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Toda empresa que quer crescer precisa do marketing para se tornar conhecida e aumentar as vendas. E isso também inclui companhias ligadas à comunicação, como as emissoras de rádio.
Portanto, se você quer conquistar ouvintes, ter mais anunciantes interessados em seu veículo e torná-lo conhecido, algumas estratégias podem ajudá-lo a chegar lá, em especial o e-mail marketing. Há algum tempo, porém, esse recurso era sinônimo de spam e mensagens duvidosas.
Nessa época, costumávamos receber ofertas que não nos interessavam e que nunca solicitamos. Por muito tempo, essa foi uma forma invasiva de se comunicar, que acabou causando mais repercussão negativa do que retorno para as marcas que aderiram à prática.
Hoje, o e-mail marketing já amadureceu e evoluiu junto a outras estratégias de marketing digital. É por isso que, a seguir, vamos falar sobre a importância dele para a sua web rádio e por que esse investimento vale a pena. Continue aqui com a gente e confira!
O que é e-mail marketing?
De forma simples, trata-se da comunicação das empresas com seus clientes ou potenciais clientes via e-mail. Quando a prática começou a ser adotada, esse e-mail era uma espécie de versão digital das malas diretas, que eram enviadas por correspondência.
Ou seja: era mais um canal de comunicação em massa, com mensagens pouco relevantes para quem recebia e, muitas vezes, enviadas sem autorização. Hoje, o e-mail marketing evoluiu e tornou-se uma poderosa maneira de se comunicar com o público de maneira mais próxima.
Uma boa estratégia de marketing não está completa sem comunicação via e-mail. Você provavelmente recebe esse tipo de contato na sua caixa de entrada. É comum que as empresas em que fizemos algum tipo de cadastro nos enviem mensagem como:
- promoções de passagens aéreas;
- ofertas em liquidação das mais diversas lojas;
- newsletters;
- confirmação de compras;
- lançamentos;
- convites exclusivos para eventos.
Graças às mudanças nas práticas de e-mail marketing, esta é, hoje, uma das melhores maneiras de abrir um canal de comunicação direto com o cliente. Além disso, é uma forma muito eficaz de encontrar seu público na internet, visto que 92% dos adultos que estão online utilizam o e-mail, segundo dados do Pew Research Center.
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Por que investir nessa estratégia?
Os holofotes hoje podem estar voltados para as redes sociais, mas não se deixe enganar. Embora seja importante estar presente nas plataformas em que seus ouvintes estão, é com o e-mail marketing que você pode ativar os contatos que recebeu, aumentando a relevância da sua rádio e divulgando seu conteúdo de maneira mais direta e pessoal.
E não é só isso. Existem muitas razões para se utilizar o e-mail marketing na divulgação de sua web rádio. Confira algumas delas:
Relacionamento com o público
As pessoas costumam checar seus e-mails pelo menos uma vez por dia, tanto pelo computador quanto pelo smartphone. Portanto, esta uma excelente oportunidade para se relacionar com seus ouvintes e clientes.
Se o desafio de conquistar novos contatos é importante, o de fidelizar os que você já tem é ainda mais, e a ferramenta do e-mail pode ajudá-lo a cumprir essa tarefa. Faça isso sem medo! Quando uma pessoa faz seu cadastro, ela espera o contato.
Por isso, você deve manter um relacionamento constante, enviando conteúdos periódicos. Utilize essa estratégia para engajar seus ouvintes, faça com que eles se lembrem de você e estreite o relacionamento.
Capacidade de segmentação
Suas mensagens não precisam ser iguais para todos os destinatários. Você pode utilizar o e-mail marketing para direcionar conteúdos específicos para seus grupos de contatos.
Os e-mails que você envia para os seus ouvintes têm um tipo de conteúdo, enquanto os que são direcionados aos clientes, anunciantes e parceiros podem ter outro teor e objetivos diferentes.
Também é possível segmentar seus contatos por grupos de interesse, idade ou região. Assim, a mensagem atende diretamente aos interesses de quem a está recebendo e não é ignorada.
Monitoramento dos resultados
Outra grande vantagem de apostar no e-mail marketing dentro de uma estratégia de divulgação é a possibilidade que ele oferece de monitorar seus resultados. Isso quer dizer que, usando uma boa ferramenta de envio de e-mails, é possível analisar como as pessoas reagem a eles. Você pode ver:
- o relatório de quantos novos contatos entraram em sua lista;
- quantas pessoas abriram a mensagem;
- quantas clicaram no link no corpo do e-mail;
- que horas as pessoas costumam abrir as mensagens que você envia;
- quem pediu para sair da sua lista, entre outras informações.
Além disso, comunicar-se por e-mail é ter a certeza de que toda a sua lista receberá a mensagem. Diferentemente das redes sociais, em que só uma parte daqueles que curtem sua página verá seus posts, no e-mail todos os seus contatos recebem o que você envia.
Sabendo disso, abuse da criatividade para abordar assuntos interessantes e persuasivos, chamando a atenção das pessoas e induzindo-as ao clique.
Excelente custo/benefício
O custo/benefício do marketing digital é um de seus maiores atrativos e, com o e-mail marketing, não seria diferente. Para colocar em prática sua estratégia, só se fazem necessários três itens: um domínio (ex.: www.maxcast.com.br), uma ferramenta de envio de e-mail marketing e alguém para executar e acompanhar tudo.
Escolher uma boa ferramenta, que seja de fácil compreensão, é essencial, principalmente se você está começando. O mercado está cheio de opções para as mais diferentes necessidades e variados bolsos, como o Mailchimp, que é gratuito e já oferece alguns templates prontos.
Mesmo que você prefira uma ferramenta paga, o investimento não será alto, visto que os planos de muitas delas começam com uma média de US$ 10,00 a US$ 15,00 mensais. Isso faz do e-mail marketing a estratégia digital com o melhor retorno financeiro, pois a possibilidade de gerar um grande volume de receita é alta.
Comunicação personalizada
Outra vantagem do e-mail é que ele é basicamente um papel em branco, ou seja, você pode personalizá-lo da maneira que quiser. Isso significa que é possível incluir elementos gráficos, GIFs ou apenas textos, de acordo com sua preferência.
Há também a opção de incluir links ou botões direcionando o usuário para outro endereço da web. Dessa forma, você pode enviar e-mails informando sobre seus novos programas de rádio ou ter uma conversa mais direta com o seu público.
Além disso, algumas ferramentas também permitem enviar mensagens com o nome do destinatário no assunto e no corpo do texto, de forma automática, deixando a comunicação ainda mais pessoal.
Se você leu este artigo até aqui, já deve ter percebido a importância da estratégia de e-mail marketing para a sua rádio. E então? Pronto para colocar tudo em prática?
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