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Aqui no blog da Maxcast você já viu como é importante conhecer o seu concorrente. É por meio dessa informação que é possível adequar sua programação ao público, montar uma grade criativa, oferecer inovações e criar estratégias de marketing digital. Além disso, você descobre problemas na própria rádio.
O problema é: como descobrir quais são seus principais “adversários” entre tantas emissoras online? Para ter esse conhecimento, você deve fazer uma pesquisa de concorrentes. Neste post, você vai descobrir como usar essas informações para se destacar no segmento. Confira!
O que é pesquisa de concorrentes?
É a análise minuciosa dos seus adversários de segmento. Por meio dela, você vai descobrir diversas informações, entre elas:
- comunicação com a audiência;
- quem provavelmente é sua persona;
- quais suas estratégias;
- apresentadores e outros profissionais envolvidos;
- atuação nas redes sociais;
- estrutura e equipamentos;
- patrocinadores;
- localização (se é privilegiada ou não).
Conhecendo esses dados, você vai identificar com mais facilidade quais são os pontos fortes e fracos da concorrência (fatores internos) e, com isso, conhecerá também os seus. Tendo isso em mente, fica mais fácil saber como expandir a sua rádio ― investindo nos pontos fracos e intensificando os pontos fortes.
Além disso, você vai conhecer as oportunidades e ameaças (fatores externos) do negócio, como o Marco Civil da Internet, o aumento de pontos de Wi-Fi e a variação de patrocinadores disponíveis.
Quais os tipos de concorrência?
Existem dois principais tipos de concorrência: direta e indireta.
A concorrência direta ocorre entre produtos ou serviços de um tipo ― nesse caso, entre rádios online de mesmo segmento que objetivam atingir a mesma persona ou público.
Já a concorrência indireta acontece entre setores de serviços diferentes, mas que desejam atingir o mesmo público. No nosso caso, se a sua rádio é de rock, um canal no YouTube voltado para isso é um tipo de concorrente indireto.
Como pesquisar a concorrência?
Identifique seus concorrentes
Conhecendo os tipos de concorrência, fica mais fácil entender quem pode atrapalhar ou não a sua audiência. Ainda no exemplo da rádio de rock, dificilmente uma emissora voltada para o funk poderá ser um problema ― mas o canal no YouTube, sim.
Portanto, ter também um canal, levar convidados e fazer transmissões ao vivo pode ser uma forma de contornar esse problema e transformá-lo em solução.
Conheça seus canais
Antes de usar outras ferramentas, é importante que você conheça a programação da concorrência e seus programas de maior ou menor audiência. Assim, é possível adequar sua grade para disputar de forma mais justa e tirar vantagens dos horários de menor pico.
No marketing, o especialista disfarçado de cliente para analisar a concorrência é chamado de cliente oculto ― que tal ter o seu ouvinte oculto?
Ferramentas de monitoramento
Ferramentas de monitoramento de redes sociais como Scup e Socialbakers vão permitir que você tenha dados relevantes tanto sobre suas páginas quanto as da concorrência.
Há também plataformas como SEMrush e Ahrefs, que permitem que você confira informações sobre os sites concorrentes, como estratégias de pesquisa orgânica e paga no Google e origem do tráfego, posicionamento e o que fazer para superá-los.
Use web analytics
As ferramentas de web analytics extraem dados do seu site e da concorrência para que você possa otimizar a página. Use plataformas como Google Analytics (para extrair as informações) e Excel (para exportar e criar gráficos). A análise de dados, apesar de dar trabalho e exigir um profissional capacitado para isso, traz resultados significativos.
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Como usar a análise da concorrência para se destacar?
Faça o que a concorrência não faz
O passo seguinte ao entender o que a concorrência faz é descobrir o que ela não faz. Se sua rádio for sobre esporte, você pode separar uma atração com atividades alternativas ou até sobre músicas que marcaram grandes eventos. Se for uma emissora jornalística, veja qual estilo a concorrência não cobre: ela tem um programa com comentaristas? Um mais leve e cultural? Um sobre notícias internacionais?
O monitoramento de redes sociais também vai ajudar você a conhecer aquilo que a audiência pede, mas ainda não foi atendida.
Invista em tecnologia
Será que o concorrente investe em aplicativos, opções em áudio e vídeo e podcasts? Ele tem um grupo no WhatsApp para que os ouvintes possam interagir e dar sugestões? Os equipamentos são de qualidade? E o serviço de streaming oferece todos os recursos que uma web rádio necessita?
Lembre-se: ofereça o que ele não tem e, quando o produto for o mesmo, faça melhor.
Tenha uma comunicação diferenciada
Analise com ocorre a interação entre a concorrência e seus ouvintes e descubra como se destacar. Ofereça atendimento diferenciado tanto na rádio quanto nas redes sociais, site e blog. Faça com que sua audiência sinta-se amiga dos apresentadores.
Lembre-se também de disponibilizar canais de interação alternativos, como telefone e Skype.
Aproveite as redes sociais
E quais canais para interação com o público seriam melhores do que as redes sociais? Será que a concorrência está respondendo devidamente o ouvinte? Suas páginas mostram novidade? Há investimento em um design atrativo?
Investir em transmissões ao vivo no Facebook e no YouTube também são maneiras de aproveitar a audiência que essas redes podem proporcionar e estreitar seus laços com o público.
Não se esqueça das campanhas de marketing
Será que a concorrência está investindo em marketing para divulgar sua programação? Esse fator costuma ser esquecido pelos radialistas, que esperam que a audiência venha até eles sem fazer o mínimo de esforço para atraí-la. Até mesmo a pesquisa de concorrentes é uma ferramenta da área.
Existem diversas estratégias de marketing que você pode usar: monitoramento, de conteúdo, inbound e outbound são alguns exemplos. Use-as para captar ouvintes dentro e fora da rádio, atrair novos patrocinadores e divulgar novos programas e apresentadores.
O marketing pode estar presente também na identidade visual da sua rádio. Não é porque seu veículo é de áudio que você deve deixar de lado um fator tão importante. Pense em criar uma imagem única, que destaque sua emissora no meio de tantas.
A pesquisa de concorrentes é um fator essencial para descobrir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças tanto de outras rádios quanto da sua. Não deixe de fazer esse estudo para tornar sua rádio um veículo único entre tantos outros iguais.
Agora que você já sabe como fazer uma pesquisa de concorrentes, precisa investir em um bom serviço de streaming para se destacar ainda mais. Entre em contato com a MaxCast e saiba mais!
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