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Chatbots para negócios: entenda mais sobre essa nova tendência

A experiência do consumidor nunca teve tanto foco quanto nos dias de hoje. Com o boom do marketing digital, as práticas que visam captar, reter e fidelizar clientes contam com um diferencial mais que relevante: proporcionar ao público uma relação satisfatória com o produto ou serviço que você tem a oferecer. Entre essas estratégias estão os chatbots para negócios.

Apostas certeiras para os anos seguintes, os chatbots chegaram para inovar o relacionamento com o consumidor e, ainda, trazer uma série de vantagens para os empreendimentos que fazem uso da ferramenta. Você já parou para pensar em como eles funcionam?

É pensando nisso que, neste post, vamos explicar o que são os chatbots, como usá-los a favor de um negócio e quais são as vantagens de contar com o auxílio dessa estratégia. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que são e como funcionam os chatbots?

Também conhecidos como assistentes virtuais, os chatbots são programas de computador capazes de automatizar o processo de atendimento ao cliente de um negócio por meio da inteligência artificial.

Eles simulam ao máximo, da maneira mais natural possível e em um tom de voz adequado ao negócio em questão uma conversa humana em determinados contextos.

Essa conversa pode acontecer em plataformas distintas, ou seja, tanto no SAC de uma empresa quanto no seu site, para solucionar as possíveis dúvidas do público em relação ao seu produto ou serviço. Isso facilita a resolução de tarefas burocráticas e garante mais tempo para a execução de outras tarefas

Você deve estar se perguntando como os bots são capazes de realizar interações como essas, certo? A resposta é simples: eles são programados para isso. E é aí que entra a inteligência artificial.

Por meio dela, o software do chatbot é preenchido com um banco de dados completo, que vai de acordo com a necessidade de cada negócio. Para explicar melhor, ele é configurado com as principais perguntas e respostas pré definidas, podendo ser personalizado com um vocabulário próprio.

Além disso, é possível programar a inserção de links e imagens para direcionar e facilitar ainda mais a compreensão do usuário do outro lado da tela.

Assim, quando o cliente inicia uma conversa com o chatbot, ele automaticamente interpreta a mensagem com o auxílio da inteligência artificial, que formulará a resposta de modo natural e imitando o comportamento humano. Para tornar esse contato ainda mais produtivo, o bot pode fazer perguntas personalizadas para cada usuário de acordo com a sua configuração.

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Como usá-los em um negócio?

Agora que você já entende o que é um chatbot e como a ferramenta pode ser programada para auxiliar o cliente, é necessário compreender em que situações ele é mais indicado e de que maneira ele pode ser usado para, de fato, automatizar e facilitar os processos de um negócio.

Para implementá-lo em sua empresa, é preciso primeiramente estabelecer um objetivo, que pode ser fortalecer o relacionamento com o público, realizar vendas online, tirar dúvidas sobre os seus produtos e serviços, entre outros. Abaixo, citaremos alguns dos principais:

Coleta de dados

Ao fazer perguntas simples e rápidas para o consumidor, o chatbot consegue fazer um trabalho eficiente de coleta de dados, obtendo insights que não poderiam ser conseguidos por meio de enquetes e questionários, por exemplo.

Qualificação de leads

Os analistas de mídias sociais contam cada vez mais com o auxílio dos chatbots para qualificar leads e prospectos, identificando aqueles com os quais as chances de se fazer negócio são de fato reais. Isso acontece, mais uma vez, por meio das perguntas programadas.

Vendas on-line

Já pensou em utilizar um chatbot como uma espécie de vendedor virtual? Essa é a realidade de muitas empresas que já aderiram a estratégias de inteligência artificial.

Eles são capazes de vender o produto ideal para cada tipo de consumidor, de acordo com as informações mencionadas e com opções que o cliente vai escolhendo ao interagir com o chatbot. Incrível, não?

Suporte ao consumidor

Essa é outra função bastante executada pelos chatbots. Eles passam a fazer parte do processo de atendimento ao cliente, uma vez que são programados com respostas para dúvidas frequentes, sem que seja necessário mobilizar todo um time de colaboradores para atender tais demandas.

Além disso, por meio do chat ao vivo em sites de e-commerce, o chatbot consegue auxiliar o cliente em sua jornada de compra, aumentando, assim, a taxa de conversão e até mesmo fidelização.

Contudo, saiba que não é indicado usar o chatbot para substituir por completo o atendimento humano, uma vez que existem demandas mais complexas que o bot não é capaz de resolver. Sendo assim, é ideal se preparar deixando uma pessoa disponível para elas.

Após escolher o objetivo do chatbot em benefício do seu negócio, defina em quais canais a ferramenta estará incluída. A ferramenta pode estar, por exemplo, em redes como o Facebook ou em seu próprio website.

Em todos os casos, lembre-se de que quando o bot é inserido nas suas redes sociais, você estará abrindo um canal eficiente de comunicação para todas as pessoas que acessam a sua página, ou seja, o alcance é ainda maior do que quando se coloca um bot dentro de uma página logada.

Quais as vantagens dos chatbots para negócios?

Imediatismo

Vivemos em um momento no qual as interações ocorrem de forma imediata. Essa é, talvez, uma das maiores vantagens do chatbot para negócios.

Isso porque eles podem responder aos clientes instantaneamente, sem que seja necessário enviar um e-mail ou telefonar para o suporte nas horas indicadas para obter as respostas desejadas.

Disponibilidade

Os chatbots estão disponíveis para interagir e auxiliar a solucionar as demandas do consumidor a qualquer hora do dia, ou seja, a disponibilidade é de 24 horas por dia, sete dias por semana.

Economia

Os chatbots representam uma excelente relação custo-benefício. Como não será preciso contar com um time inteiro de colaboradores para suprir as demandas de um SAC, por exemplo, é possível enxugar essas despesas e direcioná-las para outras demandas do negócio.

Personalização

Segundo uma pesquisa realizada pelo Marketing Dive, 71% dos internautas preferem visualizar anúncios e obter informações personalizadas. O chatbot pode ser bastante eficiente nesse quesito! Ao fazer perguntas e interagir com o consumidor, ele definirá promoções e conteúdos relevantes para ele.

Além disso, como já mencionamos, todo o tom de conversa do chatbot pode ser programado de modo a se relacionar com o público-alvo do negócio por meio de uma linguagem com a qual ele se identifica.

Como foi possível perceber, os chatbots para negócios chegaram para revolucionar o relacionamento com o cliente, trazendo vantagens competitivas e relevantes para o seu empreendimento. Sendo assim, se você ainda não incluiu a ferramenta em sua estratégia de marketing digital, quem sabe não chegou a hora de repensar essa atitude?

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Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

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Tags: marketing

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