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Big Data Marketing: melhore seu desempenho digital com informações

Desenvolver e colocar em prática ações que contribuam com o crescimento digital de um negócio é fundamental para todos os empreendimentos. No entanto, é preciso ter em mente que contar apenas com a certeza de que tudo está indo pelo caminho certo não é o suficiente. Nesse momento, basear suas estratégias em informações e dados valiosos faz toda a diferença — e é aí que entra o big data marketing.

É justamente esse trabalho e coleta de dados, com a análise adequada, que tornará possível a tomada de decisões mais assertivas e a elaboração de estratégias de marketing mais bem direcionadas. Mas você já parou para pensar sobre o conceito de big data e como é possível melhorar o desempenho digital com informações?

Caso ainda não entenda sobre o que estamos falando, não se preocupe! Neste artigo, vamos abordar o que é big data e quais são os modos mais eficazes de fazer big data marketing e alavancar suas ações com informações. Vamos lá?

O que é big data?

A revolução

É fato que o padrão e os hábitos de consumo mudaram completamente ao longo dos últimos anos. Hoje, o consumidor não só se tornou mais exigente e participativo, como também está em busca da criação de um relacionamento duradouro com as marcas — o que se torna possível graças à internet.

Falando em internet, ela também proporcionou às empresas a possibilidade de acesso a um número gigantesco de dados e informações, que, quando analisadas estrategicamente, podem ser essenciais no desenvolvimento de ações de marketing digital mais eficientes, segmentadas, assertivas e bem direcionadas. E é aqui que o big data pode ser bastante útil.

O conceito

O big data marketing é uma tendência que vem revolucionando o universo do marketing digital e de performance. Seu conceito pode ser entendido como um volume considerável de dados que os seus leads e clientes deixam ao navegar no site do seu negócio ou ao participar de uma experiência de compra.

Com essas informações coletadas, as empresas devem contar com ferramentas especializadas na compilação de dados com rapidez e eficácia, identificando tendências e traçando estratégias capazes de atingir o seu público-alvo. Essa tecnologia permite que, em tempo real, a equipe de marketing consiga tomar as melhores decisões possíveis.

Agora, você deve estar se perguntando sobre quais informações estamos falando aqui, não é mesmo? São exemplos comuns de big data os dados sobre idade, gênero, localização, escolaridade e até mesmo histórico de compras online e offline dos clientes e consumidores em potencial.

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Como fazer big data marketing?

O big data marketing já é reconhecido pelos profissionais do segmento como uma estratégia necessária para gerar vantagens competitivas. Isso porque capturar dados e usá-los para criar insights quanto às ações digitais significa estar sempre um passo à frente da concorrência.

Abaixo, para lhe ajudar a entender como colocar o big data marketing em prática, separamos algumas ações que demonstram formas eficazes de usar as informações para alavancar os resultados digitais de uma empresa. Veja a seguir.

Criar campanhas segmentadas

Uma das principais vantagens do big data marketing é a possibilidade de criar campanhas segmentadas a partir dos dados coletados. Saiba que o histórico de compra dos seus clientes, por exemplo, pode ser uma fonte riquíssima em informações nesse sentido.

É preciso entender que a segmentação é extremamente relevante para uma estratégia de marketing digital. É justamente por meio dela que se torna possível definir com qual público você quer falar e o que deve ser feito para impactar positivamente essas pessoas, além de detalhes como a linguagem e os canais a serem utilizados para tal.

Como esses dados mostram também as preferências, necessidades e anseios do consumidor, a criação de estratégias específicas de e-mail marketing, por exemplo, pode ser essencial para obter resultados de sucesso.

Melhorar o relacionamento com o público

Como já mencionamos no início deste artigo, o consumidor hoje está em busca não apenas de qualidade, mas também da criação de um relacionamento duradouro com as marcas com as quais faz negócios e se identifica. Dessa forma, as empresas que se atentam a essa questão estão sempre em busca de maneiras de aprimorar a relação com o público.

Com o big data marketing, tudo se torna mais fácil nesse contexto. Saber como o seu público-alvo age e pensa é fundamental para se traçar estratégias assertivas de aproximação e identificação entre cliente e marca, utilizando os principais canais e a linguagem adequada para se comunicar com ele (tanto textual quanto visual).

Aqui, as redes sociais são ferramentas de extrema importância, afinal, é por meio delas que os seus clientes se expressam com mais liberdade sobre aquilo que gostam e também que não gostam. Estar nas redes em que seu público-alvo frequenta e utilizar o big data marketing para estreitar o seu relacionamento com ele por meio dessas plataformas é certamente uma ação interessante para qualquer negócio.

Mudar de estratégia

Como o big data fornece dados em tempo real, a análise dessas informações é de grande utilidade para se medir em tempo o sucesso de uma campanha. Sabendo exatamente o que já está dando certo e o que precisa ser melhorado, os times de marketing conseguem traçar mudanças de estratégia visando sempre a melhoria rápida de resultados.

Uma boa análise de big data pode também ser útil para o melhor atendimento ao cliente, já que seus padrões de consumo serão detectados, gerando, consequentemente, mais vendas. Além disso, pode ser possível até mesmo compilar e analisar dados sobre como os usuários chegaram até o seu site, otimizando suas estratégias nesse sentido e atendendo melhor às expectativas do seu público.

Monitorar os concorrentes

O monitoramento da concorrência é parte importante de uma estratégia digital. Essa tarefa se torna ainda mais assertiva quando se faz uso do big data marketing, sendo possível obter um bom comparativo sobre o que as outras empresas vêm fazendo e o que a sua empresa vem construindo.

Aprender com os erros e falhas da concorrência é uma vantagem estratégica para você, que poderá ganhar em qualidade e obtendo tais dados com menos investimento e em menor tempo que a própria marca em questão.

Viu só como o big data marketing possui um papel estratégico quanto a melhora do desempenho digital de um negócio? A coleta e a análise de dados relevantes chegaram para ficar, sendo uma das principais tendências da atualidade. Dessa forma, considere os pontos apontados no artigo e comece já a alavancar os resultados da sua empresa!

E você, gostou do texto? Acha que ele pode ser útil para ajudar mais pessoas em suas estratégias de marketing digital? Então, compartilhe agora mesmo este post com seus amigos nas redes sociais!

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Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

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