Categorias: Rádio online

Como usar as redes sociais para comunicar com os ouvintes

Você sabe como usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes? Se sim, excelente. Se não, chegou a hora de aprender. Conhecimento nunca é demais e este texto pode te ajudar a dar o ponta pé inicial nas Redes Sociais da sua web rádio ou esclarecer alguma dúvida.

Há muito tempo se fala do fim do rádio, por causa dos novos meios de comunicação que foram surgindo. Porém, o que se vê até hoje é a força do rádio e como ele se adaptou a todas essas mudanças. A mais recente delas é as Redes Sociais. Já acostumado a se adaptar, chegou a hora de aprender a usar as Redes Sociais a seu favor.

Para iniciar, é preciso ter em mente a força e a importância das Redes Sociais na comunicação com o cliente, no caso aqui, os ouvintes. Assim como o rádio, a interação é imediata, a diferença é que nas Redes Sociais a relação vai além do imediatismo, ela pode ser intensa.

Outro ponto importante é o público, que está cada vez mais antenado a todas as maneiras de comunicação, o tempo todo. Pelas Redes Sociais as pessoas têm mais chances de falar, com mais pessoas ao mesmo tempo e com um público mais direcionado.

Você nas Redes Sociais pode fazer várias perguntas, muitos pedidos de música, elogiar a web rádio e criticar também, porque não? Isso tudo sem ocupar a linha telefônica ou responder a falas mecanizadas. O atendimento pelo meio digital é personalizado. Mas, o mais importante, nas Redes Sociais os ouvintes podem ser multiplicadores espontâneos. Isso quer dizer que o ouvinte pode compartilhar o player da sua rádio ou algum conteúdo que você tenha postado em sua página. Automaticamente a sua web rádio ganhou uma divulgação excelente, o antigo e nada velho “boca a boca”.

A partir dessa divulgação natural é que você começa a criar mais uma forma de fidelização com seu ouvinte. Nas Redes Sociais, o ouvinte fiel se torna um defensor da marca, que é a sua web rádio.

Segundo pesquisa divulgada pela eMarketer, o Brasil é o país que mais utiliza as Redes Sociais na América Latina, somando 93,2 milhões de usuários que acessam pelo menos uma vez por mês alguma Rede Social. Isso mostra que estar presente e usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes é primordial, no entanto não é só isso. É preciso apresentar conteúdo relevante e informativo. Além de utilizar uma linguagem leve, informal, sem muitas gracinhas, mantendo respeito com o cliente. Não adianta a programação da sua web rádio ser de sucesso , se você não se comunica eficazmente com seu ouvinte.

Mas são muitas as Redes Sociais e cada uma delas tem sua peculiaridade. Você não precisa estar em todas elas. Escolha uma para começar. O importante é trabalhar bem a sua marca, sua web rádio dentro daquela que você escolheu estar.

Nós vamos listar pra você, três das oito Redes Sociais mais utilizadas no Brasil. São dicas de como você pode usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes. Vamos começar pela principal delas, por ser a maior Rede Social do mundo, o Facebook.

1. FACEBOOK

O Facebook foi criado em 2004 e desde então seu objetivo é interação entre pessoas e grupos, seja por texto, foto, vídeo ou áudio. A sua web rádio, ou qualquer outra empresa, que criar uma página, uma fanpage, o propósito fundamental deve ser o engajamento. Curta e comente os comentários e posts feitos na sua fanpage. Compartilhe conteúdo interessante de outras páginas. O Facebook serve de atrativo para um objetivo maior, a web rádio. Para interagir com seus ouvintes nessa Rede você pode fazer:

  • Enquetes: perguntas como a mais pedida da semana, o programa que eles mais gostam, qual assunto eles gostariam que fosse tratado na próxima entrevista, entre outros;
  • Promoções: se a sua web rádio está com alguma promoção, divulgue no Facebook. Chame o seguidor para ouvir a sua rádio e participar da promoção. Ou o inverso, use a web rádio como ponte para aumentar seus seguidores no Facebook;
  • Conteúdo: independente de qual seja o segmento da sua rádio, no Facebook as pessoas buscam por conteúdo. Utilize o blog do seu site administrável para postar temas importantes ou faça um post com assuntos que já foram tratados na web rádio, questões levantadas pela enquete. Publique os conteúdos do seu blog na sua fanpage;
  • Notícias: elas podem surgir através dos seus seguidores. Você pode postar notícias completas daquela pequena nota que você falou na sua web rádio ou publicar informações que não foi possível citar na web rádio. O fato é que as notícias acontecem o tempo todo e você pode usar isso a seu favor;
  • Memes: são imagens, frases ou vídeos engraçados com temas atuais. Utilize com moderação de acordo com o segmento da sua web rádio. Tudo em excesso se torna cansativo.

Gostando do artigo?

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

2. WHATSAPP

O Whatsapp foi fundado em 2009 e o propósito é oferecer um aplicativo de mensagens instantâneas e gratuitas. Ainda não foi definido como Rede Social, mas é nítido que ele foi muito bem aceito pelos brasileiros. É aqui no Brasil que ele tem maior uso. Ótima Rede para substituir as ligações, por ser de participação rápida e gratuita. Nada impede de você manter o Whatsapp como contato direto com os ouvintes.

No entanto, não se iluda utilizando o número pessoal para a sua web rádio, você pode ficar dia e noite respondendo a mensagens. Disponibilizar um aparelho somente para isso pode ser uma boa alternativa. Vídeos, fotos e textos são compartilhados diariamente. Mas cuidado para não entrar na onda das “correntes”, vídeos extensos e textos longos. Você corre o risco de ser bloqueado por seu ouvinte. No Whatsapp sugerimos que você interaja por meio de:

  • Informações: você está em seu estúdio com acesso à internet, mas quem sabe o que realmente está acontecendo lá fora é o seu ouvinte. Utilize como base para suas notas diárias, convide o ouvinte a participar através do Whatsapp. Ele vai complementar a sua programação com notícias atuais. Mas não se esqueça de checar as informações, antes de sair anunciando;
  • Cadastro: através do contato espontâneo do seu ouvinte pelo Whatsapp você cria um cadastro de clientes. Com essa lista você manterá seu ouvinte por perto, sempre enviando algo, marcando presença.
  • Promoções: aqui também você pode divulgar as promoções que estão correndo na sua web rádio. Além de utilizar o cadastro, citado acima, para aproximar seguidores ou atrair ouvintes;
  • Sugestões e Reclamações: como dito anteriormente, o Whatsapp pode ser a substituição do seu telefone fixo, por ser mais fácil de usar e com retorno mais rápido. Sugestões, não só de músicas, mas do serviço da web rádio. Reclamações também podem acontecer e é ótimo que chegue até você, para aprender e aprimorar, sempre;
  • Vídeos e Imagens: você pode sim enviar aos seus ouvintes algum vídeo engraçado, uma imagem de reflexão. Essa é uma ótima maneira de interagir com seu ouvinte, criando ali um relacionamento além do rádio.

3. TWITTER

O Twitter foi lançado em 2006 cuja intenção é a comunicação curta, direta e objetiva. Nessa Rede você pode e deve compartilhar informações de outras contas do Twitter, além de se aproximar do ouvinte por meio de:

  • Hashtag: é um símbolo denominado de jogo da velha ou cerquilha (#), seguido de uma palavra
  • chave escolhida para uma interação dinâmica nas Redes Sociais. A Hashtag é mais utilizada e funciona muito bem no Twitter. Com ela você pode separar os assuntos da sua web rádio e conseguirá acompanhar tranquilamente tudo que for compartilhado com a mesma Hashtag. Assim, você pode usar o nome dos programas da sua web rádio como palavra
  • chave para Hashtag (exemplo: #top10MaxCast);
  • Memes: aqui também você pode usar os Memes, com moderação;
  • Pedido de Músicas: é muito eficiente para pedido de músicas, ainda mais se for precedido da Hashtag do programa que está no ar;
  • Promoções: mais uma vez as promoções. Promoção nem sempre significa gasto. Você pode oferecer participação ao vivo do seu ouvinte no dia seguinte do sorteio ou dedicar um tempo da sua web rádio para o ouvinte mandar uma mensagem especial ao vivo para alguém, em alguma data importante.

Conclusão

Existem várias maneiras de interagir e usar as Redes Sociais para comunicar com os ouvintes, aos poucos você vai descobrindo o que mais agrada o seu público. Se você não é ou não tem um profissional específico para lhe dar com esses relacionamentos, invista em uma Rede Social de cada vez. Em todas elas há regras, verifique cada detalhe para assegurar que você não será banido por mau uso.

Não se esqueça que em qualquer uma das Redes Sociais você deve usar palavras simples, ser muito educado e paciente. A pessoa que te lê na frente do outro computador pode interpretar o que você escreveu de várias formas. Por isso, algumas dicas fundamentais para a sua relação com os ouvintes nas Redes:

  • Sorria ao escrever. Sim, sorrir da mesma maneira que você faz enquanto está locutando algo animado. Isso ajuda a garantir que a sua mensagem será respondida com leveza;
  • Não demore a responder ou determine o horário de resposta. Ninguém gosta de esperar muito tempo, ainda mais num meio tão imediatista quanto as Redes Sociais;
  • Cite o nome do seu seguidor na sua web rádio. O ouvinte se sente valorizado quando você retribui com gesto de carinho.

Por fim, divulgue a sua Rede Social em seu site, mostre que está presente digitalmente. Conquiste novos ouvintes, mas mantenha os bons e antigos admiradores.

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

No votes yet.
Rose Simoncello

Ver comentários

Compartilhar
Publicado por
Rose Simoncello

Artigos Recentes


Warning: imagejpeg(/home/maxcast.com.br/www/blog/wp-content/uploads/2018/01/Quais-equipamentos-para-rádio-FM-são-essenciais-346x188.jpg): failed to open stream: Permission denied in /home/maxcast.com.br/www/blog/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 484

A importância de uma Web Rádio para uma Igreja Evangélica

A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…

30 de novembro de 2023

Web rádio: a ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…

1 de fevereiro de 2022

Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…

16 de julho de 2021

Transmitindo o áudio de chamadas de vídeo para sua web rádio

Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…

14 de maio de 2021

Compartilhe sua grade de programação com seus ouvintes

Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…

25 de março de 2021

7 dicas para sua transmissão na sua Web Rádio ser um sucesso

Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…

22 de janeiro de 2021