Índice
- Entenda o que é uma web rádio
- Estabeleça um gênero para a sua web rádio
- Gostando do artigo?
- Defina o público que você deseja alcançar
- Reúna os equipamentos necessários
- Comece a planejar a programação
- Personalize sua rádio e programação
- Crie um site para a sua web rádio
- Busque formas de financiamento
- Faça parcerias com criadores de conteúdo
- Mantenha os seus direitos autorais
- Decida qual será o estilo de transmissão (ao vivo ou gravada)
- Analise dados da sua audiência
- Proponha uma interação com a sua audiência
- Faça um planejamento estratégico constante
Ter um canal de comunicação de massa deixou de ser, há tempos, uma exclusividade das grandes empresas do setor. Nos dias de hoje, qualquer pessoa pode ter seu público, programação, audiência e até rentabilidade, caso consiga fazer um bom planejamento estratégico de seu veículo.
No caso da web rádio, conhecida também por rádio online, essa tarefa pode ser mais simples do que parece, já que a internet oferece ferramentas de transmissão de baixo custo e com alto alcance.
Além do mais, em tempos de alta conectividade, o que as pessoas mais querem é acessar o conteúdo com facilidade, de qualquer lugar, e na palma de suas mãos — por meio de smartphones e tablets, por exemplo.
Pensando nisso, apresentamos, neste post, um guia sobre como planejar estrategicamente a criação de uma web rádio. No texto, você conhecerá dicas que vão desde a criação da estação na internet até a montagem e veiculação da programação.
Antes, porém, vamos explicar brevemente o conceito de web rádio, para que você possa compreender suas especificidades. Confira!
Entenda o que é uma web rádio
Se até há alguns anos era necessário ter um equipamento eletrônico de rádio para ouvir músicas, programas jornalísticos e informações em geral, hoje, com a expansão da internet e dos recursos digitais, até os veículos de massa (televisão, rádio, jornal etc.) receberam versões online, com hospedagem e transmissão pela internet.
E o ponto mais interessante dessa “digitalização” dos meios de comunicação é que as pessoas, que antes eram apenas receptoras, também podem ser produtoras de conteúdo.
No caso da web rádio, as fronteiras de transmissão são praticamente infinitas. Isso quer dizer que a sua web rádio pode ser acessada por cidadãos de outras cidades, estados e até países.
Se nas rádios convencionais a transmissão depende de ondas eletromagnéticas, na web rádio o som se propaga pelo meio digital. É por isso que ele pode chegar a qualquer pessoa conectada à internet.
Mas, afinal, como é possível montar uma programação de qualidade, criar conteúdos relevantes, fazer uma playlist de músicas e notícias e colocar tudo isso para ser transmitido via internet?
Essas e outras tarefas são mais simples do que parecem. Veja, a seguir, como montar e gerenciar sua web rádio.
Estabeleça um gênero para a sua web rádio
Antes de colocar uma web rádio no ar, é preciso fazer um planejamento das ações. E esse planejamento requer, como primeira atitude, que você defina o gênero da sua rádio, ou seja: a temática e o foco da programação que será transmitida.
Dessa forma, você pode realizar um gerenciamento mais eficiente de seu canal, estabelecer o seu público-alvo com mais precisão e buscar parcerias comerciais, entre boas práticas.
Como exemplos de gêneros de rádio e web rádio, podemos citar:
Rádio musical
A programação é basicamente composta por músicas, com pequenos espaços para locução, comentários, notícias e entretenimento. A rádio pode ser segmentada por estilos musicais (sertanejo, pop rock, clássicos, jazz, entre outros) ou abrigar todos os ritmos.
Rádio noticiosa
Tem o objetivo primordial de difundir conteúdo noticioso e/ou jornalístico, com informações atuais e incluindo, ainda, a prestação de serviços ao público. O conteúdo pode ser variado (abordar diversos assuntos) ou específico (direcionado para um tema, como economia, saúde, educação e qualquer outro que seja pertinente à audiência e ao horário).
Rádio esportiva
Também possui um cunho mais informativo, porém, com um conteúdo direcionado para o setor de esportes, podendo abrir espaço para a transmissão de jogos em tempo real.
Rádio entretenimento
Oferece uma programação variada, que inclui desde notícias — que não precisam ser, necessariamente, atuais —, músicas, debates, entrevistas etc.
Rádio trânsito
Informa, em tempo real, as condições de tráfego para os motoristas de uma cidade ou região, com a finalidade de auxiliá-los a encontrar a melhor trajetória para um destino. É muito comum nas principais capitais do país.
Rádio religiosa
Compartilha notícias e músicas de uma determinada denominação religiosa e transmite cultos, pregações e eventos — preferencialmente ao vivo. Inclui momentos de reflexão e pontos de interação com a audiência, como leitura de cartas ou aconselhamento.
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Defina o público que você deseja alcançar
Com a definição do gênero da web rádio, o próximo passo é estabelecer o público-alvo da sua programação, ou seja, as pessoas que possivelmente se interessariam pelo seu conteúdo.
Esse passo é fundamental e de suma importância, afinal, a essência de um canal de comunicação é a sua audiência. É para ela que uma programação e os possíveis anúncios são pensados.
Vamos supor que o gênero escolhido para a sua rádio seja o musical. Embora haja dezenas de ritmos e estilos, sabemos que as preferências podem variar entre as pessoas. Se a ideia é atingir um público adolescente, por exemplo, músicas clássicas, dos anos 70 e 80, talvez não façam tanto sucesso. Já os estilos pop, mais atuais, com certeza cairão no gosto desse grupo.
É por isso que a análise do público-alvo se torna essencial no planejamento da web rádio. Com ele, é possível pensar na programação mais adequada e manter a audiência em alto nível.
Atualmente, muitos estrategistas do setor de comunicação criam personagens imaginários (conhecidas como personas) que representam o público-alvo de suas ações. Para tanto, eles respondem perguntas, tais como:
- sexo: masculino, feminino ou ambos;
- faixa etária: acima dos 35 anos, adolescentes, idosos;
- classe: média, alta, baixa, todas;
- escolaridade: superior, universitário, escolar;
- gostos e preferências: aventureiros, surfistas, religiosos, esportistas;
- frequência na internet: alta, média, baixa;
- formas de acesso à internet: computador, smartphone, tablets, entre outros.
Ao responder questionários como esse — que podem incluir outras perguntas — você estará munido de um primeiro estudo sobre o seu público-alvo e terá um bom recurso para montar sua programação.
Reúna os equipamentos necessários
Antes de colocar a web rádio no ar, é importante checar se você possui todos os recursos necessários para que ela funcione corretamente.
Além de um computador com boa conexão com a internet — recomendável acima de 1 MB de velocidade —, você precisa de um serviço de streaming, que é o que transmitirá sua programação pela internet, seja em tempo real (ao vivo) ou de forma agendada (gravada).
Um bom exemplo de serviço de streaming é o do programa Auto DJ que, além de possibilitar a transmissão, oferece soluções bem práticas para a montagem e a edição da programação.
Nele, é possível armazenar áudios e músicas, configurar uma playlist e soltá-la na sua programação, além de vinhetas e locuções automáticas — como aquelas que informam a hora, o dia e as condições do trânsito.
No mais, alguns acessórios podem auxiliar o seu trabalho no dia a dia. Se a sua rádio for informativa, por exemplo, é necessário contar com um bom microfone, mesa e cadeira (para receber entrevistados), monitores de som e câmera, revestimento acústico para o estúdio etc.
Lembre-se também de reservar um espaço exclusivo para a sua rádio. Dê preferência para locais onde há pouca interferência de pessoas e barulhos externos.
Não que isso vá atrapalhar a transmissão, afinal, o serviço de streaming está apto para colocar a rádio no ar sem nenhum problema ou ruído. É que, dependendo do trabalho que você for realizar — como uma entrevista ou transmissão ao vivo —, um espaço mais reservado pode contribuir para o bom andamento dessa tarefa.
Comece a planejar a programação
Munido das informações sobre o gênero, o público da sua web rádio e com as ferramentas apropriadas em mãos, é hora de começar a planejar sua programação. Esse trabalho requer atenção e cuidado, afinal, alguns conteúdos (especialmente os musicais) exigem autorizações para serem divulgados. Fique atento às regras e exigências da categoria.
Mesmo assim, sua programação pode incluir conteúdos próprios que, obviamente, estarão livres de direitos autorais. Isso é possível, por exemplo, com as rádios informativas, cujos boletins de notícias podem ser feitos por você ou sua equipe de trabalho.
Como regra, tenha sempre em foco o público que se quer atingir e o que ele deseja ouvir, em termos de conteúdo, informação e música. Busque oferecer o que, de fato, vai agradá-lo ou até surpreendê-lo.
Personalize sua rádio e programação
Além de inserir conteúdos (próprios ou de terceiros, com a devida autorização), você pode deixar a programação da sua web rádio mais personalizada, inserindo, por exemplo, vinhetas — chamadas que identificam o programa.
O programa Auto DJ, que recomendamos, possui recursos bem práticos que ajudam o gestor da rádio a montar vinhetas profissionais, combinando sons que tenham a ver com o tema ou com o nome do programa.
E por falar em nome, crie algo curto, chamativo e impactante, que caia no gosto do ouvinte e que seja fácil para ele lembrar. Se achar conveniente, complete com um slogan, uma frase curta que resuma bem o propósito da sua rádio.
Essas informações podem ser inseridas nas vinhetas de abertura, no encerramento da sua programação, no site da web rádio e nas redes sociais (detalhes sobre esses recursos você confere mais à frente, neste artigo).
Se os seus programas incluem algum tipo de locução (nos boletins de notícias, por exemplo), vale a pena colocar uma música de fundo para dar ritmo à narração. Dessa forma, o ouvinte ficará mais atento, sem o risco de cair na monotonia.
Cuide apenas para que o volume desse som — de preferência um instrumental, sem vozes — fique mais baixo que a fala do locutor.
Por fim, recorra aos chamados programetes, ou seja, quadros diários para sua rádio, com pequenas inserções, de um a dois minutos. Eles vão deixar sua programação ainda mais profissional, completa e dinâmica.
A seguir, você confere alguns exemplos de temas para os seus programetes e sugestões do que eles podem abordar:
Dicas de viagens
Destinos imperdíveis, itens importantes que devemos verificar antes de pegar a estrada, instruções sobre documentação necessária.
Horóscopo
Previsões astrológicas para diversas áreas da vida de uma pessoa — relacionamentos, finanças, trabalho, saúde.
Boletins esportivos
As últimas notícias do esporte local, nacional e até internacional, com foco principal nas partidas de futebol, com comentários de especialistas da área sobre o mercado da bola e resultados.
Previsão do tempo
Boletins de institutos de análise de clima sobre o tempo (possibilidade de chuva, seca, sol) e temperaturas (mínima e máxima).
Resumo de novelas
Descrição breve do que deve ir ao ar nas telenovelas em dias determinados.
Parábolas cristãs
Reflexões bíblicas e sua aplicação no dia a dia das pessoas.
Minuto de reflexão
Frases e comentários motivacionais sobre diversos aspectos da vida — carreira, família, saúde, entre outros.
Crie um site para a sua web rádio
A página na internet em que os ouvintes vão acessar sua rádio também merece receber atenção especial, afinal, a primeira impressão conta muito para que o público dê um play na sua programação.
Nessas horas, vale recorrer a um site administrável, ou seja, uma espécie de site pré-moldado para web rádios e que pode ser personalizado por você de uma maneira simples e prática — ou seja, não é necessário contratar um webmaster, por exemplo.
Além de conter o player da sua rádio, o site pode contar com outros recursos que vão facilitar sua interação com os ouvintes, bem como promover melhor a sua programação — os botões de compartilhamento nas redes sociais são bons exemplos.
Isso sem falar nos possíveis anúncios que você poderá inserir no site, abrindo assim uma possibilidade de geração de renda.
Busque formas de financiamento
Por mais que os custos iniciais para colocar a web rádio no ar não sejam altos, vale a pena pensar em formas de financiamento do seu veículo. Afinal, novos gastos poderão surgir com o passar do tempo, como:
- compra de novos equipamentos;
- contratação de pessoas;
- deslocamentos para coberturas jornalísticas;
- reforma e/ou expansão do estúdio de gravação.
Além de buscar anunciantes — um trabalho que costuma ser mais eficiente quando já existe uma audiência expressiva —, uma ideia é encontrar parceiros voluntários ou instituições apoiadoras de novas iniciativas, como ONGs, entidades governamentais ou até pessoas físicas.
Contudo, vale ressaltar que o apoiador pode, dependendo do acordo estabelecido, exercer algum tipo de influência na sua programação. Portanto, na hora de fechar a parceria, deixe claro quais são as regras de anúncio e interferência na programação.
No mais, o recurso clássico de financiamento de uma rádio são os chamados comerciais ou propagandas. Você pode abordar empresários, profissionais do setor de marketing e outros anunciantes com uma proposta de inserção de publicidade na programação.
É bem provável que o possível parceiro solicite números da sua audiência já na primeira reunião. Por isso, no começo desse tópico, falamos que esse trabalho costuma gerar mais resultados quando a sua rádio já possui um público fiel.
De qualquer forma, vale abordar pequenos anunciantes que apostem no seu trabalho — mesmo em fase inicial.
Faça parcerias com criadores de conteúdo
Se o gênero da sua rádio for o jornalístico, por exemplo, a criação de conteúdo inédito, ou até mesmo atemporal, pode se tornar uma tarefa difícil de ser executada por apenas uma pessoa.
Mas, se os seus recursos financeiros não forem suficientes para cobrir as despesas com profissionais da área, uma boa ideia é buscar parceiros voluntários de criação de conteúdo.
Conforme abordamos no início desse artigo, nos dias de hoje as pessoas se tornaram produtoras de informação. E algumas delas estão mais interessadas em fazer sua voz ser ouvida do que, necessariamente, receberem dinheiro por isso.
Dessa forma, é possível convidar parceiros que aceitem colaborar com o seu projeto de forma voluntária. Eles podem ser comentaristas, entrevistados, repórteres de rua, enfim, produtores de conteúdo direcionado e exclusivo para você.
Mantenha os seus direitos autorais
Da mesma forma que você deve respeitar o material de terceiros e não o reproduzir sem autorização, proteger o seu conteúdo é uma tarefa que não pode ficar de fora de seu planejamento estratégico.
Para ter a segurança de que o conteúdo que você produziu será divulgado com a devida manutenção dos créditos do autor, uma saída é atribuir uma licença que permita o uso por outras pessoas, como o Creative Commons.
Essa é uma licença que, na realidade, contém vários tipos de autorização para reprodução, edição e compartilhamento de conteúdo. As mais usuais são:
Atribuição
A pessoa deve dar crédito ao autor original do conteúdo, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Ou seja, ele tem que informar que você é o autor original da obra.
Uso não-comercial
A pessoa não pode utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, que possam gerar renda, por exemplo.
Compartilhamento pela mesma licença
Se a pessoa alterar, transformar ou criar outro conteúdo com base no que foi produzido por você, ela pode distribuir o material resultante sob uma licença idêntica.
Domínio público
Nenhuma pessoa ou entidade é a proprietária dos direitos da obra e todos podem usá-la e reproduzi-la livremente.
Decida qual será o estilo de transmissão (ao vivo ou gravada)
Existem, basicamente, duas formas tradicionais de se transmitir uma programação em canais de comunicação.
A escolha por uma delas vai depender, principalmente, do tempo que o gestor terá disponível, da quantidade de conteúdo produzido e dos recursos disponíveis. Afinal, repetir a programação de hora em hora pode ficar cansativo para o ouvinte, resultando em perda de audiência.
Transmissão ao vivo
A transmissão “ao vivo”, ou seja, em tempo real, costuma cair bem no gosto das pessoas, pois passa muita credibilidade e gera proximidade com o público. Entretanto, esse modelo exige dedicação quase que exclusiva do gestor da web rádio, já que ele deve ficar disponível para administrar a programação durante todo o expediente.
Transmissão gravada
Já a transmissão gravada acontece por meio de playlists e não exige 100% de dedicação, em termos de tempo. O gestor da programação pode gravar, editar os conteúdos e inseri-los aos poucos. O ouvinte vai receber apenas o que estiver disponível.
Como vimos, os dois tipos de transmissão possuem vantagens e exigências diferentes. Faça uma análise atenta desses pontos e escolha a melhor opção para a sua proposta.
Analise dados da sua audiência
Quanto mais você estiver munido de informações sobre seu o alcance, a audiência e o público da web rádio, melhor será a gestão estratégica dela.
Caso a web rádio tenha um site, é possível ter uma estimativa da audiência pelo Google Analytics, ferramenta online do Google que é capaz de mensurar a quantidade de pessoas que acessaram o site, o tempo de permanência delas na página, o número de páginas/seções visitadas etc. Para acessar essa ferramenta, basta ter uma conta no Google.
As redes sociais também podem funcionar como meios de verificação de uma a audiência. No Facebook, Twitter e Instagram você pode analisar o número de curtidas, os compartilhamentos e, principalmente, os comentários dos ouvintes a respeito da sua programação.
Essas são algumas propostas mais acessíveis de verificação de uma audiência. Existem outros recursos mais específicos, de empresas do setor de pesquisas e mensuração de dados, que podem exigir um investimento mais alto.
Proponha uma interação com a sua audiência
Assim como os seus possíveis colaboradores, os ouvintes, especialmente os mais fiéis, com certeza terão um grande interesse em interagir, colaborar e contribuir com a sua programação. Portanto, pense em formas de abrir sua rádio para a participação do público, seja com sugestão de músicas ou, até mesmo, com críticas.
Vários são os canais de comunicação que podem ser explorados por você nesse sentido, tais como: telefone, e-mail, chat, redes sociais, SMS, WhatsApp, entre outros.
Faça um planejamento estratégico constante
A dedicação à sua web rádio não pode parar! Seja por compromisso com o seu público, seja por questões comerciais, é importante que você busque, constantemente, novas formas de melhorar a programação e os recursos
disponíveis.
Com essas dicas, esperamos que você consiga colocar uma web rádio de qualidade no ar e que tenha sucesso, tanto de público quanto de rentabilidade. No mais, continue acompanhando o nosso blog e confira outros materiais que vão ajudar você a realizar esse planejamento estratégico no dia a dia.
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3 Comentário
[…] a criação da estação na internet até a montagem e veiculação da programação. Continuar lendo 0 0 […]
Excelente post, Eduardo. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
O Eduardo Larbac é quem lhe agradece pelo senhor nos prestigiar com seu tempo e sua atenção. É um prazer pode compartilhar o que sabemos, esta é a missão dele e da Maxcast.