Categorias: Marketing para Rádio

Por que ter um blog para divulgar sua rádio online?

Além de ser a porta para a realização do sonho de criar uma web rádio, a internet tem diversas ferramentas para divulgação. Uma delas é o blog, veículo de comunicação que traz conteúdos relevantes e originais para o seu público. Hoje, essa ferramenta é uma das mais importantes para as ações de marketing digital.

Para entender bem a importância de um rádio blog, vamos mostrar alguns benefícios desse tipo de plataforma para a sua programação. Confira!

Os ouvintes já estão na internet

O primeiro passo parece óbvio, mas pode passar despercebido: como o seu público já está na internet, você não precisa se preocupar com divulgação em mídias offline.

Portanto, o trabalho fica muito mais fácil. O principal é dar atenção à qualidade do conteúdo e aos assuntos abordados para que seus ouvintes se mantenham fiéis à rádio.

O relacionamento com o público fica mais estreito

Apesar de não ser tão interativo quanto as redes sociais, o blog permite que você aumente seus laços com os ouvintes.

É só manter um espaço para comentários em cada post e, entre uma publicação e outra, convidá-los para comentar (o chamado call-to-action, que explicaremos adiante). Você pode respondê-los sempre que achar necessário.

Por meio dos comentários, você também tira ideias novas para incrementar sua programação e descobre o que não é tão bem aceito pelo público.

Um novo público é alcançado

O blog possibilita que sua web rádio seja conhecida por meio de uma pesquisa no Google ou um hiperlink em outro blog ou site de relevância. Isso significa que mais gente vai conhecer sua emissora sem necessariamente fazer uma busca sobre ela. Como consequência, seu público sempre se renova.

Para que isso aconteça, lembre-se: é essencial investir na qualidade do conteúdo. Nem sites de credibilidade nem a ferramenta de busca vão linkar seu blog se os textos não trouxerem informações relevantes e com fontes confiáveis.

A emissora ganha credibilidade

Uma rádio que traz informações de qualidade tanto na programação quanto nos seus outros canais de comunicação com o público ganha credibilidade perante os ouvintes. Como um público fiel sempre divulga aquilo que gosta de consumir, você ganha mais audiência e respeito.

Pense no seu blog como um complemento da sua web rádio, com informações novas, claras e relevantes sobre os assuntos que você costuma abordar na sua emissora.

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A rádio aparece nas pesquisas do Google

Quando o conteúdo do seu blog é de qualidade, é mais provável que ele apareça logo nos primeiros resultados da pesquisa orgânica (gratuita) do Google. Com isso, seu blog e, consequentemente, sua rádio ganham mais credibilidade.

Para que isso aconteça, você também precisa entender algumas técnicas de produção de conteúdo e marketing digital, como:

CMS

Content Management System (ou “sistema de gerenciamento de conteúdo”) é a plataforma que você vai utilizar para hospedar seu blog, postar e editar textos e imagens. A mais usada pelas empresas é o WordPress. As ferramentas são simples e eficazes.

SEO

Search Engine Optimization (ou “otimização para mecanismo de buscas”) é uma série de estratégias criadas para fazer com que seu blog esteja nos primeiros colocados nas buscas do Google. Esse resultado traz credibilidade e autoridade ao seu blog e à rádio.

Palavra-chave

É o conjunto de termos usados numa pesquisa no Google e que, se aparecer no seu blog, pode deixá-lo entre os primeiros ranqueados. Ela deve aparecer algumas vezes no seu texto, mas não em quantidade exagerada, para que o Google não entenda seu texto como um “spam”.

É importante que sua palavra-chave não seja muito abrangente (como “músicas” ou “fofocas”), mas também não precisa ser exageradamente específica (“músicas sertanejas para tocar nas manhãs de domingo”).

Um exemplo: se a sua rádio tocar músicas, você pode fazer um texto usando a palavra-chave “top 10 músicas de 2017” ou “músicas mais tocadas em 2017”. Ela deve aparecer pelo menos no título, na introdução e na conclusão do seu texto. Caso esteja difícil criar sua palavra-chave, você pode usar ferramentas especificamente para isso.

Link building

Uma das estratégias de SEO, o link building é a técnica de conseguir links de outros sites. Os links são importantes para medir a popularidade de um site. Um dos principais fatores considerados pelos motores de busca é a quantidade (e qualidade) de links que um blog recebe, pois funciona como uma “recomendação” de um site para outro, ou seja, uma relação de confiança.

Call-to-action

Também chamado de CTA, o call-to-action nada mais é do que o convite para que o leitor execute alguma ação. Pode ser um comentário no post, a leitura de outro texto do blog, o cadastro na newsletter, entre outras recomendações.

Esses são apenas alguns dos conceitos trabalhados na estratégia de marketing digital para um blog. Apesar de essas ferramentas parecerem complicadas, elas vão ajudar muito o seu rádio blog a ter autoridade no assunto e altas posições nos rankings dos motores de busca.

O custo é baixo

Muitas plataformas de criação de blogs são gratuitas. Caso você queira ter seu próprio domínio (sem “wordpress” ou “blogspot” na URL), o investimento é baixo. Com um pouco de leitura e pesquisa, você cria um blog interessante, relevante e com novidades para o seu público.

Tenha o hábito de postar, pelo menos, uma vez por semana. Quando se acostumar com as ferramentas, aumente a frequência de atualizações. Com isso, seu blog vai ser encontrado com muito mais facilidade. Além do mais, seu público sempre vai voltar buscando novas atualizações.

O público pode ser instruído

Com posts sobre os assuntos abordados na rádio, você tem a oportunidade de aprofundar os temas, elucidar conceitos e explicar vários assuntos relacionados até mesmo ao ambiente radiofônico. Com isso, seu público entende muito mais tudo o que envolve a sua emissora, desde a parte técnica até a escolha dos temas dos programas.

Além disso, um ouvinte informado faz comentários e sugestões melhores, dando mais credibilidade à rádio. Simples, fácil, barato e relevante: é assim que o blog se renova como uma ferramenta de marketing e divulgação. Com um bom conteúdo, sua web rádio pode ter um nome de autoridade em meio a tantas outras.

E agora? Já está pensando em fazer um rádio blog para a sua emissora? Então assine a newsletter da MaxCast e receba conteúdos relevantes sobre web rádio diretamente no seu e-mail!

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

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Danival Simim @https://twitter.com/danival

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

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