Índice
- Quais os principais indicadores de desempenho de uma web rádio?
- Como atrair mais ouvintes para minha rádio online?
Desde que a Internet se consolidou no Brasil, muitos profissionais a utilizam para realizar o sonho de trabalhar com comunicação. Jornalistas, apresentadores (agora youtubers) e radialistas amadores têm encontrado nela espaço para opinar, entrevistar e trazer conteúdo relevante e original para um público cada vez mais ansioso por novidades.
Se você é radialista, sabe que pode ser um pouco complicado atrair mais ouvintes para sua rádio online. No entanto, hoje há diversos recursos para que possa cativar e manter um público fiel.
Neste post você vai conhecer indicadores para analisar o desempenho da sua rádio e 10 dicas para atrair mais ouvintes. Confira!
Quais os principais indicadores de desempenho de uma web rádio?
Os indicadores-chave de desempenho (key performance indicators ou KPIs) são fatores que demonstram se seu negócio está ou não tendo sucesso. Eles servem para que você tenha noção de que suas campanhas estão alcançado os objetivos e o que precisa alterar ou remover.
Ou seja, você vai descobrir se sua audiência está sendo receptiva à grade, se algum programa promove mais interação que outro e muito mais.
Como cada negócio tem KPIs específicos, a rádio online tem os seus. Veja quais são.
Engajamento
Esse é um indicador fácil de analisar, já que você pode ter uma ideia pelo número de interações nas suas redes sociais, por exemplo. Veja o número de curtidas, visualizações das publicações e comentários ― nesse último fator, analise a porcentagem de reações positivas e negativas.
Incentive essa interação respondendo às dúvidas, lendo os comentários ao vivo e demonstrando interesse nas críticas. Esse KPI influencia positivamente na audiência, alcance e influência da rádio online.
Audiência
Esse é, com certeza, o primeiro KPI considerado em um veículo de comunicação. No entanto, não deve ser o único. A audiência de uma web rádio não deve ser medida com os mesmos parâmetros de uma convencional.
Apesar de ter um alcance maior (já que pode ser ouvida de qualquer lugar que tenha conexão com a Internet), a rádio online não é tão popular e costuma se segmentar em nichos, com assuntos mais específicos. Além disso, alcança uma audiência diferente, que tem familiaridade com a web.
Influência
Serve para você ver se suas campanhas nas redes sociais estão tendo o engajamento esperado e se foram bem recebidas pelo público. Analise se seus posts estão sendo curtidos, compartilhados, retuitados e comentados. Lembre-se: nem sempre um compartilhamento é positivo. Portanto, você deve analisar fatores, além de números.
Participação
Refere-se à participação da sua audiência nos programas. A grade não é feita sozinha e deve refletir o gosto do público. Ele tem interesse em mandar perguntas, fazer boas críticas ou opinar? Houve crescimento ou diminuição desse engajamento nos últimos meses? Quais programas trazem um número maior de participantes?
Alcance
O alcance da web rádio é bem diferente do da tradicional. Analise em quais regiões sua emissora tem mais audiência. Ela tem ouvintes em outros países? Se o seu site estiver em diretórios de rádio, isso pode acontecer com mais facilidade.
Renda
Saber a renda média do seu ouvinte vai ajudar a descobrir quais patrocinadores são mais adequados para sua web rádio. Além disso, dá para avaliar como cada um deles vai contribuir para a renda da emissora. Para isso, divida a arrecadação com anúncios pela audiência total.
Monetização
Pegue a grade e analise quais programas possuem anúncios. Ainda são poucos os patrocinadores? Então está na hora de procurar por mais empresas que se identifiquem com sua programação.
Comece produzindo um media kit, com release apresentando sua programação, objetivos, tipo de público e engajamento. Envie essas informações por e-mail para os setores de venda dessas empresas.
Trabalhar ativamente nas redes sociais também ajuda a atrair mais anunciantes. Ao notar que seu veículo atrai um público ativo, mais empresas estarão predispostas a fazer publicidade na sua programação.
Como a sua rádio é online, priorize organizações com presença forte na web. Relacione-se amigavelmente com agências e empresas. Por fim, mantenha banners em seu site e blog para que haja mais espaço para publicidade.
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Como atrair mais ouvintes para minha rádio online?
Confira agora nossas 10 dicas para adequar sua programação e cativar cada vez mais audiência.
1. Conheça a persona
Mais do que criar seu público-alvo, você precisa segmentá-lo. Isso é feito com a criação de uma ou mais personas. Veja como fazer.
Depois de definir os assuntos centrais da sua rádio (gospel, funk, sertanejo, entretenimento), você precisa saber como abordá-los. Isso depende, basicamente, da escolha da sua persona. Ela vai determinar a linguagem, os subtemas abordados, os futuros convidados, a grade de programação e muito mais.
A persona nada mais é do que a personificação do seu ouvinte ideal. Diferentemente do público-alvo, esse conceito é muito mais específico. Você pode ter uma ou várias personas, dependendo da abrangência do seu tema. Ela precisa ter as seguintes características, pelo menos:
nome;
idade;
estado civil;
características físicas e psicológicas;
dados familiares (mora com parentes? quantas pessoas?);
ocupação;
nível de escolaridade;
local de residência;
hobbies;
ambições profissionais e pessoais;
principais desafios profissionais e pessoais;
gosto musical;
tipo de acesso à Internet (computador, tablet, smartphone);
principais influenciadores;
formas de consumo de informações (livros, jornais, revistas, rádios convencionais e online).
Esses são apenas alguns exemplos ― sua persona pode ter muito mais. Depois de pronta, deixe-a anotada em locais visíveis do seu estúdio para que não se esqueça com quem pretende falar. Você também é designer? Faça um avatar ou gráfico e deixe-o bem visível. O acesso deve ser fácil para todos os profissionais envolvidos na sua rádio online.
Esse conceito vai orientar tanto a programação da sua emissora quanto redes sociais e blogs. Você pode também fazer questionários online e distribui-los em grupos do Facebook voltados para web rádios.
2. Adapte seu conteúdo à persona
Agora, que você já tem sua persona definida, pergunte-se: o programa X é de real interesse da persona? Será que tal convidado vai trazer informações realmente relevantes para ela? E a notícia, vai ajudá-la de alguma forma?
Sabe o questionário que mencionamos no tópico anterior? Você também pode usá-lo para perguntar se o ouvinte se interessa por um programa que aborda tal assunto.
Lembre-se também que a persona vai guiar a linguagem que você deve ter. Um programa para jovens não tem a mesma abordagem que um para adultos. A sua rádio é gospel? Com certeza, o conteúdo voltado para donas de casa não é o mesmo que aquele direcionado a adolescentes, mesmo que os assuntos sejam semelhantes. Até as vinhetas seguirão orientações diferentes.
Aproveite as redes sociais e preste atenção em qual tipo de linguagem a audiência se identifica mais. No entanto, não importa qual seja sua persona, o profissionalismo tem que ser marca dos seus veículos de comunicação.
3. Interaja pelas redes sociais
Como já mencionamos, as redes sociais dão uma boa noção de como anda o engajamento do seu público. Para que ele aumente, você precisa usá-las com frequência.
Atualize com novidades (como programas e apresentadores diferentes), crie posts fazendo perguntas ao público, responda aos questionamentos e críticas de forma educada e profissional.
Veja a seguir quais redes sociais sua rádio online pode usar a fim de conquistar mais ouvintes.
Use-o para postar sobre a programação do dia, convidados, entrevistas, novidades e perguntas ao público. Priorize imagens de qualidade para chamar a atenção do público. Peça sugestões de pautas, matérias e músicas.
Poste novidades da música, convidados do dia e pequenos clipes com bastidores (o recurso “Stories” é ótimo para isso). Caso o programa seja gravado, dá para postar uma prévia em vídeo na rede social.
Você vai manter um contato direto com o público. Crie um grupo de fãs no WhatsApp, use-o como um recurso para receber opiniões ou críticas e para divulgar sorteios. Trabalhe na moderação para que ele não fuja do seu objetivo principal.
Pode funcionar para fazer perguntas ao público e obter as respostas enquanto o programa estiver no ar. Para isso, é só criar hashtags. Como o Twitter é muito interativo e de rápido engajamento, você pode usá-lo a fim de cativar um público mais jovem. Ele também é ótimo para divulgar posts de outras redes sociais.
YouTube
Criar um canal para sua rádio pode ser muito interessante. Dá para postar alguns programas gravados em vídeo e fazer lives com seu público.
Com imagens chamativas, você pode linkar para posts do blog, novidades da música ou anúncios de shows.
Há também outras redes que você pode explorar. O importante é manter uma atualização constante.
4. Faça transmissões com vídeo
Se esse recurso já é muito usado pelas emissoras tradicionais, por que seria dispensável na sua rádio online? Além de matar a curiosidade sobre como funciona um estúdio de uma web rádio, esse recurso é muito interessante quando você leva um convidado que tem certa popularidade na Internet.
Caso sua rádio possua comerciais, você pode deixar a câmera ligada mostrando os bastidores. Esse recurso pode ser facilmente utilizado no YouTube ou Instagram.
5. Tenha um aplicativo
É impossível imaginar em aumentar sua audiência sem fazer uso de um aplicativo. Com ele, seu público vai acompanhar a rádio com muito mais facilidade. É só estar com o celular conectado à Internet e pronto, vai dar para curtir toda a programação em qualquer lugar.
Para você ter uma ideia, os aplicativos já representam 30% da audiência das rádios tradicionais. Portanto, não tem como sua rádio online dispensar esse recurso.
Ofereça diferenciais no seu aplicativo: aba para visualizações de vídeos, uma comunidade para os fãs trocarem ideias e sorteios exclusivos são alguns exemplos. Quanto mais interessante ele for, mais os usuários vão ficar conectados.
Pelo aplicativo, você também pode ter uma ideia da sua audiência baseado no número de downloads, número de acessos e tempo de permanência. Trabalhe com um serviço de streaming que ofereça esse recurso.
6. Crie um blog
Sua rádio não deve se limitar apenas ao site. Além das redes sociais, que vão servir para divulgar as atrações do dia e manter contato com seus ouvintes, você também pode alimentá-las com produção de conteúdo para blog.
Essa é uma ferramenta essencial a fim de sedimentar a credibilidade de uma empresa na web. Com conteúdo relevante para sua persona, sua web rádio vai ser sempre lembrada como uma fonte confiável de informações.
Use seu blog para divulgar notícias sobre os assuntos da rádio, novidades com algumas semanas de antecedência, listas de músicas, entrevistas com convidados que não puderam estar pessoalmente na emissora (ou falar um pouco mais sobre uma presença especial na semana), lançamentos de álbuns e clipes e muito mais. Você pode também colocar uma extensão para sua rádio e adicionar vídeos do seu canal do YouTube.
Inclua também uma caixa para assinatura de newsletter. Assim, você pode enviar os novos posts semanalmente para o e-mail do ouvinte.
7. Ouça outras rádios online
Obviamente, se você tem interesse em criar a própria rádio é porque cresceu ouvindo o veículo. Portanto, já conhece alguns dos macetes de grandes radialistas.
No entanto, mais importante do que acompanhar somente a mídia convencional é ser ouvinte fiel de outras rádios online. Preste atenção nos quesitos a seguir.
O que os criadores de conteúdo fazem para manter seus programas atraentes?
Como eles se comunicam: com uma linguagem mais formal ou coloquial?
Como eles dividem sua programação?
Há espaço para músicas, notícias e entretenimento?
As rádios têm apenas um tema central ou abordam diversos assuntos?
A programação costuma ser mais ao vivo ou gravada?
Há mais de um apresentador?
Há muitos convidados?
Com o tempo, você vai prestar atenção em outras características que vão influenciar fortemente na sua web rádio. Dá para usar essas informações tanto para moldar sua programação quanto para a criação de um diferencial, uma marca que caracterize sua emissora.
8. Cadastre-se em diretórios de rádios
Os diretórios são portais e aplicativos em que os donos podem cadastrar suas rádios online. Tanto profissionais quanto ouvintes do mundo inteiro podem acessar sua rádio gratuitamente por meio desse serviço.
Nesses sites, você vai encontrar pessoas que já gostam de ouvir web rádios e que vão se identificar com seu conteúdo. Além disso, ela pode ser favoritada pelos usuários. É uma ótima alternativa para atrair mais ouvintes.
Conheça a seguir alguns diretórios.
Kboing: é um site brasileiro com rádios, playlists, músicas, letras, notícias e outras vertentes de entretenimento. Disponível para Android e Windows;
TuneIn: é um dos maiores sites internacionais para cadastro de rádios online. Dá para acompanhar emissoras AM e FM, notícias, esportes, entretenimento e muito mais. Ele também fornece um serviço premium, sem comerciais. Disponível em Android, iOS e Windows;
CX Radio: possui cadastro de milhares de rádios do mundo inteiro, com subdivisões em gêneros que vão do gospel às décadas de 70 e 80. Você também pode acompanhar a programação ao vivo das emissoras e pesquisar por localização;
Guia de Mídia: tem cadastro de rádios (segmentadas por estados), jornais, revistas e canais de televisão, além de um guia de sites brasileiros;
SHOUTcast: quem era usuário do Winamp conhece bem esse site. Ele é uma multiplataforma internacional que utiliza os formatos MP3 ou AAC para codificação de áudio e o protocolo HTTP para transmissão. Você encontra rádios AM, FM e web. Vá para Broadcast Now e comece a divulgar sua rádio para o mundo todo;
MusikCity: criado em 1997 pelo maestro Hugo Bellard, divulga cantores, produtores e, claro, rádios. As emissoras são segmentadas por gêneros e regiões;
Online.radio: é um site brasileiro para a divulgação de rádios AM, FM e web;
Radiosaovivo.net: é outro site brasileiro que ajuda na divulgação da sua rádio. As emissoras são divididas por gênero e região;
Radios.com.br: criado em 2002, o site já é tradicional em divulgar rádios nacionais e internacionais. Dá também para acessar estatísticas das emissoras mais ouvidas. Disponível para Android e iOS;
Rádios Online: é mais um diretório em que você pode se cadastrar e adicionar quantas rádios quiser;
Vagalume: o famoso site de letras de músicas também é um diretório de rádios. É só clicar na seção Vagalume FM. Disponível para Android e iOS;
Streema: tem estações de rádio AM, FM e web de todo o mundo, além de streamings para canais de TV. Disponível para Android e iOS;
Internet Radio: é um diretório com mais de 36 mil rádios internacionais divididas nas mais diversas categorias.
9. Adote o e-mail marketing
O e-mail marketing é o uso do correio eletrônico como ferramenta de marketing digital. Como já mencionamos, você pode ter uma caixa no seu blog para o envio de newsletters ou de novidades de interesse do ouvinte, além de promoções de parceiros da sua rádio.
No entanto, é importante que o conteúdo seja realmente interessante e que os envios não sejam muito frequentes, pois o serviço de e-mail pode considerar suas mensagens spam e enviá-las diretamente ao lixo eletrônico.
Veja nossas dicas para um e-mail marketing eficiente, que vai trazer mais ouvintes para sua rádio online.
Use um e-mail responsivo
Como você já viu neste post, o celular é um grande aliado da web rádio. Portanto, você deve deixar seu conteúdo adequado a ele não só em áudio, mas também em vídeo e texto.
Seu e-mail deve ser de fácil leitura na tela do celular. O texto precisa se adaptar ao tamanho da tela, com imagens leves (ou, se possível, nenhuma) e letras de tamanho maior. Para que isso aconteça, você precisa de um software que faça essa adaptação para diversas plataformas.
Não compre listas de e-mails
Enviar mensagens não solicitadas pode acabar com a reputação da sua rádio online. A compra de e-mails é vista com maus olhos pelos ouvintes, que não enviaram seus endereços eletrônicos para cadastro. Mande mensagens apenas para e-mails da sua lista e relembre seu ouvinte do cadastro com uma mensagem de rodapé.
Crie títulos chamativos
Para que o ouvinte tenha vontade de abrir seu e-mail, o título deve ser instigante, provocar curiosidade. Faça alguma pergunta, use reticências ou prometa algo interessante no conteúdo do seu texto (que, obviamente, ele deve cumprir).
Procure não fazer títulos com mais de 70 caracteres. Eles devem ser claros e objetivos.
Tenha um link para descadastro
Infelizmente acontece: às vezes, seu ouvinte não está interessado em receber seu conteúdo por e-mail. Para que seu conteúdo não siga para a caixa de spam, coloque um link para descadastro ao lado da mensagem no rodapé. Quando ele clicar, leve-o para uma enquete perguntando qual o motivo do descadastramento.
Você vai entender o que pode estar cansando seu leitor e mandar conteúdo apenas para quem está interessado.
Seja objetivo
Você sabe que, hoje, ninguém tem tempo a perder. Portanto, seu e-mail precisa ter conteúdo interessante, atraente e de fácil entendimento pelo seu público.
Não enrole para dizer aquilo que prometeu no título. Se o leitor sentir que você está falando, falando e não dizendo nada, vai enviar seu e-mail para a caixa de spam.
10. Saiba cativar seu público
Por fim, pense na sua forma de locução. É importante que o apresentador fale apenas o necessário, sem abordar demais sobre sua vida pessoal ou impor opiniões como verdades absolutas. As notícias, matérias e comentários precisam ser de interesse do seu público. Então, preocupe-se com ele prioritariamente.
Fale de forma natural, como se estivesse conversando. Seja objetivo e claro, pois, da mesma forma que a rádio tradicional, a online também exige do ouvinte o rápido entendimento da informação.
Sempre que possível, recapitule o nome do programa, o assunto e o convidado do dia. Trabalhe também com a curiosidade do seu ouvinte fazendo um suspense ou informando uma entrevista ou matéria interessante que vai vir no bloco seguinte.
Para agregar cada vez mais ouvintes à sua rádio online, é importante sempre tê-los em mente. Leve em consideração os índices de desempenho, crie sua persona e traga conteúdos de muita relevância para seu dia a dia.
Além disso, pense sempre na qualidade do seu trabalho como apresentador, trazendo convidados interessantes, entrevistas bem mediadas e informações apuradas. Colocando o seu público e a qualidade em primeiro lugar, sua rádio vai alcançar a credibilidade que merece!
Gostou das nossas dicas infalíveis para atrair mais ouvintes para sua rádio online? Aproveite e descubra agora como transformá-los em colaboradores!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!
10 Comentário
Bom dia Eduardo, eu li o artigo para monetizar a radio web e achei muito bom um dos casos que vejo seria me afiliar e trazer banner para a radio seria uma boa?
Olá Marcelo! Que bom que gostou do artigo. Sim, você pode divulgar seus patrocinadores através de banners em seu site. Você pode divulgar também durante a programação da rádio, nas redes sociais, entre outras opções 🙂
Muito esclarecedora esta matéria. Gostei e aprovo! Sérgio William – Mestre de Cerimônias e radialista em Goiânia-Goiás. Parabéns!
Olá Sérgio! Que bom que foi útil para você, agradecemos pelo feedback 😀
concordo assunto muito útil . parabens!
Olá Fábio! Que bom que foi útil para você. Continue acompanhando para ter acesso a mais conteúdos 😀
Oi Danival. Somente agora tive contato com seu texto. Gostei do que li, dicas e orientações importantes. Sou jornalista do Judiciário maranhense e temos, há quatro anos, uma rádio web institucional. Acredito que tudo que vc expôs no texto pode nos ajudar no cotidiano da nossa rádio. Não sei se vc tem alguma experiência como comunicação no serviço público, mas acredito que ainda é muito nova essa questão das rádios on LINE a serviço de instituições públicas do país.
Gostaria de saber se você tem outras análises nesse sentindo.
Estou querendo fazer uma pesquisa no meu órgão sobre a rádio web e acredito que suas considerações podem ajudar bastante.
Grande abraço.
Olá Andréa, tudo bem? Ainda não tive essa oportunidade, mas não deve ser muito diferente de um modelo comum de rádio. Podemos conversar através da minha página do facebook (https://www.facebook.com/danivaloficial/). Por lá podemos trocar ideias e talvez eu consiga te ajudar em seu projeto. Abraço.
Achei ótimo o texto, mas infelizmente na prática não funciona muito. Hoje no Brasil existem milhares de web radio e muitas sem nenhuma noção do que realmente são.
São programações de baixa qualidade, profissionais sem nenhuma noção da ferramenta poderosa que tem em mãos.
Profissionais que não tem o minimo de responsabilidade e compromisso com o publico, seja no compromisso da programação e muito menos no que falam no microfone.
Trocando em miúdos, muitos djs usam a web radio para rolar um som enquanto tomam uma cerveja e fazerem graças para os seus “amigos”.
Na minha opinião, esses caras conseguiram QUEIMAR uma verdadeira fonte de divulgação.
Bem essa é minha opinião.
Mariana, você está coberta de razão! De fato tem muita gente que tem rádio só por diversão (não estou condenando) e poucos profissionais de alto nível que entendem o poder da comunicação. Eu acredito que está aí a diferença do sucesso e do fracasso. Em todo ramos tem profissionais de elite, os medianos… E os outros. Tem os perfeccionistas, os dedicados e os que só querem brincar. Os que se consolidam e conquistam a audiência são apenas os bons! O rádio não perdoa os medianos.