Categorias
Programação de rádio

Por que usar vinhetas em abertura de programas de rádio ou intervalos?

Se você tem uma estação, seja ela online ou tradicional, certamente já parou para pensar em como tornar a programação mais atraente para os ouvintes, certo? Utilizar vinhetas na abertura de programas de rádio é uma ótima alternativa nesse sentido.

Adicionando um toque de personalidade, elas são capazes de fazer com que a audiência crie uma memorização relacionada a sua marca. Mas como isso acontece? Por quais outros motivos é interessante utilizá-las?

É sobre isso que falaremos no post de hoje. A seguir, você vai conhecer o poder das vinhetas, entender como elas podem tornar a sua grade mais especial e conferir algumas das mais conhecidas nos primórdios da rádio. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura!

Papel das vinhetas

As vinhetas funcionam como uma espécie de assinatura para a sua estação. Elas podem ser feitas de forma cantada, falada ou por meio de um pequeno arranjo musical, por exemplo.

Até mesmo uma canção curtinha, mixada com efeitos sonoros anunciando um programa, o nome da rádio, os anúncios de publicidade etc, é capaz de servir satisfatoriamente.

O principal objetivo é mostrar ao ouvinte que ele está sintonizado na sua rádio naquele momento, visando a promoção de uma memorização. Em outras palavras, sempre que ele escutar aquele recurso sonoro, vai lembrar automaticamente da sua estação. 

Além disso, as vinhetas são um ótima maneira de adicionar credibilidade à marca, sobretudo quando são inseridas na abertura dos programas. A seguir, você vai entender o porquê.

Importância na abertura de programas de rádio

Sabemos que o cenário atual do mercado é notabilizado pela competitividade. São várias as marcas tentando mostrar ao cliente por que ele deve adquirir seus produtos e/ou serviços. No universo radiofônico, isso não poderia ser diferente.

Para aqueles que se encontram no âmbito online, trata-se também de uma realidade cada vez mais constante, afirmada com o surgimento de soluções que otimização a transmissão de web rádios. Com a concorrência, a necessidade de se destacar, atraindo e fidelizando ouvintes, se tornou frequente.

Agora, você deve estar se perguntando sobre como fazer isso, não é mesmo? Bom, a resposta é simples: por meio de uma programação bem planejada, variada e atrativa, chamando a atenção da audiência.

Nesse contexto, para que ela fique atenta a tudo que será transmitido, é fundamental gerar interesse pelo conteúdo seguinte. E é aí que entram as vinhetas.

Vinhetas e a assimilação

Quando se cria e insere vinhetas fáceis de memorizar na abertura de programas de rádio, você tem a garantia que seus ouvintes sempre se lembrarão da estação toda vez que elas começarem a tocar, assimilando, assim, a informação que será transmitida.

Um exemplo simples de como isso acontece: um estudante que transcreve a matéria várias vezes consegue fixar determinado material com mais facilidade, concorda? Pois o mesmo acontece quando se escuta informações repetidas. Empregando vinhetas na abertura de programas, a tendência é que se crie associações ligadas à sua marca.

Além disso, quando a sua estação utiliza essa prática, automaticamente faz com que seu conteúdo se torne mais dinâmico, especial e até mesmo profissional. Isso porque passa credibilidade e mostra ao ouvinte que ele está sintonizado à uma rádio que leva a sério a audiência, bem como aquilo que deseja transmitir.

Contudo, não basta apenas utilizar qualquer recurso sonoro sem considerar se a mensagem, os efeitos e a locução coincidem com o conteúdo que sua estação deseja transmitir a quem ouve. Para criar boas vinhetas, é preciso:

  • definir corretamente o objetivo dessas peças;
  • fazer uma locução adequada, de modo a cativar o ouvinte;
  • escolher a trilha e os efeitos certos, ou seja, que tenham a ver com o assunto tratado;
  • usar programas que otimizem a criação de vinhetas, permitindo que ajustes sejam feitos para torná-las mais profissionais.

Gostando do artigo?

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog

Vinhetas que marcaram época

Embora as rádios hoje permaneçam fonte de entretenimento e informação para um grande número de pessoas, nas décadas passadas, elas tinham uma participação significativa na diversão de indivíduos de todas as idades — lembre-se de que por muito tempo não existiu internet, smartphone, redes sociais, entre outros. 

Quem ouvia rádio naquela época ou era apaixonado pelo assunto certamente se lembra de uma ou outra dessas vinhetas que ficaram guardadas no fundo da memória, se tornando inesquecíveis para o ouvinte. Vamos nos recordar de algumas?

Rádio 97 Rock

Já ouviu falar na rádio 97 Rock? Ela foi a primeira rádio a tocar exclusivamente rock de São Paulo, estando no ar durante os anos 80 e sendo a precursora das atuais Kiss e 89FM. Na época, todos conheciam uma de suas principais vinhetas:

“Sintonia direta, emoção tete a tete;
FM Stereo, 97;
ZYB 907;
FM Stereo 97;
A sua alternativa, ú, ú, ú;
97”

Ao fundo da vinheta, um som bastante rock’n’roll. De tão popular que foi, passou a ser até mesmo mesmo tocada por bandas de rock em seus shows, como é o caso dos rapazes do Código 13. A interpretação era feita de forma tão fiel que todos achavam que a gravação original era do grupo em questão.

Rádio Excelsior

Outro exemplo bastante popular é a rádio Excelsior, que, por meio de suas vinhetas, ficou conhecida como “a máquina do som” ou “a voz querida da cidade”, sobretudo sob o comando do radialista Antônio Celso, autor do slogan “Viaje com a Excelsior, a Máquina do Som!”.

O fim de sua transmissão ocorreu em 1991, dando lugar à CBN São Paulo, que estreou no ar no dia seguinte.

Quem ouvia rádio antigamente se lembra de uma ou outra vinheta dessas emissoras, que insistem em ficar guardadas no fundo da gaveta da nossa memória. São jingles especialmente compostos ou simplesmente vinhetas de identificação, mas que, de algum modo, se tornaram inesquecíveis.

Viu só como as vinhetas podem ser poderosas aliadas da sua estação, deixando as entradas de programas radiofônicos ainda mais interessante? Sendo assim, se você ainda não conta com esse recurso em sua grade, certamente chegou a hora de repensar!

Curtiu o artigo de hoje e gostaria de inserir vinhetas na abertura de programas de rádio? Não deixe de entrar em contato conosco e conhecer nossas soluções para sua estação. Vamos adorar conversar com você!

Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

Please wait...

Por Danival Simim

Danival Simim é sócio fundador da Maxcast. Apaixonado por rádio, marketing, tecnologia e café. Seu principal objetivo é manter plataformas de rádio fáceis de serem utilizadas.

2 respostas em “Por que usar vinhetas em abertura de programas de rádio ou intervalos?”

Belo trabalho. quanto a mim pretendo organizar um programa de rádio religioso, pois sou da igreja católica, da pastoral da visitação, e vejo muitas pessoas sofrendo então quero levar até as pessoas através da radio que é muito ouvida aqui a PALAVRA DE deus e palavras de fé, conforto. mensagens de otimismo.

Que legal Zita! Parabéns pela iniciativa…pode contar conosco para colocar esse projeto no ar. Como o nosso recurso exclusivo, o Studio Online, você pode até mesmo transmitir as missas ou realizar uma transmissão e convidar outros amigos para participar, mesmo estando de qualquer lugar 😃 Entre em contato pelo nosso chat online https://maxcast.com.br/atendimento de Segunda à Sexta de 8h às 18h e Sábado de 8h às 17h para podermos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.