Categorias: Web Rádio

O que é web rádio?

Mas, afinal, você sabe o que é web rádio?

Uma web rádio é uma rádio digital ou online como muitos conhecem, que é transmitida em tempo real por streaming pela Internet. A grande sacada das web rádios é que elas funcionam de maneira totalmente online de forma simples, utilizando um servidor que emite programas ao vivo ou gravados. Essa é a estratégia de muitas rádios tradicionais para sobreviverem aos avanços tecnológicos. Muitas emissoras famosas em AM ou FM acabaram lançando-se também na web, o que garante maior alcance de audiência na sua grade diária. Agora você sabe o que é web rádio e poderá criar a sua facilmente com este artigo.

A Internet trouxe possibilidades infinitas para diversas áreas, especialmente em relação à comunicação. Nessa nova onda digital, surgiu o recurso de rádio web, que revolucionou a forma como essa transmissão era realizada.

Hoje em dia, não importa onde você esteja. Uma pessoa no Japão, no Brasil ou na Nova Zelândia pode ter acesso aos mesmos programas ao vivo. Basta ter uma conexão a internet.

Ondas eletromagnéticas x Streaming

A maior diferença da web rádio para as que funcionam em AM e FM é a forma de transmissão. As rádios AM/FM se propagam através de ondas eletromagnéticas. Já as webrádios se difundem por meio de streaming, tecnologia de transmissão de dados pela internet.

Isso significa que, para ouvir uma rádio por meio analógico, a localização é essencial. Quanto mais distante do sinal, pior será essa transmissão. E ela ficará cheia de ruídos. No modelo pela web, a distância não influencia em nada na qualidade. O que fará a diferença é a velocidade e qualidade da conexão.

Gostando do artigo?

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Web rádios têm baixo custo

É possível criar estações de rádio que funcionam exclusivamente de maneira online. E o seu maior diferencial é o custo. Em comparação com as rádios analógicas, o valor gasto pode ser dez vezes menor. Isso representa uma grande economia.

Isso porque o material necessário para montar uma estação de web rádio é bem mais reduzido que nos demais casos. Você precisará somente de uma conexão de Internet, um computador e um fornecedor de streaming. Além de sua voz. E pronto.

Sem necessidade de autorização do governo

De acordo com a legislação brasileira, as exigências para ter uma web rádio são bem mais flexíveis do que para as emissoras analógicas. É possível criar a sua sem necessidade de registro em nenhum órgão oficial do governo.

Enquanto que para não ser considerada pirata, uma rádio analógica precisa de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a web rádio se mantém na legalidade sem nenhuma taxa ou outro requisito.

Então, o que é necessário para criar uma web rádio?

Os materiais necessários para criar sua web rádio estão na seguinte lista:

  • Computador com pelo menos 2Gb de memória e um processador de, no mínimo, 1 GHz;
  • Software para emitir o sinal para o servidor, como o OddCast, [gratuito];
  • Serviço de streaming, que é o som da sua web rádio e que garante que uma quantidade de ouvintes esteja conectada ao mesmo tempo;
  • Conexão banda larga com possibilidade de mais de 300k para upload.

Com apenas esses elementos, já é possível colocar sua web rádio no ar, de maneira simples e profissional. E, mais fácil do que fazê-la, será sintonizá-la, já que basta entrar na página do seu site e ela começa a funcionar.

Bônus – Vídeo com dicas para você saber o que é web rádio e conseguir criar uma web rádio gratuitamente:

Se ficou interessado, conheça nossos serviços para criar uma web rádio de sucesso com a Maxcast.

Conseguindo conquistar um público fiel, certamente você terá sucesso nessa empreitada.

Gostou dessas dicas? Compartilhe e passe adiante para que mais pessoas também possam saber o que é uma web rádio.

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

Rating: 4.4/5. From 10 votes.
Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

Ver comentários

  • boa noite eu gostaria de saber ...se eu posso utilizar todos meus equipamentos para transmitir em uma radio web...por exemplo eu montei um home studio e quero transformar em uma radio web.

    • Pode sim Valter. Não é necessário, mas, vai deixar seu conteúdo muito mais profissional. Muitos dos nossos clientes tem mesas de som e estúdios, e aí basta usar o "programa/software" certo que faz todas as coisas trabalharem juntos. Se quiser saber mais detalhes e bater um papo sobre isto, por favor nos chame no WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431

  • Olá,
    Pela rádio web,consigo transmitir eventos ao vivo, fora do estúdio?
    Quais seriam as necessidades básicas para esta execução?

    • Consegue sim Diomar! Porque tendo um simples notebook com internet, o senhor consegue transmitir de qualquer lugar! Como o notebook tem bateria, ele aguenta algumas horas sem precisar estar na tomada. De resto, o ideal é ter um microfone direcional pra ter boa qualidade no som (microfones direcionais são especialmente projetados para responder melhor a sons que vêm pela frente tendendo a rejeitar sons que chegam de outras direções).

      Já tem sua web rádio? Se não tem ainda, fale com a gente no WhatsApp que vamos fazer seu sonho acontecer: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431

  • Olá,
    Ainda estou preocupado com relação às possíveis autuações por órgãos fiscalizadores.
    Tem como se cadastrar,pagar impostos para não correr riscos ?

    • Diomar, o único órgão que pode lhe causar problemas "caso haja uma denuncia" (o que é extremamente raro, em mais de 11 anos de existência da Maxcast, aconteceu apenas com 1 cliente)é o ECAD. Este órgão cuida dos direitos autorais e intelectuais dos cantores. De resto, nenhum outro problema legal. É só montar sua rádio e começar a transmitir.

  • Eu creio que com a web rádio pode se alcançar qualquer lugar no mundo aonde tenha internet o usuario e não a cobrança de nenhum valor extra para o que tem a web rádio. Gostaria de verificar isso, se a pessoa paga algum valor para ser distribuído no mundo todo. Acho que não, vc pode dizer aqui.

    • Eliane, não tem nenhum custo adicional. É mais ou menos como montar um canal no Youtube, montou, coloca conteúdo, o mundo todo pode acessar e não paga nada por isso. Claro que no caso você precisaria da nossa plataforma que tem um custo mensal bem razoável, mas, não pagaria nada além disso! E conseguindo algum patrocinador, um que seja, já paga seu custo mensal. Então? Vamos montar sua rádio? Nos dê um toque no WhatsApp que vamos fazer seu sonho acontecer: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431

  • Fineza

    Tudo nasceu de uma brincadeira no whatsapp, toda minha vida foi voltada para o rádio, sou um apaixonado por comunicação.
    Dessa brincadeira eu cheguei à contabilizar mais 377 mil grupos de aplicativo de whatsapp e 1.7 um milhão e 700 mil pessoas fazendo parte desse projeto que surgiu de uma brincadeira. Hoje vejo a necessidade de atender a todos em uma rádio web, e não faço a mínima ideia como posso fazer isso de maneira organizada e profissional.
    Gostaria da ajuda de vocês da MAXCAST.

    • Fala Bruno! Tudo fino, e com você? Com certeza você é daqueles que não se tornou comunicador, mas sim nasceu comunicador. Quando uma pessoa tem um dom natural (por exemplo cantar) ninguém ensina pra ela tecnicamente, mas tudo flui naturalmente. Seus números são de fato impressionantes! É um desperdício de talento você não ter uma web rádio! E digo mais! Nossa web rádio vem com um site administrável gratuito no qual o senhor pode também montar seu blog (como este aqui por exemplo) que seria mais um canal de comunicação.

      Não precisa ter experiência em rádio pra usar nossa plataforma, o mais importante que é a vontade e o talento o senhor já tem, deixe o resto com a gente e nossa equipe de suporte.
      Faça o seguinte, nos dê um toque no WhatsApp que vamos agilizar sua rádio hoje ainda: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431

    • Wellington, é muito fácil! Basta ter uma internet de 1 mega pelo menos, PC ou Notebook e um microfone. A plataforma de transmissão a Maxcast vai lhe fornecer. E não se preocupe! O senhor não precisa ter experiência em já ter trabalhado com rádio, contratando qualquer um de nossos planos, além da plataforma o senhor também passa a ter acesso a nossa equipe de suporte que vai lhe ajudar em tudo. Caso o senhor queira saber mais e com mais detalhes, por favor nos contate no WhatsApp que teremos o maior prazer em explicar tudo:

      https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431

    • Renato, mesmo sendo sem fins lucrativos, tem sim que pagar para usar as músicas. Mas existem muitas músicas que são de domínio público, não paga nada, e creio que o senhor não terá problemas com artistas internacionais, o ECAD até onde sabemos só cuida dos artistas nacionais. Em 11 anos de Maxcast, apenas 1 cliente teve problemas com o ECAD.

  • Olá, boa tarde.

    Excelente artigo, tenho planos de criar minha rádio online, mas tenho algumas dúvidas quanto a programação, direitos autoriais, como atrair patrocinadores, vocês tem algum tutorial a respeito?

    Abraço e sucesso!

    • Nossa Wagner! São muitas perguntas em uma só! A resposta teria que ser muito extensa, mas, em resumo, basta ler nossos artigos no blog, nós abordamos todos estes assuntos citados um por um. O melhor material que podemos lhe oferecer que não está no blog, é nosso e-book "Web Rádio Lucrativa" que pode ajudar a expandir seus horizontes: https://maxcast.com.br/download/ebook_webradio_lucrativa.pdf

      Muitas músicas não precisam mais de direitos autorais, são de domínio público. No Brasil o órgão responsável pelo direitos autorais e intelectuais dos artistas é o ECAD. Pode sim acontecer de você tocar uma música destes artistas que o ECAD cuida dos interesses e ser multado, mas, é bem raro disso acontecer pois tem que ter denuncia.

      Espero ter ajudado.

  • Quero montar uma web radio , mas o que vc pode me falar sobre os direito autorais , são cobrados também ao tocar as musicas na web radio .

    • Olá Carlos! O ECAD é o órgão responsável pela fiscalização. É muito raro a fiscalização de webradios por serem muitas num país de dimensão continental, e ainda terem que fiscalizar bares, shows, lojas, etc. Normalmente, o ECAD envia uma notificação antes, mas desconhecemos sobre valores e taxas. Como a maioria dos nossos clientes são independentes, não sei se pagam alguma taxa. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato conosco pelo chat online https://maxcast.com.br/atendimento de Segunda à Sexta de 8h às 18h e Sábado de 8h às 17h para podermos te auxiliar melhor 🙂

    • Olá Kleiton! A Maxcast não disponibiliza músicas com Direitos Autorais, sendo de responsabilidade do cliente sua programação. O que recomendamos é que ao criar a programação que confirme com alguém da área jurídica sobre essa questão :)

Compartilhar
Publicado por

Artigos Recentes


Warning: imagejpeg(/home/maxcast.com.br/www/blog/wp-content/uploads/2018/01/Quais-equipamentos-para-rádio-FM-são-essenciais-346x188.jpg): failed to open stream: Permission denied in /home/maxcast.com.br/www/blog/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 484

A importância de uma Web Rádio para uma Igreja Evangélica

A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…

30 de novembro de 2023

Web rádio: a ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…

1 de fevereiro de 2022

Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…

16 de julho de 2021

Transmitindo o áudio de chamadas de vídeo para sua web rádio

Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…

14 de maio de 2021

Compartilhe sua grade de programação com seus ouvintes

Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…

25 de março de 2021

7 dicas para sua transmissão na sua Web Rádio ser um sucesso

Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…

22 de janeiro de 2021