Categorias: Rádio online

Como criar uma rádio online?

Quando se trata de entender como criar rádio online, muitas dúvidas podem surgir. Apesar de serem poucos e simples os equipamentos necessários para montar a sua web rádio, o apoio de um profissional pode mudar a sua visão sobre como é vantajoso esse tipo de investimento.

Não fique acumulando suas dúvidas! Assim como criar uma rádio online é simples, a infraestrutura necessária para mantê-la também é. Com o tempo, adquirindo experiência e, quem sabe, até mesmo alguns patrocinadores, se for de seu interesse, será possível investir em novos equipamentos para aprimorar a estrutura da sua web rádio.

Quer saber o que você realmente precisa neste momento inicial para criar a sua rádio online? Continue a leitura e descubra!

Como criar uma rádio online?

Os passos para fazer uma rádio online são:

  1. Adquirir um computador ou notebook
  2. Buscar por uma internet acima de 1mb
  3. Verificar a necessidade de um microfone
  4. Utilizar um painel de rádio (streaming broadcast)
  5. Procurar o apoio de pessoas capacitadas

Vamos explicar detalhadamente cada passo, continue lendo:

Tenha um computador ou notebook que funcione

Um computador ou um notebook, seja do mais simples ao mais sofisticado, já será capaz de exercer o papel de operador da sua web rádio. Você só vai precisar instalar o software necessário para a transmissão. É importante buscar por um programa organizado e que seja de fácil entendimento para não encher o seu PC de coisas que só o tornam mais lento e menos útil.

Isso, às vezes, pode se tornar um “bicho de sete cabeças” quando você não sabe que tipo de computador usar ou qual o melhor notebook para essa atividade. Porém, como os programas que são recomendados para streaming ao vivo ou Auto DJ não exigem muita memória nem ocupam muito espaço no seu dispositivo, até mesmo aqueles computadores mais antigos conseguirão executar todos os procedimentos.

Só será necessário adquirir uma nova máquina no caso de o seu aparelho não apresentar um bom funcionamento, pois o principal fator para manter uma boa transmissão é a internet.

Busque por internet acima de 1 mega de velocidade

Você não precisa se preocupar tanto com o seu hardware, mas a sua internet precisa de, pelo menos, 1 mega de velocidade para suportar a transmissão da sua web rádio. Se for mais de 1 mega, melhor ainda, pois a sua conexão será mais rápida e a transmissão não vai correr o risco de ter falhas por causa da internet.

Para saber a velocidade da sua banda larga, sugerimos que entre em contato com a empresa do seu provedor. Eles, com certeza, conseguem lhe informar qual a velocidade que chega até o lugar escolhido para sua rádio, que pode ser a sua casa, a casa de um amigo ou qualquer outro lugar que desejar.

Outra forma de verificar a velocidade que chega, especificamente, em seu computador, é com os medidores online. Neles você pode testar a sua conexão de maneira rápida, fácil e gratuita! Porém, além de verificar a velocidade, é importante pesquisar um provedor confiável e com banda larga de qualidade. Você não vai querer que a sua web rádio fique na mão e corra o risco de ter uma transmissão interrompida, não é mesmo?

Gostando do artigo?

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Verifique a necessidade de um microfone

Antes de falarmos sobre o microfone, vamos falar sobre a sua programação. Você precisa pensar em como montar uma programação de sucesso, além de como elaborar roteiros que serão a base para o dia a dia da sua web rádio.

É possível montar a programação da sua rádio sem a transmissão ao vivo, pois as melhores plataformas que oferecem o serviço de rádio online proporcionam pacote de vinhetas. Assim, é só programar o Auto DJ, que pode falar o horário durante a sua programação por meio do Hora Certa, ou transmitir o que você programou.

“Ah! Mas aí não tem graça. Eu gostaria de falar ao vivo, fazer entrevistas e interagir com os ouvintes”. Sem problemas! Essa é uma das ideias do streaming ao vivo. Mas, e o microfone? Enfim, você não vai precisar de um microfone exageradamente bom para criar uma rádio online. Aliás, dependendo da organização e da intenção da rádio no início, ele pode ser até mesmo dispensável.

Com o tempo, de acordo com o que você for montando na sua programação e no Auto DJ, você poderá adquirir um microfone e começar as suas transmissões ao vivo, além de interagir com seu público.

No entanto, se num primeiro momento você estiver disposto a abrir mão da qualidade técnica, pode utilizar o microfone do computador mesmo ou um headset. Mas não se esqueça: os fones de ouvido de celular não servem, porque o computador não os reconhece como microfone.

Procure o apoio de pessoas capacitadas

Com um mundo cada vez mais digital, a presença das pessoas na internet tende a aumentar cada vez mais. Por isso, é preciso saber como criar uma rádio online que realmente agrade a um público que tem se tornado cada vez mais plural.

Muitas perguntas vão surgir e as respostas podem estar mais perto do que você pensa. Uma dúvida que geralmente surge em pessoas que querem criar uma rádio online é: como eu posso conquistar os ouvintes e fidelizá-los à minha rádio?

Muitas pessoas deixam de fazer sua web rádio por acreditarem que terão dificuldades de lidar com o programa escolhido para rodar suas músicas. Por isso, no momento de criar a sua própria emissora online é preciso pesquisar por plataformas que vão lhe dar o apoio necessário para que tudo funcione como se espera.

Isso não quer dizer que você deve procurar radialistas famosos para a sua rádio, mas que é preciso de apoio técnico e de criação. Às vezes falta uma ideia para uma programação e, neste caso, as dicas da plataforma escolhida poderão fazer muita diferença.

Conheça os prós e contras de criar uma rádio online

Por fim, como tudo que gira em torno da internet, podemos encontrar muitos prós e alguns contras para a criação de uma rádio online. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • apresentar uma playlist do seu gosto e do gosto de seus ouvintes;
  • conversar com seus ouvintes online;
  • falar sobre assuntos de seu interesse ao vivo;
  • gravar programas e fazer uma programação automática;
  • informar as pessoas sobre assuntos que interessam para elas.

Agora que você sabe o que é web rádio, separamos algumas das muitas vantagens de ter sua web rádio, mas também existem alguns contras, que, se você quiser, poderá até mesmo transformá-los em fatores que joguem a seu favor.

Tenha consciência de que nem sempre você vai agradar a gregos e troianos, portanto, tenha foco e busque criar a sua rádio para um público específico. Outro contra seria a briga de audiência, que pode ser alta quando o assunto é rádio no Brasil, mas, na internet, ao conquistar e cativar seu público você não vai precisar entrar nessa briga.

Se você já possui esses equipamentos, ou até mesmo outros com melhor qualidade do que os citados, ótimo. Agora que você já sabe como criar rádio online, é só aproveitar as dicas para tirar as ideias do papel.

Quer deixar seus amigos também saibam como é fácil criar uma web rádio? Então não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais!

* Artigo original criado por Rose Simoncello. Complemento e atualização por Eduardo Larbac.

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

Rating: 4.7/5. From 14 votes.
Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

Ver comentários

    • Bom dia Francisco! Obrigado pelo elogio, ficamos muito satisfeitos em saber que o senhor está gostando. E... claro! Nossa especialidade é fazer o sonho de nossos clientes se tornarem realidade! Estamos prontos para montar sua web rádio assim que o senhor quiser. Faça o seguinte, nos chame no WhatsApp que hoje mesmo colocaremos sua rádio no ar: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431

  • eu vivo em angola na província do Uíge
    .e gosto de rádio é um dos sonhos ter uma rádio ..
    ...pra manter o povo da minha cidade é não so o mundo inteiro informado das noticias ...que acontecem no nosso mundo

  • Boa tarde, é necessário manter um pc ou notebook conectado 24h para manter web rádio no ar ou a mesma fica hospedada nos servidores da maxcast e o pc ou note pode ser usado somente para fazer ajustes na programação, inserção de vinhetas, músicas etc., ou quando quiser fazer uma transmissão ao vivo.

    • Olá Nizardo, tudo bem? Você não precisa deixar seus dispositivos ligados. Ao terminar sua transmissão ao vivo, o AutoDJ da sua rádio entra automaticamente com a programação que você criou. Que você e toda sua família tenha um ótimo natal e um próspero ano novo.🤩🤩

  • Olá, e as músicas terão que ser pagas ou existe algum banco de músicas para poder colocar on line, visto que há direitos reservados de autor, obrigado.

    • Olá José! Como não disponibilizamos conteúdos com músicas, consultas sobre o pagamento do ECAD ou sua isenção podem ser feitas pelo cliente. O ECAD é o órgão responsável pela fiscalização e é muito raro a fiscalização de web radios, por serem muitas num país de dimensão continental, e ainda terem que fiscalizar bares, shows, lojas, etc.

    • Olá Tiago, não é necessário a mesa de som é um equipamento opcional, o uso do studio online já supri bem a necessidade de uma mesa de som!

  • Gostei muito das explicações. Vou começar a compra dos equipamentos e logo entrarei em contato mas desde já agradeço as explicações.

    • Ficamos felizes que tenha gostado Antonio! Estamos a disposição para te auxiliar em qualquer dúvida. Você pode entrar em contato também pelo telefone ou Atendimento Online, disponível em nosso site :D https://maxcast.com.br/

Compartilhar
Publicado por

Artigos Recentes


Warning: imagejpeg(/home/maxcast.com.br/www/blog/wp-content/uploads/2018/01/Quais-equipamentos-para-rádio-FM-são-essenciais-346x188.jpg): failed to open stream: Permission denied in /home/maxcast.com.br/www/blog/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 484

A importância de uma Web Rádio para uma Igreja Evangélica

A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…

30 de novembro de 2023

Web rádio: a ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…

1 de fevereiro de 2022

Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…

16 de julho de 2021

Transmitindo o áudio de chamadas de vídeo para sua web rádio

Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…

14 de maio de 2021

Compartilhe sua grade de programação com seus ouvintes

Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…

25 de março de 2021

7 dicas para sua transmissão na sua Web Rádio ser um sucesso

Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…

22 de janeiro de 2021