Índice
O jornalismo no rádio sempre foi sinônimo de rapidez e credibilidade. E, com o crescimento das redes sociais, as informações passaram a ser produzidas e compartilhadas em tempo real. Ao contrário do que era previsto, o radiojornalismo continua vivo e relevante, presente não só no dia a dia, mas também nas plataformas online.
A democratização das tecnologias fez com que radialistas independentes não precisassem mais das emissoras tradicionais para produzir conteúdos e trabalhar. Criar uma web rádio é tarefa simples e que permite um alcance maior do que o sinal convencional.
Se você quer criar seu programa de radiojornalismo online, mas não sabe por onde começar, leia este post. Temos certeza de que o conteúdo vai lhe ajudar!
Crie uma pauta
A pauta é o ponto de partida para um conteúdo jornalístico. Nela, você deverá:
especificar e fazer um resumo do fato a ser reportado;
indicar o posicionamento escolhido, os dados e as fontes; e
dar sugestões sobre possíveis entrevistados.
Para fazer uma boa pauta, é necessário abordar pelo menos cinco tópicos, que são:
o histórico, apresentando a origem e a base do assunto;
a matéria, descrevendo o assunto e como ele será trabalhado na reportagem;
a abordagem, indicando a forma como o assunto será tratado, isto é, o enfoque necessário (um mesmo assunto pode ser abordado por vários veículos, mas com óticas diferentes);
as fontes, mostrando as referências que o jornalista deve buscar para dar embasamento e credibilidade às suas informações. Podem ser oficiais, independentes ou populares;
as imagens. Em uma pauta de radiojornalismo online, geralmente as imagens não são prioridades. Mas, caso pretenda utilizar as redes sociais como meio de divulgação e engajamento, elas serão úteis.
Atinja o público-alvo
Foque em assuntos relevantes para sua região ou seu público-alvo. Notícias regionais podem não ser interessantes em uma rádio em que se busca uma audiência nacional. Atualmente, com o encurtamento de distâncias causado pela internet, as web rádios alcançam um público cada vez maior.
Traga novidades
Com a velocidade das redes sociais, os assuntos “viralizam” antes mesmo de chegarem à imprensa tradicional. Tente trazer assuntos novos e relevantes e, se for falar de algo que já está em alta, apresente uma visão nova sobre o assunto.
Quando for montar a notícia, coloque as principais informações no começo para garantir que seu público ouça as mais relevantes mesmo quando não puderem ouvir o boletim até o fim.
Diversifique as informações
Aborde diferentes temas para atingir um público mais abrangente. Fale sobre política, cultura, entretenimento, esportes, comportamento etc. Contextualize as informações com reportagens, entrevistas e depoimentos pessoais.
Por exemplo: se for falar de política, de algo que está prejudicando sua cidade, entreviste pessoas afetadas pelo problema para trazer um posicionamento mais pessoal.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Foque na qualidade do áudio
Diferentemente de uma rádio musical, a programação jornalística é mantida quase que 100% pelo locutor. É ele quem dita o ritmo o tempo todo. Certifique-se de oferecer um bom serviço vocal, pois os ouvintes dificilmente ficarão por muito tempo escutando um som desagradável e confuso.
Faça um teste gravando a si mesmo e veja como está seu nível. Se necessário, tente trabalhar os quesitos que te incomodarem no teste.
Preste atenção à dicção e ao ritmo
Fique bem atento à dicção: não fale correndo nem atropelando as palavras. Além de ficar confuso, poderá cansar o seu ouvinte. Clareza e timing são muito importantes na hora de transmitir uma informação com nitidez, e a entonação pode distinguir um assunto tenso de um mais leve.
Evite usar sempre o mesmo tom de voz linear em todas as frases e contextos. As diferentes entonações servem como elemento de separação da hierarquia dos assuntos. Temas com contexto mais grave ou sério podem ser enfatizados com uma boa entonação. E lembre-se: não dá pra falar de um assunto triste, e fazer uma piada com o mesmo tom e ritmo.
Seja objetivo
É melhor fazer um boletim informativo e curto, mas que traga informações relevantes e diretas, do ficar “enchendo linguiça” com informações repetitivas, confusas, imprecisas e não chegar a lugar algum. Lembre-se de que o ouvinte está cedendo voluntariamente o seu tempo e confiando no seu trabalho. Garanta a sua credibilidade!
Crie uma web rádio
Conseguir a concessão de rádio no Brasil é algo extremamente burocrático e trabalhoso. Além disso, o sinal de rádio convencional tem alcance limitado e regional.
Atualmente, a maioria das pessoas utiliza aplicativos de celular e serviços de streaming para ouvir suas emissoras favoritas. Isso vem favorecendo os radialistas independentes, que podem quebrar barreiras burocráticas e criar sua própria emissora na web.
Para criar uma web rádio, é necessário apenas um computador e uma conexão de internet.
Há, ainda, plataformas que oferecem um serviço completo, com planos de acordo com suas necessidades: econômico, profissional ou exclusivo. Elas disponibilizam recursos que facilitam o seu trabalho, permitindo que você foque apenas na produção do conteúdo.
Entre as facilidades de uma plataforma como a Maxcast estão:
transmissão ao vivo direto de seu computador e programação automática com o Auto DJ, um painel de fácil utilização;
câmera no estúdio 2.0, que é um serviço no qual você usa a câmera conectada ao seu computador ou notebook para transmitir a programação de seu estúdio ao vivo e em alta definição;
site personalizável e responsivo, no qual você poderá apresentar seus produtos e marca aos ouvintes de maneira simples e objetiva;
transmissão ao vivo com o Maxcast Studio, um software que transmite a sua rádio a qualquer momento. Ele é grátis e compatível com todos os servidores.
Acesse o página no Facebook e continue antenado!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!
4 Comentário
olá, quero muito criar uma rádio online. mais preciso de ajuda, por favor me ajudem.
Olá Jackleudo! Estamos aqui para te ajudar. Para criar uma web rádio e começar a transmitir, você só irá precisar de um computador (ou notebook) com internet a partir de 1 mega e um microfone para as transmissões ao vivo. Entre em contato com a nossa equipe pelo chat online https://maxcast.com.br/atendimento de Seg à Sex de 8h às 20h e Sáb de 8h às 17h para que possamos te orientar 🙂
Bom dia como criar uma radio web perfil comunitario de utilidade publica informativa
Luiz, é muito fácil! Basta ter uma internet de 1 mega pelo menos, PC ou Notebook e um microfone. A plataforma de transmissão a Maxcast vai lhe fornecer. E não se preocupe! O senhor não precisa ter experiência em já ter trabalhado com rádio, contratando qualquer um de nossos planos, além da plataforma o senhor também passa a ter acesso a nossa equipe de suporte que vai lhe ajudar em tudo.
A vantagem de uma rádio web em relação a uma tradicional, é que você não precisa de uma concessão do governo, e ela pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo pelo aplicativo no celular, ou seja, não precisa de aparelho de rádio que hoje em dia muitas pessoas nem tem, só no carro.
Caso o senhor queira saber mais e com mais detalhes, por favor nos contate no WhatsApp que teremos o maior prazer em explicar tudo:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431