Índice
Em todos os lugares que frequentamos é possível identificar pessoas que estão a todo tempo no celular ou ao menos dão uma checada rápida em alguns aplicativos. Para que o público aumente e o rádio permaneça nessa concorrência por ouvintes, alguns ajustes são necessários.
Por isso, neste texto, vamos falar das adaptações do rádio para os aplicativos, carinhosamente chamado de ‘APPs’.
O rádio é um meio de comunicação com grande relevância nos lares brasileiros, mas ele ainda está atrás da internet. Desta forma, se integrar à internet, por meio dos computadores, aparelhos smartphones e celulares, permite aos ouvintes acompanhar a rádio e a programação favorita de qualquer lugar.
Podemos dizer que são duas as adaptações mais importantes:
- rádio na internet (webrádio);
- aplicativos de rádio.
Em um outro artigo Maxcast (Dia Mundial do Rádio), falamos um pouco sobre o rádio na internet e as mudanças que ele vem sofrendo para se encaixar nessa tecnologia, que está em ritmo acelerado. Tão veloz que as transformações agora são outras.
Mas, antes de detalhar essa grande mudança, é necessário falar do número de smartphones que andam pelo Brasil.
O comportamento dos brasileiros no uso dos smartphones
A Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia, realizada em 2016 pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, mostrou que o número de aparelhos smartphones em uso no Brasil alcançou 168 milhões, dados do mês de maio. A projeção para 2018 é de 236 milhões. A pesquisa apontou ainda que há menos computadores do que smartphones no Brasil, somando 160 milhões.
Outro estudo, agora sobre o comportamento na internet, indicou que o gasto médio por dia dos brasileiros em frente a uma tela é de 9 horas, a maior parte desse tempo no smartphone, de acordo com o Ibope. Várias pessoas até atravessam a rua teclando, não é mesmo?
Durante esse tempo, são cinco os aplicativos mais utilizados em todo o mundo. 80% do tráfego é provocado por eles: Facebook, Google Chrome, Youtube, Whatsapp e Instagram. Os outros 20% são distribuídos entre APPs de serviço e diversão.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Os Aplicativos
O Ibope explicou ainda que quando se trata de APPs, pagar para baixá-los não faz parte dos planos. Aplicativos de diversão e entretenimento são os mais buscados dentre os gratuitos disponibilizados.
Mas, por que os APPs são tão importantes?
Os aplicativos não só permitem o acesso mais fácil a algo desejado, como ele personaliza o aparelho das pessoas. Cada um tem os APPs que lhe atendem, conforme hábitos e costumes.
Os Apps de Rádio
Os aplicativos tem aumentado em número considerável, precisamente por causa dos costumes da população. Por este motivo, usar os APPs como estratégia para aumentar sua audiência é um benefício para ouvintes e para as próprias rádios. O aplicativo disponibilizado pela Maxcast apresenta muitas vantagens, algumas listadas abaixo:
Ouvintes:
- acesso a qualquer momento, independente da rádiofrequência, usando apenas a internet;
- envia áudio de até um minuto;
- pede músicas e manda mensagens direto à rádio;
- acesso direto ao site.
Rádios:
- fidelização, que permite o público acompanhar a programação de qualquer lugar;
- maior interatividade e engajamento;
- oportunidade de patrocínio;
- acesso direto ao site.
Aí está o rádio, na rotina dos brasileiros. Como o hábito dos consumidores agora está na internet e nos smartphones, é justo que o rádio se junte a eles através dos queridinhos APPs.
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!