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Se você é apaixonado por rádio, definitivamente reconhece a importância do diálogo com os ouvintes. São eles quem vão determinar o sucesso da sua estação, afinal, de que adianta contar com uma programação excelente, roteiros bem trabalhados, qualidade de som e vinhetas interessantes se não há audiência para escutar a mensagem que você deseja passar?
Para conquistar audiência é preciso, antes de tudo, se conectar e engajar com os ouvintes, mostrando a eles que são parte fundamental do funcionamento da sua rádio. Essa questão se torna ainda mais relevante para as web rádios, uma vez que o público do meio digital busca muito mais que produtos ou serviços, mas sim relacionamentos com as marcas com as quais eles se identificam.
É justamente pensando nisso que criamos o post de hoje. A seguir, entenda a importância do diálogo com os ouvintes de uma web rádio e conheça as melhores ações para fortalecer o engajamento com o público!
Você provavelmente já ouviu falar que o capital mais importante de qualquer negócio não é o financeiro, mas sim o pessoal. Sendo assim, além dos colaboradores, o público é fundamental ao sucesso de qualquer empreendimento.
Nos dias de hoje, é fato que as empresas vêm dando cada vez mais espaço e relevância a essa questão, promovendo ações que visam o estreitamento da relação com o consumidor.
No universo radiofônico, isso não poderia ser diferente. O capital mais importante de uma estação deve ser o ouvinte. Nesse sentido, é preciso entender a importância de mantê-lo engajado. Para isso, o diálogo é fundamental.
É por meio do diálogo que o ouvinte perceberá que tem voz e é escutado, se sentindo representado e, certamente, mais estimulado a ouvir e participar da sua programação. Além disso, é justamente por meio da conversa com o público que torna-se possível saber exatamente o que ele gostaria de ouvir em sua web rádio.
A partir da criação de um relacionamento baseado no diálogo, se estabelece também uma lealdade entre web rádio e ouvinte. É justamente por esse motivo que o público engajado, muitas vezes, acaba se tornando colaborador e até mesmo embaixador de uma estação.
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Nos dias de hoje, sobretudo no que diz respeito ao ambiente digital, o comportamento do consumidor mudou. Ele, hoje, preza cada vez mais pela rapidez e pela criação de um relacionamento duradouro com a sua marca.
Sendo assim, é preciso ter em mente a força que as redes sociais possuem na comunicação com o cliente — neste caso, com os ouvintes. Isso porque elas são capazes de proporcionar relações que além de imediatas, podem ser intensas.
Por meio das redes sociais, o ouvinte consegue fazer perguntas, pedidos de música, dar sugestões e, por que não, até mesmo enviar críticas construtivas a respeito da sua programação. Tudo isso sem precisar fazer ligações telefônicas e enfrentar linhas ocupadas.
Tendo em mente que o Brasil é o país que mais usa redes sociais em toda a América Latina, fica fácil perceber a importância de interagir com o ouvinte e fomentar o diálogo nessas plataformas.
Se você se propôs a abrir um canal de diálogo com o ouvinte, é preciso saber que ele deve funcionar sempre como uma via de mão dupla. Não adianta nada incentivar o seu público a mandar mensagens para a rádio nas redes sociais, por exemplo, se você não vai respondê-las com agilidade.
Sendo assim, procure sempre abrir e responder o mais rápido possível todas as mensagens que chegarem nos canais disponibilizados por você. Ler algumas ao vivo também é uma ótima forma de fazer com que o ouvinte se sinta, de fato, parte essencial da sua programação.
É difícil encontrar alguém que não utiliza o WhatsApp nos dias de hoje, não é verdade? Saiba que além de ser um excelente canal gratuito para a troca de mensagens instantâneas, a ferramenta vem se tornando uma peça fundamental nas estratégias de comunicação com o ouvinte.
Se antes o público de uma rádio precisava telefonar para a estação para pedir uma música ou simplesmente se comunicar com o locutor, hoje, basta enviar uma mensagem no WhatsApp com apenas um clique. Oferecendo soluções de contato como essa, você não só vai promover o diálogo com o ouvinte como dará a ele voz ativa.
Contudo, é preciso prestar atenção em um detalhe muito importante. Nada de misturar as coisas e utilizar o seu número pessoal para isso, certo? Trata-se de uma atitude que dificilmente dará certo, afinal, tendo em um mesmo lugar mensagens pessoais e de trabalho, as chances de que você consiga lidar com a demanda com agilidade são baixas. Sendo assim, investir em um número para a sua web rádio pode ser estratégico.
Distribuir conteúdos relevantes para o seu público em diferentes plataformas é, hoje, uma das principais estratégias de marketing digital, que podem ser utilizadas em prol de qualquer empreendimento, até mesmo de sua web rádio.
Nutrir o seu ouvinte com conteúdos ricos relacionados às suas necessidades, anseios e interesses não só vai mantê-lo engajado, como também fará com que ele enxergue a sua rádio com autoridade e crie um relacionamento de confiança com ela — e você certamente quer que isso aconteça, não é verdade?
Sendo assim, uma ótima alternativa é a publicação de conteúdos específicos para as redes sociais nas quais a sua web rádio está presente, e até mesmo a criação de um blog para a sua estação, que será atualizado com frequência e funcionará como mais um canal que promove a informação e o diálogo.
A criação e promoção de ações que envolvem o público são capazes de criar um senso de pertencimento e conexão, ligando ainda mais ouvinte e web rádio.
Aqui, além das promoções e sorteios, que aumentam a visibilidade da sua estação, trazem mais ouvintes e promovem a participação do público, é interessante contar com a criatividade e lançar ações como: criar jogos de perguntas e respostas ao vivo, pedir para que o ouvinte que entrar em contato primeiro diga o nome das últimas músicas tocadas, entre outras.
Fazer ações nas redes sociais, por fim, é também uma ótima forma de promover o diálogo e o engajamento. Você pode incentivar os ouvintes a postarem uma foto criativa no Instagram e utilizar a hashtag da sua rádio, por exemplo. O importante aqui é explorar o poder da internet para se aproximar cada vez mais do seu público.
Pronto! Agora você já tem em mãos algumas das principais ações para fortalecer o engajamento com o seu público. Dada a importância do diálogo com o ouvinte, lembre-se de colocar em prática as dicas listadas no post para contribuir cada vez mais com o sucesso da sua estação.
E então, gostou do texto? Não deixe de entrar em contato agora mesmo com a Maxcast e conhecer nossas soluções para a sua web rádio!
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Simplesmente, a melhor no ramo de Streaming! Não tem igual.
Valeu pelo elogio Renato! Esperamos continuar prestando bons serviços e fazendo jus a esta moral que o senhor nos dá! Obrigado! Sucesso!
sim entendi enteragir com o ouvinte ou o ouvinte com a web radio, mas eles pedem mais músicas como faço algúns não gostam de vinhetas comerciais , estou em 4 paises já e vários estados , mas gosto do que eles pedem mas esta atualizado com tudo o que acontece , pel mundo afora tem que ser falado como vinhetas programas do dia a dia isso é muito bom eu gostei sim!
Olá Marcio! É importante que tenha essa interação entre o ouvinte e a web rádio, dos dois lados. Você pode atender as sugestões dos seus ouvintes de acordo com a sua programação :)
as informações que recebo são muito boas
Olá Elias! Ficas muito felizes de saber que as dicas estão te ajudando. Continue acompanhando para ter acesso a mais conteúdos :D
Oi Eduardo, tudo em paz ?
Sou Crys Moura, locutora apresentadora, moro na cidade de Aracaju.
Estamos criando uma Rádio Web aqui na empresa e amei seus comentários e dicas. Pode ter certeza de que estarei acompanhando suas postagens, tá ? Obrigada !!
Olá Crys! Em nosso blog temos muitas dicas do Eduardo e do Danival e esperamos que possa contribuir no crescimento da sua rádio. Você pode acompanhar o blog do Eduardo também acessando esse link https://www.eduardolarbac.com/ :D
Obrigado pelas ricas informações para o bom desempenho da emissora. Esperamos sempre a contribuição da Maxcast para o êxito da nossa programação.
Liberar uma função para os ouvintes desejem contribuir ..
André, esta é uma ideia meio "complexa"... Imagine um ouvinte "contribuindo" ao vivo? Quem se responsabiliza se ele disser alguma coisa que não podia? A nosso entender, a melhor forma seria mesmo um interação que não fosse no ar, do tipo, disponibilizar uma secretária eletrônica ou WhatsApp para que eles mandem mensagens de áudio, o senhor escute todas e selecione as que podem ir ao ar. Colocar o assunto no Twitter antes de ir para o ar, e quando estiver no ar, ler os twittes dos ouvintes é uma boa estratégia também.
Quando o senhor contrata nossos serviços, vem junto um site grátis o qual tem mural de recados e um chat também. São boas formas de interagir com seus ouvintes.
Nós que agradecemos a confiança Paulo! Pode contar sempre com a nossa equipe para fazer da sua rádio sempre um sucesso 😄
Suas publicações são muito úteis para mim,que procuro por em prática na minha Rádio,e tem dado certo no crescimento da audiência.
Olá Marcos! Esperamos poder te ajudar sempre e desejamos que sua web rádio cresça cada dia mais 😍