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Já recebeu novidades de uma loja na qual você compra regularmente ou ganhou o link de um texto incrível no seu e-mail essa semana? Por mais obsoleto que pareça (e só parece mesmo), incluir o e-mail marketing em sua estratégia de captação e fidelização de clientes traz ótimos resultados.
Neste texto, vamos mostrar a você o que é fluxo de nutrição e sua relação com o inbound marketing. Além disso, trazemos cinco dicas potentes para por essa estratégia para funcionar e alavancar o seu negócio! Ficou curioso? É só continuar a leitura!
Saiba o que é o fluxo de nutrição
O fluxo de nutrição é a organização e criação de conteúdos para a sua lista de e-mails para que, assim, o seu potencial cliente passe pelo funil de vendas até realizar uma compra e se fidelize com a sua empresa. É aí que o inbound entra!
É com ele que são criados os conteúdos que serão enviados via e-mail para a sua lista, pois é preciso entender em qual etapa de compra aquela pessoa está e enviá-la o tipo de e-mail que ela quer ler.
O maior cuidado com esse tipo de comunicação fez com que o processo de compra pela internet tenha se tornado mais eficiente e humanizado, já que nem todos receberão o mesmo e-mail na mesma hora, além de evitar o tão temido spam.
Além disso, criar um conteúdo exclusivo ou reunir seus melhores conteúdos e/ou produtos em um e-mail faz com que o usuário tenha o interesse em abrir e ler a sua mensagem, fazendo com que ela interaja ainda mais com a sua empresa e ainda contribua para uma comunicação mais direta.
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Conheça cinco dicas para o seu fluxo de nutrição ser um sucesso
Agora que você conhece o que é e como funciona o fluxo de nutrição, é hora de começar a planejar a sua estratégia. Por isso, separamos cinco dicas que você deve considerar na hora de produzir os seus e-mails para que, assim, a sua taxa de conversão seja alta.
1. Entenda a jornada de compra do seu cliente
Como falado anteriormente, um fluxo de nutrição eficiente deve respeitar a etapa do funil de vendas no qual o potencial comprador se encontra. Isso é importante, pois faz com que o processo de compra se dê de forma natural.
Por exemplo: imagine que você acaba de entrar em uma loja e em menos de um minuto vários atendentes aparecem ao seu redor querendo que você compre produtos sem nem ao menos saberem o que, de fato, você precisa.
Você, provavelmente, não vai mais querer voltar naquela loja, o que pode ser a mesma decisão do seu visitante que mal entrou em seu site e já recebeu ofertas de produtos.
Confira quais posts a pessoa leu ou quais conteúdos ela está consumindo em seu blog e ofereça outros produtos relacionados, como outros textos do seu site que falem sobre o tema ou e-books e conteúdos de outras plataformas produzidos por você.
Só depois de “terem uma boa conversa” o usuário estará pronto para conhecer os serviços e produtos que você oferece. Ele fará uma compra já ciente da sua preocupação com o problema dele e após checar e constatar que o seu produto é melhor que os demais.
2. Tenha personas bem definidas
Para conhecer melhor os seus clientes, requisito importante de uma estratégia de e-mail marketing, você precisará criar personas que os representem da maneira mais fiel possível.
Sabendo para quem você está vendendo fica mais fácil produzir um conteúdo que o agregue e o faça continuar querendo receber os seus e-mails, visitar o seu site e blog e, finalmente, comprando os produtos e serviços que você oferece.
Caso ache necessário, é possível criar mais de uma persona como, por exemplo, para negócios que vendam vários produtos destinados a públicos diferentes ou queiram produzir conteúdo diferenciado para homens e mulheres.
3. Colha e use os dados das landing pages
Você sabe o que são as landing pages? São páginas criadas especificamente para transformar os visitantes do seu site em leads. Caso eles se interessem em baixar algum conteúdo do seu site, serão direcionados para uma landing page, em que precisarão informar alguns dados como e-mail, nome, escolaridade etc.
Assim, todos saem ganhando: o usuário ganha conteúdo gratuito e o produtor consegue dados importantes para definir a sua persona, além do e-mail que será usado na estratégia de marketing.
Em hipótese alguma compre uma lista de e-mails na internet, mesmo que pareça mais prático do que esperar que os usuários informem seus e-mails por vontade própria. Você não sabe se aquelas pessoas querem receber o seu conteúdo ou até mesmo se são contas ativas, o que só resultará em prejuízo.
As landing pages precisam ser extremamente diretas ao mostrar a ação que o comprador deverá executar nela: clicar em algum botão, responder um formulário etc. Utilizar imagens também é uma boa forma de captar a atenção do leitor e deixar a mensagem ainda mais clara.
4. Execute um bom plano de e-mail marketing
Agora que você já tem o e-mail e dados dos seus leads, criou sua persona e começou a planejar os e-mails que serão mandados, é hora de colocar a mão na massa para finalizar a sua estratégia e escrever os e-mails.
A sua mensagem precisa ser a mais clara e direta possível. Tenha em mente que o usuário não estará em seu blog, então provavelmente não vai querer ler um e-mail muito longo.
Ao mesmo tempo, não utilize palavras como “clique aqui”, “grátis” e similares, pois isso é lido pelos provedores como spam, fazendo com que o seu lead nem mesmo saiba da existência da sua mensagem. Também evite exagerar na caixa alta e links.
5. Ofereça uma oferta
Uma das melhores formas de gerar engajamento e chamar a atenção do seu lead é oferecer algum conteúdo por meio dos e-mails: e-books, postagens exclusivas, descontos etc.
Isso fará com que o usuário queira continuar recebendo suas mensagens e até mesmo se interesse pelos seus produtos, pois ela poderá ter uma espécie de “amostra grátis” do que você tem a oferecer.
Viu como é importante adotar o fluxo de nutrição, além de uma boa estratégia de e-mail marketing para a sua rádio? Assim você conseguirá acompanhar os seus clientes na jornada de compra e até mesmo saber mais sobre eles para incrementar a sua persona!
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