adiante.

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Afinal, como ganhar dinheiro com rádio?

1. Utilize anunciantes

Assim como é o caso das emissoras de televisão, as estações de rádio também lucram veiculando as propagandas de seus anunciantes. Sabe quando você está ouvindo a programação de sua estação favorita e chega a hora do intervalo comercial? É exatamente nesse momento que as rádios ganham dinheiro.

Mas, e no caso das web rádios? Aqui, para quem deseja ganhar dinheiro, a solução mais prática é contar com anunciantes externos, deixando para eles um espaço para banners em seu site e/ou aplicativo. Dessa forma, cada vez que um visitante clicar no anúncio, você ganhará uma pequena quantia — que, quando acumulada, definitivamente começará a valer a pena.

Se você já conhece algum anunciante em potencial, uma boa dica, além do modelo de cliques, é negociar com ele um preço fixo por um determinado número de dias de anúncio. Contudo, para aqueles que ainda não possuem anunciantes, plataformas como o Google AdSense são ideais para implantar o sistema nesses espaços de forma automática.

2. Venda propaganda dentro dos programas

Além do horário destinado aos comerciais e do espaço reservado para os banners, as propagandas também podem ser feitas dentro da programação da sua rádio.

Você provavelmente já reparou que, às vezes, o locutor fala de uma marca ou produto no decorrer do programa? Tudo isso é pago pelo anunciante que deseja divulgar um produto. Todavia, é preciso considerar fatores como o segmento da sua estação e o tipo de público que você atinge para que o anúncio surta efeito e seja feito de um jeito mais natural possível.

Se a sua rádio ou web rádio conta com programas de temas específicos — sobre futebol, entretenimento ou universo automobilístico, por exemplo —, é preciso que você saiba explorar esses nichos com os anunciantes.

Para isso, é preciso colocar a mão na massa: monte um documento (ou kit marketing) falando sobre a missão da sua estação, ou seja, qual o seu propósito e qual o público-alvo, de modo a enviá-los àquelas empresas que podem ter interesse em veicular anúncios durante os seus programas.

3. Atue com financiamento coletivo para ações e projetos

Nos dias de hoje, nada melhor do que contar com o auxílio do financiamento coletivo para alavancar a realização de projetos e ações específicas. Isso porque, se as pessoas gostam e acreditam no seu trabalho, provavelmente vão se sentir felizes em contribuir financeiramente com a sua causa.

No universo das rádios e web rádios, isso não poderia ser diferente. Se seus ouvintes gostam da sua programação, certamente vão querer te ajudar a se manter no ar.

Para isso, existem plataformas (como o Catarse, o Padrim ou o Apoia.se) que oferecem um sistema de financiamento contínuo, nas quais os apoiadores pagam uma determinada quantia para o seu projeto ou ação e, em troca, recebem algumas vantagens.

No caso dos ouvintes da sua rádio ou web rádio, essas vantagens podem variar desde ter o nome anunciado durante a programação, sugerir pautas e participar de algum programa, por exemplo. Isso fará com que eles se sintam acolhidos e ouvidos por você, transformando-os em até mesmo em potenciais colaboradores.

4. Faça parcerias com artistas iniciantes com potencial

Umas das possibilidades de colaboração mais comuns para rádios e web rádios é fechar parcerias com artistas e bandas iniciantes, mas com bastante potencial. Buscando veicular e divulgar os seus trabalhos, eles certamente vão topar pagar por esse espaço em sua programação.

Você pode, por exemplo, tocar a música e anunciar o CD de seus anunciantes por um determinado número de dias. Dessa forma, ambos os lados saem ganhando — você, por receber um retorno financeiro por meio da ação e a banda, por ter a chance de ampliar a divulgação de suas músicas para o público.

Após conhecer as dicas acima, ficou mais fácil entender como uma rádio ganha dinheiro, não é mesmo? Sendo assim, se deseja transformar a sua rádio ou web rádio em um negócio rentável, conquistando e fidelizando ouvintes e crescendo cada vez mais, não deixe de colocar em prática o que aprendeu conosco!

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Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

Ver comentários

  • Tenho livros de poemas, biografía e documentários. Músicas e composições
    TELMA SALESA SANTANA DA SILVA

  • Boa tarde, Eduardo Larbac, meu nome é Luiz, estou fazendo monografia sober Web Rádio, gostaria de saber qual o retorno e vantagens para o anunciante em uma webrádio, quantas webrádios existe no Brasil, a linguagem radiofônica na web é diferente da rádio convencional, o que a web rádio erdou do modelo analógico?

    • Olá Luiz! Os anunciantes ganham visibilidade dependendo da webradio e do seu publico. Como as web rádios são criadas e transmitidas pela internet não existem dados informando a quantidade exata, pois existem muitas espalhadas pelo mundo. É possível utilizar a mesma linguagem da rádio convencional em uma web rádio, a diferença entre elas é que a web rádio possui um alcance bem maior, pois é possível transmitir para qualquer lugar do mundo!

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Tags: planejamento

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