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Como tornar minha rádio interessante? Descubra aqui

Se você criou uma estação, seja ela online ou tradicional, deseja que o maior número de pessoas possível tenha acesso e ouça aquilo que sua programação tem a dizer, certo? Para uma rádio interessante, esse é um objetivo fácil de ser alcançado.

Mas já parou para pensar no que realmente faz de uma rádio interessante? É possível tornar sua estação mais atraente para os ouvintes? Quais ações adotar para que isso aconteça? É justamente a essas perguntas que o artigo de hoje responderá!

Neste post, vamos explicar a importância de se aproveitar as oportunidades oferecidas pela internet e, em seguida, listaremos algumas dicas valiosas para fazer da sua estação uma rádio interessante. Ficou interessado? Continue a leitura!

Aproveite as oportunidades oferecidas pela internet

Atualmente, é difícil pensar em um negócio que funcione sem o auxílio da tecnologia. Vivemos em um mundo no qual a internet faz parte do cotidiano de um número muito grande de pessoas, que a utiliza tanto para o lazer quanto para trabalhar.

Na internet, as possibilidades de trazer melhores resultados a um empreendimento são imensas — o que não poderia ser diferente no caso das rádios e web rádios.

Aqui, não estamos falando do simples fato de que a conexão à rede é imprescindível para colocar uma rádio online no ar. É preciso considerar as oportunidades que a internet proporciona no sentido de captar e atrair mais ouvintes.

As redes sociais, por exemplo, são excelentes canais para colocar em prática ações de interação e engajamento com o público de uma rádio. Afinal, os ouvintes certamente estarão presentes em, pelo menos, uma delas.

Além disso, é possível utilizar os softwares disponíveis na internet para otimizar o funcionamento de sua rádio, mantendo a programação sempre no ar para o público. Interessante, não?

Separamos, no próximo tópico, algumas ações que tornam sua estação mais atrativa para os ouvintes. Vamos lá?

Veja o que fazer para tornar uma rádio interessante

Invista no relacionamento via redes sociais

Para tornar uma rádio mais interessante para o público, ele precisa sentir que, de alguma forma, faz parte daquela estação.

Nesse contexto, quando se abre um canal de comunicação com o ouvinte por meio das redes sociais, ele poderá enviar sugestões de pauta, dicas ou pedidos de música, atuando ativamente em sua programação. Além disso, é possível participar de promoções, por exemplo.

Contudo, lembre-se de que tudo deverá funcionar como uma via de mão dupla. Se você não responder às mensagens e criar interações com o público, a estratégia dificilmente cumprirá seu objetivo.

Por fim, você pode (e deve!) utilizar as redes para publicar conteúdos relevantes para os seguidores. Essas pessoas compartilharão suas postagens e estarão sempre de olho nas páginas de sua rádio.

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Trabalhe com o broadcast online

Trabalhar com o broadcast online (ou seja: transmitir a programação de sua rádio via internet) é, definitivamente, algo que conta muitos pontos com o ouvinte.

Para as estações online, isso já é uma realidade. Contudo, quando falamos daquelas tradicionais, é preciso lembrar que não estamos a todo o tempo perto de um aparelho de rádio, mas temos sempre dispositivos com acesso à internet disponíveis, certo?

Dessa forma, você não só tornará a estação mais interessante para os ouvintes — afinal, muitas pessoas gostam de escutar rádio online enquanto realizam outras tarefas —, como também ampliará o alcance de sua programação.

Além disso, como mencionamos, existem softwares capazes de manter a programação de sua rádio 24 horas por dia no ar na internet. Eles oferecem todo o suporte necessário para que você possa ficar livre de eventuais preocupações.

Aposte nos fatores “suspense” e “surpresa” durante a programação

Essa não é uma estratégia exclusiva das rádios. A televisão, os filmes, os seriados, os livros e muitos outros meios também fazem uso de gatilhos mentais, capazes de gerar sensações de suspense e surpresa.

Sabe quando você está assistindo a um noticiário e o apresentador deixa aquela notícia mais polêmica para o final, falando aos poucos sobre ela ao longo do programa e fazendo com que o telespectador permaneça ligado no canal? É sobre isso que estamos falando!

Saiba envolver o público no decorrer da programação, despertando nele a vontade de continuar sintonizado à estação. Para tanto, durante a narrativa, uma boa dica é pausar um assunto que está rendendo e continuar o caso um pouco depois, mantendo o ouvinte interessado.

O mesmo vale para o fator surpresa — contudo, lembre-se de que não adianta contar uma história cujo final seja evidente. É preciso saber fugir do óbvio e criar momentos inesperados, que vão surpreender a audiência. Além disso, saber usar esses gatilhos com moderação é fundamental para não frustrar seu público.

Realize sorteios e promoções

Sorteios e promoções são ótimas estratégias para atrair, motivar e até mesmo fidelizar ouvintes. Portanto, sinta-se livre para usá-las e tornar sua rádio interessante! Dessa forma, seu público ficará sempre atento à programação para não perder a oportunidade de participar e de concorrer aos prêmios.

Para isso, não pense que será preciso investir em brindes que vão além do orçamento ou em entradas para eventos caros. Contudo, é necessário pensar em prêmios que, de fato, tenham a ver com seu tipo de público — sortear um bilhete para um evento de moda em uma rádio esportiva, por exemplo, não parece fazer muito sentido, não é mesmo?

Além disso, não se esqueça de fazer a devida divulgação das promoções no site, no blog e nas redes sociais da estação. Isso ajudará a torná-la atraente para um número ainda maior de pessoas!

Como você pode perceber, tornar sua rádio interessante não é uma tarefa tão difícil quanto se possa imaginar. Colocando em prática as dicas levantadas ao longo do artigo, tenha a certeza de que sua programação não só conquistará novos ouvintes, mas também fará daqueles que já acompanham a estação uma audiência colaboradora e fiel.

Se ainda restou alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco. Vamos adorar conversar com você a apresentá-lo às soluções que temos para sua rádio. Até a próxima!

Ter sua própria web rádio significa que você terá o controle total de sua rádio. No entanto, esse controle traz diversas responsabilidades. Fazer transmissões ao vivo, criar listas de músicas para transmissões ao vivo ou Auto DJ, manter conteúdo atualizado, formar uma audiência, entre várias outras responsabilidades. Algumas dessas responsabilidades são difíceis, portanto, separamos uma lista com 14 dicas incríveis para a sua rádio online. CONFIRA!

13. Faça transmissões ao vivo

Se você faz transmissões ao vivo em rádio online, é absolutamente necessário estar atento ao tipo de locutor de rádio que você é. Existem diversos tipos de locutores e locuções e você precisa definir e entender qual é o público que você quer cativar. Segundo o IBOPE 86% da população brasileira ouvem rádio dos mais variados tipos. O consumo da rádio pela internet tem aumentado cada vez mais, que é uma ótima oportunidade para você conseguir conquistar seu público com as suas transmissões. Essa pode não ser uma tarefa fácil para os mais inexperientes então separamos 10 erros comuns ao transmitir ao vivo na rádio (E como evitá-los).

12. Tenha cuidado com a qualidade do áudio

A qualidade da música que você toca em suas transmissões é de extrema importância para quem está ouvindo a sua rádio. Certifique que seus arquivos de áudios não contem falhas, ruídos estranhos e o volume das faixas. Quem é cliente Maxcast sabe que a nossa plataforma faz o nivelamento automático do volume da música. Quanto às transmissões de rádio ao vivo, verifique se você está suficientemente próximo do microfone, se fala de forma clara e em voz alta o suficiente para que seus ouvintes entendam bem.

11. Escolha o gênero musical

Quanto mais específica for a sua web rádio, mais fácil será na hora de identificar o seu público. Além disso, apelar para um gênero musical o ajudará a desenvolver ouvintes fiéis. Obviamente, há uma linha tênue com o quão específico você pode ser para não afastar os ouvintes que possam ter algum interesse em sua web rádio. Escolher um gênero musical para a sua rádio não quer dizer que toda a sua programação, necessariamente toque apenas um estilo de música, mas sim, tocar músicas que sejam compatíveis com o gênero que você escolheu. Existem comunidades em torno de todos os gêneros de música; portanto, tente descobrir tudo sobre a comunidade em torno desse conteúdo.

10. Mantenha sua marca consistente

A marca da sua web rádio precisa ser poderosa e consistente para realmente alcançar e ressoar com as pessoas. Sem consistência, sua web rádio se torna facilmente esquecível. Se comunicar com os ouvintes através das redes sociais vai estreitar o seu vínculo com eles e isso é ótimo. Manter um relacionamento próximo aos seus ouvintes é a melhor forma de se manter consistente, assim, quando você iniciar uma transmissão ao vivo, além das músicas, você pode fazer dedicatórias, mandar recados e comunicados mais direcionados aos seus ouvintes.

9. Conheça seus ouvintes

Como dito no tópico acima, a sua relação com os ouvintes é primordial para o sucesso da sua web rádio. Aproveite o tempo para pesquisar seu público e realmente entendê-lo. Mesmo se você não tiver muitos ouvintes, use o que você sabe sobre o público em torno do conteúdo reproduzido para entender quem provavelmente ouvirá sua emissora. Informações demográficas, interesses, estilos de vida, preferências etc. são coisas importantes que você deve saber sobre seus ouvintes. Quanto melhor você os conhecer, melhor será capaz de atraí-los. Realize pesquisas, adicione um chat em seu site, faça enquetes e deixe um espaço para sugestão. Todos esses recursos você já tem disponível em seu site administrável. Aproveite também para adicionar seus canais de comunicação como: Facebook, Instagram, Whatsapp, etc.

8. Construa Relacionamentos

Além de conhecer seus ouvintes, você deseja criar relacionamentos com eles e com outros locutores. Construir relacionamentos com as pessoas significa que você está divulgando a sua web rádio e se envolvendo com outras pessoas. Interaja com seus ouvintes que estão conversando no chat no site da sua rádio, por e-mail e redes sociais. Saber como utilizar as redes sociais nos tempos de hoje é muito importante e sua web rádio precisa estar presente em todas elas. Criando essa relação mais próxima com eles, te permitirá convidá-los para uma participação especial em sua rádio. Dessa forma eles se sentirão parte da web rádio cativando não só esse, mas todos os outros que ouvirem ou participarem.

7. Crie um site

Os sites são incrivelmente importantes porque você tem um local onde seus ouvintes acessam para ouvir a sua web rádio, ter informações das programações e locutores e interação com a rádio. Personalizar o site da sua web rádio é muito importante, pois os ouvintes não se sentem atraídos somente pelas músicas e transmissões da web rádio. Como mencionado anteriormente a relação com o seu ouvinte é fundamental, logo, um site apresentável é a peça chave para cativar ainda mais seus ouvintes.

O novo site administrável da Maxcast veio cheio de novidades e recursos. Ele é equipado com enquetes, programações, programação da rádio, redes sociais e muitos outros recursos. É capaz de atender todos os públicos nas as versões completa onde você tem total controle dos elementos que compões o site da rádio, ou na versão hotsite, que é simples e poderoso. O hotsite é de rápida personalização, ótimo pra quem quer praticidade e rapidez na hora de personalizar o site da web rádio.

6. Use as redes sociais

Utilizar as redes sociais pode parecer simples. É só criar um perfil em cada plataformas e postar algumas coisas lá ocasionalmente, certo? Errado! Para divulgar a sua web rádio e envolver os ouvintes atuais, você deve dedicar um tempo significativo às redes sociais. Cada rede social tem a sua particularidade e seus ouvintes se comportam de maneira diferente em cada uma delas, pode parecer um pouco complicado no inicio, temos um artigo que traz várias dicas de como escolher em qual rede social inserir a sua web rádio.

5. Tenha visibilidade

Verifique se o título e a descrição do site da sua web rádio incluem palavras-chave que as pessoas podem pesquisar online. Além disso, inclua palavras-chave no corpo do site da rádio. Deixe sempre bem exposto o nome da sua rádio e suas redes sociais. Nos seus perfis nas redes sociais, inclua links para o site da sua rádio para facilitar o direcionamento das pessoas até sua web rádio.

4. Personalize sua comunicação

Personalize sua comunicação com seus ouvintes. Se você cria uma lista de e-mails e envia e-mails aos seus ouvintes, não deixe de ser caloroso e convidativo. Faça o mesmo quando for responder os ouvintes nas redes sociais. Você pode até usar as redes sociais compartilhar informações sobre sua web rádio para os ouvintes falando sobre o conteúdo que você reproduz. Nesse caso, verifique se você está adicionando um toque pessoal e não parece estar enviando spam ou e-mails/mensagens em massa. Quanto mais as pessoas sentem que você é genuíno e confiável, maior a probabilidade de elas se tornarem ouvintes leais.

3. Verifique os acessos

Dê uma olhada nas suas estatísticas e fique de olho nas tendências. O número de ouvintes que você recebe em determinados horários deve indicar como você ajusta sua programação. Se possível aproveitar esses horários de maior acesso para iniciar uma transmissão ao vivo para ter um contato mais próximo com esses ouvintes.

Fonte: Kantar IBOPE Media 2018

2. Mantenha programação atualizada

Essa pode parecer óbvia, mas ninguém quer ouvir exatamente o mesmo grupo de músicas toda vez que conectar a sua rádio. Crie frequentemente listas de reprodução com novas músicas. Além disso, ouça suas listas de reprodução o tempo todo. Você é o melhor juiz para saber se suas listas de reprodução são atraentes. Se você estiver utilizando o Auto DJ, lembre-se de trocar algumas músicas de vez em quando. Manter a sua lista de música atualizada é fundamental!

1. Divirta-se!

Toque a música e o conteúdo que
você gosta. Se você é apaixonado por um determinado gênero de música e/ou transmissão ao vivo de rádio e o incorpora à sua transmissão, essa paixão se traduz em mais ouvintes. Se você faz as suas transmissões rádio com amor, seus ouvintes vão amar ouvi-la.

Se você está apenas começando sua web rádio ou está transmitindo por algum tempo, essas dicas podem ajudá-lo a criar a melhor web rádio possível. Sejam essas dicas novas informações ou apenas lembretes, buscar novos conhecimentos é crucial para o crescimento da sua rádio, assim como essas, você encontra outras dicas em nosso blog. esperamos que sejam úteis na sua jornada de transmissão! Deixe seu comentário ai embaixo dizendo o que achou e compartilhe com os seus amigos.

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

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Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

Ver comentários

    • José, hoje em dia além de bom conteúdo, o senhor precisa também ter presença nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, etc.) e dedicar um tempo para interagir com o público. Coloque sua rádio em todas as redes sociais, crie posts interessantes, e sempre responda os comentários dos ouvintes. Se fizer isso, com certeza sua audiência vai crescer muito. Temos diversas matérias aqui no blog falando mais sobre as redes sociais, não deixe de ler!

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Tags: planejamento

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