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Aprenda como gerenciar rádio de forma sustentável e eficiente

Uma empresa que pretende crescer em longo prazo sabe da importância de uma gestão otimizada. Não seria diferente com sua rádio, afinal, com tantas tarefas e setores diferentes, é impossível fazê-la crescer sem administrá-la corretamente. Não importa se sua emissora on-line é jornalística, musical ou comunitária ― o trabalho de gerenciamento é essencial.

Um gestor de rádio precisa lidar com os profissionais envolvidos, a grade de programação, finanças, publicidade, anunciantes, equipamentos, ouvintes, mídias sociais e muitos outros setores. Cansa só de ler, não é mesmo? Portanto, gerenciar radio não é algo fácil, mas, quando feito da maneira correta, beneficia todos os stakeholders e departamentos da emissora.

Embora cada área necessite de profissionais especializados, o uso de sistemas de gestão facilita o trabalho para todos. E se você quer saber como gerenciar rádio corretamente, continue a leitura deste post!

Por que gerenciar rádio de forma sustentável?

A forma mais sustentável e eficiente de otimizar o gerenciamento da rádio é usando softwares que unificam diversas tarefas em um mesmo local.

Ações centralizadas

Como você viu, um gestor de rádio precisa lidar com muitas ações e cada uma delas ainda é desdobrada em várias outras. A automatização da sua emissora, ou seja, o uso de softwares para centralizar e organizar essas diversas atividades, trará inúmeros benefícios, tais como:

  • divulgação do calendário da rádio para todos os envolvidos;

  • atualização sobre as atividades de todos os setores;

  • centralização das atividades de marketing digital;

  • otimização do trabalho da equipe. Os colaboradores podem passar mais tempo com atividades que realmente exigem esforço e pesquisa, em vez de perder horas em atividades burocráticas;

  • diminuição de custos.

E essas são apenas algumas das vantagens dessas soluções integradas!

Otimização do tempo

Com muitas atividades centralizadas em uma mesma plataforma, ocorre diminuição de tempo gasto para a execução de cada uma delas. É um trabalho feito com mais qualidade e em muito menos horas. Além disso, as chances de retrabalho também são menores.

Tarefas feitas com mais qualidade

Como todos os profissionais vão ter mais tempo para lidar com as atividades que precisam de mais concentração, a qualidade da sua programação tende a aumentar. Eles terão tempo, por exemplo, para pesquisar matérias, criar pautas e textos, organizar equipamentos.

Organização

Com esse sistema de gestão, você poderá separar antecipadamente tudo o que será usado nos programas, como músicas, entrevistas, matérias e vinhetas. É também possível acessar rapidamente todo o acervo da rádio para deixar as transmissões muito mais interativas.

O responsável por lidar com a mesa de edição vai ter muito mais facilidade em lidar com toda a programação. É possível até mesmo gerenciá-la à distância!

Por fim, todos os arquivos e documentos necessários para o funcionamento da rádio também estarão à disposição com muito mais facilidade.

Atenção ao ouvinte

Com a centralização do trabalho feito em todas as ferramentas de interação do seu blog (e-mails, site, blog, redes sociais), fica muito mais fácil ler comentários dos ouvintes e respondê-los devidamente. Além disso, você pode pesquisar o que seu público tem dito sobre a rádio e criar estratégias para reverter as críticas.

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Quais os principais pontos que devem ser gerenciados?

Existem inúmeras áreas da sua rádio que podem ser otimizadas por meio de gerenciamento. Confira:

Financeiro

Embora seja uma parte mais trabalhosa, é impossível deixar de lado a área financeira. No entanto, um sistema de gestão otimizado vai lidar com contas a pagar e a receber, emissões de notas fiscais, faturamento, caixa e muito mais. E tudo de forma clara, sem que haja a necessidade de terceirizar esse serviço.

Conteúdo

O conteúdo é aquilo que vai atrair a sua persona sem que você precise vender seu produto ou serviço de forma invasiva. A lei do marketing de conteúdo diz que o cliente deve “permitir” que a empresa apresente seu portfólio, sem agir de forma irritante, como ocorre com a publicidade tradicional.

Isso ocorre por meio da criação de conteúdo para o blog da rádio, o próprio site, as redes sociais e, até mesmo, podcasts. Além da redação, você precisa lidar com publicação, atualização, interação com usuários, criação de e-mail marketing e newsletters, monitoramento de métricas e vários outros dados. Cansativo, não?

Há diversas ferramentas de publicação, monitoramento e geração de relatórios de métricas que facilitam esse trabalho, permitindo que todo o processo seja feito a partir de um ou dois softwares. Esses programas também podem ser usados para salvar todo o histórico de interações com os ouvintes, de atividades como enquetes, pedidos de música, interações via telefone, e-mails, promoções e muito mais.

Programação

Além de facilitar a visualização de todas as tarefas pelos profissionais, a automatização também vai ajudar na transmissão dos programas. Numa mesma plataforma, você pode ter controle sobre diversos recursos, como as vinhetas do programa, músicas, entrevistas e matérias gravadas, entrada e volta do intervalo, microfones, acesso às pautas e entradas ao vivo.

Mídias sociais

Uma web rádio deve ter uma presença digital marcante, e nada melhor do que as redes sociais para atrair e reter ouvintes, certo? Da mesma forma que ocorre com o marketing de conteúdo, as mídias sociais precisam de uma ferramenta para centralizar o trabalho.

Cada página pede um conteúdo específico ― até o compartilhamento de um perfil para outro deve ser feito com cuidado. Um programa que possa centralizar todo esse conteúdo, incluindo as ações de postar nas plataformas específicas, mensurar resultados de campanha e monitorar menções da sua rádio, otimizará consideravelmente o trabalho de gestão.

Aplicativos

Sim, a criação de um aplicativo para sua rádio também é uma forma de otimizar o gerenciamento da sua rádio. Afinal, é uma forma rápida e prática de estar sempre perto da sua audiência. Além disso, você atrai novos ouvintes, já que seu aplicativo estará disponível para download nas principais plataformas.

Você pode também ter um espaço para anúncios, onde otimiza as campanhas para seus anunciantes e traz mais retorno com um custo menor.

Gerenciar rádio é administrá-la utilizando recursos que possam interligar todos os setores envolvidos sem que haja perdas na qualidade. Dessa forma, os colaboradores conseguem investir mais tempo em tarefas que necessitam de mais atenção. Por fim, você consegue organizar e disponibilizar para todos arquivos importantes para o funcionamento da sua emissora.

Para gerenciar radio da melhor maneira possível, é preciso contar com um serviço de streaming confiável, com recursos únicos e suporte disponível sempre que necessário. Entre em contato com a MaxCast e saiba mais!

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Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

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