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Pós-venda em rádios: veja como garantir mais anunciantes recorrentes

Quem trabalha em rádio sabe da importância dos anunciantes, afinal, é graças a eles que a emissora consegue se sustentar. Portanto, não basta apenas vender um espaço para propaganda: é necessário fornecer um suporte pós-venda, um amparo para que o cliente sinta que pode contar com você.

O pós-venda é um conjunto de ações de marketing realizado após a negociação de um produto ou serviço. Nele, a empresa executa uma série de atividades visando garantir a satisfação do cliente, como pesquisas, promoções exclusivas, atendimento, suporte, entre outras.

Para que isso aconteça, é relevante que a rádio tenha profissionais capazes de captar novos clientes e reter os antigos, com ações que possam auxiliá-los mesmo depois da efetivação do negócio.

Quer saber mais sobre pós-venda em rádios? Continue a leitura e confira!

Quais são as necessidades básicas para o atendimento pós-venda?

Um bom pós-venda funciona como um suporte para o cliente, mas vai além da resolução de problemas. Esse trabalho é essencial para destacar sua web rádio da concorrência, pois mostra que você oferece um auxílio que não é visto em outro lugar. Para que isso aconteça, alguns aspectos devem ser considerados. Acompanhe!

Cumprimento das promessas do serviço

Não adianta: o principal de uma venda é oferecer o produto ou serviço solicitado pelo cliente. De nada serve um bom atendimento se você não cumpre o que foi acordado durante a negociação. Faça uma pesquisa de satisfação com o cliente e pergunte se ele recebeu exatamente aquilo pelo que pagou.

Atendimento facilitado e consultivo para os anunciantes

Cada anunciante tem um objetivo diferente, portanto não é correto tratar uma empresa mais tecnológica da mesma forma que um negócio tradicional e familiar. O atendimento pós-venda deve ser adaptado para cada cliente.

O pós-venda também é necessário para mostrar a funcionalidade do anúncio em rádio. Por ser um meio de comunicação muitas vezes de nicho, a web rádio pode não ser considerada como um canal real para anúncios e contato com o público-alvo do anunciante.

A rádio deve mostrar dados que comprovem o funcionamento da publicidade veiculada nela. Isso também é essencial para que os clientes percebam que a rádio se preocupa com os resultados obtidos.

Por fim, o cliente deve saber que pode contar com a sua emissora. O pós-venda deve mostrar-se à disposição para retirar todas as dúvidas do anunciante, tanto antes quanto após a negociação e a veiculação do anúncio.

Contato pós-venda

Depois da venda concretizada, não deixe de manter contato com o cliente, para saber se ele alcançou o resultado esperado. Envie pesquisas de satisfação, mostre um canal de atendimento 24 horas caso haja algum problema, pergunte periodicamente sobre o andamento do negócio e ofereça soluções para melhorar essa porcentagem.

Orientação para novas campanhas

Novamente, muitos clientes não têm noção de como a rádio pode ajudá-los a aumentar suas vendas ― principalmente porque não conhecem tanto sobre publicidade.

Além de dados, a emissora pode oferecer sugestões de campanhas, com locutores profissionais, detalhamento dos produtos e anúncios no programa mais orientado ao público-alvo do anunciante. De novo, isso mostra a preocupação da rádio com o negócio do cliente e traz uma publicidade realmente efetiva, que vai mostrar resultados.

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Como aumentar o engajamento dos anunciantes?

Além de mostrar-se sempre disponível para resolver os problemas dos clientes, a rádio deve estimulá-los a entrar em contato e fazer novas negociações. Esse tipo de trabalho é essencial para atrair novos patrocinadores.

A seguir, confira nossas sugestões para aumentar a interação entre anunciantes e web rádio!

Premiações

Por que não oferecer benefícios exclusivos para clientes que estão sempre anunciando na sua rádio? Você pode, por exemplo, disponibilizar premiações referentes a uma determinada meta, como a veiculação de 10 campanhas seguidas na emissora, ou proporcionar a gratuidade no horário nobre de um determinado dia. É importante que o prêmio realmente seja útil e traga valor para o cliente.

Contato frequente

Para saber se os anunciantes têm tido êxito com sua rádio, é preciso manter contato constante com eles. Isso significa que apenas uma mensagem após a venda não é o suficiente; é preciso que o trabalho seja periódico. Mantenha uma agenda atualizada com todos os anunciantes da rádio, incluindo aqueles que não mantiveram continuidade no serviço.

Bonificações de serviços

Além dos prêmios, você pode oferecer bonificações, como descontos exclusivos e promoções para quem já anunciou na sua rádio. É possível também abater o valor final de anúncios em mais programas ou sugestões de campanhas inovadoras para seus clientes. Lembre-se de mostrar algo que ele ainda não tenha visto em outras rádios e que possa realmente ajudar a aumentar suas vendas.

Ouvidoria

Às vezes, a rádio está estagnada ou não oferece todas as ferramentas necessárias para o anunciante. Caso o cliente queira deixar sugestões ou críticas, por exemplo, é relevante que haja um espaço ou serviço específico para tal. É dessa forma que você poderá ofertar as melhores vendas para ele e manter sua emissora sempre atualizada. Isso ainda vai ajudar bastante nas negociações com novos clientes.

Além disso, saber que a web rádio está ouvindo as críticas faz com que o patrocinador não veja necessidade de procurar outras redes públicas para fazer reclamações, como o Reclame Aqui.

Atualização nos serviços

Ouvir as críticas e colocar mudanças em práticas são atitudes essenciais para mostrar ao cliente que suas observações são levadas em consideração. Além disso, ele percebe que a rádio não está na inércia, mas sim busca melhorias constantemente, visando à satisfação de todos os envolvidos. Essa atualização pode ser realizada em qualquer fase da negociação, incluindo no pós-venda.

Como você viu, o pós-venda é tão importante quanto a negociação em si. É por meio dele que você pode reter clientes e até atrair novos, já que eles se sentirão seguros com o oferecimento desse suporte. Portanto, não deixe de investir nesse tipo de serviço e de manter contato contínuo com seus anunciantes. Vale ressaltar que essa também é uma ótima forma de usar as críticas para modernizar sua rádio.

Gostou de saber mais sobre pós-venda em rádio? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outros radialistas a entender melhor o assunto!

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Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

Ver comentários

  • Gostaria de solicitar nomes e endereços de rádios webs que estão faturando de verdade. Aí no Brasil, acho que ainda estão levando o negócio muito no amadorismo. Moro em Portugal e estarei de volta ao Brasil ano que vem e pretendo investir pesado em uma rádio web profissional, com estúdio montado em shopping, como faziam as fms dos anos 90, carro personalizado e pedágios nas ruas. Minha intenção é fazer barulho e contarei com o suporte de vocês. Sou profissional do rádio a 26 anos e montarei minha estrutura na cidade de Sete Lagoas/MG a 60 Km de Belo Horizonte.

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