Saiba como identificar o que é relevante no conteúdo para rádio

Como você sabe, para uma emissora ter sucesso não basta apenas investir nos melhores equipamentos e locutores ― é preciso que o conteúdo seja de qualidade. Bons programas, locutores bem preparados e informações úteis são fatores que vão manter sua rádio no ar. Portanto, você não pode deixar para decidir a sua grade em cima da hora.

Fazer uma boa curadoria de assuntos e atuais tendências é essencial para falar com o público de hoje e oferecer dados relevantes. Além disso, é ótimo se reinventar: a audiência de uma rádio online está acostumada a novidades e informações a todo o momento. Saber equilibrar um veículo clássico com a modernidade vai ser a chave do sucesso para sua emissora.

Neste post, você vai descobrir como encontrar o melhor conteúdo para rádio, montando uma programação criativa e interessante para atrair cada vez mais ouvintes. Confira!

Como identificar conteúdos relevantes para rádio?

Conheça seu público

O conteúdo só é relevante quando conversa diretamente com seu público. Não adianta criar programas que você ache interessantes, mas que não conversem com o ouvinte que deseja atingir.

Aqui, no blog da Maxcast, você já viu como começar a criar a sua persona, ou seja, o seu ouvinte ideal. Informações como gênero, classe social, nível de educação e região não devem faltar. Quanto mais dados você tiver, mais fácil fica encontrar um conteúdo adequado a ela.

Faça pesquisas

Agora que você já conhece seu público-alvo, passe para a próxima etapa: pesquisar. Esse fator é essencial para entender o que seu público gosta e valoriza. Você pode fazer uma pesquisa de mercado e, com os dados obtidos, determinar o conteúdo e criar programas com base nele.

Uma pesquisa de mercado é aquela feita com uma pequena amostra de um determinado perfil ― no seu caso, ouvintes de rádio online que estejam encaixados nos critérios da persona. Ela se divide em dois tipos: quantitativa (com dados que podem se transformar em números, porcentagens e gráficos) e qualitativa (que permitem respostas mais subjetivas e pessoais).

Para facilitar esse processo, faça uma pesquisa quantitativa. Crie um questionário solicitando dados importantes para criação da persona (faixa etária, nível educacional, gênero), coloque questões relacionadas às ideias de tema, programas e horários que você tem e separe um espaço para sugestões. Depois de colher os resultados, separe-os em gráficos ou planilhas. Eles servirão como norteadores.

Repita as pesquisas sempre que achar necessário ou decidir alterar a programação.

Ouça rádio

O bom da rádio online é mesclar o clássico com o moderno. Por que não ouvir rádios e entender como um veículo tão tradicional ainda consegue renovar a audiência? Veja como o locutor equilibra notícias, músicas e entretenimento, como é o relacionamento com o público e a quantidade de convidado por programa. É também possível aprender como manter o jogo de cintura em situações embaraçosas durante uma transmissão ao vivo.

Informe-se

O radialista é um profissional de comunicação e, portanto, precisa estar atualizado. Sua rádio é jornalística? Se sim, esteja por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. É voltada para ciências? Veja as novas descobertas da área. De música? Um programa sobre novos álbuns, singles e shows não deve faltar.

Conheça a concorrência

Para saber o que oferecer de diferente para seu público, saiba o que a concorrência tem veiculado. Mesmo que você decida fazer algum programa de estilo semelhante, é bom saber no que investir para não copiar e, sim, oferecer conteúdo melhor. Também é bom descobrir aquilo que ele não idealizou para transformar no diferencial de sua rádio.

Fique de olho nas redes sociais

Redes sociais são uma fonte inesgotável de assuntos para rádio. Além de conferir as notícias mais populares, polêmicas e nomes do momento, você também poderá usar os grupos para fazer pesquisas, interagir com o público e fazer transmissões em vídeo.

No entanto, quando o assunto é jornalismo, tome cuidado: não acredite em todas as notícias compartilhadas. Em vez de tomá-las como verdade, é melhor apurá-las e esclarecer, no ar, se são realmente verídicas.

Outra dica é entrar em grupos de assessores de imprensa e verificar pautas que tenham a ver com sua programação.

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Como criar uma programação atrativa?

Você já entende o que sua audiência quer e sabe qual conteúdo oferecer, agora precisa criar uma grade de programação atrativa. Veja nossas dicas adiante.

Reúna-se com a equipe

Veículos de comunicação precisam de uma constância maior de reuniões do que outros setores. É nela que você vai apresentar novas ideias, dados, gráficos e outras informações que serão úteis para a programação.

No entanto, além de falar, é hora de ouvir: sua equipe também está em constante contato com a audiência e pode ter ideias do que apresentar ou não na rádio. Aproveite esse momento para ter um debate saudável.

Faça um brainstorm

A “tempestade cerebral” é uma técnica em que você deixa sua imaginação livre para sugerir ideias que possam resolver determinado problema. Ela pode ser feita individualmente ou em grupo e, para que todos se sintam à vontade, é proibido fazer críticas.

No entanto, é possível combinar uma sugestão a outra já dita anteriormente. Quanto mais ideias, melhor.

Conte com profissionais de comunicação

Pessoas que estudaram Jornalismo, Publicidade ou Rádio e TV conhecem as ferramentas para a criação de uma programação atrativa. Elas têm acesso às melhores fontes, auxiliam nos roteiros e, além disso, vão saber dividir os programas em horários condizentes com a rotina de seu público.

Ofereça diferenciais

Como você viu ali em cima, é importante conhecer o seu concorrente, não para copiar sua programação, mas para investir naquilo que ele não oferece. Veja aquilo que a audiência quer, mas ainda não recebeu. Para isso, use o questionário de pesquisa quantitativa e deixe um espaço para que o ouvinte descreva o que deseja de sua rádio.

Como manter a qualidade do conteúdo?

Agora que você sabe como encontrar conteúdo para rádio e como montar a grade de programação, precisa entender como manter a qualidade.

Leve especialistas

Em assuntos mais jornalísticos, como incidentes que tenham chamado a atenção do país, é sempre bom levar a participação de um especialista no assunto. Professores e cientistas, por exemplo, vão levar dados embasados e tirar dúvidas sobre questões importantes, mas que não estão sendo muito faladas.

Mas esse tipo de convidado não vai acrescentar apenas em situações críticas. Críticos musicais e jornalistas televisivos podem falar sobre novos álbuns, singles, novelas e séries, trazendo o melhor do entretenimento.

Invista em novos quadros

Se uma rádio tradicional deve se reinventar para oferecer novidades para a audiência, imagine uma emissora online, em que 100% de sua audiência está na internet. Aproveite as reuniões de equipe para criar novos quadros e programas, pesquise e monte uma boa estrutura.

Não deixe de usar outros programas da rádio para anunciar a novidade e deixar seu público curioso.

Use as redes sociais

Sim, as redes sociais aparecem novamente: é por meio delas que você entra em contato com o público e vai descobrir o que ele está achando da programação. Veja a proporção entre comentários positivos e negativos, leve em conta as sugestões deixadas nos comentários, faça enquetes e mostre respeito pelas críticas construtivas ― e, sempre que possível, deixe respostas aos ouvintes.

Não deixe também de monitorar as redes sociais para ver o que a audiência diz sobre a programação. É uma maneira de descobrir o que está sendo comentado sobre a rádio fora das suas páginas.

Como você notou, encontrar conteúdo para rádio é mais fácil do que parece. Para isso, você e sua equipe precisam ser criativos, estudiosos, priorizar a opinião do público e usar a internet a seu favor. Com esses fatores em mente, sua emissora vai se tornar sinônimo de credibilidade.

Agora que você já sabe como criar conteúdo para rádio, já está pronto para colocar a mão na massa. Faça o teste gratuito da Maxcast e dê os primeiros passos para criar sua emissora online!

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Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

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