Categorias: Locutor de rádio

Mitos e verdades sobre os cuidados com a voz

Assim como cuidar do corpo é essencial para atletas, oscuidados com a voz são essenciais para locutores, professores, cantores e outros profissionais que utilizam a fala como instrumento de trabalho. Mas será que você toma as prudências necessárias com a sua voz?

A voz é tão particular quanto a impressão digital. No Dia Mundial da Voz vamos dar ênfase a ela, que é ferramenta de muitas profissões.

Os cuidados com a voz devem ser uma prevenção em todas as fases da vida, especialmente para quem trabalha com a fala, como os locutores.

É possível escutar casos do tipo: “Ah! Eu já tenho uma boa web rádio, não sou locutor, eu não preciso ter esses cuidados”. Ou, “Minha voz é ótima e meu timbre é lindo, não preciso ter esses cuidados”.

Estão todos enganados!

Respondendo ao primeiro exemplo mostramos o significado de locução, segundo Dicionário Aurélio: “Modo particular de se exprimir, de falar, de pronunciar”. Isso significa que você caro amigo que “já tem uma boa web rádio”, é locutor sim e precisa cuidar da sua voz.

Respondendo ao segundo exemplo explicamos que a comunicação pela voz não é realizada apenas por um timbre bonito e todos nós estamos suscetíveis a bactérias e mal estar. Sendo assim caro amigo que a “voz é ótima”, você precisa sim cuidar sempre da sua voz.

O dia 16 de abril foi escolhido para o Dia Mundial da Voz como uma maneira de chamar a atenção da população sobre a saúde vocal. Desta forma, a data ajuda a lembrar das cautelas que devemos ter com a voz para mantê-la saudável. Então, os locutores além de frequentarem um bom profissional fonoaudiólogo, devem conservar a voz.

Para ser um bom locutor é preciso ter vocação, vontade e, acima de tudo, saber usar bem seu instrumento de trabalho. A locução deve ser objetiva e precisa transmitir credibilidade. Isso só é possível com segurança na leitura das informações. Mas também locutar não é somente ler. Locutar é comentar, contar algo, é um bate papo com os ouvintes. Para tanto é necessário falar naturalmente, sem esforço.

O locutor tem o poder de fazer as pessoas imaginarem. De acordo com a entonação da leitura, as imagens são criadas na cabeça de cada ouvinte, sem limites. Por isso é importante aquecer a voz, antes de iniciar os trabalhos, e descansar após as locuções pelo menos 5 minutos.

Pensando em todos os locutores, apresentamos alguns MITOS e VERDADES sobre os cuidados com a fala.

Gostando do artigo?

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

MITOS x VERDADES

  • É preciso ter voz grossa para ser locutor de rádio! MITO. Para ser locutor você precisa ter vocação.
  • Comer maçã é bom para a voz! VERDADE. Profissionais fonoaudiológicos recomendam a fruta porque é adstringente, por isso ela limpa as pregas vocais.
  • Cigarro prejudica a voz! VERDADE. Os fonoaudiólogos explicam que qualquer tipo de droga irrita a mucosa e aumenta o pigarro, machucando as pregas vocais.
  • Café engrossa a voz! MITO. O café ou qualquer bebida a base de cafeína, ingerida em excesso, desidrata as pregas vocais e causam queimação no estômago, podendo chegar às pregas vocais e causar rouquidão e irritação, forçando ainda mais a musculatura.
  • Gelado faz mal a voz! MITO. Especialistas dizem que não há comprovação de que o gelado (água, sorvete e etc) prejudica as pregas vocais. Mas, caso faça ingestão de líquido gelado, mantenha os primeiros goles na boca por alguns segundos, para evitar a repentina mudança interna de temperatura.

Outros alimentos como chocolate e derivados do leite são contra indicados por aumentar a secreção do muco, induzindo a produção de pigarro.

Sprays, pastilhas e balas para garganta possuem efeito anestésico, escondendo os sintomas e forçando a musculatura. Por isso é importante os cuidados com a voz. Porém, cada pessoa deve analisar o seu corpo e identificar o que faz bem ou não.

Quando falamos do corpo e da fala é impossível não citar a ingestão de água. A água deixa nosso corpo hidratado, e se o corpo tem boa hidratação, as pregas vocais agradecem com vibração e flexibilidade.

Porque falar bem é uma arte e todo bom artista mantém seu instrumento de trabalho em boas condições de uso. Sendo assim, amigo locutor, os cuidados com a voz são essenciais e indispensáveis.

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

Rating: 5.0/5. From 3 votes.
Rose Simoncello

Ver comentários

  • Prezados. A informação de que maçã limpa a pregas vocais está errada. A maçã não passa pelas pegas vocais. Ela passa pela traqueia onde estão localizadas as pregas vocais, mas sim pelo esôfago. Obrigada

Compartilhar
Publicado por
Rose Simoncello

Artigos Recentes


Warning: imagejpeg(/home/maxcast.com.br/www/blog/wp-content/uploads/2018/01/Quais-equipamentos-para-rádio-FM-são-essenciais-346x188.jpg): failed to open stream: Permission denied in /home/maxcast.com.br/www/blog/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 484

A importância de uma Web Rádio para uma Igreja Evangélica

A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…

30 de novembro de 2023

Web rádio: a ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…

1 de fevereiro de 2022

Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…

16 de julho de 2021

Transmitindo o áudio de chamadas de vídeo para sua web rádio

Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…

14 de maio de 2021

Compartilhe sua grade de programação com seus ouvintes

Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…

25 de março de 2021

7 dicas para sua transmissão na sua Web Rádio ser um sucesso

Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…

22 de janeiro de 2021