hamburguer

Fique por dentro
das novidades

Cadastre seu email para receber dicas fantásticas e ficar sempre por dentro das novidades do MaxCast!
Conteúdo 100% de qualidade. Cadastre-se >>

6 itens importantes para o planejamento da sua rádio

O planejamento da sua web rádio é essencial. Antes de montar algum negócio, fazer uma viagem ou tomar alguma decisão difícil, é preciso planejar, pensar. Para montar uma web rádio não é diferente.

Sua rádio online é um empreendimento que requer planejamento. Porque para criá-la você pode contar com a MaxCast. Mas e depois? Você pensou qual o segmento, público, horários…

A intenção desse texto não é colocar mais dúvidas na sua cabeça, pelo contrário. Aqui vamos te indicar algumas coisas que se deve pensar antes de criar a sua rádio online ou até mesmo depois de criada é possível implementá-las.

Antes de tudo dois tópicos são importantes não esquecer:

  • É preciso fazer o que gosta ou, pelo menos, gostar do que faz;
  • “Não há tempo certo para empreender”, já disse Marcelo Aidar, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo

Dito isso, vamos ao planejamento da sua web rádio.

É preciso ter em mente que sendo ou não organizado na vida, é necessário se preparar para empreender. Separar o espaço onde você vai montar o seu negócio e verificar quais equipamentos são necessários para criar a sua rádio.

Para começar, colocar as ideias no papel é um bom início. Vendo tudo que você andou pensando sobre seu empreendimento é possível analisar com calma todos os itens e relacionar um tópico com o outro. É importante ser bem realista consigo mesmo.

Ao examinar todos os pontos necessários para abrir um negócio próprio, destacamos:

6 itens que podem te ajudar no planejamento da sua web rádio.

6. Investimento – A MaxCast dispõe de planos acessíveis com inúmeros recursos, mas não é só isso. Quanto você está disposto a investir na sua web rádio. De acordo com o crescimento da empresa você vai exigindo mais dos equipamentos. Os patrocinadores também podem solicitar uma produção melhor. É necessário determinar um valor para imprevistos e investimentos futuros;

5. Tempo – o seu tempo dedicado a rádio e o tempo que a sua rádio estará no ar. A Maxcast oferece a possibilidade do agendamento, o que facilita e permite sua rádio online 24 horas. Mas até para programar esse agendamento você precisa de tempo. Correr atrás de patrocínio, novidades e notícias do seu segmento. Se o seu tempo é bem administrado é possível montar uma programação coerente e completa;

4. Concorrentes – analisar os concorrentes é importante para você identificar o que pode ser feito, igual ou diferente. Entender o que o mercado no seu segmento está produzindo. Qual a demanda do seu cliente. Já dizia Antoine Lavoisier “Nada se cria, tudo se copia”. Nos novos tempos, podemos adaptar tudo, não precisa ser exatamente igual;

3. Patrocinadores – em uma web rádio as possibilidades de patrocínio são infinitas. É possível utilizar vários patrocínios em diversos momentos de acordo com a programação da sua rádio. O patrocínio pode ser determinado por programa, por horário e não somente pelo segmento, assim você terá maior abrangência;

2. Público – com o segmento definido já é possível identificar qual o seu público-alvo. Mas você pode decidir primeiro qual público vai trabalhar, por exemplo. Dessa forma o segmento ficará escolhido a partir do público;

1. Segmento – você escolhe com o que quer trabalhar. Qual ramo te atrai mais. Na web rádio você pode definir se será rádio comunitária, comercial, educativa, religiosa, popular, notícias. São inúmeras opções no mercado e esta decisão influenciará em muitos outros itens importantes do seu negócio.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Conclusão

Não existe uma ordem a seguir. As vezes você sabe exatamente qual público quer trabalhar, mas seu tempo não permiti seguir essa linha. Ou até mesmo a demanda desse segmento é maior, vai exigir mais patrocinadores para dar continuidade. Esses itens devem ser trabalhados em um conjunto.

Por fim, para todo empreendimento os riscos devem ser levados em consideração. Medo de errar, perder dinheiro e tempo. Empreender é tentar, arriscar, realizar. Errar faz parte, é natural. Aprender com os tropeços é o melhor que tem a se fazer.

Espacialistas garantem que o autoconhecimento, autoestima e confiança em sim mesmo ajudam muito quando é necessário arriscar. Não deixe a insegurança tomar conta de você.

No que se refere a criação e adaptação da rádio, o Suporte da MaxCast está à disposição para deixar a sua rádio funcionando perfeitamente.

Rose Simoncello

Redatora na MaxCast


Busca

Categorias