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Locutor de rádio

Guia de comunicação: o que você precisa saber sobre linguagem em rádio

Brenda é uma estudante de jornalismo e começou a se interessar pela área de rádio. Entretanto, ela é ainda é um pouco leiga no assunto e, sem o acesso a um guia de comunicação adequado, não sabe como se dá a linguagem utilizada nas programações da sua web rádio e esquetes.

Ela achava que era preciso apenas ler um roteiro ou falar como se estivesse em uma roda de amigos, ou com o seu chefe, no caso de notícias mais sérias. Entretanto, a linguagem para rádio envolve características e particularidades que fazem com que a mensagem possa ser facilmente absorvida pelos ouvintes.

Para que você não se engane como a Brenda, neste post, poderá acompanhar um verdadeiro guia de comunicação que lhe auxiliará a entender o que é, como fazer e quais cuidados tomar para que a sua narração e locução sejam feitas de maneira profissional. Acompanhe!

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Locutor de rádio

Entenda qual a diferença entre serviços de streaming e live stream?

Quem é dono de uma rádio online sabe da importância de um serviço de streaming confiável, afinal, só assim é possível fazer uma programação 24h com qualidade e segurança. 

Hoje, com o avanço constante da tecnologia, há duas opções: o streaming tradicional e a live stream. Mas, você sabe qual a diferença entre as duas? E agora, qual a melhor opção para sua rádio: o streaming ou a live stream? Neste post, vamos esclarecer suas dúvidas. Confira!

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Rádio online

Aprenda como gerenciar rádio de forma sustentável e eficiente

Uma empresa que pretende crescer em longo prazo sabe da importância de uma gestão otimizada. Não seria diferente com sua rádio, afinal, com tantas tarefas e setores diferentes, é impossível fazê-la crescer sem administrá-la corretamente. Não importa se sua emissora on-line é jornalística, musical ou comunitária ― o trabalho de gerenciamento é essencial.

Um gestor de rádio precisa lidar com os profissionais envolvidos, a grade de programação, finanças, publicidade, anunciantes, equipamentos, ouvintes, mídias sociais e muitos outros setores. Cansa só de ler, não é mesmo? Portanto, gerenciar radio não é algo fácil, mas, quando feito da maneira correta, beneficia todos os stakeholders e departamentos da emissora.

Embora cada área necessite de profissionais especializados, o uso de sistemas de gestão facilita o trabalho para todos. E se você quer saber como gerenciar rádio corretamente, continue a leitura deste post!

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Marketing para Rádio

7 formas de como conseguir anunciantes para a sua web rádio

Você já está há um bom tempo produzindo conteúdo para a sua rádio. Suas transmissões são bastante movimentadas e atraem cada vez mais ouvintes e pessoas interessadas no seu conteúdo.

Entretanto, você precisa de anunciantes para tornar a sua rádio rentável, pois só assim poderá continuar produzindo conteúdo de qualidade e conseguirá dinheiro o suficiente para investir em mais equipamento.

Neste texto, você aprenderá sete dicas incríveis de como conseguir anunciantes para a sua web rádio e conseguir uma renda extra, seja para completar o seu salário, seja para investir no seu projeto. Ficou interessado no tema? Então, continue a leitura!

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Marketing para Rádio

Produção de conteúdo para marketing: conheça todos os formatos para explorar

Você já deve conhecer a máxima “quem não é visto não é lembrado”, certo? Quem tem um produto ou serviço sabe bem disso. Se no offline já se investia muito em publicidade, assessoria e relações públicas, atualmente nós temos o universo online como grande aliado de quem deseja investir em estratégias de divulgação.

No entanto, se na publicidade tradicional a sua marca vai atrás do público, hoje em dia é bem diferente. A produção de conteúdo baseia-se, primeiramente, em atrair o cliente ao seu produto ou serviço em vez de produzir propagandas ou releases para a imprensa.

O melhor é que esse trabalho pode ser feito em conjunto com as outras especialidades: suas propagandas serão mais bem-aceitas pelo público, que já vê você com credibilidade. Portanto, sua força como fonte jornalística também aumentará.

No entanto, a produção de conteúdo demanda estudo, cuidado e dedicação para dar certo. Quer saber como isso funciona, quais tipos existem e como começar? É o que nós mostraremos neste post. Confira!

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Marketing para Rádio

Saiba como fazer pesquisa de palavras-chave para campanhas

Aqui no blog, você já leu sobre a importância de criar uma persona, produzir conteúdos para atrair mais clientes e analisar dados extraídos do seu site. Todas essas informações só vão fazer real sentido na sua campanha de marketing digital quando trabalhadas com um elemento aparentemente simples, mas essencial para o funcionamento das campanhas e da estratégia de SEO: a pesquisa de palavras-chave.

A principal ferramenta de uma pesquisa precisa ser muito bem pensada e analisada. É por isso que uma boa pesquisa de palavras-chave deve ser feita antes da elaboração de estratégias e pautas para seu negócio.

Mas, como escolher as melhores palavras? Quais ferramentas utilizar nessa pesquisa? É o que você descobrirá neste post. Boa leitura!

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Marketing para Rádio

Como um influenciador digital pode ajudar estrategicamente

Se você possui alguma rede social como o Instagram, por exemplo, certamente já se pegou visualizando os stories de um influenciador digital, que tem como papel estimular determinados comportamentos e interferir na vida de seus seguidores diariamente.

Neste post, você vai conhecer o papel de um influenciador digital e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a ganhar a atenção do público online. Confira!

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Locutor de rádio

Conheça o fluxo de nutrição e 5 dicas para colocá-lo em prática!

Já recebeu novidades de uma loja na qual você compra regularmente ou ganhou o link de um texto incrível no seu e-mail essa semana? Por mais obsoleto que pareça (e só parece mesmo), incluir o e-mail marketing em sua estratégia de captação e fidelização de clientes traz ótimos resultados.

Neste texto, vamos mostrar a você o que é fluxo de nutrição e sua relação com o inbound marketing. Além disso, trazemos cinco dicas potentes para por essa estratégia para funcionar e alavancar o seu negócio! Ficou curioso? É só continuar a leitura!

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Marketing para Rádio

Pesquisa de concorrentes de rádio online: como descobrir quem está competindo?

Aqui no blog da Maxcast você já viu como é importante conhecer o seu concorrente. É por meio dessa informação que é possível adequar sua programação ao público, montar uma grade criativa, oferecer inovações e criar estratégias de marketing digital. Além disso, você descobre problemas na própria rádio.

O problema é: como descobrir quais são seus principais “adversários” entre tantas emissoras online? Para ter esse conhecimento, você deve fazer uma pesquisa de concorrentes. Neste post, você vai descobrir como usar essas informações para se destacar no segmento. Confira!

O que é pesquisa de concorrentes?

É a análise minuciosa dos seus adversários de segmento. Por meio dela, você vai descobrir diversas informações, entre elas:

  • comunicação com a audiência;
  • quem provavelmente é sua persona;
  • quais suas estratégias;
  • apresentadores e outros profissionais envolvidos;
  • atuação nas redes sociais;
  • estrutura e equipamentos;
  • patrocinadores;
  • localização (se é privilegiada ou não).

Conhecendo esses dados, você vai identificar com mais facilidade quais são os pontos fortes e fracos da concorrência (fatores internos) e, com isso, conhecerá também os seus. Tendo isso em mente, fica mais fácil saber como expandir a sua rádio ― investindo nos pontos fracos e intensificando os pontos fortes.

Além disso, você vai conhecer as oportunidades e ameaças (fatores externos) do negócio, como o Marco Civil da Internet, o aumento de pontos de Wi-Fi e a variação de patrocinadores disponíveis.

Quais os tipos de concorrência?

Existem dois principais tipos de concorrência: direta e indireta.

A concorrência direta ocorre entre produtos ou serviços de um tipo ― nesse caso, entre rádios online de mesmo segmento que objetivam atingir a mesma persona ou público.

Já a concorrência indireta acontece entre setores de serviços diferentes, mas que desejam atingir o mesmo público. No nosso caso, se a sua rádio é de rock, um canal no YouTube voltado para isso é um tipo de concorrente indireto.

Como pesquisar a concorrência?

Identifique seus concorrentes

Conhecendo os tipos de concorrência, fica mais fácil entender quem pode atrapalhar ou não a sua audiência. Ainda no exemplo da rádio de rock, dificilmente uma emissora voltada para o funk poderá ser um problema ― mas o canal no YouTube, sim.

Portanto, ter também um canal, levar convidados e fazer transmissões ao vivo pode ser uma forma de contornar esse problema e transformá-lo em solução.

Conheça seus canais

Antes de usar outras ferramentas, é importante que você conheça a programação da concorrência e seus programas de maior ou menor audiência. Assim, é possível adequar sua grade para disputar de forma mais justa e tirar vantagens dos horários de menor pico.

No marketing, o especialista disfarçado de cliente para analisar a concorrência é chamado de cliente oculto ― que tal ter o seu ouvinte oculto?

Ferramentas de monitoramento

Ferramentas de monitoramento de redes sociais como Scup e Socialbakers vão permitir que você tenha dados relevantes tanto sobre suas páginas quanto as da concorrência.

Há também plataformas como SEMrush e Ahrefs, que permitem que você confira informações sobre os sites concorrentes, como estratégias de pesquisa orgânica e paga no Google e origem do tráfego, posicionamento e o que fazer para superá-los.

Use web analytics

As ferramentas de web analytics extraem dados do seu site e da concorrência para que você possa otimizar a página. Use plataformas como Google Analytics (para extrair as informações) e Excel (para exportar e criar gráficos). A análise de dados, apesar de dar trabalho e exigir um profissional capacitado para isso, traz resultados significativos.

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Como usar a análise da concorrência para se destacar?

Faça o que a concorrência não faz

O passo seguinte ao entender o que a concorrência faz é descobrir o que ela não faz. Se sua rádio for sobre esporte, você pode separar uma atração com atividades alternativas ou até sobre músicas que marcaram grandes eventos. Se for uma emissora jornalística, veja qual estilo a concorrência não cobre: ela tem um programa com comentaristas? Um mais leve e cultural? Um sobre notícias internacionais?

O monitoramento de redes sociais também vai ajudar você a conhecer aquilo que a audiência pede, mas ainda não foi atendida.

Invista em tecnologia

Será que o concorrente investe em aplicativos, opções em áudio e vídeo e podcasts? Ele tem um grupo no WhatsApp para que os ouvintes possam interagir e dar sugestões? Os equipamentos são de qualidade? E o serviço de streaming oferece todos os recursos que uma web rádio necessita?

Lembre-se: ofereça o que ele não tem e, quando o produto for o mesmo, faça melhor.

Tenha uma comunicação diferenciada

Analise com ocorre a interação entre a concorrência e seus ouvintes e descubra como se destacar. Ofereça atendimento diferenciado tanto na rádio quanto nas redes sociais, site e blog. Faça com que sua audiência sinta-se amiga dos apresentadores.

Lembre-se também de disponibilizar canais de interação alternativos, como telefone e Skype.

Aproveite as redes sociais

E quais canais para interação com o público seriam melhores do que as redes sociais? Será que a concorrência está respondendo devidamente o ouvinte? Suas páginas mostram novidade? Há investimento em um design atrativo?

Investir em transmissões ao vivo no Facebook e no YouTube também são maneiras de aproveitar a audiência que essas redes podem proporcionar e estreitar seus laços com o público.

Não se esqueça das campanhas de marketing

Será que a concorrência está investindo em marketing para divulgar sua programação? Esse fator costuma ser esquecido pelos radialistas, que esperam que a audiência venha até eles sem fazer o mínimo de esforço para atraí-la. Até mesmo a pesquisa de concorrentes é uma ferramenta da área.

Existem diversas estratégias de marketing que você pode usar: monitoramento, de conteúdo, inbound e outbound são alguns exemplos. Use-as para captar ouvintes dentro e fora da rádio, atrair novos patrocinadores e divulgar novos programas e apresentadores.

O marketing pode estar presente também na identidade visual da sua rádio. Não é porque seu veículo é de áudio que você deve deixar de lado um fator tão importante. Pense em criar uma imagem única, que destaque sua emissora no meio de tantas.

A pesquisa de concorrentes é um fator essencial para descobrir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças tanto de outras rádios quanto da sua. Não deixe de fazer esse estudo para tornar sua rádio um veículo único entre tantos outros iguais.

Agora que você já sabe como fazer uma pesquisa de concorrentes, precisa investir em um bom serviço de streaming para se destacar ainda mais. Entre em contato com a MaxCast e saiba mais!

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!