hamburguer

Fique por dentro
das novidades

Cadastre seu email para receber dicas fantásticas e ficar sempre por dentro das novidades do MaxCast!
Conteúdo 100% de qualidade. Cadastre-se >>

Dia Mundial Da Internet: História

O Dia Mundial da Internet é comemorado há pouco mais de 10 anos. Nessa data também é celebrado o Dia Mundial da Sociedade da Informação, o Dia Mundial das Telecomunicações e ainda é comemorado a criação da UIT – União Internacional das Telecomunicações. Mas está tudo correlacionado.

Parece confuso? Eu explico. Para isso vamos ter que voltar no tempo.

A ERA DAS TELECOMUNICAÇÕES

No dia 24 de maio de 1844 (isso mesmo, há 173 anos) Samuel Morse fez a primeira transmissão de mensagem por meio da linha telegráfica. Em pouco tempo alguns países já utilizavam esse meio de comunicação. Entretanto, cada país foi instituindo sua própria linguagem. Se a intenção era comunicar, cada um falando uma língua não ia dar muito certo.

Foi então que no dia 17 de maio de 1865, 20 países assinaram em Paris, na França, a primeira Convenção Internacional do Telégrafo. E criaram, nessa convenção, a União Internacional do Telégrafo. O propósito da UIT era simplificar possíveis alterações no acordo inicial, estabelecer normas para a comunicação e manter todos os países na mesma sintonia telegráfica.

Anos depois, a UIT deixou de ser apenas referente aos telégrafos e passou a ser União Internacional das Telecomunicações, criando a partir daí o Dia Mundial da Sociedade da Informação e o Dia Mundial das Telecomunicações. Hoje, a UIT é uma agência da ONU – Organização das Nações Unidas que cuida de temas relativos a Tecnologias da Informação e Comunicação e possui 192 países membros.

E foi através da UIT que a ONU instituiu o dia 17 de maio como Dia Mundial da Internet, em 2006, com o propósito de promover a inclusão digital.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

A ERA DA INTERNET

As pesquisas que deram início a internet não tinham muito a ver com inclusão digital. Era mais questão de sobrevivência de dados em meio a disputa diplomática e ideológica da Guerra Fria.

Foi com objetivos militares que a ideia surgiu e se desenvolveu nos Estados Unidos. É claro que de acordo com o andamento das pesquisas, a ideia de expansão revelou-se ser interessante.

O termo internet apareceu no início da década de 70. Mas a rede somente se popularizou em 1988, quando os Estados Unidos resolveram comercializar a internet.

No Brasil, a rede chegou ainda em 1988 por meio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Porém, por um bom tempo era limitada, ficando somente entre Rio de Janeiro e São Paulo.

O boom da internet no país aconteceu em 1995, depois de muita luta travada entre Embratel e Ministério das Comunicações pelo domínio da rede no Brasil.

Em pouco tempo nos tornarmos os primeiros no ranking de host na América Latina e os terceiros no continente Americano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá.

As inovações foram surgindo. Nasceu a World Wide Web, o famoso www que a gente coloca antes dos endereços dos sites. O www foi criado para permitir que várias pessoas acessassem o mesmo documento, ao mesmo tempo e de qualquer computador.

Depois disso o HTTPS – HyperText Transfer Protocol Secure(Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) foi desenvolvido para garantir o envio de dados criptografados pela World Wide Web.

Na internet as atualizações e criações não param de acontecer. E para nós a rede trouxe de presente a possibilidade do rádio online.

A WEB RÁDIO

Não demorou muito para o rádio entrar na onda e começar suas transmissões pela internet. Foi em 1995 que estreou a web rádio Klif, no Texas, Estados Unidos.

No Brasil, a rádio mineira Itatiaia foi a primeira a usar a rede, em 1996. Mas a rádio Totem foi a pioneira, criada em 1998, em São Paulo, exclusivamente para a internet.

Hoje, a quantidade de web rádios no Brasil são incontáveis. Utilizando a tecnologia streaming, a web rádio dispõe de um servidor que transmite ao vivo ou gravado 24 horas por dia.

E nós da MaxCast fazemos parte dessa tecnologia que transformou e modifica nossas vidas.

P.s.: No nosso próximo artigo, em comemoração ao Dia Mundial da Internet, vamos falar sobre as transformações que a internet vem causando no nosso dia a dia.

Rose Simoncello

Redatora na MaxCast


Busca

Categorias