Índice
O rádio é um meio de comunicação com muita credibilidade no Brasil. Notícias apuradas, apresentadores carismáticos e programação de qualidade são alguns dos fatores que cativam os ouvintes.
No entanto, o ponto-chave para que tudo isso aconteça é usar técnicas de comunicação para que todas as informações sejam prontamente entendidas pelo público.
Você é locutor de uma web rádio e quer saber como falar melhor com sua audiência? Confira algumas das melhores técnicas de comunicação!
O rádio é um dos principais veículos de comunicação da história. Sua função é importante até hoje, pois a maior parte da audiência o percebe como um veículo de credibilidade.
Por ser um meio em que a informação é passada rapidamente, sua prioridade sempre foi uma comunicação clara e de fácil entendimento para o ouvinte. Além disso, sua função social é de extrema importância. Além de veículo para denúncias, o rádio também tem função comunitária.
Por ser um meio barato e acesso muito simples, o rádio é um companheiro das casas brasileiras. Por isso, muitos radialistas são vistos como amigos pelo seu público.
O radialista é o intermediário entre informação e público. Dependendo de sua popularidade, ele torna-se a figura que personifica a rádio. Portanto, sua comunicação com o público é fundamental.
Veja nossas dicas para a melhoria gradativa do trabalho de comunicador de web rádio:
Como dissemos, rádio é um veículo que exige o rápido entendimento da informação pela audiência. Portanto, clareza na dicção é fundamental para que isso aconteça. Veja nossas dicas para uma fala sempre limpa:
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Estudar é essencial em qualquer profissão, certo? Com o profissional de rádio, isso não seria diferente. Oratória, elaboração de roteiro e locução para rádio são alguns cursos livres que vão trazer muita bagagem ao seu trabalho.
Se preferir um aprofundamento maior, o bacharelado em Jornalismo ou Rádio e TV vai acrescentar ainda mais. Nesses cursos, além de entender como funcionam a fala e a escrita para esse meio de comunicação, você vai aprender as ferramentas necessárias para pesquisa e apuração de notícias.
Um simples convidado pode ser a fonte de uma ótima entrevista. Para isso, você precisa estar preparado:
É muito desagradável para o convidado perceber que o entrevistador não faz ideia de quem ele seja. Além disso, esse desconhecimento fica muito claro para o ouvinte. Um apresentador preparado estuda sobre o entrevistado, sua carreira e sobre o que ele tem feito de importante ou interessante nos últimos anos.
Conhecer o entrevistado também é fator-chave para entrevistas com figuras polêmicas ― um político, por exemplo. Além de você fazer perguntas que realmente interessam aos ouvintes, a chance de deixar pontas soltas durante a conversa é muito menor.
Por mais que você tenha preparado as questões, não se apegue apenas à memória. Diversos fatores, desde o nervosismo até uma leve distração, podem comprometer toda a entrevista. Releia as perguntas para ter uma orientação e mais segurança durante a conversa. No entanto, não fique olhando para a ficha o tempo inteiro.
Quando o entrevistado está envolvido numa questão polêmica, a chance de que ele tente “enrolar” numa resposta é grande. Portanto, tenha atenção total no que ele diz. Não fique satisfeito com uma fala que não seja condizente com o que foi perguntado. O ouvinte atento percebe que o convidado está tentando fugir da questão, e deixar esse tipo de fala passar pode descredibilizar o entrevistador.
Além disso, não se prenda apenas às perguntas feitas na pauta. Aproveite pontos interessantes da conversa para questionar. Caso o convidado diga algo completamente diferente daquilo que você encontrou previamente na pesquisa, questione. A entrevista vai ficar muito mais interessante.
Sendo apresentador ou dono da web rádio, é importante conhecer toda a programação. Entendendo o tipo de conteúdo e a abordagem de cada programa, você demonstra intimidade com a emissora e respeito por todos os profissionais envolvidos. Além disso, caso algum ouvinte faça uma pergunta sobre determinado programa, você saberá responder com tranquilidade.
Comunicação não é saber apenas o que, mas como falar. Cada público pede uma abordagem diferente. Você não fala com adolescentes da mesma forma que conversa com adultos. Isso funciona também com seu público: ele é feminino, masculino ou neutro? De qual faixa etária? Onde reside? Qual a classe social? Faça um bom estudo da sua persona.
Na hora de adequar sua linguagem, leve também em consideração a linha editorial e o assunto central da emissora. Uma web rádio jornalística tem um tom mais formal que outra voltada especificamente para determinado gênero musical.
Preocupar-se com o conteúdo da sua programação é demonstrar atenção ao seu público. Seja de qual segmento for, a informação deve ser apurada. Passar dados sem fontes confiáveis e contar boatos acaba com a credibilidade de qualquer veículo de comunicação.
Sempre que quiser abordar uma notícia, faça uma pesquisa, apure fatos discordantes entre si (para descobrir qual o verdadeiro) e converse com fontes confiáveis. Ninguém está imune a uma barrigada jornalística, mas é sempre possível evitá-la.
O rádio é um veículo de confiança e tradição nas casas brasileiras, e não é só porque a sua emissora é online que deve ser tratada de forma diferente. Para um diálogo efetivo com seu público, é essencial usar técnicas de comunicação já testadas e aprovadas por profissionais do ramo. Portanto, é só colocá-las em prática para levar o melhor conteúdo ao seu ouvinte.
Agora que você já sabe o que é necessário para ter uma comunicação efetiva com seu público, descubra quanto é preciso investir para ter uma rádio!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!
A Web Rádio é uma poderosa ferramenta para alcançar e engajar a comunidade da igreja de forma inovadora. Este guia…
Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes…
Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma web rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores…
Em 11 de março de 2020 iniciou-se a pandemia. Com as pessoas em quarentena dentro de casa surgiram novos hábitos,…
Existe um ditado que diz “conhecimento é poder”. Saber de antemão qualquer informação nos ajuda a tomar decisões melhores, mais…
Apresente um ótimo programa com estas 7 valiosas dicas que, apesar de serem simples, poderão levar você ao sucesso no…
Ver comentários
Amo radio preciso ajuda transmito 2 vezes por semana pelo Facebook Instagram 1hoda 30 minutos para o mundo muita ouvistes a partir Novembro eu vou 2 vezes por 1hora 30minutos só ensinamentos palavra Deus terça 20horas sexta-feira as 20horas preciso missionário urgente ok
Pastor, o senhor já tem uma web rádio? Se não tem, converse com a gente. Para Igrejas e comunidades, ter uma web rádio é essencial. Dependendo do plano escolhido conosco, o senhor tem direito ao aplicativo próprio (pode contratar também o app a parte) o que facilita para seus fieis ouvir suas pregações, além de ser mais "restrito", o senhor terá mais liberdade de falar o que quiser, não é tão público quanto as redes sociais. O senhor pode também criar uma lista de músicas pra ficar transmitindo enquanto o senhor não entra ao vivo (chama-se auto-dj), seu fies podem ficar ouvindo música gospel e hinos e até pregações que o senhor gravou anteriormente (o senhor grava o audio da pregação, e coloca na lista entre as músicas para entrar no horário que for definido).
Caso queira saber mais, converse com a gente pelo WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431