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Rádio tecnológica: fique por dentro da mudança de comportamento do consumidor

Você sabe o que é uma rádio tecnológica e como conquistar a audiência nesse canal de comunicação, considerando as mudanças de comportamento do consumidor? Responderemos essas questões nas próximas linhas.

Ao passar dos anos, junto aos avanços da tecnologia, o comportamento do público evoluiu. Em razão disso, foi preciso se adaptar para desenvolver rádios mais modernas e preparadas para criar o conteúdo desejado pelos ouvintes — daí o conceito de rádio tecnológica.

A partir disso, elaboramos este post. Aqui, você entenderá as mudanças que transformaram o comportamento do consumidor e quais são as melhores estratégias para continuar atraindo ouvintes. Continue a sua leitura para saber mais!

O que provocou a mudança de comportamento do consumidor?

O avanço da tecnologia e a rotina agitada que tomou conta da população são as grandes responsáveis pela mudança de comportamento do consumidor. Tudo ficou muito rápido, prático e imediato, fazendo com que os meios de comunicação tradicionais precisassem se atualizar para não ficar para trás.

A facilidade do mundo digital atrai cada vez mais usuários para as plataformas online, redes sociais e aplicativos, oferecendo acesso facilitado e que necessita de apenas alguns toques em uma tela para executar determinada ação — como é o caso de smartphones e tablets.

Sendo assim, o consumidor começou a mudar o seu comportamento conforme os avanços e migrou a sua rotina para o mundo digital. Dessa forma, a web rádio surgiu como uma grande aposta para que as emissoras continuassem transmitindo conteúdo para o público.

Para alcançar o sucesso, uma rádio tecnológica precisa aprender a se comunicar novamente com o seu ouvinte, marcar presença nas redes sociais e desenvolver estratégias para facilitar o acesso durante o período em que o público permanece conectado.

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Quais ações uma rádio deve planejar para trabalhar a comunicação com os ouvintes?

Uma rádio tecnológica é aquela que se mantém atualizada nas tendências de marketing digital. Mas você sabe como é feito o trabalho de planejamento para que essa mídia continue ganhando ouvintes, mesmo com as mudanças de comportamento do consumidor?

Separamos abaixo algumas estratégias para serem implantadas na sua rádio online e deixar a estação preparada para agradar ao público!

Participe ativamente das redes sociais

Crie uma página para a sua rádio nas principais redes que são utilizadas pelo seu público-alvo e desenvolva uma rotina de interação, utilizando publicações planejadas. Dessa forma, será fácil gerar engajamento e, consequentemente, atrair novas curtidas e ouvintes para a estação.

Além de criar publicações, é importante que a sua rádio demonstre estar atualizada ao interagir com os usuários nos comentários e participar de outros posts relacionados. Assim, você conseguirá expandir a presença da sua página e se apresentar para possíveis ouvintes.

Utilize aplicativos de mensagens instantâneas

Antigamente, as rádios utilizavam o SMS para se comunicar com os ouvintes, disponibilizando os números para que o público pudesse enviar pedidos de músicas, opiniões, sugestões e temas a serem abordados nos programas ao vivo.

Hoje, os aplicativos de mensagens instantâneas facilitaram essa comunicação, possibilitando a interação de maneira gratuita entre o ouvinte e a rádio. Sendo assim, uma rádio tecnológica que disponibilize um número cadastrado nessas ferramentas, como o WhatsApp, pode sair na frente da concorrência.

Fortaleça o engajamento do público

Aumentando a presença nas redes sociais e disponibilizando meios de contato instantâneos para o público, uma rádio tecnológica instiga o seu ouvinte a se fazer mais presente durante a programação, principalmente nos programas ao vivo.

Para instigar o engajamento do público, inclua programas ao vivo na programação, durante os horários de maior audiência. Essa estratégia faz com que as pessoas se conectem com a sua estação, criando vínculo com o conteúdo transmitido e com o locutor responsável.

Explore os canais de multimídia

Além da presença nas redes sociais, uma rádio tecnológica deve investir em outras estratégias digitais — como sites, canais no Youtube e aplicativos.

Sites

Com um site, a web rádio pode atrair o ouvinte direto para a sua transmissão, sem precisar disputar a concorrência com outras estações. Outra forma de manter o público conectado em seu endereço da web é por meio da produção de conteúdos relacionados aos interesses dele. Artistas, bandas, shows e notícias sobre o mundo do entretenimento são exemplos de temas a serem abordados.

Canais no YouTube

Utilizar uma plataforma como o YouTube para transformar a sua rádio tecnológica é uma estratégia muito aceita pelo público. Os ouvintes gostam de acompanhar a rotina de uma estação e, para isso, nada melhor que explorar o conteúdo de maneira interativa.

Gravar vídeos que mostrem os bastidores da rádio, apresentem os locutores responsáveis pelas transmissões ao vivo, exibam as novidades do entretenimento em formato visual e publicar novos materiais, ao menos uma vez por semana, atrairá diferentes públicos para a sua audiência.

Aplicativos

Que tal desenvolver um aplicativo que ofereça todos os seus conteúdos em um mesmo lugar? Essa ação pode ser o que falta para transformar a sua rádio em uma referência tecnológica atual.

Muitas pessoas imaginam o aplicativo como um projeto inviável. No entanto, o investimento realizado pode ser compensado rapidamente com o crescimento da audiência e a possibilidade de vincular anúncios publicitários, transformando a sua rádio em um empreendimento rentável.

O aumento do número de smartphones no mercado é uma das principais razões da importância do uso de aplicativos para rádios. Essa funcionalidade não apenas permite o acesso do ouvinte em todos os lugares, mas também é capaz de personalizar os aparelhos dos usuários, atendendo as necessidades deles.

Agora você já está por dentro das mudanças de comportamento do consumidor e sabe como utilizar recursos para transformar a sua rádio tecnológica em referência de bons conteúdos.

Existem muitas tendências surgindo na área da comunicação e, para manter a sua rádio cada vez mais tecnológica, é preciso acompanhar periodicamente as novidades. Quanto mais inovações forem planejadas para a sua estação, melhor vai ser a experiência do ouvinte — o que aumenta as chances de elevar a audiência.

Gostou do nosso texto? Então, continue em nosso blog e saiba como tornar a sua rádio interessante. Boa leitura!

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Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

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