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Se você possui alguma rede social como o Instagram, por exemplo, certamente já se pegou visualizando os stories de um influenciador digital, que tem como papel estimular determinados comportamentos e interferir na vida de seus seguidores diariamente.
Neste post, você vai conhecer o papel de um influenciador digital e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a ganhar a atenção do público online. Confira!
O que é um influenciador digital?
Quando a internet começou a expandir o seu alcance e as redes sociais surgiram, ganhando a atenção do público jovem, algumas pessoas começaram a se destacar pelas suas publicações, passando a angariar seguidores a partir do conteúdo divulgado.
Nas mídias tradicionais, sempre foi comum notar que artistas e figuras públicas aproveitam a fama para realizar campanhas publicitárias, tornando-se conhecidos como garotos e garotas-propagandas de grandes marcas.
Com o surgimento de redes sociais segmentadas por interesse e a possibilidade de transformar o sucesso em profissão — como youtuber —, cunhou-se o termo influenciador digital, ou digital influencer, para identificar as pessoas que desempenham uma autoridade perante o seu público.
Por meio da criação de conteúdo de qualidade, os influenciadores digitais direcionam seus seguidores a adquirir produtos, seguir novas marcas e tendências e aderir a novas gírias, aumentando sua fama nas redes sociais e também fora delas.
Atualmente, esses profissionais conseguem atingir uma grande audiência com um público-alvo extremamente segmentado, o que é essencial para que as marcas consigam transmitir as suas mensagens de maneira assertiva e rentável.
Qual é a importância de ter uma figura pública como estratégia?
Propagar uma ideia e atingir o seu público-alvo de maneira correta não é uma tarefa fácil. É nessa hora que o influenciador digital possui uma vantagem em relação aos outros meios de marketing digital.
Um influenciador digital é capaz de atingir um público-alvo segmentado, principalmente entre jovens, que já não estão mais suscetíveis a anúncios publicitários veiculados em meios de comunicação tradicionais, como o rádio e a televisão.
Conhecida como marketing de influência, a estratégia de utilizar influenciadores digitais têm como objetivo gerar clientes e consumidores mais engajados com as marcas por meio do compartilhamento das experiências que é proporcionado pelas redes sociais.
Uma das grandes vantagens dos influenciadores digitais é a realidade apresentada em sua rotina, compartilhada com milhares de seguidores. Os usuários se identificam diretamente com essas personalidades, diminuindo a distância entre ambos e fazendo com que eles não se tornem parte de uma atmosfera quase que inalcançável, como costuma acontecer com os artistas nos meios tradicionais.
Como é realizada a parceria entre um influenciador digital e uma empresa?
Antes de fechar um contrato com o primeiro influenciador digital que aparecer em seu feed na internet, é preciso realizar uma pesquisa. Ao compilar todos os dados necessários, sua empresa pode escolher qual é o profissional mais indicado.
Muitas empresas acreditam que a regra é que quanto maior o número de seguidores, mais resultados para as campanhas. No entanto, não é assim que funciona. Às vezes, o influenciador digital que possui um alcance maior não atinge o público-alvo da sua empresa e o investimento realizado se torna prejuízo para a marca.
Com uma pesquisa de mercado e um estudo a respeito do comportamento do seu consumidor, é mais fácil definir corretamente qual é o influenciador digital que produz o conteúdo ideal e de boa qualidade, atingindo o público-alvo que pode vir a se tornar cliente da sua marca.
Após a definição do influenciador digital, é preciso entrar em contato com a equipe responsável pela administração da publicidade dessa personalidade e solicitar um orçamento para a realização da ação que a sua empresa tem planejada.
Existem diversas maneiras de divulgar a sua empresa por meio de um influenciador digital. Abaixo, listamos algumas opções por tipo de conteúdo. Acompanhe!
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Vídeos
Alguns dos influenciadores digitais mais conhecidos estão nas redes sociais como criadores de conteúdos em formatos de vídeo. O Youtube é uma dos principais plataformas responsáveis por tornar usuários comuns profissionais com grande influência nas estratégias de marketing em grandes empresas.
É possível contratar um influenciador digital para a realização de um vídeo em que o seu produto é apresentado com uma dica para o dia a dia, por exemplo, atingido seu público de forma que o conteúdo criado leve o usuário a experimentá-lo.
Também conhecidos como youtubers, os criadores de conteúdo em formato de vídeo oferecem diversas outras opções de anúncios, como testes de produtos, apresentação de mercadorias e opinião sobre a marca.
O ideal é realizar o planejamento da sua campanha e já contratar o influenciador digital com as descrições corretas da mensagem que sua marca deseja promover no vídeo.
Publicações em redes sociais
Os posts nas redes sociais dos influenciadores digitais geram um engajamento surpreendente para as marcas anunciantes.
Esses posts são utilizados para avaliações de produtos, tutoriais para o uso de mercadorias e textos de indicação de marcas. As empresas que utilizam essas estratégias costumam ser do ramo de cosméticos, como produtos de beleza e maquiagens, que aproveitam o Instagram para anunciar.
Blogposts
Alguns influenciadores digitais surgiram a partir do crescimento dos blogs, que ficaram conhecidos por disponibilizarem espaços para a publicação de textos e imagens que retratam o cotidiano diário dos usuários.
Ao contratar blogposts para divulgar os seus serviços ou produtos, as empresas costumam enviar uma pauta com os temas que devem ser abordados. A partir disso, os influenciadores desenvolvem um texto para ser publicado e compartilhado entre o público-alvo.
Quais são os benefícios de contratar um influenciador digital?
O potencial de crescimento oferecido pelo marketing de influência é uma das principais vantagens ao optar pelo trabalho de um influenciador digital para divulgar a sua empresa perante um público-alvo estritamente segmentado.
Diferente de algumas estratégias de marketing digital que tentam atrair a atenção do usuário, um influenciador já possui a confiança do seu público. É meio caminho andado para que os seguidores cogitem experimentar seu produto ou contratar seu serviço.
Realizar campanhas de marketing com influenciadores digitais é uma estratégia cada vez mais usada pelas empresas. A multiplicação desses profissionais e a própria relação das pessoas com seus ídolos contribui para que resultados positivos para ambas as partes.
E aí, você contataria um influenciador digital para a estratégia de marketing da sua empresa? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!
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