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Você sabia que medir a audiência da sua rádio pode ajudar a conhecer o seu público alvo, decidir qual é a programação mais adequada e até mesmo ter um papel decisivo na hora de fechar uma parceria?
Pois saiba que seu público pode dizer muita coisa sobre o seu negócio, como quais caminhos ele deve tomar para consolidar os ouvintes já existentes, além de criar relevância e autoridade no tema abordado.
Tendo isso em vista, fique de olho nos próximos tópicos e descubra como as rádios medem a audiência!
Audiência do rádio do Brasil
Esse meio de comunicação chegou ao Brasil oficialmente em 7 de setembro de 1922, ou seja, em meio aos festejos do centenário da Independência. É considerado um dos meios e comunicação mais inclusivos, pois alcança lugares do país e do mundo onde não se tem nem mesmo televisão.
Em 2014, o Brasil foi considerado o segundo país onde mais pessoas escutam rádio por um período longo, perdendo apenas para a Argentina. No ano seguinte, foram gastos mais de 5 bilhões de reais em publicidade para a plataforma no país. O setor que mais investiu em rádio no Brasil foi o varejista, com 22% do valor total, seguido por serviços ao consumidor (19%) e cultura e lazer (11%).
Esse dado mostra que, mesmo depois de 95 anos, esse meio de comunicação ainda é considerado forte. 90% da população brasileira tem acesso ao meio, seja por ter o aparelho em casa, seja por ouvir as estações na internet ou pelo celular. Inclusive, 99% dos aparelhos que custam entre 500 e 700 reais contam com uma ferramenta para sintonização de estações FM integrado.
Apenas em regiões metropolitanas, foram encontrados 56 milhões de ouvintes, o que representa 86% dessa população. Em média, cada pessoa acompanha estações por mais de quatro horas diárias. Feita pelo Kantar Ibope, a pesquisa também revela que 94% dos usuários gostam de ouvir música.
O lugar preferido dos usuários para escutar rádio é a própria casa (50%), seguido pelo carro (10%) e trabalho (5%). Além de popular, esse meio de comunicação também é considerado confiável: 35% recorrem a ele para verificar de forma rápida as notícias.
O público é de maioria feminina, e pertencente à classe econômica C. Com relação à programação, 50% preferem ouvir música do estilo sertanejo e, como programação não musical, 71% gostam de ouvir notícias, sejam elas locais, estaduais, nacionais ou internacionais.
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Importância de mensurar a sua audiência
Em um primeiro momento, pode parecer inteligente ter uma rádio que aborde muitos temas e nichos diferentes. Entretanto, um público não definido traz a impressão de que seu conteúdo é bastante raso, além de dificultar a relevância ao se concentrar em determinado tema, algo que é bastante importante para qualquer negócio.
Adicionalmente, muitos anunciantes e patrocinadores não vão querer formar parcerias com o seu site, pois não haverá garantia de vendas ou confiabilidade. Portanto, é imprescindível conhecer o público da rua rádio, tanto para que as parcerias quanto a própria programação sejam específicas e agradem aos seus ouvintes.
Confira agora algumas possibilidades de fazer as análises de audiência de estações de rádio:
IBOPE
A metodologia usada pela empresa para medir a audiência de rádios físicas é a realização de retrospectivas recall. O correspondente informa quais foram as estações ouvidas no período de 48 horas. A pesquisa é divulgada de forma trimestral e reúne pessoas dos mais diversos sexos e condições econômicas.
A frequência da coleta desses dados é diária, mesmo em feriados e finais de semana. O IBOPE informa que não analisa a audiência de rádios online, porém verifica outras características importantes por meio do TagWave.
TagWave
A ferramenta foi criada pelo Kantar IBOPE Media para analisar o tráfego de consumo de transmissões ao vivo em sites de players veiculados na internet e está disponível para a venda. O usuário pode acompanhar várias métricas referentes à sua rádio online, como o tempo total de acesso ao seu player, quantos visitantes únicos são recebidos por dia ou em período especificado.
Também é possível verificar qual é o tempo médio em que um usuário passa ouvindo a sua programação e qual o seu país de origem. Além disso, há gráficos comparativos de diferentes emissoras, para verificar se você está abaixo ou acima da média padrão.
Os dados são coletados por meio de uma tag gerada pela empresa e que é colocado no player das emissoras. A coleta dessas informações é feita diariamente e de rádios em qualquer lugar do mundo.
Google Analytics
Caso esteja procurando uma ferramenta gratuita, você poderá utilizar o Google Analytics, uma ferramenta disponibilizada pelo Google. Para usar o serviço, você deverá ter uma conta no Google e se cadastrar no site do Analytics. Depois, você receberá um código que deverá ser inserido no site onde estará o seu player.
Com ele, você receberá informações ao vivo ou de períodos anteriores sobre a movimentação dos usuários do seu site. Por exemplo, quais páginas mais acessadas, dados demográficos, sexo, qual dispositivo e navegador são mais utilizados para acessar a sua rádio e muitos outros.
Um incrível benefício dessa ferramenta é que você também poderá mesurar dados de todos os canais do site, como campanhas de e-mail marketing, Google Adwords, tráfico orgânico etc. Com tudo isso em um só lugar, ficará mais prático analisar cada grupo de informações separadamente ou de forma conjunta/comparativa.
Você também poderá criar metas do número de conversões que o site gera. Assim, poderá medir de uma forma mais fácil se o desempenho tem aumentado ou caindo e, a partir disso, tomar as melhores decisões para estratégias de marketing de acordo com cada ocasião. Ainda há a opção de programar alertas caso alguma meta tenha sido batida ou ultrapassada.
Participação dos ouvintes
Prestar atenção no que os seus ouvintes falam sobre a sua rádio também é considerado um meio de medir a sua audiência. Seja por ligações, comentários no site ou em redes sociais, muitas pessoas acabam deixando, de forma voluntária, elogios, críticas ou até mesmo ideias que podem ser usadas na sua programação.
Você também pode criar publicações com enquetes ou pedindo a opinião do público sobre algo específico, relativo à própria rádio ou informações pessoais como a idade, onde moram, que tipo de emprego possuem etc.
Portanto, verifique periodicamente as informações sobre a sua audiência e as tome como base para a criação de campanhas, parcerias ou conteúdos para sua rádio e demais redes sociais. Tomando esse cuidado, você terá um público maior e cada vez mais fiel, que fará da sua rádio um sucesso!
Gostou do post? Deixe nos comentários alguma dica ou informações que você considera importantes para melhorar a audiência de uma web rádio!
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Um Comentário
Boa noite,
Quanto vale um ponto de audiência de FM?
Equivale á quantos equipamentos sintonizados?