Categorias: Marketing para Rádio

6 formas estratégicas para criar engajamento em ouvintes de rádio

Os tempos mudaram e, atualmente, o sucesso de uma rádio não depende apenas de uma boa programação. Para promover o engajamento dos ouvintes, fazendo com que eles se mantenham fiéis à sua emissora, é preciso mais do que oferecer programas de qualidade.

Estratégias de fidelização são essenciais, pois quanto mais envolvidos são os ouvintes, mais a estação tende a ganhar. Isso porque um público engajado não garante apenas bons índices de audiência, mas também contribui para o crescimento da rádio.

Para ajudar você a se informar melhor sobre o assunto, preparamos um post sobre a importância do engajamento para uma estação de rádio, com dicas infalíveis para estimular a participação do seu ouvinte. Confira!

A importância do engajamento no funcionamento da rádio

Independentemente do tamanho da sua estação, conquistar o público é algo extremamente importante, afinal, qual a rádio não quer ter uma boa audiência? Ouvintes engajados são fiéis à sua emissora, garantindo bons números e, consequentemente, gerando mais oportunidades de crescimento e até mesmo de negócios.

Mais do que mantê-los conectados em sua frequência, lembre-se de que são justamente eles que costumam falar bem dos seus programas para conhecidos, amigos e familiares, divulgando assim a estação e ajudando a aumentar efetivamente o seu público.

Nesse sentido, apostar em estratégias que promovam a participação ativa do ouvinte é indispensável para se ter uma rádio abrangente e lucrativa, uma vez que também será possível aprimorar ofertas e direcionar melhor as ações de marketing.

Existem diversas maneiras de promover esse engajamento, que vão desde pesquisas e enquetes divulgadas no site da sua rádio até promoções e eventos exclusivos para o público. Todavia, antes de partir para a prática, é muito importante se planejar e entender bem como executar cada ação.

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Como criar engajamento com os ouvintes da rádio?

1. Faça pesquisas e conheça o seu público

Conhecer bem o público é algo que vale para qualquer tipo de ação que você queira realizar em sua rádio. Para colocar em prática estratégias que de fato resultem em maior engajamento, é sempre interessante contar com o máximo de informações possível a respeito da sua audiência.

Mas, como fazer isso? A resposta é simples: aposte nas pesquisas de opinião e colete informações que sejam úteis nesse sentido, como:

  • seu público usa WhatsApp?

  • de quais redes sociais os seus ouvintes mais participam?

  • eles são, em sua maioria, homens ou mulheres?

  • eles escutam a sua estação pelo celular?

Além disso, vale complementar os resultados com informações demográficas divulgadas por instituições, como o IBGE.

2. Disponibilize canais de comunicação

Não dá para falar de engajamento sem mencionar a importância de manter abertos os canais de comunicação com o ouvinte. É por meio deles que o público pode fazer contato direto com a estação, enviando críticas, elogios e sugestões, fazendo pedidos de músicas e até mesmo compartilhando notícias em primeira mão.

Se a sua estação ainda não estiver no WhatsApp, avalie agora mesmo a importância da ferramenta para a comunicação, divulgação e até mesmo fidelização de sua rádio. Caso já faça uso do aplicativo, não deixe de divulgar com frequência o número para os ouvintes. O mesmo vale para canais em redes sociais e e-mail, por exemplo.

Lembre-se, no entanto, de que a estratégia dificilmente funcionará se você não divulgar e incentivar a participação do público. Aqui, a comunicação deve ser uma via de mão dupla. Abra para pedidos de música, responda aos elogios, críticas e sugestões, leia mensagens ao vivo e faça com que o ouvinte se sinta, de fato, parte da sua programação.

3. Faça uso de enquetes

Você certamente já votou em alguma enquete promovida por uma rádio, programa de televisão ou site, não é verdade? Por mais simples que elas pareçam, saiba que trata-se de uma estratégia interessante para engajar ouvintes.

Isso porque as enquetes estimulam o seu público a opinar nos programas e assuntos levantados pela sua rádio — e quem não quer ter a sua opinião ouvida, não é verdade? Sendo assim, publique enquetes inéditas no site da sua rádio e também nas redes sociais.

4. Crie promoções

Realizar e divulgar promoções durante as transmissões são maneiras efetivas de engajar o ouvinte com a sua programação, aumentando consequentemente a divulgação da sua rádio. Se você chamá-lo para participar no início do programa, fará com que ele fique atento à transmissão, uma vez que concorrerá ao prêmio sorteado no final.

Além disso, é recomendado criar promoções exclusivas para cada canal utilizado pela estação. Vale, por exemplo, promover uma ação na qual a participação só pode ser feita por meio de uma rede social ou do aplicativo da rádio, caso possua. Assim, o ouvinte perceberá que vale a pena acompanhar todos os canais utilizados pela rádio, uma vez que haverá benefícios específicos em cada uma delas.

5. Aposte nas redes sociais

As redes sociais são canais que atuam diretamente no engajamento de ouvintes. Caso a sua rádio ainda não esteja presente nelas, vale a pena reavaliar essa situação. Por meio delas, compartilhe informações interessantes e relevantes para os ouvintes, bem como o cotidiano da rádio — as pessoas geralmente costumam se interessar por aquilo que acontece nos bastidores, sendo assim, experimente!

6. Divulgue todas as suas plataformas

Já parou para pensar que a sua rádio pode estar perdendo ouvintes por não divulgar bem suas plataformas e canais de comunicação? Se a estação conta com um aplicativo que pode ser facilmente acessado por um smartphone, por exemplo, é fundamental ter certeza de que seu público sabe disso.

Anuncie-o durante a programação e explique como ele pode ser útil para aqueles que gostam de acompanhar as suas transmissões. O mesmo vale para as redes sociais. É preciso mostrar ao público que a estação está disponível para oferecer conteúdos de qualidade e saber o que os ouvintes têm a dizer.

Com este post, esperamos que tenha ficado claro a importância de estimular o engajamento entre rádio e ouvintes. Coloque em prática as dicas que apresentamos e veja como a participação da sua audiência será peça fundamental para o desenvolvimento da sua estação!

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Eduardo Larbac @https://twitter.com/eduardolarbac

Eduardo Larbac é especialista em Rádio Online e Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar uma Rádio Online.

Ver comentários

    • De forma alguma Jefferson! Independente de ser cliente ou não, acreditamos que todos merecem ser ouvidos. Jamais calaríamos a voz de ninguém (pra elogiar ou criticar).

  • Muito importante este feedback. Mas creio que da mesma forma que devemos abrir canais para receber críticas para nossas Web Rádios e importante a Max Cast saber que o mercado está cheio de empresas do mesmo setor. Então fiquei profundamente chateado, pois nunca atrasei a mensalidade da hospedagem, e recentemente contratei também o serviço de App. Ou seja a Max Cast me vendeu mais um produto. Isso é bom não é? Como os dias de pagamento ficaram separados. (poderiam ter sugerido que a fatura fosse uma única ou pelo menos o dia do vencimento), acabei confundindo e atrasei talvez três ou quatro dias e já recebi a "ameaça" de que poderia ter o App interrompido. Falta de sensibilidade, respeito ao cliente e estratégia de relacionamento com cliente. São os clientes que fazem a Max Cast existir. Então precisamos ser respeitados. Aí no Suporte nunca temos razão. Ora se estou afirmando que uma mensagem "indica que este site não é confiável quando tento acessar a minha Web, isso é fato". Cabe a Max Cast resolver. São pagos para isso. Recebem de milhares de clientes pelo Brasil. Não quero ser entrevistado por técnicos. Quero que os técnicos resolvam meu problema e não me chamem por tabela de "otário". Dinheiro não nasce em árvores. E d avião que sobe um dia tem que aterrisar. Desculpe o desabafo, mas já fui mal atendido mais de uma vez no Suporte. Preparem melhor seus colaboradores. Em tempos de alta tecnologia e clientes cada vez mais exigentes. O "atender bem" quem mantém sua empresa crescendo - é o limite diferença entre a vitória e a derrocada de um sonho.

    • Jefferson, nossas mais sinceras desculpas pelo ocorrido. Nossa central funciona toda de forma automatizada. Por isso peço que o senhor não leve a mal as mensagens, partiram de um computador e não de um ser humano. No caso so mal atendimento do suporte, já está aqui anotado seu caso para discutirmos aqui entre nós e isso não voltará a acontecer. Sempre que precisar, pode pedir pra falar com o "suporte nível 2" que são pessoas menos técnicas e mais voltadas para este lado humano, são bem melhores de conversar. É um mal inevitável da área de informática agir sempre baseado em lógica, e ser menos sensível ao problema dos clientes. Por isso criamos esta outra equipe de suporte quando a situação não dor apenas "preto no branco" a precisar de uma conversa amigável para ser resolvida. Mais uma vez pedimos desculpas se não lhe tratamos como o senhor merecia.

  • Já somos conectados a internet por Maxcast , demonstramos interesse em aprimorar e fazer parte nesta formalidade ,

  • Muito bom, atende minhas expectativas, espero que possamos estarmos como parceiros nesse negócio. Um abraço.

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