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Você sabe o que é copywriting? Converta seus visitantes hoje mesmo!

São inúmeras as estratégias elaboradas todos os dias por profissionais ao redor do mundo, e os planejamentos envolvem redes sociais, métricas e diversas ferramentas para aumentar os resultados. No meio de tantas opções, uma tática está ganhando a cena do marketing digital: copywriting.

Considerada uma das melhores estratégias para elaborar um discurso de vendas, o copywriting direciona o cliente durante todos os estágios do funil até a realização da compra ou da ação desejada pelo estabelecimento.

Quer converter os visitantes do seu site com mais rapidez? Neste texto você vai entender o que é copywriting e como essa técnica se tornou uma poderosa estratégia para o marketing digital!

O que é copywriting?

Apesar de a palavra copywriting não ter uma tradução literal para o português, ela também é conhecida no Brasil como redação publicitária. Resumindo a sua definição, podemos falar que copywriting é a produção de um texto que tem como intuito realizar uma ação que é estabelecida por meio de um call to action (CTA) — ou chamada para ação. O artigo escrito pode ser utilizado em slogans, whitepapers, blogs, redes sociais e sites.

De maneira mais técnica, copywriting é uma arte que demanda um estudo personalizado para cada produção, pois cada trecho escrito precisa de atenção e cuidado para induzir o leitor a realizar a ação sugerida no texto.

Qual é a intenção do copywriting?

Assim como em outras estratégias da publicidade e do marketing, o copywriting não tem a venda final como a sua única finalidade. Ele pode ser utilizado para direcionar o leitor a realizar diferentes ações — seguir uma página nas redes sociais, deixar um comentário na publicação, assinar a newsletter, entrar em contato com a empresa, testar um software etc.

O CTA é o responsável por direcionar a audiência a realizar uma ação após a leitura do texto produzido. Ele deve ser escolhido com cuidado para que o leitor continue a percorrer os estágios do funil até finalizar a aquisição do serviço ou produto oferecido pela empresa.

Quais são os benefícios do copywriting?

Agora que você já sabe o que é o copywriting, vamos apresentar alguns benefícios que essa tática oferece às empresas que adotam a estratégia para converter os seus visitantes em futuros compradores.

Um texto publicitário bem estruturado pode chamar a atenção do leitor que está buscando algum produto relacionado ao seu trabalho na Internet. Artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre o conteúdo pesquisado pelo possível consumidor são alguns exemplos.

Ao realizar esse tipo de ação, uma empresa demonstra conhecimento e autoridade sobre o mercado em que atua. Sendo assim, o leitor vai construir uma relação de confiança com o estabelecimento.

Como utilizar as técnicas de copywriting para melhorar os resultados e converter leitores?

Para produzir um bom material que apresente os resultados esperados, existem algumas estratégias que devem ser utilizadas. Vale lembrar que, além dessas técnicas, é importante planejar cada pauta que vai ser escrita e conhecer muito bem o seu público-alvo. Apenas com esse conhecimento delineado corretamente será possível impactar o leitor da maneira correta.

Utilize o “porque”

Ao buscar conteúdo na Internet ou se deparar com algum material do seu interesse, o consumidor quer uma explicação plausível para a importância da realização da ação solicitada no texto. Os leitores estão mais aptos a seguir as instruções depois que argumentos ou razões são apresentados no decorrer do artigo publicado.

Realize comparações

Inserir analogias e metáforas em textos de copywriting são estratégias que produzem um artigo adequado. Produzir um texto que de cara transmita verdade faz com que o leitor já comece a sua leitura tratando o material com autenticidade. Dessa forma, a sua relação com o cliente vai começar de maneira muito mais fácil.

É importante ressaltar que se deve evitar realizar comparações entre serviços e produtos semelhantes aos seus. O ideal é comparar dois serviços distintos que são oferecidos, mas que se complementam.

Identifique os problemas do seu público-alvo

Antes de começar a produção de uma redação publicitária, o copywriter — profissional responsável pela escrita dos textos publicitários — precisa identificar quais são e como é possível solucionar os problemas que os seus potenciais clientes apresentam.

Apresente soluções para o consumidor

Após a identificação dos problemas, a empresa precisa planejar estratégias para que consiga apresentar as soluções plausíveis para as situações enfrentadas pelo seu público-alvo. Sendo assim, o processo ideal seria: identificar o problema do consumidor, apresentar essa situação para ele, demonstrar que você já enfrentou casos similares e manifestar o seu conhecimento sobre o assunto por meio de soluções relevantes para o cliente.

Proporcione exclusividade

Para se diferenciar dos demais, os consumidores buscam marcas e empresas que ofereçam atividades e produtos exclusivos para clientes especiais. Estudando os desejos e necessidades do seu consumidor em potencial, será possível descobrir quais serviços e produtos podem ser oferecidos de maneira exclusiva para que ele se torne um cliente fidelizado.

Crie um storytelling

Dentro do copywriting é possível usar o que chamamos de storytelling. A palavra pode ser traduzida para o português pela expressão “contar uma história”, que significa a produção de uma história relevante. Usar o storytelling durante a produção de um texto publicitário possibilita falar para o leitor quais são as ações que ele deve tomar, sem utilizar o imperativo.

Transmita afinidade

As pessoas têm uma tendência a se aproximar de marcas e empresas com características nas quais ela possam se identificar. Essa conexão pode acontecer por semelhanças em habilidades, desejos, necessidades ou, até mesmo, medos e angústias.

Ofereça algo para o seu leitor

Antes de solicitar informações pessoais como nome e e-mail para o envio de newsletter, disponibilize algum material que vá agregar valor para o leitor. Utilizar essa tática vai fazer com que a pessoa compreenda que todas as vezes que conferir o seu conteúdo ela vai receber algo em troca.

Muitas pessoas ainda não sabem o que é copywriting e perdem a oportunidade de converter os visitantes pela falta de informação disponibilizada para os consumidores interessados. Portanto, não perca tempo e utilize as informações deste texto para começar a utilizar essa estratégia no seu blog.

Se você quer saber mais dicas sobre captação de clientes e fidelização do público, continue a sua visita em nossa página e saiba por que ter um blog para divulgar a sua rádio online pode ser uma ótima estratégia!

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Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

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