Como manter seus ouvintes envolvidos com a programação da web rádio

Pode ser difícil saber por onde começar ao transmitir on-line. Ao contrário dos velhos tempos, o trabalho de uma emissora não termina mais quando o programa termina. Agora, qualquer período prolongado de inatividade é uma oportunidade para os ouvintes se desligarem permanentemente. Pensando nisso, separamos algumas dicas e orientações para você começar a conquistar a atenção do ouvinte da sua web rádio.

As redes sociais são importantes quando se trata da atenção do ouvinte de rádio?

As redes sociais são os principais métodos para se comunicar com seu público e melhorar a atenção dos ouvintes de web rádio. Twitter, Facebook e Instagram são onde as pessoas buscam atualizações de conteúdo, fazem perguntas e aprendem sobre você pessoalmente. É importante publicar regularmente para que o público saiba que você está por perto. As pessoas acessam as redes sociais diariamente, logo, anunciar a programação diária ou semanal da sua web rádio vai incentivar os ouvintes a conhecerem melhor a programação da sua web rádio.

As maiores estações de rádio postam diversos conteúdos nas redes sociais. A Jovem Pan publica em seu canal do Youtube todos os programas que são apresentados diariamente. Usa o Facebook e o Instagram para divulgar ao público o link de suas publicações. Além disso, eles geralmente capturam clipes e os transformam em memes de imagens fixas para serem postados no Instagram. Os memes são uma forma bem descontraída de conquistar a atenção do público, mas, é importante conhecer o seu público antes de fazer uso deles.

Conectar o público a trechos de conteúdo pode ser um método eficaz para levá-lo às suas transmissões e atrair novos ouvintes. Grave stories com chamadas para a seu programa, poste antes do início da programação e faça um convite a eles. Faça o mesmo durante a programação para os que ainda não conectaram.

Aproxime-se dos ouvintes

Além das postagens focadas no conteúdo, é importante se envolver com os ouvintes em um nível mais pessoal. Uma publicação simples como “Como vocês estão?” pode fazer maravilhas. Mostre interesse e que se importa com seus ouvintes, responda as interações dos ouvintes, responda todos da melhor forma possível, envolva seus ouvintes com um contato direto e mais próximo.

Crie conteúdo com interações dos ouvintes

Seguindo o ponto anterior, basear o conteúdo especificamente em torno de seus ouvintes pode atrair pessoas para suas transmissões. Como exemplo, você pode criar um programa com a opinião dos ouvintes. Utilize as enquetes e os chats para buscar a opinião dos ouvintes sobre um determinado assunto, escolha um tema, faça uma pergunta e depois leia as respostas dos ouvintes. Você também pode usar as redes sociais para fazer isso, o instagram tem ferramentas de perguntas e resposta que pode ajudar a aumentar o alcance. Um conteúdo como esse não precisa ser sério e pode ser apresentado de uma maneira divertida e fácil de exibir programas, e envolver seu público de maneira mais casual.

Isso também pode ajudá-lo a determinar os interesses do seu público, permitindo criar conteúdo que ele goste. Também serve como propaganda para transmissões, melhorando a atenção do ouvinte de rádio. Alguns podem se conectar a sua web rádio apenas para conhecer o programa.

Compartilhe e participe de redes sociais ao vivo

Além de postar nas redes sociais que você está ao vivo, você pode criar uma hashtag para o programa, com essa hashtag você conseguirá monitorar quem são as pessoas que estão falando sobre o seu programa na internet, além de aumentar o poder de divulgação e compartilhamento nas redes sociais.

Convidar o público para se tornar parte do programa tem sido um elemento básico das emissoras tradicionais há décadas, porque atrai aqueles que querem que suas vozes sejam ouvidas e os torna parte da experiência. O Studio Online é uma ótima ferramente para te auxiliar, com ele você pode enviar um convite para um ouvinte e ele consegue se conectar facilmente. Sempre que quiser você pode trazer um ou mais ouvintes para participar das suas transmissões ao vivo.

Seja honesto e aberto com seus ouvintes

Ser acessível é vital para o envolvimento do ouvinte. Os ouvintes querem saber que a voz do outro lado do rádio é um ser humano como eles. Publique fotos casuais de si mesmo dentro e fora da web rádio, no Instagram, deixe as pessoas saberem que você está viajando, o que você está comendo e o que você gosta, mostre todos os lados diferentes de si e de seus interesses.

Ninguém se sente bem o tempo todo, portanto, mostrar o lado vulnerável de si mesmo de vez em quando ajudará o público a se relacionar com você e a fortalecer essa confiança. Esse tipo de transparência contribui bastante para aumentar a atenção do ouvinte de rádio.

Colabore com outros locutores e amigos

A colaboração com outros locutores e a amigos pode atrair novos ouvintes e promover os próximos programas. Divulgue nas redes sociais que terá a participação de outra pessoa junto de você na programação. Tente convidar pessoas que vão agregar em seu programa, debata com eles anteriormente qual tema será abordado no programa e crie um pequeno roteiro para vocês conduzirem de uma maneira bem estruturada do início ao fim.

Sempre transmitir conteúdo adequado

No clima politicamente pesado de hoje, as pessoas podem rapidamente abandonar o navio se não gostarem ou concordarem com você como pessoa, mesmo que gostem do seu conteúdo. Embora seja muito importante ser honesto e aberto com as pessoas, como mencionado anteriormente, garanta que você tenha um filtro em relação aos tópicos mais sensíveis. Tenha conhecimento prévio do que se pode ser dito ou não para o seu público.

Que estratégias funcionaram para você?

Aumentar a atenção do seu ouvinte de rádio leva tempo, mas gostaríamos de saber o que funcionou para você. Se você administra sua própria web rádio, comente o que funcionou (e o que não funcionou) para você nos comentários.

Rating: 4.0/5. From 4 votes.
Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

Compartilhar
Publicado por

Artigos Recentes


Warning: imagejpeg(/home/maxcast.com.br/www/blog/wp-content/uploads/2018/01/Quais-equipamentos-para-rádio-FM-são-essenciais-346x188.jpg): failed to open stream: Permission denied in /home/maxcast.com.br/www/blog/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 484

A importância de uma Web Rádio para uma Igreja Evangélica

A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…

30 de novembro de 2023

Web rádio: a ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…

1 de fevereiro de 2022

Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…

16 de julho de 2021

Transmitindo o áudio de chamadas de vídeo para sua web rádio

Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…

14 de maio de 2021

Compartilhe sua grade de programação com seus ouvintes

Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…

25 de março de 2021

7 dicas para sua transmissão na sua Web Rádio ser um sucesso

Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…

22 de janeiro de 2021