hamburguer

Fique por dentro
das novidades

Cadastre seu email para receber dicas fantásticas e ficar sempre por dentro das novidades do MaxCast!
Conteúdo 100% de qualidade. Cadastre-se >>

A Importância de Aquecer a Voz Antes da Locução

Mais do que somente gargarejar, é preciso aquecer a voz antes de fazer uma transmissão ao vivo, gravar áudios, dar aula ou cantar. Para que saia tudo o mais próximo da perfeição no seu ambiente profissional, vamos explicar a importância do aquecimento vocal e dar dicas simples que podem ajudar na sua saúde vocal.

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o aquecimento da voz não está ligado a temperatura, mas sim à circulação sanguínea. Ativar a circulação para qualquer atividade é importante para o bom andamento da saúde corporal e ajuda no ânimo e fôlego do dia a dia.

Com a nossa voz não é diferente. Para conseguir uma extensão vocal melhor é necessário, além de muito treino e técnica, um aquecimento e relaxamento adequado.

Não aquecer a voz põe em risco as pregas vocais, e o pior, você pode não obter o máximo que ela tem a oferecer. O aquecimento, em geral, auxilia na pronúncia das palavras com maior exatidão. As sílabas e todo o texto serão bem conduzidos se a dicção for a mais clara possível. Outro fator que também interfere nessa articulação é a respiração.

O volume da voz, a dicção e as técnicas da fala estão totalmente interligadas à respiração.

Com tantos fatores que interferem no bom andamento vocal, apresentamos algumas dicas fundamentais para fazer uma excelente locução.

  • Nem sempre as pontuações do texto correspondem a realidade da locução, por isso é recomendado que: marque o texto com uma barra simples, para ajudar a identificar o momento de respirar rapidamente. E marque com duas barras para as maiores tomadas de ar;
  • Usar o soro fisiológico para limpar e hidratar as narinas ajuda a manter saudável as vias respiratórias. A vaporização também é indicada na hidratação das vias aéreas superiores e consequentemente das pregas vocais. Isso mantém o ar circulando com qualidade pelo nosso corpo e as pregas vocais vibram com mais qualidade;
  • Não se pode esquecer de relaxar as pregas vocais após os trabalhos. O desaquecimento vocal é tão importante quanto aquecer a voz. Na verdade, o relaxamento deve ser corporal, porque qualquer tipo de trabalho pode causar uma tensão em todo o corpo. Um simples bocejo é relaxante e é também considerado um exercício para a saúde vocal. Outra tática boa para descontrair a musculatura é ficar na ponta dos pés e esticar bem os braços, como se fosse tocar o teto. Isso estica os músculos e ajuda no relaxamento corporal;
  • E por fim, tente não pigarrear. O pigarro causa atrito nas pregas vocais. É importante verificar a causa deste incômodo que o leva ao pigarro. Refluxo, poluição e alergias são fatores que podem ocasionar esse desconforto.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Os cuidados com a voz devem ser levados a sério, por isso a necessidade de um profissional fonoaudiológico é tão importante. Nós da Maxcast consultamos o Conselho de Fonoaudiologia que nos orientou quanto aos exercícios que são recomendados para aquecer a voz. Todos os procedimentos de prevenção na área da voz são de competência dos fonoaudiólogos. Portanto, muita atenção ao ler, assistir ou escutar qualquer tipo de dica ou exercício para a voz.

O acompanhamento de um fonoaudiólogo é fundamental para que técnicas sejam aplicadas corretamente. A qualquer momento que a sua voz parecer desconfortável ou machucar durante o uso, significa que você precisa buscar um profissional especializado, porque é o seu corpo avisando que tem algo errado.

Rose Simoncello

Redatora na MaxCast


Busca

Categorias