Índice
A rotina de quem trabalha com uma rádio online é recheada de termos técnicos, que funcionam como códigos universais para facilitar a comunicação. Conhecê-los e identificá-los pode parecer complicado no início, mas, com a prática, a associação se torna imediata. Vale lembrar, também, que essas expressões estão em constante atualização.
Ou seja: além de pesquisar, o profissional dessa área precisa estar atento às novidades. Por isso, preparamos uma lista com os 10 principais termos que você precisa aprender. Acompanhe!
1. Analógico
Essa palavra costuma ser usada para identificar os aparelhos eletrônicos que apresentam variações contínuas e sinais elétricos: ruídos, invasões clandestinas e pressão de ar provocada por sons, como os de instrumentos musicais.
Para entender melhor, considere que as transmissões de voz e dados acontecem por meio das ondas de rádio. Mas, dependendo do sistema, essas informações são transmitidas com maior qualidade ou não.
Por exemplo, os rádios digitais convertem os dados em uma série de números ou dígitos (combinação binária), o que oferece maior qualidade, eficiência e dinâmica à transmissão. Já os analógicos enviam as informações da mesma forma com a qual foram captadas.
2. Bitrate
É a medida que determina o volume de dados transmitidos em um determinado intervalo de tempo. O Bitrate indica a taxa ou o fluxo de transferência de bits. Normalmente, utiliza-se a medida kbit/s, ou seja, a quantidade de 1 mil bits transmitidos por segundo durante a utilização do arquivo.
Mas por que essa medida é importante? Porque as transmissões com maior quantidade de kbit/s têm maior qualidade. E como saber a medida ideal? É simples, veja:
- 24 kbps: básica;
- 32 kbps: média;
- 64 kbps: alta;
- 128 kbps: altíssima.
3. Crossfade
Trata-se de um efeito de transição entre dois arquivos de áudio. O ideal é que se elimine o intervalo sem som entre eles de forma suave. Você pode sobrepor o final de uma música ao início de outra, por exemplo, personalizando o tempo de transição entre elas — normalmente, usa-se até cinco segundos. Dessa forma, os arquivos transformam-se em faixa única.
Essa técnica é muito utilizada por DJs, que mesclam diversas músicas em suas playlists. Para isso, eles escolhem faixas com batidas parecidas ou usam outro efeito para dar harmonia a essa transição.
4. Delay
A palavra inglesa significa atraso e é utilizada para determinar a diferença entre o tempo de envio e o de recebimento do áudio. É a variação em que acontece a codificação do conteúdo a ser transmitido. No caso da web rádio, a sua transmissão é enviada para o provedor de internet e, em seguida, para os ouvintes.
Normalmente, o delay é percebido ao vivo, quando o ouvinte entra em contato por telefone. Outro exemplo comum ocorre durante a transmissão de um jogo de futebol em que, enquanto um ouvinte está acompanhando a narração da partida, seu vizinho já está gritando gol.
As velocidades da conexão de seu provedor e do ouvinte influenciam nesse processo. Se a conexão não for boa — da rádio ou do ouvinte —, o delay pode durar até 30 segundos. Apesar de comum, esse atraso é desagradável e deve ser evitado.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
5. Auto DJ e espaço de armazenamento
O auto DJ é um programa utilizado para exibir sua programação online. Com ele, não é preciso um computador no momento da transmissão, pois — como o próprio nome indica — ele funciona como um DJ automático.
Basicamente, você cria uma playlist e o Auto DJ envia as músicas em tempo real para o servidor onde está a sua web rádio. E não é necessário estar com o seu computador ligado para que isso aconteça.
Todo o conteúdo que você enviar para o Auto DJ precisará de um espaço para armazenamento: músicas, vinhetas, blocos de notícias, colunas e comerciais. Por isso, antes de fechar negócio com uma plataforma de web rádio, verifique se as condições atendem às suas necessidades. Confira alguns números para referência:
- básico: 20 GB;
- profissional: 30 GB;
- avançado: 50 GB.
6. Grade de programação
É a sequência que vai ao ar na rádio. Funciona como um guia que indica o horário de início e término de cada programa. É por meio da grade que os ouvintes se orientam e acompanham seus programas preferidos. Portanto, essa é uma boa estratégia para conquistá-los e fidelizá-los.
Mas, para que ela seja eficiente, as pessoas devem conhecê-la bem. Portanto, anuncie a grade de programação tanto na rádio quanto em seus canais de divulgação: site, blog e redes sociais.
7. Player
Essa é a principal ferramenta utilizada para reproduzir uma rádio online. Ela pode ser adquirida por meio de um aplicativo ou plugin para sites.
Traduzindo literalmente, o termo inglês significa “tocador”. Normalmente, o player possui reprodução automática, mas o ouvinte pode regular a transmissão como deseja: aumento e diminuição de volume, play, stop e pause.
8. Playlist
A palavra playlist refere-se a uma lista de conteúdos de áudio a serem executados durante a programação. Geralmente é mais utilizada para armazenar músicas, mas também serve para inserir podcasts, vinhetas, programetes, entrevistas e comerciais.
9. Streaming
É a tecnologia usada para a transmissão de informação multimídia pela internet. No caso da web rádio, o streaming leva o conteúdo (áudio ou vídeo) até os ouvintes em tempo real por meio da web, sem a necessidade de realizar download.
10. Upload
Esse termo tem a ver com transferência de dados. Trata-se do oposto do download, pois envia arquivos para um servidor da internet, servindo para incluir músicas e imagens em sua plataforma. Ter uma boa taxa de upload — assim como uma boa conexão de internet — é muito importante para realizar transmissões ao vivo. Do contrário, surgirão cortes no áudio.
Esse breve dicionário de termos técnicos oferece um bom conhecimento sobre web rádio. Mas somente com a prática é possível diminuir o estranhamento dessas palavras e perceber como elas tornam a rotina mais dinâmica. Porém, ainda existem muitos outros termos para acrescentar ao seu vocabulário.
Para conhecê-los melhor e manter-se informado, assine a nossa newsletter! Selecionamos os melhores conteúdos para você se destacar com a sua web rádio.
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!
2 Comentário
Gostei vou sempre acompanhar isso!
Você vai adorar Laurite 😀 Qualquer dúvida acesse nosso chat online clicando nesse link https://maxcast.com.br/atendimento.php de Seg à Sex 8h às 20h e Sáb 8h às 17h.