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8 técnicas de marketing digital para divulgar sua rádio web

Você sabia que, só em 2016, foram gastos mais de R$ 11,8 bilhões em mídias digitais? Essa é apenas uma das provas de que a internet é um ótimo meio de produção e divulgação de conteúdo, inclusive para a sua rádio.

Pensando nisso, vamos apresentar, no artigo de hoje, 8 técnicas de marketing digital que você pode utilizar para divulgar a sua rádio web. Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

1. Planeje a estratégia

Antes de tudo, é preciso planejar a estratégia. Essa é a primeira e mais importante etapa, pois é nela que você definirá qual o seu público e, consequentemente, quais serão as estratégias que vão afetá-lo. Também é importante levar em conta a personalidade da sua rádio, pois uma campanha com o público certo, mas que não reflete a empresa, dificilmente terá resultados positivos.

A primeira etapa do planejamento deverá ser a pesquisa, na qual deverão ser traçados os objetivos da empresa com relação ao marketing, além de verificar a concorrência, evitando, assim, fazer campanhas parecidas. Ao mesmo tempo, será possível encontrar brechas para sair na frente de outras rádios.

Outro passo importante para um planejamento de marketing digital efetivo é a criação de um cronograma. Com ele, você poderá criar e acompanhar a frequência do seu conteúdo, de forma que não fique massivo para o seu público ou com uma recorrência baixa.

Com um cronograma, você também poderá programar campanhas especiais para datas comemorativas, como Natal, Páscoa ou Ano Novo, conseguindo, assim, um grande fluxo de pessoas que poderão acompanhar a sua rádio.

2. Utilize o WhatsApp

Com mais de 1 bilhão de usuários, o WhatsApp é um aplicativo que revolucionou o sistema de mensagens e interações do mundo todo.

O que poucas pessoas não sabem é que a ferramenta pode ser capaz de render uma ótima forma de comunicação entre a rádio e seus ouvintes, além de poder gerar altas taxas de conversão.

Um dos benefícios de se usar a aplicação para o marketing é que, diferentemente de outras redes sociais, ela é extremamente prática, pois muitas pessoas passam o dia verificando suas mensagens — então, as chances de você ser ignorado são muito baixas.

Aplique o app como ferramenta de marketing

Ao criar um número exclusivo para a sua web rádio (nunca utilize seu número pessoal, pois o volume de mensagens pode ser muito alto, o que pode atrapalhar sua rotina e deixá-lo suscetível a trotes), os seus ouvintes poderão pedir músicas, dar sugestões, pautar as notícias que aparecerão nas programações e até mesmo poder conhecer o seu público de uma forma mais próxima.

Também é possível criar grupos com até 256 pessoas, em que os seus seguidores conversarão entre si e farão amizades. Além dessas opções, existem bots nos quais você poderá enviar mensagens automáticas para os números cadastrados na lista.

Assim, você poderá avisar de uma forma prática e rápida quando sua rádio estará online, dar algum aviso importante, responder dúvidas recorrentes quanto ao site da rádio e sua programação, e até mesmo compartilhar conteúdos exclusivos. Caso queira fazer sorteios, o WhatsApp pode ser uma boa solução, só precisando de algum aplicativo que permita sortear.

Assim, um público novo pode surgir, se interessar pelo seu conteúdo e acabar se fidelizando. De qualquer forma, sempre mantenha um contato o mais humanizado possível com seus ouvintes, respondendo aos recados, dicas e dúvidas.

Também é importante criar um planejamento de marketing específico para cada rede social. Isso porque todas possuem diferenças entre si com relação ao horário de pico dos usuários e público-alvo, o que, consequentemente, pede abordagens distintas.

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3. Esteja presente em várias redes sociais

De nada adianta ter um ótimo conteúdo, com uma rica programação e alta qualidade de áudio, se a sua web rádio não é vista, certo? Por isso, é muito importante que a sua marca esteja presente em várias redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn.

A melhor forma de cativar essas pessoas é com a produção de um conteúdo relevante e exclusivo para essas redes, de forma que instigue o usuário a saber mais sobre aquele assunto e, assim, conheça a sua rádio.

Porém, é preciso se atentar que o comportamento e propósito de cada rede social é variado, ou seja, a abordagem feita por você e sua rádio também deverá ser diferente em cada uma.

Crie conteúdos para cada rede social

No Facebook, você consegue alcance tanto de forma orgânica quanto paga. Para conseguir cada vez mais alcance orgânico e potencializar as campanhas pagas nessa rede social, você precisa criar publicações únicas e de qualidade, principalmente nos formatos de foto e vídeo, que resultam em mais engajamento.

Também tenha em mente que grande parte dos usuários entra no Facebook pelo celular, o que significa que o conteúdo deve conseguir ser lido e visualizado mesmo em um tamanho reduzido.

LinkedIn e Twitter

Já no LinkedIn, o que se sobressai são os artigos, grandes textos bem escritos e com dados, estatísticas e opiniões fortes. O site também pode ser uma boa opção para a divulgação de e-books de qualidade.

No campo visual, bons infográficos conseguem um ótimo engajamento, além de explicar de maneira simples e eficiente um tema que até as mentes mais ocupadas conseguirão entender. O Twitter possui uma limitação de 280 caracteres por publicação, o que impede textos detalhados.

Devido às suas características informais e dinâmicas, é preciso tomar muito cuidado com o tom de fala que será utilizado pela sua marca, pois uma postura excessivamente formal ou descolada poderá ser vista com maus olhos pelo público.

Instagram

O Instagram é uma rede social voltada para fotos e vídeos. As mídias que serão veiculadas nesse site precisam ser de qualidade, além de transparecer a personalidade da sua rádio.

Interagir com fotos de outros usuários e utilizar hashtags ajudam a ganhar visibilidade na plataforma, além da possibilidade de ganhar mais seguidores, likes e, consequentemente, mais ouvintes para a sua rádio.

O Instagram Stories, uma ferramenta do Instagram, pede conteúdos informais, que mostrem o dia a dia do usuário. Uma boa dica é usar esse recurso para mostrar os bastidores das transmissões, conversar com os ouvintes e promover uma maior proximidade com os seus seguidores.

Independentemente da rede social, é preciso fazer uma análise constante das estatísticas de cada plataforma. Assim, você conhecerá que tipo de público possui em cada uma e qual será o conteúdo ideal para ele.

4. Crie um blog

Os blogs dominam uma grande parcela da internet, sendo para divertir, entreter ou informar a população. Muitas empresas estão criando seus próprios blogs corporativos, pois estão conseguindo enxergar a sua importância como uma técnica de marketing eficaz.

Para uma web rádio, os blogs podem trazer uma série de benefícios, tanto para os ouvintes quanto para o próprio proprietário.

Invista em relevância e confiabilidade

Possuir um blog com publicações frequentes atrairá um novo público, que conhecerá a sua rádio, tendo grandes chances de se tornar ouvintes fidelizados. Além disso, ao publicar textos de qualidade, você ganhará autoridade naquele assunto e nicho específico.

Essa relevância atrairá público e parceria para a sua rádio, além de fazer com que outras lhe vejam como um exemplo a ser inspirado. O ato de educar o seu público fará com que ele tenha mais interesse e agregue um maior valor para o seu trabalho.

Há benefícios também para os já ouvintes: seus seguidores, ao verem que você realmente domina o tema e consegue trazer conteúdo inédito e de qualidade, começarão a ter maior confiabilidade na sua rádio, o que reforçará a fidelização e a comunicação com os ouvintes e também aumentará a chances de você ser convidado para palestras, feiras ou outros eventos.

Ganhe visibilidade no Google e renda extra

Ao utilizar técnicas de SEO em seus posts, eles terão um bom ranqueamento nas pesquisas do Google, o que dará ao seu blog mais chances de ser visto a cada pesquisa feita referente ao nicho tratado por você.

Além disso, os blogs são uma boa forma de conseguir uma renda extra, seja pela venda de espaço publicitário, seja pelos links afiliados, com os quais ganhará comissão por produto vendido ou clique no link.

Assim como o texto, os títulos e imagens também devem ser feitos cuidadosamente, pois serão eles que instigarão o leitor a ler os seus textos.

Por isso, tente sempre inovar, colocando títulos impactantes e que falem diretamente com o leitor, além de inserir algumas imagens no seu post para que o usuário não canse e consiga absorver melhor o conteúdo exposto.

5. Realize promoções

Uma ótima forma de engajar o seu público e aumentar a visibilidade da sua web rádio é fazendo promoções e sorteios, o chamado marketing promocional. Muitas pessoas acabam conhecendo e divulgando o seu negócio devido à animação para ganhar, o que, consequentemente, trará mais pessoas para fazerem o mesmo.

Existem várias formas de fazer uma estratégia de marketing promocional: fazendo jogos de perguntas e respostas ao vivo com alguns ouvintes, escolhendo um número ou palavra para que tentem adivinhar etc.

O importante é que a promoção tenha o tema da sua rádio. Esse cuidado evita a atração de pessoas que só querem o prêmio e não acompanharão o seu projeto. O mesmo vale para a premiação! Além disso, os sorteios não precisam estar diretamente ligados à sua rádio.

Procure fazer ações em outras redes sociais também, como incentivar o compartilhamento de posts da sua página do Facebook, postar alguma foto no Instagram marcando a sua conta ou utilizando uma hashtag própria da sua rádio. Use a criatividade e o poder da internet para alavancar ainda mais a audiência da sua rádio.

Tome cuidados ao fazer um sorteio na internet

Antes de fazer qualquer sorteio, na sua própria rádio ou em redes sociais, é preciso estar atento com as regras e políticas nacionais, bem como as das plataformas que estão sendo envolvidas nas campanhas.

Outra dica é a escolha de um programa ou aplicativo seguro para sortear os nomes ou números, para evitar fraudes ou qualquer outro tipo de problema. É importante que o locutor também seja transparente.

Alguns sorteios e promoções precisam ser registrados na Caixa Econômica Federal (principalmente os que envolvem sorte) e o processo leva, em média, 45 dias. Também é preciso pagar uma taxa, que varia conforme o valor do produto que será entregue como prêmio.

6. Aplique o marketing offline

E se a sua estratégia de marketing não se restringisse apenas ao meio digital? Realizar campanhas que unam a vida real com a virtual pode ser uma ótima forma de trazer um público fiel para a sua web rádio.

A principal diferença entre o marketing online e offline está nos meios onde eles são vinculados. O marketing offline acontece fora da internet, em meios tradicionais — como revistas, jornais, rádios AM ou FM, televisão —, ou de forma física, como o famoso boca a boca. Já o online é concentrado na internet e em redes sociais.

Um dos benefícios de se investir em marketing offline é o alcance de um público mais filtrado. Caso a sua rádio fale sobre tecnologia, eventos que tenham esse tema são um ótimo meio de se conseguir públicos e parceria, pois uma pessoa que não gosta dificilmente comparecerá.

Como você possui uma rádio online, é imprescindível que todas as suas campanhas offline sejam unidas com o online, para que seu público mantenha a intenção de verificar o seu trabalho mesmo depois do evento acabar.

Misture o online com o offline

Um dos modos de se fazer isso é com a participação em feiras, eventos ou encontros que tenham a ver com o tema da sua rádio. Lá, você terá a chance de conhecer pessoalmente uma parcela do seu público, além de poder explicar para novas pessoas como funciona o seu projeto.

Sempre leve consigo alguns cartões de visita ou panfletos para entregar para as pessoas que demonstrarem interesse na sua rádio. Assim, elas poderão acessá-la em outro momento sem correr o risco de esquecerem o site.

Caso seja você o organizador ou palestrante no evento, procure fazer apresentações diferenciadas, além de levar certos brindes ou qualquer outro tipo de conteúdo exclusivo para quem compareceu, como um QR Code com um programete ou mensagem especial.

Peça para que as fotos postadas no evento nas redes sociais tenham uma hashtag específica da sua rádio — desse modo, o seu projeto ganhará visibilidade e outras pessoas poderão ficar curiosas, encontrando, então, a sua rádio.

Outra forma de misturar os dois modelos de marketing é a adoção do inbound marketing, que foca na criação de um conteúdo útil relevante para o público. Ao entregar algum brinde ou lembrança do evento, peça para que a pessoa preencha uma pequena lista contendo alguns dados e seu e-mail.

Assim, poderá ser feita uma lista de e-mail marketing que apresente novidades da sua rádio ou algum conteúdo exclusivo.

7. Cadastre sua web rádio em diretórios

Outro jeito de aumentar a audiência da sua web rádio é por meio da utilização de diretórios de rádio. Ao se cadastrar nas plataformas, suas transmissões poderão ser vistas por inúmeras pessoas, podendo trazer um público novo para o seu negócio.

Na maioria dos sites, o processo é o mesmo: você só precisará preencher um simples cadastro, informando alguns dados pessoais e a URL da sua rádio. De qualquer forma, é preciso ter atenção, pois há alguns requisitos para veicularem uma rádio.

Opte pelos diretórios de rádio mais populares

Você poderá cadastrar a sua rádio em quantos diretórios quiser e, quanto maior o alcance, maiores as chances de conseguir mais ouvintes fidelizados. Conheça, agora, alguns dos diretórios mais conhecidos da internet:

  • TuneIn: considerado um dos maiores e melhores diretórios de rádio do mundo, no qual você poderá ouvir várias estações e cadastrar a sua própria rádio;
  • Radios.com.br: grande site de streaming de rádios do Brasil, o Radios.com.br possui mais de 130 mil visitas únicas diárias. O site permite tanto rádios AM/FM quanto web rádios;
  • CX Rádio: portal de rádios na web com várias estações ao redor do mundo cadastradas. Você pode adicionar a sua rádio preenchendo um formulário;
  • Guia de Mídia: ferramenta de divulgação de web rádios e estações comunitárias. Diferentemente das outras plataformas, no Guia de Mídia você precisará enviar um e-mail com os dados solicitados. Sites e blogs referentes a jornalismo também podem ser adicionados;
  • Kboing: famoso site que reúne letras de músicas, a plataforma também permite o cadastro de rádios online;
  • RadioFlix: aplicativo para celular iOS e Android, que reúne mais de 100 mil rádios de todo o país. Ao contratar um plano da MaxCast, o cadastro na plataforma é feito de forma automática.

Entretanto, para que a divulgação dê resultados, é preciso que a qualidade e o conteúdo da sua rádio sejam bons, pois só assim os ouvintes se prontificarão a acompanhar a sua programação.

Além disso, é muito importante ser criativo para se destacar dentre as várias rádios que existem nos sites. Se os usuários só virem “mais do mesmo” na sua estação, não terão motivos para continuarem acompanhando.

Também é importante estabelecer um horário definido para as músicas e programetes, para que o seu público não fique confuso e saiba exatamente quando começará o seu programa favorito.

8. Estabeleça parcerias

E, por fim, a última dica valiosa — principalmente para pequenas rádios — para alavancar a sua web rádio é a formação de parcerias.

É consideravelmente difícil uma rádio ou qualquer outro negócio conseguir crescer sem ter feito nenhum tipo de parceria. Isso porque, ao receber divulgação de um negócio que já possui certa relevância e público fidelizado, a sua rádio ganhará maior credibilidade e as pessoas se prontificarão a conhecer o seu projeto.

Ao conseguir parcerias com empresas, por exemplo, você poderá obter produtos para serem sorteados, ou trazer algum outro tipo de benefício para os seus ouvintes. Assim, eles terão mais alguns motivos para se fidelizar à sua estação.

Não faça parceria com qualquer tipo de empresa ou rádio: é imprescindível que ambos os negócios tenham o mesmo nicho e os mesmos ideais.

Se a sua rádio fala de tecnologia, por exemplo, não haverá nenhum tipo de benefício ao fazer parcerias com uma rádio de culinária ou moda. Os públicos são diferentes e a chances desses públicos acompanharem a sua rádio é bem pequena.

Também é importante verificar a credibilidade e a reputação do negócio, pois um histórico de golpes ou uma rádio que transmita notícias falsas trará uma má imagem para a sua rádio, além de tornar duvidosa a fidelização de ouvintes que já vinham acompanhando a sua web rádio.

Conheça, abaixo, alguns tipos de parcerias que podem ser feitas pela sua rádio:

Sorteios

Tipo de parceria feita com empresas em que um de seus produtos será sorteado ou entregue como brinde. A rádio terá menos custos na produção do sorteio e a empresa ganhará divulgação.

Cupons

Feita principalmente com empresas que dispõem de lojas virtuais, nessa parceria, cupons de desconto serão dados para os ouvintes da rádio para usarem em seu site. Assim, a rádio trará benefícios exclusivos para seu público, além de poder ganhar uma porcentagem de comissão por venda efetuada (caso assim seja acordado) e a empresa venderá mais.

Patrocínios

A empresa parceira poderá bancar parcial ou totalmente algum projeto, evento ou programa da sua rádio. Você terá menos custos para a sua produção e a empresa ganhará divulgação.

Parceria com outras rádios

Ambas as rádios ganharão divulgação mutuamente e poderão criar projetos em conjunto ou fazer programações ou participações especiais em suas rádios.

Algumas parcerias podem ser de curta duração ou mais longas. Em todo caso, é necessário que ambos os lados tenham benefícios com a parceria, além de manter uma verificação constante do mercado e público para tornar a associação mais sólida e proveitosa.

Agora que você aprendeu algumas técnicas de marketing digital para aumentar a audiência da sua rádio, você já poderá começar a planejar e pôr em prática.

Depois de lançada a campanha, é hora de monitorar o seu andamento, bem como os seus resultados. É importante ficar atento a alguns pontos desses resultados, como a origem, o número de visitas na sua web rádio e site, taxa de cadastros etc.

A maioria das práticas não possui um resultado imediato, por isso, não desista, foque no seu conteúdo e aguarde os resultados em médio e longo prazo, pois serão mais duradouros.

E aí, gostou das dicas? Precisa de outras sugestões ou de suporte para aumentar ainda mais o sucesso da sua rádio web? Entre em contato conosco e conte com a nossa ajuda!

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Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

Ver comentários

    • De fato! Quem não é visto não é lembrado. Se o senhor tiver dificuldade em trabalhar com as redes sociais, recomendo que contrate um profissional, um "Social Media" que esteja próximo a sua localidade. Com uma pesquisa rápida no Google o senhor deve achar. Converse com o jovens que o senhor tem mais intimidade (filhos, sobrinhos, netos, etc) porque como esta profissão é muito nova, os profissionais então mais entre os jovens.

      Claro! Se o senhor tiver facilidade em mexer com redes sociais, é só seguir nossas dicas que vai dar certo.

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