Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes enquanto estabelecem sua identidade.
Não é nenhuma novidade dizer que o conteúdo de áudio vem crescendo. Em meio a tantos lockdowns que passamos na pandemia, houve um aumento no consumo de áudio. Seja rádio sob demanda, podcasts ou serviços de streaming.
Estamos percebendo a necessidade de dar um tempo nas telas (TV, computador, celular, etc), um descanso para os olhos, mas estamos muito felizes em continuar consumindo conteúdo para ouvir. Isso criou uma oportunidade de ouro para as empresas alcançarem os clientes por meio de áudio.
A forma como estamos ouvindo áudio também está mudando; muita gente tem usado alto-falantes inteligentes como a Alexa ou Google Home.
Por que isso é importante? De acordo com a Forbes, os alto-falantes inteligentes estão sendo cada vez mais usados para fazer compras. E eles acreditam que isso continuará a crescer nos próximos anos. Portanto, para aproveitar essa tendência emergente, as empresas precisam ter uma forte presença de áudio. Eles precisam ter uma identidade sonora.
Como diria o especialista em neuromarketing Roger Dooley em uma entrevista a Forbes:
“Uma marca com uma identidade visual altamente desenvolvida e facilmente reconhecida não tem vantagem ao interagir com um auto-falante inteligente. Em interações apenas de áudio, uma identidade sonora é uma maneira fundamental de se relacionar com a marca.”
Uma identidade sonora é muitas vezes ignorada pelas empresas. Mas isso significa que aqueles que desenvolvem esta identidade estão em vantagem sobre os concorrentes. Quer uma maneira fácil de estabelecer seu negócio no cenário do áudio? A web rádio oferece exatamente isso.
Vamos dar uma olhada em como o rádio está sendo usado pelas empresas para alcançar novos e velhos clientes.
Com certeza você já entrou em alguma grande loja varejista, como por exemplo de departamento de roupas tais como C&A, Renner ou Riachuelo, e deve ter notado uma rádio tocando ao fundo, não só com música, mas também falando sobre a loja, recitando o slogan, horário de funcionamento, falando sobre produtos e promoções relâmpago.
Estas rádios são chamadas rádio indoor ou rádio corporativa, e tem como objetivo criar uma comunicação interna mais eficiente, colocar um tipo de música que deixe o cliente “no clima” para comprar, interagir, dar recados importantes e muito mais. Todas estas estratégias aumentam e muito não só as vendas, como também criam um ambiente mais agradável onde o cliente permanece na loja por mais tempo e desenvolve um relacionamento muito mais intimista.
A rádio com sua identidade auditiva oferece consistência de marca. Cada loja terá o mesmo som, em vez de “correr riscos” com gosto musical variado (e às vezes duvidoso) da equipe da loja.
Uma rede de supermercados além de fazer propaganda com uma empresa especializada em tráfego pago tem no rádio uma grande ferramenta de marketing.
Obviamente a grande questão é que cada loja de cada ramo diferente vai criar uma identidade auditiva toda sua com base em “quem são seus clientes”.
Uma rádio dentro da sua loja tem o grande benefício de poder falar com seus clientes no ponto de venda. E isso permite comunicar com os clientes que não são muito ligados em mídias sociais (como Facebook e Instagram) ou publicidade tradicional, e inclusive fazer chamadas para os que curtem entrar em suas redes sociais.
Aqui usamos as lojas de departamento porque são mais conhecidas, é fácil você lembrar de já ter tido esta experiência, mas, aqui mesmo na Maxcast temos clientes de ramos variados usando estas estratégias de marketing auditivo, como por exemplo, rede de hotéis, supermercados e academias.
Não importa qual é o seu negócio! Com a mais absoluta certeza o consumo de áudio só vai aumentar, novas formas de consumir este produtos vão aparecer e outras como é o caso dos podcasts que já existiam, ficaram meio esquecidos e voltaram com força total, vão reaparecer. As pessoas trabalham ouvindo “alguma coisa”, usam para relaxar em seu período de descanso e já começam a comandar a casa e fazer compras via áudio. É muito natural que em um futuro próximo, você não construa apenas uma identidade visual (como por exemplo pedir a um designer para desenhar sua logomarca) mas também a auditiva.
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Muito boas as meterias, principalmente para que quer conhecer mais sobre este vasto tema.
Obrigado pelas palavra elogiosas. Nos esforçamos para entregar algo a mais para nossos clientes que nos dão tanto. Que bom que o senhor gostou do nosso conteúdo. Fique a vontade para sugerir mais assuntos que achar interessante. Sucesso!