Você sabe como usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes? Se sim, excelente. Se não, chegou a hora de aprender. Conhecimento nunca é demais e este texto pode te ajudar a dar o ponta pé inicial nas Redes Sociais da sua web rádio ou esclarecer alguma dúvida.
Há muito tempo se fala do fim do rádio, por causa dos novos meios de comunicação que foram surgindo. Porém, o que se vê até hoje é a força do rádio e como ele se adaptou a todas essas mudanças. A mais recente delas é as Redes Sociais. Já acostumado a se adaptar, chegou a hora de aprender a usar as Redes Sociais a seu favor.
Para iniciar, é preciso ter em mente a força e a importância das Redes Sociais na comunicação com o cliente, no caso aqui, os ouvintes. Assim como o rádio, a interação é imediata, a diferença é que nas Redes Sociais a relação vai além do imediatismo, ela pode ser intensa.
Outro ponto importante é o público, que está cada vez mais antenado a todas as maneiras de comunicação, o tempo todo. Pelas Redes Sociais as pessoas têm mais chances de falar, com mais pessoas ao mesmo tempo e com um público mais direcionado.
Você nas Redes Sociais pode fazer várias perguntas, muitos pedidos de música, elogiar a web rádio e criticar também, porque não? Isso tudo sem ocupar a linha telefônica ou responder a falas mecanizadas. O atendimento pelo meio digital é personalizado. Mas, o mais importante, nas Redes Sociais os ouvintes podem ser multiplicadores espontâneos. Isso quer dizer que o ouvinte pode compartilhar o player da sua rádio ou algum conteúdo que você tenha postado em sua página. Automaticamente a sua web rádio ganhou uma divulgação excelente, o antigo e nada velho “boca a boca”.
A partir dessa divulgação natural é que você começa a criar mais uma forma de fidelização com seu ouvinte. Nas Redes Sociais, o ouvinte fiel se torna um defensor da marca, que é a sua web rádio.
Segundo pesquisa divulgada pela eMarketer, o Brasil é o país que mais utiliza as Redes Sociais na América Latina, somando 93,2 milhões de usuários que acessam pelo menos uma vez por mês alguma Rede Social. Isso mostra que estar presente e usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes é primordial, no entanto não é só isso. É preciso apresentar conteúdo relevante e informativo. Além de utilizar uma linguagem leve, informal, sem muitas gracinhas, mantendo respeito com o cliente. Não adianta a programação da sua web rádio ser de sucesso , se você não se comunica eficazmente com seu ouvinte.
Mas são muitas as Redes Sociais e cada uma delas tem sua peculiaridade. Você não precisa estar em todas elas. Escolha uma para começar. O importante é trabalhar bem a sua marca, sua web rádio dentro daquela que você escolheu estar.
Nós vamos listar pra você, três das oito Redes Sociais mais utilizadas no Brasil. São dicas de como você pode usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes. Vamos começar pela principal delas, por ser a maior Rede Social do mundo, o Facebook.
O Facebook foi criado em 2004 e desde então seu objetivo é interação entre pessoas e grupos, seja por texto, foto, vídeo ou áudio. A sua web rádio, ou qualquer outra empresa, que criar uma página, uma fanpage, o propósito fundamental deve ser o engajamento. Curta e comente os comentários e posts feitos na sua fanpage. Compartilhe conteúdo interessante de outras páginas. O Facebook serve de atrativo para um objetivo maior, a web rádio. Para interagir com seus ouvintes nessa Rede você pode fazer:
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O Whatsapp foi fundado em 2009 e o propósito é oferecer um aplicativo de mensagens instantâneas e gratuitas. Ainda não foi definido como Rede Social, mas é nítido que ele foi muito bem aceito pelos brasileiros. É aqui no Brasil que ele tem maior uso. Ótima Rede para substituir as ligações, por ser de participação rápida e gratuita. Nada impede de você manter o Whatsapp como contato direto com os ouvintes.
No entanto, não se iluda utilizando o número pessoal para a sua web rádio, você pode ficar dia e noite respondendo a mensagens. Disponibilizar um aparelho somente para isso pode ser uma boa alternativa. Vídeos, fotos e textos são compartilhados diariamente. Mas cuidado para não entrar na onda das “correntes”, vídeos extensos e textos longos. Você corre o risco de ser bloqueado por seu ouvinte. No Whatsapp sugerimos que você interaja por meio de:
O Twitter foi lançado em 2006 cuja intenção é a comunicação curta, direta e objetiva. Nessa Rede você pode e deve compartilhar informações de outras contas do Twitter, além de se aproximar do ouvinte por meio de:
Existem várias maneiras de interagir e usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes, aos poucos você vai descobrindo o que mais agrada o seu público. Se você não é ou não tem um profissional específico para lhe dar com esses relacionamentos, invista em uma Rede Social de cada vez. Em todas elas há regras, verifique cada detalhe para assegurar que você não será banido por mau uso.
Não se esqueça que em qualquer uma das Redes Sociais você deve usar palavras simples, ser muito educado e paciente. A pessoa que te lê na frente do outro computador pode interpretar o que você escreveu de várias formas. Por isso, algumas dicas fundamentais para a sua relação com os ouvintes nas Redes:
Por fim, divulgue a sua Rede Social em seu site, mostre que está presente digitalmente. Conquiste novos ouvintes, mas mantenha os bons e antigos admiradores.
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