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Web rádios são também conhecidas como Rádio via Internet ou Rádio Online. Para que o áudio delas sejam transmitidos é necessário o uso do serviço de streaming transmitindo o áudio em tempo real, podendo, o áudio, também ser transmitido ao vivo ou por programação gravada.
Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, pode ouvir a rádio pela internet, enquanto o meio convencional, tem alcance limitado, na maioria dos casos, regional. O custo para criação de uma Web rádio geralmente é bem inferior ao custo de criação de uma rádio AM/FM comum. É necessário apenas uma máquina local para transmitir o áudio ao vivo, ou ainda a contratação de um plano de Streaming com Auto-Dj que armazena as músicas no servidor de Streaming, bastando o administrador configurar a playlist.
O conteúdo de uma web rádio não difere muito do de uma rádio comum, afinal, as duas têm a mesma matéria-prima: o som. A diferença está na forma de transmissão do áudio.
Em uma rádio convencional, AM ou FM, o som é transformado em ondas eletromagnéticas, que se propagam pelo ar e são captadas por aparelhos de rádio, basta um radinho de pilha para ouvir este tipo de rádio. Mas seu alcance fica limitado geograficamente às áreas atingidas pela antena de transmissão. Além disso, a legislação brasileira impõe muitas restrições quanto ao acesso ao direito de radiodifusão.
Nas web rádios, o som — digital — é enviado por meio da internet. Ou seja, você precisa de um computador, tablet ou celular conectado à rede para poder “sintonizar” a rádio . O alcance é praticamente global, pois a internet existe em quase todos os lugares do mundo e está se popularizando.
Divulgação em Facebook
Não tem como fugir! Seja você empresário de micro e pequena empresa, empreendedor digital, consultor de negócios ou profissional liberal.
Vivemos num mundo conectado e a tendência de surgirem novas formas de se comunicar e conectar pessoas vem crescendo rapidamente. O impacto sobre nossa vida pessoal e profissional das redes sociais, aplicativos e tecnologias que possibilitem a comunicação é maior do que você imagina.
Você lembra do Orkut? Foi a primeira grande febre nacional das redes sociais acessada por milhares de usuários brasileiros para se conectarem com familiares, amigos, grupos, empresas ou desconhecidos de todo mundo.
O Facebook informou no mês de Maio ter alcançado lucro de 76,6% maior no primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi impulsionado pela alta nos negócios com publicidade para dispositivos móveis.
O Facebook é a maior rede social do país em termos de usuários conectados. No país, cerca de 95% das empresas são de empreendedores de micro e pequenas empresas e boa parte delas já descobriu o poder do Facebook para expandir seus negócios, aumentar as vendas e, consequentemente, ter impactos financeiros positivos no fluxo de caixa da empresa. No entanto, a maioria dos empreendedores e empresários tem muito a explorar e se beneficiar dessa rede social.
O Facebook é um site e serviço de rede social gratuita onde o usuário pode criar um perfil pessoal assim como um perfil para seu negócio. A fanpage é uma página específica para a divulgação de sua empresa e marca, sem maiores riscos de ter sua conta excluída pelo Facebook por publicidade e anúncios.
Consegue também dar visibilidade em escala a sua empresa e marca. Suas postagens podem chegar a milhares de usuários e em um tempo recorde. Os usuários da rede social podem ser locais, espalhadas em território nacional e por que não desbravar fronteiras internacionais? Sua web rádio pode ser conhecida no mundo.
É possível acessar resultados da sua página fanpage pelas estatísticas e relatórios fornecidos pelo Facebook a fim de medir sua eficiência.
Assim, você poderá observar a predominância do gênero de seus seguidores, a idade deles, a localização geográfica, os horários de maior acesso de seus fãs, as postagens de maior engajamento, a evolução do número de curtidas da página, relevância das campanhas de publicidade e estratégias, entre outros.
A fanpage ainda apresenta a possibilidade de promover anúncios pagos ou gratuitos para sua web rádio. Acompanhar o desempenho dos resultados das campanhas, parar e alterar quando for conveniente e em tempo real. É possível direcionar esta publicidade para um público segmentado para ser mais assertivo na comunicação, economizar tempo e dinheiro.
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Como Divulgar Sua Web Rádio no Facebook
O Facebook é a rede social mais acessada do mundo. Criado por Mark Zuckerberg, o site está em funcionamento desde o dia 04 de fevereiro de 2004, passando por muitas mudanças e atualizações que o usuário precisa estar sempre acompanhando. O Facebook centraliza contatos, gera influência na cultura, na política e na opinião pública.
Com quase 2 bilhões de usuários ativos, motivos não faltam para você manter uma página atualizada na rede para interação com os ouvintes. Falando em página, este é um ponto bem importante, se você ainda possui um perfil para sua web rádio é hora de dispensar esse modelo de posicionamento na rede.
As páginas são destinadas para marcas, empresas, organizações ou figuras públicas, que no caso de uma rádio web, se encaixa perfeitamente nessa situação.
A função de uma página para sua rádio é criar presença no Facebook e aproveitar o canal de interação com ouvintes através de posts, mensagens, comentários, compartilhamentos e curtidas.
Enquanto os perfis representam indivíduos, então nada de usar a sua rádio online como perfil, já que ela se encaixa no modelo de corporação. Para gerenciar uma página basta ter uma conta no
Facebook e receber a função de administrador da página. A parte interessante disso tudo é que as pessoas que curtirem sua página poderão receber atualizações de posts em seus Feeds de notícias.
O planejamento das suas ações é um passo fundamental para o sucesso na divulgação de uma Web Rádio no Facebook, pois além de produzir campanhas de maior retorno, também ajuda a economizar muito dinheiro.
Você vai precisar desenhar cada etapa da sua presença no Facebook. Desde a criação e configuração da página à criação e interação com a sua base de fãs deverá ser detalhado para que se possa conseguir uma integração entre as diversas ações.
Sabemos que a etapa operacional de um projeto é muito mais excitante do que a de planejamento. O problema é que sem planejamento, em alguns casos, não se chega nem ao menos à etapa operacional.
Por isso, invista o tempo que for necessário na pesquisa e planejamento da sua página de fãs no Facebook, pois o resultado virá em termos de uma maior eficiência das campanhas e redução de custos com as mídias pagas.
O segundo passo é conhecer detalhadamente o público que você deseja atingir no Facebook, para poder extrair o máximo dos recursos envolvidos. Saber como divulgar uma empresa no Facebook é conhecer de muito perto quem você deseja alcançar.
Se você vai para o Facebook, trabalhar esse ambiente como se fosse mídia de massa, esqueça, este não é o caso. Um dos macetes para o sucesso no Facebook é saber como direcionar o seu conteúdo e anúncios para atingir justamente o público que você quer impactar.
Através da criação de uma Persona de Marketing, um desenho do seu público alvo, você poderá criar ações e campanhas que serão mais assertivas e trarão taxas de conversão maiores, maximizando assim o investimento neste canal.
Um ponto que é importante deixar claro para quem pergunta sobre como divulgar uma empresa no Facebook é que o conteúdo é fundamental. De nada adianta você criar uma página muito bem configurada e estruturada, se o conteúdo é fraco.
Como dito anteriormente, o marketing no Facebook é uma estratégia de relacionamento, e para que esse relacionamento aconteça, é preciso criar laços de afinidade e envolvimento. É aí que a questão do conteúdo se faz mais presente.
Crie um conteúdo que agregue algo ao dia a dia do seu público, algo que seja realmente útil e que faça o público lembrar que foi você que deu a dica. Desenvolva um conteúdo que crie um relacionamento real entre a marca e o público o qual ela pretende atingir.
Quer saber como conseguir mais fãs para sua página? Simples, faça um bom investimento em anúncios no Facebook, o Facebook Ads, e o problema estará resolvido rapidamente. O problema é: Será que este público irá trazer algum retorno para o negócio?
Por isso, se você quer saber como divulgar uma empresa no Facebook, sem desperdiçar dinheiro e esforços em ações que não vão lhe render nada, construa sua base de fãs com foco na qualidade destes contatos e não apenas na quantidade.
Achar que pelo simples fato de ter criado uma página no Facebook as suas vendas irão disparar de uma hora para outra, é pura ilusão. O marketing de relacionamento exige um tempo de aturação em termos de resultados.
Se você quer saber como divulgar uma marca no Facebook e quer ver estes resultados rapidamente, devo avisar que a coisa não acontece nesse ritmo. Em uma avaliação realista e conservadora,
podemos falar de três meses até que os números comecem a gritar.
Entre a criação da base de fãs, campanhas de divulgação da página e criação de relevância no Facebook através de um EdgeRank maior, um fator que aumenta o seu potencial de divulgação da
marca no Facebook, existe um período para que todas essas ações acabem se refletindo em mais vendas e geração de contatos.
Crie um bom sistema de monitoramento de resultados, seja através da central de anúncios do Facebook ou no Google Analytics do seu site, e você verá que os resultados começarão a surgir.
Você pode usar as campanhas pagas do Facebook também. O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook. Com ele, você consegue criar campanhas super segmentadas para quem acessa essa rede social e também para o Instagram. É possível fazer centenas de combinações de público e interesses para atingir mais pessoas. Além disso, os formatos de anúncios também são bastante amplos.
Usando o Facebook Ads fica muito mais fácil ser relevante nessas duas redes sociais e você pode conseguir melhores resultados para a estratégia de marketing da sua empresa. que fica na própria plataforma. Aposte em todas essas estratégias, mas nunca esqueça de acompanhar e aprimorar.
Esse artigo também está disponível para download como e-book
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!
3 Comentário
Eu gostaria de saber como colocar o áudio da Rádio no Facebook sem ser bloqueado?
Rogerio
Ninguem sabe isso.
Eu Gostaria Muito De Está Divulgando à Minha Igreja…