Categorias: Rádio online

Como fazer uma boa web rádio sertaneja?

Você sabia que é possível criar uma web rádio sertaneja sem investir muito? Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas ferramentas, o processo de elaboração tornou-se muito mais rápido e acessível tanto para radialistas, quanto para ouvintes.

Colocar o seu trabalho online não demanda grandes investimentos em estrutura e servidor. Trata-se de uma vantagem em que cada vez mais pessoas têm a oportunidade de tornar realidade o sonho de possuir uma web rádio online de baixo custo, sem precisar estourar o orçamento.

Não foi apenas a tecnologia que progrediu com o tempo, o sertanejo também ganhou popularidade no Brasil e evoluiu com o passar dos anos.

Antigamente, o ritmo era considerado um estilo musical mais característico do interior, mas, com o aparecimento de novos artistas e um som repaginado — o sertanejo universitário —, hoje já é uma tendência no mercado musical.

Se você é apaixonado por rádio, que tal unir o útil ao agradável e criar uma web rádio focada na música sertaneja? Como consequência, você estará conectado com ouvintes que se identificam com o seu gosto musical e, posteriormente, até começar uma nova fonte de renda com inserções de propagandas durante a sua programação.

Gostou da ideia? A seguir, vamos apresentar algumas dicas de como criar a sua própria web rádio sertaneja. Confira!

Crie um planejamento

Antes de qualquer coisa, é importante estruturar o seu planejamento. É necessário organizar as ideias e colocá-las no papel. Faça uma lista com expectativas e metas em relação ao seu projeto de web rádio e com como você pretende concretizar cada item.

É importante, também, montar os horários para constituir a programação, pois estabelecer uma rotina vai facilitar o seu trabalho e otimizar o seu tempo.

Conheça o funcionamento de uma web rádio

Criar a sua web rádio online é muito fácil. Você só precisa de um computador ou notebook e uma conexão com a internet — de preferência com uma velocidade acima de 1 MB — para colocar a sua programação no ar.

Existem programas, como o Auto DJ, que auxiliam na hora de finalizar a edição, montagem e programação da rádio. Utilizando as ferramentas certas, é possível configurar playlists, inserções de comerciais e vinhetas.

Após colocar a sua web rádio sertaneja online, a maxcast oferece um servidor autoexplicativo, com suporte diferenciado para os usuários cadastrados, ajudando os novos clientes durante todo o processo.

Prepare a sua programação

Agora que você já tem um planejamento e sabe como criar uma web rádio sertaneja, está na hora de colocar em prática o seu gosto pela música. Crie a sua programação com playlists recheadas de sucessos sertanejos, assim, é possível atrair cada vez mais ouvintes.

Programe-se também para apresentar programas ao vivo, aumentando as hipóteses de ter uma interação direta com o público e receber um feedback instantâneo sobre a sua estação.

A maxcast fornece também 27 opções de programetes — áudios de conteúdos curtinhos, de no máximo cinco minutos, com objetivos específicos como, por exemplo, horóscopos, que são atualizados diariamente para você utilizar durante a programação.

As web rádios também apresentam a opção de inserir vinhetas e comerciais durante a sua transmissão, abrindo a possibilidade de tornar a sua paixão em um projeto rentável.

Gostando do artigo?

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Pesquise sobre a música sertaneja

Para entendermos o sucesso do sertanejo nos dias atuais, é necessário voltar ao passado e buscar os acontecimentos marcantes na história desse gênero musical brasileiro.

O sertanejo começou a ser produzido a partir de 1910 e era propagado por duplas sertanejas ou cantores solos. Mas foi só a partir da década de 70 que artistas, como Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico e Zezé de Camargo e Luciano, explodiram no mercado e conseguiram consagrar o estilo musical.

Com o passar do tempo, a música foi se transformando e ganhando novos arranjos como, por exemplo, o sertanejo universitário.

Considerado o terceiro segmento da música sertaneja, o estilo começou a aparecer no início dos anos 2000 e ganhou força com artistas como Jorge e Matheus, Paula Fernandes e Luan Santana.

Hoje em dia, o sertanejo universitário arrasta multidões em todo o país, atraindo fãs de todas as idades e gêneros.

Separe os equipamentos necessários

Mesmo com toda a tecnologia que a Maxcast disponibiliza para você na hora de ter a sua rádio online, alguns instrumentos ainda são indispensáveis.

Para ajudar no seu desempenho, um espaço aconchegante ajuda muito na hora de produzir, afinal, não existe nada melhor do que se sentir confortável durante o trabalho, não é mesmo?

Como já citamos acima, você precisa de um computador ou notebook com internet para começar. Outro instrumento importante, caso seja do seu interesse ter uma programação ao vivo, é o microfone.

Se você ainda não tem condições de comprar um microfone novo ou não possui um em casa, o microfone do computador ou um headset — conhecido como fone operador — também pode ser utilizado.

Coloque a sua programação online

Quando tudo o que sugerimos estiver pronto, é hora de colocar a sua web rádio sertaneja no ar. Assim, com o direcionamento do seu streaming, os ouvintes vão conseguir ouvir a sua programação em tempo real transmitida para o mundo inteiro.

Ganhe dinheiro com a sua web rádio sertaneja

Já descobrimos que ao criar uma programação diária, é possível inserir comerciais com vinhetas e spots de anunciantes e patrocinadores. Entretanto, para que esse investimento aconteça, é necessário que a sua rádio tenha uma audiência estabelecida e propícia para o público-alvo buscado pelo responsável de mídia do cliente.

Por isso, o planejamento é muito importante e deve conter a definição do seu público e uma programação voltada especialmente para os ouvintes que você pretende alcançar. Só assim será possível chamar a atenção de possíveis anunciantes e patrocinadores e começar a transformar o seu trabalho em uma profissão.

Transforme a sua paixão em um passatempo prazeroso

Mesmo com toda a responsabilidade e as tarefas que são necessárias para criar uma web rádio, nunca deixe que isso se torne algo chato em sua vida. Procure sempre fazer o seu melhor para você e o seu público. Quando você cria algo com amor, as chances de sucesso são ainda maiores.

Agora que você está pronto para criar a sua web rádio sertaneja, que tal colocar a mão na massa e começar a trabalhar? Se alguma dúvida ficou para trás, não hesite em perguntar agora mesmo! Deixe um comentário aqui que nós ajudaremos com o que for necessário.

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

No votes yet.
Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

Ver comentários

    • Olá Robson! Para criar sua web rádio, você só irá precisar de um computador (ou notebook), com internet a partir de 1 mega e um microfone para as transmissões ao vivo! Os valores das web rádios são independentes do segmento. Temos três planos disponíveis, cada um com serviços e valores de investimentos diferentes. Para saber os valores exatos entre em contato com o setor comercial pelo chat online https://maxcast.com.br/atendimento.php de Seg à Sex 8h às 20h e Sáb 8h às 17h :D

Compartilhar
Publicado por

Artigos Recentes


Warning: imagejpeg(/home/maxcast.com.br/www/blog/wp-content/uploads/2018/01/Quais-equipamentos-para-rádio-FM-são-essenciais-346x188.jpg): failed to open stream: Permission denied in /home/maxcast.com.br/www/blog/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 484

A importância de uma Web Rádio para uma Igreja Evangélica

A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…

30 de novembro de 2023

Web rádio: a ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…

1 de fevereiro de 2022

Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…

16 de julho de 2021

Transmitindo o áudio de chamadas de vídeo para sua web rádio

Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…

14 de maio de 2021

Compartilhe sua grade de programação com seus ouvintes

Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…

25 de março de 2021

7 dicas para sua transmissão na sua Web Rádio ser um sucesso

Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…

22 de janeiro de 2021