hamburguer

Fique por dentro
das novidades

Cadastre seu email para receber dicas fantásticas e ficar sempre por dentro das novidades do MaxCast!
Conteúdo 100% de qualidade. Cadastre-se >>

As Transformações Que A Internet Causou Na Nossa Vida

O Dia Mundial da Internet é comemorado no dia 17 de maio. Data instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas para promover ainda mais a inclusão digital.

No artigo anterior, contamos como a internet chegou ao Brasil e até nós. Como tudo começou e a oportunidade que ela trouxe de criarmos a rádio online. Neste artigo vamos falar um pouco das transformações que a nossa vida e a sociedade sofreram com essa tecnologia.

A internet cresce em ritmo acelerado. Novas possibilidades de uso da rede aparecem a todo momento. Incessantemente os canais de comunicação passam por modificações que visam agilizar ainda mais o envio e a recepção de dados.

Com tudo isso, as diferenças sociais podem ter diminuído, mas a internet ainda não está em todos os lares e lugares brasileiros.

Dados do IBGE divulgados em Agosto de 2016 apontam que no Brasil nós somos pouco mais de 206 milhões de habitantes. Outra pesquisa, a TIC Domicílios, mostra que apenas 102 milhões de brasileiros tem acesso à internet. Esses números ainda colocam o Brasil em posição de exclusão digital.

Por este motivo, a ONU institui em 2006 o Dia Mundial da Internet. Países como a África do Sul, a Argentina e o México também estão trabalhando para mudar essa realidade.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Para a parte da população brasileira que tem acesso à internet, é incontestável como ela já faz parte das nossas vidas e se incorporou ao nosso dia a dia.

Há quem diga que ela afasta as pessoas. Na verdade, como tudo na vida, a internet precisa ser bem utilizada. Dessa forma ela não distancia as pessoas, ela traz novas oportunidades de expressão e novas formas de se comunicar. Com a internet você escolhe o que quer ler, saber, ouvir e falar.

Não é necessário citar aqui que algumas empresas dependem da internet para sobreviver. Mas no quotidiano, várias companhias e pessoas, que antes viviam sem ela, hoje não se imaginam sem essa tecnologia. Isso é devido à funcionalidade, praticidade e agilidade que a internet oferece para qualquer tipo de negócio.

A internet vai além da comunicação, ela engloba diversão, entretenimento, pesquisa e estudos. Com isso, a rede exerce importante papel no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Comércio, cursos a distância, transações bancárias, tudo isso, além de facilitar a vida do consumidor, diminui custos para as empresas. Não existe horário comercial na internet.

Segundo relatório da consultoria McKinsey, as empresas que utilizam mais a internet geram maior número de empregos, duas vezes mais que a média. Há quem diga também que a tecnologia destrói empregos tradicionais. O relatório apresentado confirma essa informação, mas acrescenta dando a França como exemplo. “Na França, a internet acabou com 500 mil empregos, mas gerou outros 1,2 milhões no mesmo período. Para cada emprego perdido, outros 2,4 são criados”.

Alguns exemplos simples de como a internet está no nosso dia são as web rádios, as Redes Sociais e os aplicativos. Já falamos aqui no blog MaxCast que o Brasil é o país da América Latina que mais utiliza as Redes Sociais.

Para comprovar como a internet já faz parte das nossas vidas, vamos apresentar uma linha do tempo da internet no Brasil. Você vai ver como em tão pouco tempo você se adaptou a essa tecnologia.

LINHA DO TEMPO – A INTERNET NO BRASIL

Sabendo o tanto que a internet é importante, nós lançamos um desafio. Responda: Como a sua vida era antes da internet? E mais, você consegue se imaginar sem essa tecnologia?

Rose Simoncello

Redatora na MaxCast


Busca

Categorias