Categorias: Marketing para Rádio

O que é e como usar um funil de ouvintes para sua web rádio

OK, você agora tem a sua web rádio. Você realizou esse sonho de trabalhar com uma rádio, trazendo informação e entretenimento aos ouvintes com aquele toque especial de sua habilidade como um radialista.

Você aprendeu como controlar a web rádio, montou sua playlists com o melhor do gênero musical da sua escolha e está pronto para trazer informações, notícias, músicas para o público da rádio, oferecendo o que há de melhor na sua programação.

Mas como você vai trazer esse público para sua web rádio? E depois de trazê-lo, como você vai manter seus ouvintes? Nesse artigo vamos te trazer um conceito do uso de um funil de ouvintes para sua rádio, com foco em levar o fluxo da internet a serem fãs apaixonados pela sua web rádio.

Uma coisa importante nesse contexto é que, como qualquer funil, se tem uma entrada grande para passar por um caminho que fica estreito. Ou seja, se você tem um fluxo de 10.000 acessos e consegue reter 1,5% ou 150 ouvintes, isso é um sucesso, pois esses 150 são seus ouvintes fiéis da web rádio, não te abandonam e te divulgam.

Além disso, o foco da web rádio tem de estar alinhado com um nicho de atuação. O que isso significa? Por mais que montar uma rádio traga a ideia de de criar uma programação que alcance todo mundo, o grande segredo da web rádio é trazer para um público específico uma programação única, que ele não encontra numa rádio de sinal.

Fases do funil de ouvintes

Visitantes

Essa fase é covalente a fase de descoberta em um funil de vendas. Levando em consideração o que dissemos antes, a primeira e mais larga fase do seu funil se refere a sua divulgação e nesse ponto toda promoção da web rádio é importante.

Divulgação de páginas de redes sociais, trabalhos com SEO de seu site, divulgando sua fanpage do facebook, sua página do twitter, indicação de amigos, etc. O importante aqui é que existam maneiras do visitante em potencial chegar ao seu site. Lembrando que estamos falando de visitantes, não de acessos: visitantes clicam em links, abrem posts, gastam tempo no site. Acessam, abrem a página e saem dela.

Ouvinte passageiro

Nesta fase o funil se estreita, pois muita gente que pode ter chegado à sua web rádio por algum link ou algum interesse, pode ter sanado a dúvida / curiosidade ou então se desinteressado pelo conteúdo. Pode ser que a pessoa não goste das suas músicas ou então que o site não agrade, então ela sai da página.

As chaves para evitar esse tipo de comportamento são conteúdo de qualidade e a interação com o visitante. O conteúdo de qualidade oferece motivos, além da boa música, para que o visitante continue no site e leia seus posts. Com o engajamento, isso é, se envolvendo nesse contato com o público, respondendo e curtindo comentários, etc., você cria um vínculo com essa pessoa que acessa sua página, onde eventualmente ela quer mais da interação e que também de seu conteúdo. Isso é fundamental para a próxima fase do funil de ouvintes.

Ouvinte casual

Aqui o funil se estreita ainda mais pois ficam as pessoas gostam do engajamento, do conteúdo e das músicas, mas mesmo gostando não são ouvintes frequentes. Com isso entra a importância do passo anterior, o engajamento: se a pessoa aparece só na hora de um programa de, digamos, louvores gravados e não aparece depois, é só interagir com ela, por exemplo, quando o responsável por essas gravações estiver ao vivo.

Pra isso é imprescindível o uso de formulários com e-mail, interações em postagens e respostas de comentários em redes sociais como o facebook, retweets, etc. A sacada aqui é que esse ouvinte casual recebe algum aviso para que ele volte a ouvir sua web rádio.

Ouvinte regular

Nesta fase que é também mais estreita no funil de ouvintes, fica o resultado do trabalho bem feito em engajamento com seus ouvintes. Aqui ficam aqueles que gostam das suas músicas, gostam do seu conteúdo, mas também gostam do engajamento.

São eles que respondem postagens em redes sociais, pedem músicas por seus formulários e que estão em média pelo menos 5h por semana ouvindo sua programação. Aqui a única dica é manter o bom trabalho nas suas postagens e playlists no site, bem como também em facebook, twitter e outros.

Ultra ouvinte

Nessa última fase do funil, contando com a continuação do bom trabalho e do engajamento, esse ouvinte vai mesmo vestir a camisa da sua web rádio. Ele vai compartilhar postagens, responder comentários, retweetar com frequência, ouvir quase que diariamente e o mais importante de tudo, ele vai divulgar sua web rádio.

Ele vai mostrar para pessoas nos círculos de convivência dele, como familiar, profissional, fraterno, amoroso, etc., o quão boa é essa web rádio e isso vai trazer ainda mais ouvintes.

Conclusão

Todos os passos caracterizam a jornada do ouvinte e o que sai do funil de ouvintes para o seu “pote” de ouvintes fidelizados são os ouvintes apaixonados pelo seu conteúdo, que não perdem suas transmissões e que são fãs do seu trabalho.

Eles também são os mais propensos a levarem em consideração as promoções e anúncios feitos em seu site e transmissões. Então chegar nesse ponto é essencial para aumentar a capacidade de aumentar a arrecadação de sua rádio por parte de anunciantes e patrocinadores.

Os passos dentro do funil de ouvintes não são obrigatórios nem muito menos terminais; alguém pode conhecer sua web rádio por uma postagem e se tornar fã de primeira, do mesmo modo que alguém que interage em todos os comentários e sempre curte todos os posts pode deixar de ser fã. Só tem uma coisa que faz com que qualquer um dos dois exemplos aconteça, qualidade ou falta de qualidade do conteúdo da sua web rádio.

É importante então se engajar, responder aos ouvintes, trazer novidades, entreter seu público, isso além de trazer uma boa seleção dentro do seu gênero musical ao seu ouvinte. Esses pontos retém o ouvinte, o fidelizam e fazem com que ele vire o fã que você sempre quis para sua web rádio.

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Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

Ver comentários

  • Me associei a Maxcast pelo proficinalismo de vocês, estão de parabéns, aproveitando a data Feliz Natal e um Ano Novo cheio de sucessos a todos.
    Musical FM Cruzeiro

    • Olá Carlos, ficamos muito felizes em saber que escolheu a gente e está satisfeito com o nosso serviço. Desejamos muito sucesso pra você e para a sua rádio. Que você e toda sua família tenha um ótimo natal e um próspero ano novo 🥰

  • Parabéns ao pessoal da Maxcast. Somos Clientes desde de Maio/2018, iniciamos com 138 ouvintes em nossa web radio, hoje já estamos ultrapassando a casa dos 5300 ouvintes mensais. Queremos crescer muito mais! Paratanto, além de outros, levamos a sério seus artigos pois nos orientam e, suas dicas são realmente relevantes. Somos a Web Rádio Panamericana.com nosso site é http://www.webradiopanamericana.com - contamos com sua parceria Maxcast. Valeu obrigado por tudo. Muito bom. Sentímo-nos bem assessorados pela MAXCAST. Nossa equipe agradece: Caroline (adm), colaboradores: André, Rosi, Paulo.

    • Uau, essa rádio é top demais! Estamos juntos amigos e esperamos que essa parceria continue sendo um sucesso. Nós que agradecemos a confiança 😍👏❤

    • Ficamos felizes que tenha gostado Éder e agradecemos a confiança. Vamos continuar trabalhando para sempre trazer mais novidades :)

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