Categorias: Marketing para Rádio

Saiba como é possível ganhar dinheiro com uma rádio online!

Se você já tem uma rádio que funciona na internet ou se está pensando em começar a investir em uma, mas anda preocupado em como ganhar dinheiro com uma rádio online, saiba que a sua dúvida é bem comum.

A maioria das rádios online começa sem muito capital inicial, já que basta um computador, um fone com microfone e acesso à internet para transmitir.

Contudo, transformar a rádio em um negócio rentável não é impossível, apesar de também não ser tão simples quanto possa parecer.

Fazer com que o trabalho gere uma renda significativa é algo que exige paciência e dedicação, mas saiba que sua rádio pode se tornar uma possibilidade profissional e uma boa fonte de lucros.

Neste artigo separamos algumas dicas para quem quer saber como ganhar dinheiro com uma rádio online. Confira e aprenda!

Escolha um host com espaço para anunciantes

Basicamente, as pessoas acessam uma rádio na internet por meio de dois canais: um computador ou um dispositivo móvel.

Nos computadores ou notebooks, a rádio vai tem uma URL personalizada que levará ao seu site. Já nos celulares ou tablets, o acesso é por meio de um aplicativo nas lojas dos sistemas.

Se você quer ganhar dinheiro com uma rádio online, a solução mais simples é ter anunciantes externos com banners expostos no seu site ou aplicativo.

Esse espaço ficará reservado para os anúncios e, a cada clique de um visitante, você ganhará uma pequena quantia. A partir do momento em que esses cliques se acumulam, começa a valer a pena.

Caso você já conheça alguma empresa que gostaria de “alugar” um espaço para anunciar, é possível negociar um preço fixo por determinado número de dias de anúncio ou então no modelo de cliques.

Para quem ainda não possui um anunciante, é possível utilizar programas como o Google AdSense para implantar o sistema automaticamente nesses espaços.

Gostando do artigo?

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Venda anúncios nos programas

Para conseguir esse tipo de anúncio você vai ter que colocar a mão na massa!

Se sua rádio online tem programas com temas específicos como, por exemplo, uma conversa sobre futebol, um jornalzinho sobre as últimas novidades automobilísticas no mercado ou uma rodada semanal sobre as estreias no cinema, você deve explorar esses nichos com os anunciantes.

A melhor forma de fazer isso é montar um kit marketing: um documento falando sobre sua rádio, seu propósito, seu público, e a programação. Este documento poderá ser enviado ou apresentado para as empresas que você acha que podem ter interesse em anunciar nos programas.

Geralmente, as empresas têm um núcleo que lida com a parte de venda e compra de anúncios e não é difícil achar entrar em contato com essa equipe.

Como a rádio é totalmente online, um ramo de empresas que se interessa bastante é o da própria internet. Aplicativos, serviços de hospedagem de sites, empresas que também funcionam online ou até outras web rádios podem ser bons parceiros nessa empreitada.

Movimente as redes sociais

Em um negócio de rádio online, a interação com o público é uma estratégia primordial. Dê ao seu público tudo que ele tem direito, Facebook, Twitter e Instagram, e se dedique para aumentar cada dia mais o número de seguidores nessas redes.

Mas é preciso estar atento, pois apenas números não garantem que esses seguidores vão ouvir a rádio.

Os novos fãs tem que ser engajados, se identificar com a programação da rádio para que haja sempre a possibilidade de retorno. Por isso, nada de apelar para empresas que vendem seguidores aleatórios para as suas redes.

O objetivo é ter fãs que comentem, mandem mensagens durante o programa, curtam e compartilhem as publicações. Com perfis sólidos nas redes sociais é possível monetizar posts nelas também, fazendo publicações patrocinadas.

Aposte no financiamento coletivo

Se os fãs da sua rádio gostam do seu trabalho, é bem provável que eles topem contribuir financeiramente com ele e te ajudar a se manter no ar.

Plataformas como o Padrim ou o Apoia.se fornecem um sistema de financiamento contínuo para suas produções, tornando possível ganhar dinheiro com uma rádio online.

Isso quer dizer que os apoiadores pagam uma quantia mensal para seu projeto, em troca de algumas vantagens. As recompensas podem variar desde uma sugestão de pauta para algum programa, até a participação do apoiador em alguma mesa-redonda da rádio.

Os financiadores, geralmente, gostam de ter alguma interação com os produtores do conteúdo, de forma que se sintam acolhidos e ouvidos pelos donos daquele projeto.

Tenha um programa de afiliados

Os programas de afiliados são uma boa opção para quem fala sobre produtos vendidos na internet.

Eles funcionam da seguinte forma: você cadastra seu site em uma dessas plataformas, como a Lomadee, a Hotmart ou a Amazon Associados. Quando achar que tem possibilidade de vender um produto sugerindo um link para seus seguidores, você entra na plataforma e escolhe uma das formas de anunciar aquele produto: por um link puro no texto, um banner ou uma foto, por exemplo.

Para cada seguidor seu que comprar o produto em questão ou algo no mesmo site do vendedor pelo seu link, você recebe uma porcentagem da venda.

Por exemplo, se você tem um programa na rádio que discute livros, poderá fornecer os links ou um código de promoção para que os ouvintes vejam os livros sobre os quais você está falando em no site de alguma livraria. Se eles decidirem comprar, uma parte do valor gasto vai para você.

Ter uma web rádio exige bastante comprometimento, principalmente pelo tempo em que fica no ar, precisando de alguém que a comande.

Apesar dos equipamentos e da transmissão em si não serem caros, trata-se de um projeto que demanda tempo dos produtores e, por isso, é legal que possa ser considerada uma profissão e renda lucro para quem está fazendo.

Com essas dicas você já pode começar a receber parte do seu investimento pessoal e financeiro de volta, com o objetivo de que a rádio possa caminhar sozinha, cobrindo todos seus custos e ainda gerando renda à medida que ela cresce, ganha público e se profissionaliza mais.

Se você gostou deste post sobre como ganhar dinheiro com uma rádio online e já está fazendo algo no seu negócio, nos conte nos comentários!

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

Rating: 3.6/5. From 15 votes.
Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

Ver comentários

    • Por nada Oscar! Nós que agradecemos a sua presença no nosso blog. Espero que continuemos criando conteúdos que sejam útil para o senhor.

    • Jorge, como você deve saber no Brasil o ECAD é quem cuida dos direitos dos artistas. Se houver denuncia, o ECAD pode multar por causa de uma música usada sem pagar os devidos direitos. É raro, mas pode acontecer. Em 11 anos de Maxcast isso aconteceu apenas com 1 de nossos clientes. Mas existem muitas músicas que já são de domínio público, e acreditamos que o senhor não terá problemas com artistas internacionais.

  • Ola Danival, tenho uma radio web gospel, e ja esta funcionando, a minha dúvida é como dar agora outros passos para fazer a radio se tornar rendável para se manter. nome da radio é radio shammah, ou pelo site http://www.radioshammmah.com.br, eu sou leigo neste assunto, mas tenho uma funciónaria que fica por conta da rádio, mas quero fazer a mesma crescer .
    voçê pode me ajudar?

    • Olá João, tudo bem? Aqui no blog da Maxcast tem muito conteúdo que vai ajudar no crescimento da sua rádio. Pede ela para ler outros artigos, tenho certeza que ela encontrará muitos materiais que ajudará no sucesso da sua web rádio. Que você e toda sua família tenha um ótimo natal e um próspero ano novo. Abraço

  • Com certeza vou utilizar essas dicas com minha rádioweb. Estou montando uma lista de músicas para a programação, vou assinar com a MaxCast. abraço a todos.

    • Que ótimo saber disso Jorge! Pode contar com toda a equipe para te ajudar a criar sua web rádio. E qualquer dúvida entre em contato conosco pelo telefone ou chat online, clicando na aba verde escrito "Atendimento Online" em nosso site, para podermos te auxiliar te auxiliar 😃 http://www.maxcast.com.br/area-do-cliente

  • Olá Boa Tarde. É muito interessante esse negócio de ganhar dinheiro com a rádio, mas quanto ao Eccad. Como fica. Pra evitar de contribuir com o Eccad, e não com os artistas brasileiros, posso tocar na Rádio músicas internacionais, sem que o Eccad venha incomodar. Ah! espero que o Presidente Bolsonaro e o Ministro Moro venham a verificar esse Tal de Eccad e comecem a agir pois tem muita coisa errada aí que acabam prejudicando não só os artistas mas os interessados em divulgar suas músicas em vários lugares como comércio por exemplo. O Eccad no meu ponto de vista e de 99,9% dos comerciantes só serve para estorquir dinheiro dos benfeitos. Pelo certo poderia até cobrar mais um valor pequeno por exemplo até 50,00 mensais e não coisa absurda pelo tamanho do comércio. Isso é uma vergonha.

    • Olá José! O ECAD é o órgão responsável pela fiscalização. É muito raro a fiscalização de webradios por serem muitas num país de dimensão continental, e ainda terem que fiscalizar bares, shows, lojas, etc. Normalmente, o ECAD envia uma notificação antes, mas desconhecemos sobre valores e taxas. Como não disponibilizamos conteúdos com músicas, consultas sobre o pagamento ou sua isenção podem ser feitas pelo cliente. Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo chat online https://maxcast.com.br/atendimento de Segunda à Sexta de 8h às 18h e Sábado de 8h às 17h que vamos te orientar melhor :)

  • GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR ZARARADIO NA TRASMISSAO, é que estou acostumado ao sistema de operação. grato

    • Olá Dirceu! Nossa plataforma também é compatível com o Zararadio e outros programas de transmissão ao vivo. Mas você pode experimentar também o Studio Online, nosso recurso exclusivo de transmissão ao vivo, com ele você transmite diretamente do navegador de internet, sem precisar configurar ou instalar nenhum programa e sem precisar ter os arquivos no computador ou celular. Entre em contato conosco pelo chat online clicando nesse link https://maxcast.com.br/atendimento de Segunda à Sexta de 8h às 18h e Sábado de 8h às 17h, para podermos te orientar melhor :)

  • ola pessoal da Maxcast estou com um projeto de abrir uma radio web gospel ,descobri vocês, muito bom, vou conversar com um parceiro irmão e vou contratar logo logo

  • Estou gostando muito eu sou locutor de propaganda estou com um home estúdio parado e estou em busca de conhecimento pra mim abrir a minha rádio botar na rede

    • Que bom que gostou José. Esperamos que os conteúdos possam contribuir em seu aprendizado. Qualquer dúvida estamos a disposição :D

    • Seja bem vindo Edmilson! O que precisar, pode contar com toda a equipe para ajudar sua rádio ser um sucesso ❤

Compartilhar
Publicado por

Artigos Recentes


Warning: imagejpeg(/home/maxcast.com.br/www/blog/wp-content/uploads/2018/01/Quais-equipamentos-para-rádio-FM-são-essenciais-346x188.jpg): failed to open stream: Permission denied in /home/maxcast.com.br/www/blog/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 484

A importância de uma Web Rádio para uma Igreja Evangélica

A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…

30 de novembro de 2023

Web rádio: a ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…

1 de fevereiro de 2022

Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…

16 de julho de 2021

Transmitindo o áudio de chamadas de vídeo para sua web rádio

Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…

14 de maio de 2021

Compartilhe sua grade de programação com seus ouvintes

Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…

25 de março de 2021

7 dicas para sua transmissão na sua Web Rádio ser um sucesso

Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…

22 de janeiro de 2021