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Você sabe como fazer propagandas irresistíveis durante a programação da sua rádio que realmente façam os seus ouvintes se interessarem por aquele produto ou serviço?
Prezar por uma propaganda de rádio que traga resultados para o seu parceiro é a melhor forma de mostrar profissionalismo e aumentar a duração de uma parceria benéfica para todos os lados.
Neste artigo, vamos abordar alguns pontos que devem ser observados durante a gravação das propagandas da sua web rádio, o que trará não só a satisfação da empresa como também atrairá olhares de futuras parcerias. Confira!
Defina o objetivo da propaganda
Nem sempre uma propaganda possui a intenção de fechar uma compra imediatamente. É muito comum que empresas façam divulgação de seus produtos e serviços apenas para tornar a marca conhecida e fazer com que o público acesse um site ou visite a loja, para só depois realizar uma compra.
Converse com o representante do produto sobre qual o resultado que ele espera da sua propaganda e se existe algum detalhe que ele gostaria que fosse mencionando.
Aproveite para conhecer também um pouco mais sobre a história da marca. Assim, você ganhará propriedade no tema e conseguirá criar uma propaganda eficaz.
Não se esqueça de que, antes de aceitar criar uma publicidade para uma empresa, você precisa ter certeza de que o negócio é confiável e que seus clientes receberão um serviço ou produto de qualidade.
Use uma linguagem direta na sua propaganda de rádio
Os seus ouvintes precisam entender claramente as informações que estão sendo passadas por você. Não faça rodeios ou dê detalhes muito técnicos sobre o produto anunciado (a não ser que a sua rádio seja bastante nichada).
Propagandas curtas conquistam uma maior aceitação do público, porém, todas as informações importantes precisam ser faladas, como número ou e-mail de contato da empresa, nome e benefícios do produto etc.
Ter uma boa fala também ajuda a transmitir melhor a mensagem. Preste atenção nas pronúncias das palavras e na concordância gramatical. Se achar necessário, tire dúvidas com o representante da empresa sobre qual a pronúncia correta da marca ou serviço que será apresentado.
Faça um bom roteiro
Não faça propagandas na base do improviso ou sem fazer algum tipo de planejamento. Por mais que você conheça ou até mesmo use o produto oferecido, a chance de falar uma informação errada é muito alta, além do risco dela ficar muito longa e cansativa.
Faça uma pequena entrevista para conhecer melhor todos os benefícios e características do produto. Depois, coloque no papel todos esses dados e faça um pequeno roteiro da sua propaganda.
É importante que você escreva o seu guia de uma forma mais “falada” do que escrita, incluindo pausas e palavras menos rebuscadas. Lembre-se que o locutor precisa parar para respirar e os ouvintes precisaram pensar e absorver a propaganda.
Utilize técnicas de propagandas
Diferentemente dos programas e esquetes de rádios comuns, nos quais o locutor apenas passa uma informação ou transmite algum sentimento para o ouvinte, a propaganda tem a função de induzir o potencial cliente a realizar uma ação — ligar para a empresa, acessar o site ou ir para algum evento.
Para isso, procure dar um tom imediatista nas suas propagandas, instigando o ouvinte a fazer aquilo o mais rápido possível ao invés de deixar para depois.
Também é importante não falar em primeira pessoa, como “fazemos produtos de qualidade”, “estamos abertos na quarta-feira”.
Para captar a atenção do ouvinte, utilize frases no imperativo, como “compre” ou “ligue”. Ele precisa se sentir beneficiado com aquele produto e que ele é o “protagonista” daquela mensagem, e não a própria empresa.
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Seja carismático e atrativo
Não é porque você está gravando uma propaganda de rádio que ela precisa ser sempre em um tom sério, não é mesmo? Ponha bastante carisma na sua mensagem e atribua a personalidade da sua rádio na mensagem. Assim, os ouvintes se sentirão familiarizados e serão mais receptivos em relação à propaganda.
A criatividade pode ser um forte aliado nessas situações. Fazer um jingle divertido, historinhas ou referências com o tema da sua rádio, produto ou senso comum, podem ter um efeito muito positivo.
Independentemente de qual formato escolher, é importante fazer vários testes e escolher que tipo de voz seria a mais adequada para aquele tema (caso você trabalhe com outros locutores).
Além da voz, a trilha e os efeitos usados também precisam ser escolhidos cuidadosamente, afinal, eles precisam combinar tanto com o produto a ser anunciado quanto com a proposta de temática que a sua rádio já adota.
Invista em equipamentos de qualidade
Mesmo que a sua propaganda tenha o melhor locutor, a melhor trilha e um roteiro impecável, tudo isso poderá ir por água abaixo caso o seu microfone tenha uma baixa qualidade ou o seu programa para tratamento de áudio não seja tão eficiente.
Caso ainda não tenha feito, investir em bons equipamentos para a sua web rádio beneficiará não apenas os seus parceiros, mas todos os ouvintes, já que o áudio dos programas e esquetes também sofrerá mudanças positivas.
Atualmente, existem vários programas pagos ou gratuitos para edição de áudio que permitem uma limpeza completa do som, eliminando ruídos externos e outros problemas que podem atrapalhar a compreensão do que foi dito, além de também adicionar efeitos que trarão singularidade e criatividade para os seus projetos.
E então, conseguiu imaginar algumas ideias para as suas próximas propagandas? Não é preciso ter um padrão para todas as suas peças publicitárias ou copiar a de outra rádio. Ter uma personalidade ajuda a trazer maiores parceiros para o seu projeto!
Além disso, leve em conta que ao divulgar uma propaganda de rádio, os seus ouvintes terão em mente que você confia naquilo que está sendo veiculado e, caso o produto final não seja o que eles esperavam, não só a empresa, mas a sua rádio também será comprometida.
E você? Conhece mais alguma dica para criar uma propaganda de rádio? Deixe nos comentários e ajude toda a comunidade de radialistas a crescerem junto com você! O que acha?
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2 Comentário
Quanto tempo de intervalo deve se ter para não ficar chato para os ouvintes e poder fazer propagandas
Oli, pergunta muito interessante. Não sabemos muito ao certo, mas, acho que é possível observar como as grandes rádios fazem, como elas dividem seus blocos entre conteúdo (talshow, quadros, debates, notícias, música, ect) e propaganda. Acredito que seja algo como 20 min de programação e em seguida 1 minuto ou 2 de comercial. Em algumas, tem o famoso “patrocinador master” que anuncia no meio do programa.