Aprenda a criar incríveis vinhetas para rádio!

Em 2015, mais de R$ 5 bilhões foram destinados à publicidade para rádio —um meio de comunicação muito presente na vida dos brasileiros. Por isso, é necessário ter um cuidado especial para que o conteúdo transmitido por meio desse veículo seja de qualidade e obtenha o resultado esperado.

Uma das maneiras de transparecer credibilidade na sua estação se dá pela adoção de vinhetas para rádio, que nada mais são que pequenos trechos, cantados ou falados, anunciando um programa, o nome da rádio ou até mesmo os patrocínios e anúncios de publicidade.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo este post e aprenda a criar vinhetas para rádio!

Defina o objetivo da sua vinheta

O primeiro passo na criação de uma vinheta eficaz é decidir a mensagem que ela vai transmitir para os ouvintes.

Naturalmente, cada objetivo necessitará de uma abordagem diferente, seja na fala ou nas trilhas e nos efeitos sonoros utilizados. Por exemplo: para a divulgação de um show de sertanejo universitário, não faria sentido escolher uma entonação séria do locutor e muito menos uma música triste ao fundo, certo?

Também é preciso levar em conta o perfil do seu público e o que eles gostariam de ouvir na sua rádio. Faça pesquisas e buscas para descobrir quais são as preferências do seu ouvinte e use isso para criar vinhetas específicas e que serão bem-aceitas pela sua audiência.

Outro exemplo? Vamos lá!

Se o seu público for mais idoso, você precisará fazer locuções de maneira mais clara, pausada e com trilhas mais leves. Por outro lado, algo mais animado e contemporâneo é o mais indicado para se comunicar com um público mais jovem.

Se você produz uma web rádio, é muito importante adaptar as suas vinhetas — e o restante do seu conteúdo — para o mundo da internet, afinal, o padrão veiculado por frequências AM e FM podem não funcionar da melhor forma com o seu público.

Uma dessas adaptações é a adoção dos chamados calls to action, que são ações desenvolvidas pelos criadores de conteúdo para estimular os seus receptores, fazendo com que eles interajam com aquele produto, seja para fazer um comentário ou para compartilhá-lo nas redes sociais, por exemplo.

Faça uma locução de maneira adequada

Como mencionado, o estilo da locução deverá ser adaptado de acordo com a definição dos objetivos da vinheta.

Ao fazer uma vinheta com o nome da rádio, por exemplo, seja inovador e experimente usar novos jargões para que a memorização seja mais rápida.

Também é importante que a fala seja em um tom alegre, pois assim você conseguirá cativar o ouvinte com mais facilidade. Para propagandas e patrocínios, será necessária a escrita de um roteiro para que nenhum detalhe seja esquecido na hora da gravação.

Outra dica importante é se dirigir ao ouvinte em primeira pessoa, sendo o mais sucinto possível.

Se você mesmo for fazer a locução, esteja atento à dicção das palavras. Faça treinamentos e exercícios para fala antes das gravações, evitando assim o risco de ficar nervoso e “engasgar” com as palavras.

Caso coloque algum termo difícil de se pronunciar no roteiro, procure trocá-la por sinônimos mais fáceis.

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Escolha efeitos e trilhas certos

Os efeitos sonoros e as trilhas também são muito importantes para criar uma vinheta de sucesso. Afinal de contas, esses elementos servirão de complemento para o alcance do objetivo esperado.

Escolha sons e músicas que tenham a ver com o assunto tratado, mas saiba usá-los com sabedoria, pois podem causar poluição auditiva e irritar os seus ouvintes.

Quer uma dica? Lembre-se sempre de abaixar o som ou de colocar outra música mais instrumental nos momentos em que o locutor estiver falando.

A criatividade também é fundamental! Sendo assim, experimente novos sons e músicas e formas inovadoras de encaixá-los no seu projeto. Dessa maneira, você terá uma produção única, e os seus ouvintes lembrarão do seu trabalho com mais facilidade.

Fuja dos padrões e dos estereótipos de produção e faça vinhetas singulares e adaptadas para o seu público.

Use programas indicados para a função

Depois de decididos todos os detalhes, é hora de colocar a mão na massa!

Escolha programas que permitam a adição e a edição de novas faixas de áudio. Com eles, você poderá trabalhar com mais liberdade e fazer ajustes para que a sua vinheta fique mais profissional.

É possível comprar programas próprios para a edição de áudio, mas há alternativas gratuitas que podem ajudar bastante. Há, ainda, outro ponto que merece atenção: efeitos sonoros e músicas podem ser encontrados na internet. Nesse caso, fique atento aos direitos autorais.

Além de programas, equipamentos de qualidade se fazem necessários na criação de uma vinheta para rádio de qualidade, como um bom microfone e uma mesa de som. Com eles, a qualidade do áudio captado possui uma qualidade superior, além de não captar ruídos externos que podem dificultar o trabalho de edição.

Você também pode encontrar pela web modelos prontos de vinhetas para colocar no seu site ou contratar profissionais para produzi-las. A Maxcast, por exemplo, disponibilizou algumas vinhetas gratuitas para seus assinantes na sua plataforma.

Outra dica é a implementação de programetes. Tratam-se programas de, no máximo, cinco minutos, e que podem abordar assuntos variados como horóscopo, estilo de vida e previsão do tempo.

Vinhetas para rádio necessitam de uma atenção especial, visto que é somente pelo áudio que você vai fazer com que os seus ouvintes memorizem o nome da sua rádio ou do seu programa e sejam influenciados a comprar determinado produto ou serviço.

Por isso, sempre lembre dessas etapas na produção das suas vinhetas:

  • pesquisa do público-alvo e definição do objetivo da vinheta;
  • produção de roteiro;
  • escolha de músicas e sons;
  • edição adequada.

Ao conhecer cada um desses estágios, você conseguirá produzir um material de qualidade e contribui para o sucesso da sua rádio. Seja criativo, faça testes e empenhe-se em garantir sempre a melhor produção possível.

Gostou deste post? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a produzirem vinhetas de qualidade para rádio! O que acha?

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Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

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