Nos dias de hoje é difícil encontrar quem não esteja no WhatsApp, não é verdade? A ferramenta chegou em 2009 como alternativa para substituir as mensagens de texto pagas (SMS), revolucionando a comunicação e deixando os usuários de smartphones cada vez mais conectados.
Todavia, saiba que há tempos o WhatsApp deixou de ser apenas um canal gratuito para a troca instantânea de mensagens, tornando-se peça fundamental dentro das estratégias de marketing e divulgação para todos os tipos de empreendimentos — incluindo web rádios.
É pensando nisso que, no artigo de hoje, vamos apresentar um panorama geral sobre o uso do WhatsApp no Brasil, além de mostrar como esse famoso aplicativo pode ser utilizado em prol da sua web rádio. Acompanhe!
O WhatsApp no Brasil
Com mais de 900 milhões de usuários, o WhatsApp carrega, até então, o título de aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, sendo a América Latina — em especial, o Brasil — um de seus principais mercados.
O uso da ferramenta se transformou em algo tão rotineiro por aqui, que se torna difícil imaginar que em outras regiões do mundo ele não recebe tanto foco assim. Ainda que tenha sido vendido ao Facebook em 2014, por nada menos que 16 bilhões de dólares, seu uso em outros países não se equipara ao nosso.
Esse diferencial se dá por uma série de fatores relacionados ao nosso contexto, como o alto preço dos planos cobrado pelas operadoras e a popularidade da ferramenta nos sistemas Android e Windows Phone, instalados em aparelhos geralmente bem mais acessíveis que os da Apple, por exemplo.
Para se ter uma ideia, o WhatsApp é tão popular por aqui, que é considerado a segunda rede mais utilizada no país, ficando atrás apenas do gigante Facebook. Dada essa informação, é mais do que esperado que as empresas tenham enxergado no aplicativo uma ferramenta excelente de comunicação, divulgação e até mesmo fidelização.
Ferramenta de marketing
A utilização do WhatsApp como ferramenta eficiente de marketing vem ganhando cada vez mais adeptos entre as marcas. Uma das grandes vantagens desse canal corresponde à versatilidade em termos de conteúdo a ser trabalhado. Isso porque se trata de um aplicativo que viabiliza não só o envio de mensagens de texto, como também imagens, áudios e até mesmo vídeos.
Mas apesar dos ótimos resultados colhidos pelas empresas que já contam com o auxílio da ferramenta, o uso do WhatsApp — como em qualquer outro canal de mídia — precisa obrigatoriamente ser precedido de um planejamento estratégico, de modo a estabelecer exatamente o que será feito e o quanto isso está gerando de retorno.
Além disso, vale lembrar que a ferramenta gera benefícios diferentes para cada tipo de empreendimento, dependendo de fatores como:
- o segmento;
- o público;
- a possibilidade de otimizar ações por meio do aplicativo etc.
Abaixo, mostraremos como o WhatsApp pode ser útil para a sua web rádio.
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Por que usar o WhatsApp em prol da sua web rádio?
Incentiva o envio de pedido de músicas
Para que uma pessoa que se identifica com a proposta da sua web rádio se torne ouvinte assídua da estação, você precisa tocar ou transmitir aquilo que ela gosta de ouvir, concorda?
Se antigamente era necessário ligar para uma rádio para pedir que determinada música fosse tocada, hoje, basta enviar uma mensagem de texto instantânea e gratuita pelo WhatsApp. Disponibilizando esse canal para os ouvintes, você não só vai abrir as possibilidades de interação, mas fará com que eles se sintam parte da sua programação.
Representa uma excelente via de comunicação com o ouvinte
Seguindo a lógica do item anterior, por meio do WhatsApp não só é possível receber pedidos de música, mas também responder as dúvidas, solicitações sugestões e até mesmo elogios dos ouvintes.
Todavia, lembre-se de que juntar trabalho com a vida pessoal quase nunca é uma boa ideia e, em relação ao WhatsApp, isso não poderia ser diferente. Dessa forma, é ideal investir em um número para uso exclusivo da sua web rádio, que deve ser divulgado não só em seu site e redes sociais, mas também durante a programação.
Serve como canal para pautar notícias
Essa é uma tendência utilizada não só por emissoras de rádio, mas também por grandes programas jornalísticos da televisão. Nos dias de hoje, tanto o telespectador quanto o ouvinte são peças-chave no que diz respeito à construção da programação.
Isso se tornou possível por meio da internet — mais especificamente por ferramentas remotas como o WhatsApp. Isso porque, por meio dele, o ouvinte consegue criar pautas relevantes ao enviar para a rádio registros como fotos e vídeos de algo que está acontecendo in loco.
Pode ser um canal para a realização de entrevistas
Se as entrevistas fazem parte da programação da sua web rádio, o WhatsApp surge mais uma vez como um canal de otimização de processos. Isso porque, com ele, basta que o entrevistado também utilize o aplicativo para que a entrevista seja conduzida de maneira prática e eficiente, seja por mensagens de texto, áudio, chamada de vídeo ou até mesmo de voz.
Trata-se, dessa forma, de uma solução prática tanto para você quanto para seu entrevistado, que pode conceder a entrevista de onde estiver, sem obrigatoriamente precisar de sentar na frente do computador ou receber uma ligação.
Permite a realização de promoções por meio do aplicativo
As promoções realizadas durante as transmissões são excelentes formas de incentivar os ouvintes e a participarem ativamente da sua programação e, consequentemente, aumentar a divulgação da web rádio.
Dada essa informação, nada melhor do que utilizar uma ferramenta gratuita e democrática como o WhatsApp como o canal principal de suas promoções.
Aqui, uma boa dica é chamar o ouvinte para participar no início do programa mandando uma mensagem pelo aplicativo e, ao final da transmissão, sortear um brinde como um par de ingressos para o cinema, por exemplo — lembre-se de que a premiação deve sempre ir de acordo com o perfil das pessoas que escutam a sua web rádio.
Como você pode perceber, existem diversas maneiras de usar o WhatsApp em prol da sua web rádio, promovendo não só o engajamento com o público, como também o crescimento da audiência e a otimização de processos. Se a sua rádio ainda não conta com o apoio da ferramenta, é hora de considerar a implementação desse canal.
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16 Comentário
Entrevistas fica dificil, a não ser pré gravada, pois o delay na transmissão é um fator que atrapalha bastante. Já deveriam trabalhar alguma ferramenta pra solucionar esse adelay no streaming.
Olá Geo 🙂 Já entrou em contato com o suporte? Eles podem verificar e tentar solucionar o problema. Para falar com eles acesse o nosso chat online clicando nesse link https://maxcast.com.br/atendimento.php de Seg à Sex 8h às 20h e Sáb 8h às 17h 🙂
Existe uma maneira de gerenciar o Whatsapp sem utilizar um telefone ou colocar 2 whats no mesmo telefone ou vamos que ter um aparelho de Telefone celular só para gerenciar o Whatsapp da rádio?
Olá Adriano! Tem como utilizar o whatsapp pelo computador, mas você ainda vai precisar ter o celular para fazer isso. Sobre ter duas contas de whatsapp, na internet você encontra tutoriais ensinando como fazer isso pelo celular!
Que maravilha…
Estou gostando muito dos artigos, e como iniciante nesse seguimento das web,s rádios tem sido uma grande importância… Só quero agradecer a toda equipe Max Cast pela dedicação…
Abraço!
Francisco Sousa
Rádio Kairos de Anapolis
Nós que agradecemos Francisco!!! Nossa intenção é fazer que sua experiencia com a Maxcast seja ainda mais incrível. Abraço 😀
Olá. Gostei desses posts que encontrei pelo Facebook.
Pelo que entendi, é possível fazer rádio com o Whtasapp como se fosse uma “Live”. É isso???
Teria como receber os textos em micro comum??? E tratar as músicas solicitadas por esse micro e enviar para a “Live” sem interrupção??? Como fazer isso se o smartphone é Mono? Ou tem smartphone Etéreo???
Olá Euclides! Na verdade você usaria whatsapp como uma forma de divulgar sua rádio e interagir com os ouvintes. Você pode usar para que os ouvintes peçam alguma música, dê sugestões…dá para usar de diversas formas 🙂
sou Ednilson Rodrigues de Barreiras na Bahia, minha radiowebrodrigues.com, ja está no ar ha 6 anos, com a divulgação nas redes sociais a audiencia cresceu 200% aproximadamente,bem, gostaria de saber se tem como eu gravar a hora exclusiva e mandar pro streaming?
Que bacana Ednilson, sinal que nossa parceria está dando certo! Você está falando do “hora certa”? você pode inserir na sua programação sim! Mas qualquer dúvida entre em contato com o suporte pelo chat online que eles te explicam melhor como funciona. Acesse: https://maxcast.com.br/atendimento.php de Seg à Sex 8h às 20h e Sáb 8h às 17h 🙂
Boa Noite, Eu Já tenho a Rádio MAXCAST, O WhatsApp seria bom na minha rádio?
Olá Geraldo! Seria muito útil sim, pois com o whatsapp você pode interagir com os seus ouvintes e dessa maneira divulgar sua rádio 🙂
Existe alguma maneira de fazer uma entrevista pelo whatsapp e depois editar para um jornal de radio? e se existe, como fazer?
Existe sim Francisco! O WhatsApp envia e recebe mensagens de áudio. O senhor pode ir perguntando em áudio, a pessoa responde também em áudio, depois junta todos os áudios em um só e envia para onde o senhor desejar (jornal ou rádio). Mas isso é pouco prático, dá muito trabalho! O ideal é usar um aplicativo que é um gravador e gravar a conversa por telefone, seria bem mais fácil do que usar o WhatsApp. Alguns celulares já vem com aplicativo de gravador, mas, caso o seu não tenha, basta baixar no Google Play (se o seu celular for android, se for IOS baixe App Store).
Fazendo uma pesquisa rápida, encontrei este gravador aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.media.bestrecorder.audiorecorder&hl=pt_BR&gl=US
A parceria minha com a Maxcast completa agora 2023 9 anos só tenho agradecer a essa plataforma e se tem uma palavra para resumir tudo para com essa empresa é “gratidão” para você que é evangélico, cantor (a), comerciante essa ferramenta é de suma importância para você crie seu site hoje mesmo. http://www.maxcast.com.bg
Nem temos palavras para agradecer Cleber. Apenas dizer que nos orgulhamos de fazer parte da sua trajetória de sucesso, a qual não está galgada em nós ou em vocês mesmo, mas sim em nosso senhor Jesus Cristo que é quem nos inspira e nos move. Agradecemos novamente pela parceria e amizade e por nos recomendar.