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Todo apaixonado por rádio sabe que um dos principais segredos para se conseguir uma audiência fiel é apostar em uma programação de sucesso, certo? No entanto, saiba que, sem a devida divulgação, dificilmente as pessoas encontrarão a sua estação e ouvirão a mensagem que você deseja passar em seus programas. Nesse sentido, você já sabe como divulgar uma rádio?
É pensando nisso que neste post vamos explicar a necessidade de tornar a sua estação conhecida e, assim, encontrar o público ideal para a rádio. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura!
1. Crie um site para sua rádio
Esse é o primeiro passo para alavancar as estratégias de crescimento e divulgação de qualquer negócio no contexto atual. Se você não tem um site ou um blog para sua rádio, chegou a hora de criar um — ou, melhor ainda, ambos.
Todo negócio de credibilidade conta com um site atualizado e com dados de contato, certo? Isso não poderia ser diferente com a sua rádio. Sendo assim, crie um site profissional e nele insira o maior número de informações possíveis sobre a sua estação.
Aqui é interessante colocar a história da rádio, qual sua missão, como é a programação e como o ouvinte pode entrar em contato, seja por e-mail, WhatsApp ou redes sociais.
Vinculado ao site, possuir um blog com publicações relevantes e frequentes certamente atrairá ouvintes para sua rádio. Isso faz parte de uma estratégia chamada marketing de conteúdo, que visa atrair o público por meio da criação de conteúdos valiosos. Esse público conhecerá então a sua rádio, tendo grandes chances de se tornar ouvintes fidelizados.
Utilize técnicas de SEO
Você já sabe o que é SEO? Essa é a sigla para Search Engine Optimization, uma forma de aumentar os acessos do seu site ou blog por meio de estratégias que viabilizam um melhor ranqueamento, ou seja, um posicionamento melhor nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca — como o Google e o Yahoo.
Ao utilizar técnicas de SEO nas suas publicações, você fará com que elas apareçam cada vez mais nos primeiros resultados das pesquisas do Google, aumentando significativamente as chances de o seu blog ser visto a cada busca feita relacionada ao nicho da sua rádio. Interessante, não?
Além do SEO, existem outras maneiras de fazer com que o site da sua rádio tenha um bom ranqueamento — e é sobre isso que falaremos a seguir!
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2. Invista em anúncios pagos
Combinados às estratégias que já abordamos, os anúncios pagos (ou links patrocinados) podem definitivamente ajudar a potencializar a sua divulgação. Eles podem aparecer tanto no buscador, como em outros sites parceiros, no caso do Google.
Como o próprio nome já diz, é preciso pagar para que esses anúncios sejam veiculados. No entanto, a vantagem aqui é que eles aparecem literalmente no topo da pesquisa, antes mesmo dos resultados orgânicos (ou seja, não pagos).
3. Esteja nas redes sociais
Difícil encontrar quem não esteja presente em, pelo menos, uma rede social atualmente, não é verdade? O seu ouvinte certamente faz uso dessas ferramentas e, por esse motivo, você também precisa estar nelas.
Afinal, pouco adianta ter uma programação excelente, qualidade de áudio, blog, site e conteúdos relevantes se a sua rádio ainda assim não é vista pelo maior número de ouvintes possível.
Nas redes, busque cativar o ouvinte trazendo posts interessantes e conteúdos exclusivos para a plataforma, fazendo com que ele se sinta instigado a saber mais sobre aquele assunto e assim conhecer a sua rádio.
No entanto, antes de sair criando uma conta em cada rede social existente, é preciso lembrar que cada uma delas possui propósitos variados. Sendo assim, procure saber em quais plataformas o seu ouvinte está presente antes de partir para a ação.
4. Firme parcerias
Essa é uma dica valiosa de divulgação para vários tipos de negócio. No universo radiofônico, por exemplo, é difícil encontrar uma estação que não tenha crescido sem ter feito alguma forma de parceria.
Receber a divulgação de um parceiro — especialmente se esse for de relevância e já possuir um público fidelizado — fará com que a sua rádio adquira credibilidade, o que atrairá cada vez mais pessoas interessadas em conhecer a sua programação.
Além disso, por meio dessas parcerias, você pode obter produtos ou benefícios para sortear entre seus ouvintes, dando a eles mais motivos para se manter sintonizados. É interessante que as regras do sorteio peçam, por exemplo, o compartilhamento de uma publicação feita pela sua rádio, de modo a alcançar ainda mais pessoas.
Por fim, é importante lembrar que, antes de firmar qualquer parceria, é preciso avaliar primeiro se o parceiro segue o mesmo nicho e os mesmos ideais que sua estação, bem como verificar se a reputação dele é positiva.
5. Aposte no marketing offline
Embora fundamental para quem deseja divulgar qualquer tipo de empreendimento atualmente, o marketing online pode ainda caminhar junto ao offline para conseguir resultados cada vez melhores.
Nesse contexto, realizar campanhas que não estejam restritas apenas ao meio digital, unindo a vida real com a virtual, pode ser uma estratégia poderosa para divulgar a sua estação e, de quebra, atrair um público fiel.
Primeiramente, lembre-se de que a principal diferença entre o marketing online e o offline está no meio onde suas ações são realizadas. O primeiro ocorre na internet, como apontamos. O segundo, por sua vez, acontece fora do mundo virtual, nos chamados meios tradicionais. Aqui, saiba que o famoso boca a boca pode valer (e muito) a pena!
Você pode, por exemplo, participar de feiras ou encontros que tenham a ver com o tema da sua estação. Aproveite a oportunidade para falar com o maior número de pessoas possíveis sobre a sua rádio. Além disso, é interessante também buscar o patrocínio ou o apoio desses eventos para fins de divulgação.
Pronto! Agora você já tem em mãos as melhores dicas sobre como divulgar uma rádio. Sendo assim, planeje-se, coloque em prática tudo o que aprendeu acima e veja como os ouvintes virão até sua estação!
E você, gostou deste artigo? Para continuar a leitura de conteúdos relevantes para os apaixonados por rádio, que tal conferir agora mesmo o nosso artigo sobre a importância do blog para a divulgação da sua rádio online?
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