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Redes sociais: como escolher em qual inserir sua web rádio?

Facebook, Instagram, Youtube. Hoje, independentemente de fatores como idade, gênero ou classe social, é difícil encontrar quem não conheça ou faça uso das redes sociais, não é mesmo?

Pois saiba que, além de serem excelentes canais para lazer e entretenimento, as redes se tornaram ferramentas estratégicas para empresas no que diz respeito ao marketing, à divulgação e, até mesmo, à fidelização de clientes — o que não poderia ser diferente para a sua web rádio.

Quer entender como isso acontece e aprender a escolher em qual delas inserir a sua rádio online? Continue a leitura e saiba mais!

O que são e como funcionam as redes sociais?

No mundo virtual, as redes sociais são sites e aplicativos que permitem o compartilhamento de informações, conhecimentos, valores e objetivos entre pessoas e/ou organizações em níveis diversos — como pessoal, profissional, dentre outros.

No contexto atual, elas adquiriram um papel significativo. Além de promoverem a interação entre pessoas que possuem objetivos em comum, essas plataformas estimularam uma nova forma de relacionamento entre empresas, consumidores e clientes em potencial, abrindo caminhos que alcançam desde a interação até o anúncio de serviços e de produtos.

Isso quer dizer que, além de curtir as atualizações de amigos e de familiares, postar suas fotos favoritas e conversar com pessoas do mundo todo sem precisar sair de casa, é possível fazer com que as redes sociais sejam peças fundamentais na difusão e no crescimento do seu empreendimento — neste caso, sua web rádio.

Como você provavelmente já sabe, hoje é imprescindível que as rádios modernas contem com seus próprios websites. Todavia, vincular as redes sociais à sua página, de modo a criar engajamento e, consequentemente, atrair o público para a sua programação, é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força. Sendo assim, explore essas plataformas para recrutar novos ouvintes e transforme-as em ferramentas eficazes de relacionamento.

Agora, você deve estar se perguntando em quais redes deve inserir a sua web rádio, não é mesmo? Por isso, a seguir, apresentamos algumas das mais populares no Brasil e no mundo. Acompanhe!

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Facebook

Criada por Mark Zuckerberg, em 2004, há anos o Facebook sustenta o título de maior rede social do mundo — em junho de 2016, a plataforma atingiu a incrível marca de 2 bilhões de usuários!

Mas, o que atrai tantos usuários assim? A resposta está nas ferramentas de que a rede dispõe e na facilidade em manuseá-las. Por lá, é possível publicar, curtir, comentar e compartilhar fotos, vídeos, GIFs e textos. Recentemente, foi adicionado também o recurso de transmissão ao vivo.

Além dos perfis pessoais, existem as páginas destinadas para empresas, marcas, figuras públicas, organizações e empreendimentos, como é o caso de uma web rádio. Aqui, a função é criar presença e aproveitar o canal de interação com ouvintes por meio de mensagens, posts, comentários, curtidas e compartilhamentos.

Instagram

Um dos queridinhos da atualidade, o Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos para usuários de Android e iOS. De modo geral, trata-se de um aplicativo gratuito pelo qual é possível tirar fotos com o celular, editar e aplicar efeitos nas imagens e, em seguida, compartilhá-las com seus seguidores.

Pode até parecer que não, mas manter um Instagram atualizado é uma ótima estratégia para web rádios. Como o aplicativo é basicamente imagético, é interessante encontrar nisso uma chance de mostrar aos ouvintes o que acontece nos bastidores de uma rádio online.

Poste fotos divulgando os equipamentos e os locutores e publique imagens enviadas pelos ouvintes — isso fará com que eles se sintam representados. Outra ótima ideia é publicar vídeos curtos de até 1 minuto ou, até mesmo, fazer transmissões ao vivo do dia a dia da web rádio.

Além disso, assim como no Facebook, é permitido criar contas de cunho comercial. Nelas, estarão disponíveis número de telefone, e-mail e informações adicionais que facilitam o contato. Para utilizar essa função, o perfil da sua rádio deve ter, no mínimo, 100 seguidores.

Whatsapp

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares do mundo, sendo a América Latina — em especial, o Brasil — um de seus principais mercados. No total, são mais de 900 milhões de usuários trocando mensagens de texto, áudios, vídeos, arquivos, fazendo chamadas de voz e também videoconferências.

Ele é tão popular que, no nosso país, é considerada a segunda rede mais utilizada, perdendo apenas para o Facebook. Sendo assim, é mais do que provável que o seu ouvinte também esteja conectado diariamente por lá, não é mesmo? Com isso em mente, é preciso enxergar no aplicativo uma ferramenta eficaz de divulgação e de comunicação.

Em prol da sua web rádio, é possível utilizar o WhatsApp para:

  • realizar e divulgar promoções;

  • viabilizar pedidos de músicas;

  • receber pautas dos ouvintes;

  • efetuar entrevistas.

Youtube

O Youtube é um dos maiores gigantes da internet — e você, certamente, já conhece, ouviu falar ou faz uso da plataforma. Fundado em 2005 por três funcionários da Paypal — famoso serviço online ligado à transferência de fundos —, o Youtube é um site que tem como objetivo a distribuição digital de vídeos.

Segundo dados do Youtube Insights, no Brasil, em 2017, existem 98 milhões de usuários; número 54% maior do que o apontado no ano anterior. Ainda de acordo com o levantamento:

  • pessoas entre 18 e 49 anos dão mais audiência ao Youtube do que à TV a cabo;

  • 96% dos brasileiros com idade entre 18 e 35 anos acessam o Youtube;

  • o país é vice-campeão mundial em horas assistidas na plataforma.

Ficou claro como pode ser interessante para a sua web rádio fazer parte de uma rede como essa, certo? Por lá, também é interessante postar vídeos dos bastidores, divulgar promoções e, ainda, fazer transmissões ao vivo.

Twitter

Fundado em 2006, o Twitter funciona como uma espécie de microblog, no qual é possível postar atualizações (ou tweets) de até 280 caracteres, criar uma lista de seguidores e interagir, em tempo real, com os outros usuários da plataforma — que podem ser empresas, marcas, pessoas famosas, dentre outros. Por lá, também está liberado o uso de links, fotos, GIFs e vídeos curtos.

Estima-se que existam 300 milhões de usuários cadastrados no Twitter, ou seja, há um fluxo contínuo de comunicação. Para usá-lo a favor da sua web rádio, siga perfis que estejam no mesmo meio, troque ideias, interaja, responda e use a opção de retweet para que seus seguidores possam ver o que você compartilha.

Além disso, é fato que grande parte dos usuários da rede seguem perfis de marcas e de empresas para ficar por dentro de promoções e de novidades. Sendo assim, por que não divulgar a sua programação, contar sobre o cotidiano da web rádio e conquistar um bom número de ouvintes?

Em quais redes sociais devo inserir a minha web rádio?

Um equívoco bastante comum entre os empreendimentos que passam a utilizar as redes sociais é criar contas em todas elas. Não que isso seja algo ruim, mas é importante mencionar que cada rede tem suas particularidades e seus públicos específicos. Nesse sentido, nem todas trarão um bom retorno para a sua web rádio.

Dessa forma, selecione, primeiramente, aquelas que possuem mais afinidade com o público-alvo da sua rádio. Se você transmite músicas e programações voltadas para o público jovem, por exemplo, o Facebook, o Instagram e o Twitter são ótimas alternativas.

Já se o foco for a transmissão de conteúdos mais sérios, redes sociais profissionais como o LinkedIn podem ser mais apropriadas. E assim por diante. Além disso, é sempre possível fazer enquetes no site da rádio para descobrir em quais redes os usuários transitam com mais frequência.

Então, ficou claro como as redes sociais podem ser vantajosas para o desenvolvimento da sua rádio online? Aproveite, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas e atualizações!

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

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Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

Ver comentários

  • precisa de app pra tocar?
    posso colocar link da radio e player nas redes sociais.
    posso conectar uma rede social na outra pelo link ?
    ouvir com player na PAGINA do facebook, instagram, spotfy, canal youtube ?

    • Pode usar nosso player e o link do stream onde quiser Fábio! Pode colocar em qualquer rede social, e caso tenha um site ou blog, pode colocar nele também. Pode inclusive pegar o link do stream e enviar no WhatsApp. Mas ter um app próprio seria bom também. Aqui na Maxcast, no nosso plano Exclusivo, você contrata a rádio e ganha o aplicativo. Pode também contratar o app aparte se desejar. Se quiser saber mais a respeito do player e o app, converse coma gente no WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431

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    • Olá Jose! Que ótimo que o blog está sendo útil para você, nossa intenção é essa! E pode continuar contanto com toda a equipe. Qualquer dúvida é só nos procurar :D

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