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Como transformar os ouvintes da sua rádio online em colaboradores

Existem vários motivos para uma pessoa entrar no site da sua rádio além do conteúdo de áudio. As pessoas buscam por conteúdos diversos na internet e sua rádio pode ter alguns desses conteúdos como exemplos, artigos sobre determinada área, críticas literárias, notícias, etc.

Quando se trata de gerar conteúdo para sua rádio, não há nada melhor que ouvir o seu público. A maioria das pessoas está ansiosa para ajudar, só precisa da motivação certa. É por isso que vamos mostrar-lhe como transformar seus ouvintes de rádio em colaboradores de conteúdo para alimentar seu site.

Por que você não pode fazer isso sozinho?

Normalmente não temos tempo suficiente no dia a dia para fazer tudo o que gostaríamos. Excesso de trabalho, família, estudo, diversão e outras dezenas de atividades que surgem. No final, você se encontra fazendo várias coisas diferentes e incapaz de criar o conteúdo que precisa.

No entanto, você não está sozinho! Seus ouvintes podem se tornar grandes parceiros na solução dessa demanda. É importante deixar claro que esse modelo não é totalmente perfeito, e tem algumas coisas que você deve estar ciente.

Voluntários precisam de orientação

Por exemplo, digamos que sua Rádio possui um programa de rádio focado em “Receitas”. Você poderia pedir aos ouvintes que envie suas receitas favoritas por e-mail ou vídeo. Se você está transmitindo ao vivo ou colocando conteúdo gerado pelo usuário no site da sua rádio, lembre-se de certificar de que todos os conteúdos recebidos estão corretos e não contêm palavrões por exemplo.

Os ouvintes podem ter um conteúdo incrível que vale a pena compartilhar, mas precisa ser coordenado corretamente para evitar um excesso de conteúdo e perda de tempo na seleção.

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Motive os voluntários

Distribuir brindes geralmente é uma ótima forma de chamar a atenção das pessoas. Ofereça aos seus ouvintes prêmios em troca do envio de conteúdo.

Você pode tentar fazer parcerias com comércios ou empresas para patrocinar esses brindes em troca de divulgação na sua rádio.

Qualidade ou Quantidade?

Os conteúdos dos colaboradores podem ser muito variados. À medida que você for recebendo é importante ir classificando o conteúdo como Bom, médio ou descartável, para facilitar sua vida quando for utilizá-lo.

No entanto, isso realmente depende do que você está pedindo. Pedir para que os ouvintes enviem receitas de comidas que gostam, pode chegar um conteúdo muito variado, você pode orientar seu ouvinte pedindo um tipo de receita específico como sobremesas, comidas típicas de algum estado ou para o inverno ou verão.

Decida se deseja alta qualidade ou grande quantidade definindo melhor o tipo de conteúdo que deseja receber.

Por que isso pode funcionar para você?

Transformar ouvintes de rádio em colaboradores de conteúdo pode ser uma ótima opção—Segue alguns motivos para você conseguir colaboradores para sua rádio.

5. Requer pouco tempo

Envolva as pessoas com chamadas em seu site e na sua programação de áudio, use as redes sociais, faça alguns Tweets e postagens no Facebook. Convide as pessoas a enviarem conteúdo em troca de um brinde. Faça uma promoção estilo: Melhores receitas de sobremesa. A receita escolhida, será postada como vencedora e ainda ganhará um brinde.

4. Treinamento zero

Os voluntários não precisam ser altamente qualificados para contribuir. Aceite conteúdo por e-mail ou vídeos postados no facebook.

Esse recurso ainda pode ajudar a divulgar sua rádio. O vencedor pode ficar feliz em ter seu conteúdo como vencedor e repassar o link para outras pessoas.

3. Ouvintes em destaque

Divulgue os ouvintes que estão contribuindo com conteúdo, se eles autorizarem insira uma foto deles. Mostre o quanto são importantes e mantenha-os motivados. Isso ajuda a transformar seus ouvintes em divulgadores.

2. Conteúdo com baixo custo

O conteúdo do ouvinte é ótimo porque você não precisa gastar contratando profissionais específicos. Além de atrair mais pessoas para ter acesso a conteúdos variados.

1. Conecte seus ouvintes

Crie uma página no facebook para sua Rádio Online e convide as pessoas para interagirem lá sobre temas definidos por você.

Chats Ao Vivo

Convide os ouvintes para um bate-papo ao vivo através de seu site através de um Chat. Defina um tema, data e horário e convide as pessoas para participarem desse tema. Prepare uma trilha sonora especial para esse evento.

Inicie a conversa com os ouvintes pedindo para compartilhar suas experiências sobre o tema do chat. Estimule as interações entre eles e em determinado momento ofereça uma música para alguém. Ou abra votação para os participantes escolherem entre duas sugestões apresentadas por você. O objetivo é interagir o máximo de participantes.

Conclusão

Transformar os ouvintes da sua rádio em colaboradores de conteúdo pode ajudar a alavancar sua rádio pois um bom conteúdo também atrai pessoas. Os ouvintes que escrevem, enviam fotos, vídeos e conversam com você ao vivo no ar podem dar ao seu público uma experiência agradável em sua rádio. Os voluntários fornecem conteúdo que você normalmente não obteria de outra forma. Incentive sempre a colaboração e atraia mais ouvintes.

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Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

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Tags: radio online

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