Como fazer um script de rádio?

Um bom programa de rádio precisa ser organizado por meio de um script. Ele é importantíssimo para promover credibilidade, organização e clareza. No entanto, escrevê-lo é diferente de montar uma programação para sua emissora.

A programação é um cronograma diário do que você vai apresentar na sua web rádio, como músicas, programetes, notícias e entrevistas. Ela aborda o panorama da sua emissora.

Já o script, também chamado de “roteiro”, é a organização de um único programa na grade da sua emissora. Podemos dizer que o roteiro está inserido na logística da programação da sua rádio, e cada programa precisa de uma sistematização diferente.

Nós já falamos aqui sobre como ter uma programação de sucesso na sua web rádio. Agora, vamos ensinar a você como fazer script de rádio para seus programas. Confira!

Qual a importância de um bom script de rádio?

Antes de saber como fazer o roteiro do seu programa, você precisa entender por que ele é tão essencial. Veja alguns dos benefícios que o script pode trazer para sua web rádio:

Organiza as informações

Quando você ordena tudo o que vai ser transmitido, consegue distribuir e delimitar corretamente o tempo de notícias, blocos e tudo mais. Assim, seu programa não fica com “furos” ou informações demais para pouco tempo de transmissão. Além disso, dá para preparar uma sequência de quadros adequada ao tema.

Orienta o locutor

O apresentador do programa é a peça-chave para o sucesso, portanto, ele precisa saber previamente tudo o que vai acontecer: músicas tocadas, chamadas, matérias, convidados, temas, blocos e o tempo de duração de cada um. Ele também precisa estar a par do que vai dizer durante o programa, o que o deixa mais seguro.

Com essas informações, o locutor evita o famoso “branco” (que acontece quando ele não sabe o que dizer), não fica desorientado nem é pego de surpresa com as notícias e participantes.

Traz objetividade ao programa de rádio

Como as informações são organizadas e o tempo para cada abordagem é delimitado, o texto tem que ser objetivo. As notícias são organizadas em frases curtas, de fácil entendimento, com todos os dados necessários para que o ouvinte saiba logo o que está sendo dito.

Evita erros em programas ao vivo

Quando a programação da sua rádio é gravada, fica muito mais fácil de cortar e editar erros de locução, entrada ou saída de matérias e músicas. Já ao vivo, apenas a organização proporcionada pelo script garante que o programa ocorra da maneira mais correta possível. Mesmo que esse tipo de gravação esteja sempre suscetível à imprevisibilidade, o roteiro traz mais segurança para ela.

Gostando do artigo?

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Como fazer script básico de rádio?

Como o rádio só se utiliza de recursos auditivos, precisa fazer a compensação das imagens na linguagem. O roteiro entra para ajudar a ilustrar na cabeça dos ouvintes o assunto abordado, além de deixar o locutor mais seguro e evitar possíveis falhas.

O ideal é que o script de rádio apresente:

Frases curtas

Períodos objetivos permitem um melhor entendimento da informação emitida, não demandando muita concentração. Além disso, ajudam o locutor a não “enrolar” durante o programa.

Na maioria das vezes, quem ouve rádio está fazendo outras atividades (trabalhando, dirigindo e até mesmo estudando), por isso, precisa que todas as frases sejam de fácil assimilação e compreensão.

Linguagem simples

O rádio é inclusivo e acessível, por isso abrange uma imensa quantidade de pessoas. Ele pode ser ouvido e compreendido inclusive por quem não teve instrução formal ou alto nível de escolaridade.

Para que sua rádio consiga alcançar um número maior de ouvintes, indicamos uma linguagem mais coloquial, sem palavras complicadas demais ou frases muito prolixas.

Ordem dos fatos

É a maneira como você vai contar a história, apresentar a sua playlist e organizar as matérias e atrações. Precisa fazer sentido para quem já estava ouvindo a sua web rádio e também para quem se conectou há poucos minutos. Por isso, é importante que seu roteiro seja organizado.

Duração de músicas e notícias

Para que o locutor não se perca nas entradas e saídas de notícias, o script precisa apresentar o tempo correto de cada informação. Isso inclui músicas, chamadas, entrevistas gravadas, notícias e comerciais. Tempo é dinheiro, isso é uma realidade até para rádio.

Palavras e números escritos como vão ser ditos

Seu programa tem muitas músicas em outras línguas ou aborda notícias internacionais? Se o apresentador não for fluente, escreva as palavras exatamente como devem ser ditas.

Exemplo: escreva “de buqui is on de têibou” (para ‘the book is on the table’). Isso vai deixar a pronúncia do locutor mais segura.

Faça o mesmo com números, sejam eles ordinais ou cardinais: dois bilhões de dólares, décimo quarto andar, cento e cinquenta quilos.

A sua rádio deve ser acolhedora, entusiasta e envolver emocionalmente seu ouvinte em qualquer tipo de programação. Independentemente do estilo do programa, a pesquisa é necessária para que ele seja completo e você esteja prevenido para qualquer lacuna que possa surgir.

Os dois exemplos de programas mais comuns são os de músicas e de notícias.

Como fazer script de rádio para um programa de músicas?

Chegou a hora de apresentar um programa inteiro de músicas: “As 10 mais pedidas”, “Flashback”, “Momento de Louvor”, etc. Não é difícil fazer um roteiro para esses temas, mas também é preciso inovar e variar de vez em quando.

Introduza o programa com animação e situe seu ouvinte, explicando o que vai acontecer. Ele pode participar ou não? Dá para pedir músicas pelo telefone ou internet? Qual é a duração do programa?

Se houver a participação de ouvintes, esteja preparado para os improvisos. As pessoas podem usar palavras inapropriadas para o horário ou falar além do limite. É importante ter jogo de cintura para cortá-las educadamente ou reverter a situação.

Durante as apresentações das canções, conte a história de algumas delas, diga algo sobre o compositor ou cantor. Curiosidades que possam interessar aos seus ouvintes e que sejam coerentes com o programa em questão vão atrair mais amantes da música.

Encerre com pesar por chegar ao fim, mas com alegria por ter sido excelente. Aproveite e faça um convite para a sua audiência acompanhar as futuras transmissões, sejam elas semanais, diárias ou mensais.

Como fazer script de rádio para um programa de notícias?

Se o programa de músicas requer pesquisa, o de notícias nem se fala, não é verdade?

Todas as matérias devem ser bem apuradas e, preferencialmente, apresentar fontes. Assim, o ouvinte tem certeza de que não foi você quem inventou a informação ou que caiu numa mentira criada por qualquer pessoa.

Diferentemente do programa de músicas, o noticiário deve ser iniciado com seriedade, mas com um tom de leveza. Não pode ser uma piada, muito menos uma notícia de plantão. A linguagem precisa apenas não ser muito rígida.

Prenda a atenção do público com a maior parte das notícias no início e mantenha a consistência até o final. Seja objetivo e claro em todas as notas. Não se envolva com o texto, apenas transmita os dados e tente ser coerente com a sua ordem. Faça blocos de assuntos, se necessário.

O mundo está cheio de notícias, boas e ruins. Então, procure balancear o seu noticiário com todos os tipos de informações que possam ser interessantes aos seus ouvintes. Aproveite e conclua com boas novas e deixe um ar mais ameno para que você possa emendar com outro programa da sua web rádio.

Para fazer com que seu ouvinte mantenha o interesse e escute o programa mais vezes, convide-o para ser um informante da web rádio. Se a sua programação é voltada para ele, nada mais justo do que convocá-lo a dar opiniões e sugerir pautas.

Qual a importância do locutor para o script?

Em qualquer estilo de programa ou modelo de script de rádio, o locutor precisa estar à vontade com o assunto, sem demonstrar insegurança. Caso não tenha sido ele mesmo a elaborar aquele roteiro, é muito importante dedicar um tempo para ler o material antes de apresentá-lo.

Marcar as palavras que precisam de uma entonação específica, assinalar as pausas e trocar o que achar necessário para falar melhor, sem mudar o sentido do que foi construído, são algumas dicas que vão ajudar na construção da fala durante a apresentação do programa.

Detalhe indispensável: sendo você locutor ou roteirista, tente não dar sua opinião nas transmissões.

Mesmo que a rádio seja sua, mantenha-se o mais distante possível dos assuntos tratados. A imparcialidade vai lhe ajudar a lidar com as diversas opiniões dos ouvintes, além de deixar sua emissora mais abrangente, alcançando um público maior.

É claro que existem vários modelos e formas de como se organizar para fazer um roteiro para sua web rádio. Aqui apresentamos, além da estrutura básica, algumas opções para os estilos de programas mais populares.

Gostou de descobrir como fazer script para o seu programa? Quer saber mais sobre o assunto? Para ter acesso a mais posts sobre como deixar sua web rádio cada vez melhor, assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente no seu e-mail!

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

Rating: 4.4/5. From 10 votes.
Rose Simoncello

Ver comentários

Compartilhar
Publicado por
Rose Simoncello

Artigos Recentes


Warning: imagejpeg(/home/maxcast.com.br/www/blog/wp-content/uploads/2018/01/Quais-equipamentos-para-rádio-FM-são-essenciais-346x188.jpg): failed to open stream: Permission denied in /home/maxcast.com.br/www/blog/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 484

A importância de uma Web Rádio para uma Igreja Evangélica

A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…

30 de novembro de 2023

Web rádio: a ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…

1 de fevereiro de 2022

Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…

16 de julho de 2021

Transmitindo o áudio de chamadas de vídeo para sua web rádio

Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…

14 de maio de 2021

Compartilhe sua grade de programação com seus ouvintes

Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…

25 de março de 2021

7 dicas para sua transmissão na sua Web Rádio ser um sucesso

Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…

22 de janeiro de 2021