Índice
A narração é um dos elementos que colaboraram para o sucesso e popularidade de algumas modalidades esportivas, especialmente o futebol. Na era de ouro do rádio, antes da criação da TV, ouvintes do Brasil inteiro vibravam tentando imaginar as jogadas dos craques de seus times ouvindo a narração ao vivo.
Os âncoras das transmissões se tornaram ícones da cultura da época e as crianças repetiam os bordões enquanto jogavam futebol nas ruas e quadras.
Os anos se passaram, a TV se popularizou, a internet cresceu e o rádio continua aí, contrariando expectativas, e arrebatando admiradores de todos os cantos do mundo. Fãs que sonham em se tornar narradores como os seus ídolos do passado — hoje em dia com muito mais opções de trabalho além do AM e FM.
Se você tem esse desejo e está querendo começar a fazer narração esportiva, fizemos um texto para lhe ajudar a dar os primeiros passos. Confira!
Entenda a diferença entre a narração na TV e no rádio
Diferentemente das narrações na TV, em que o profissional tem o auxílio das imagens, a locução no rádio deve ser mais descritiva. O narrador tem que explicar ao ouvinte todos os detalhes do jogo, uniforme, posicionamento das equipes em campo, jogadas, comportamento da torcida e outras coisas mais.
No rádio, não são permitidos os “buracos” — um grande período sem áudio ou interação do locutor com os ouvintes — sendo fundamental o domínio de técnicas como dicção e pausas cadenciadas para dar ritmo às partidas.
Nesse tipo de transmissão, a quantidade de palavras por minuto é superior a qualquer outra mídia e o profissional deve estar sempre muito atento à pronúncia. Faça gravações em casa e use-as como treinamento, identificando os pontos em que você precisa melhorar.
Expanda seu conhecimento
O narrador, além de dominar as técnicas vocais, deve também ter um conhecimento prévio sobre a modalidade que vai narrar. Por mais que o futebol seja a modalidade mais popular no nosso país, o profissional da locução deve estar atento aos outros tipos de esporte. Lembre-se que as Olimpíadas também alcançam uma grande audiência e podem ser uma boa oportunidade de ampliar seu público.
Além da descrição das partidas, o locutor deve pesquisar sobre a história do evento, desempenho das equipes, trajetória dos atletas, performance em competições anteriores e até curiosidades extracampo. Essas informações deverão ser utilizadas para evitar os espaços e buracos quando o jogo estiver parado ou pouco emocionante para que o ouvinte não perca o interesse pela transmissão.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Invista em equipamentos de qualidade
Se você pretende fazer uma transmissão amadora, atente-se à qualidade de sua produção. Na narração radiofônica, apenas a sua voz constrói o conteúdo e é responsável pelo envolvimento do público com seu trabalho. Sendo assim, invista sempre em equipamentos de qualidade para trabalhar.
Podemos encontrar facilmente na internet equipamentos de baixo custo que podem ser conectados diretamente em smartphones e computadores sem a necessidade de uma mesa de som e softwares e aplicativos que substituem os equipamentos analógicos.
Além dos equipamentos, é necessário também o conhecimento em edição de áudio, principalmente se você quiser fazer a gravação em um ambiente sujeito a sons e ruídos externos fora de um estúdio.
Busque referências
Como amante de comunicação esportiva, você certamente deve ter suas referências — aqueles profissionais que são inspiração pelo estilo, qualidade e talento. Use essa admiração a seu favor: analise os pontos positivos de seus ídolos e tente reproduzi-los.
É importante salientar que você não precisa imitá-los, mas usar como uma referência de qualidade para se espelhar. Este pode ser o primeiro passo para que você encontre seu estilo próprio de narração.
Divulgue seu trabalho
Com o crescimento das mídias sociais, profissionais e entusiastas da narração esportiva podem divulgar seus trabalhos para o país e o mundo gratuitamente sem a necessidade de intermediários.
Páginas como Facebook e YouTube oferecem serviços de transmissões ao vivo. Também há sites que oferecem a possibilidade de criar e divulgar uma web rádio por meio de suas plataformas.
Para alcançar essa audiência, será necessário empenho e persistência, mas se a qualidade técnica e de conteúdo for boa, certamente o engajamento virá. Busque na internet materiais voltados para o marketing digital para obter melhores resultados — neles você encontrará dicas sobre ranqueamento e alcance de público-alvo.
Procure ouvir críticas e sugestões
Fique sempre atento ao retorno que os seus ouvintes, fãs, amigos e familiares darão sobre o seu trabalho. Não deixe que as críticas lhe desmotivem nem leve muito a sério ofensas gratuitas — existem pessoas que dedicam o dia a isso e elas não devem ser o seu foco.
Foque nas críticas construtivas, pois serão elas que lhe ajudarão a melhorar possíveis falhas que não foram identificadas previamente, além de perceber algo que você possa ter feito ou dito que tenha desagradado a maioria dos admiradores.
Esteja atento também às sugestões dos espectadores, é por meio delas que você poderá direcionar seu trabalho e fidelizar mais o seu público — sempre respeitando seu estilo próprio. Por meio das sugestões você poderá criar pautas e até promoções com parceria de empresas, produzindo receita para seu trabalho.
Mantenha-se atualizado
Assim como em qualquer área, na narração esportiva os profissionais devem se manter atualizados e antenados com as novas tendências. Nos dias atuais, as pessoas assistem ou ouvem os jogos e utilizam as redes sociais ao mesmo tempo.
Os narradores precisam estar atentos ao movimentos das redes sociais, ver o que os torcedores estão falando: cobranças, elogios, assuntos mais falados, e comentar sobre isso durante as transmissões. Os profissionais devem também utilizar as redes sociais para fazer enquetes e pesquisas durante os jogos, além de conferir as estatísticas das partidas.
A chave do sucesso em qualquer mídia deve ser sempre o conteúdo. Por mais que você domine as técnicas e tenha os melhores equipamentos, é o seu diferencial que vai fidelizar o seu público e fazê-lo escolher a sua rádio em meio a tantas opções de entretenimento nos dias de hoje.
Esperamos que com essas dicas você esteja pronto para começar a fazer narração ao vivo dos grandes eventos esportivos, seja da sua cidade, do Brasil, ou do mundo. Se você quiser receber mais conteúdos valiosos como este, siga a gente nas redes sociais. Estamos lhe esperando!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!
7 Comentário
[…] começar a fazer narração esportiva, fizemos um texto para lhe ajudar a dar os primeiros passos. Confira! 0 0 […]
[…] clássica narração de partidas ao vivo não pode ficar de fora da sua programação. No entanto, você precisa ter […]
queremos trasmitir futebol ao vivo com fasso
Olá Valdomiro! Você pode utilizar nosso recurso do Studio Online que permite que você faça transmissões ao vivo usando o navegador de internet, sem que tenha a necessidade de instalar programas adicionais. Entre em contato com a nossa equipe pelo Atendimento Online, disponível em nosso site que vamos te orientar melhor 🙂 http://www.maxcast.com.br
Como faço quando ter uma web rádio e fazer conexão com outra rádio ex: rádio super.
[…] disso, os locutores esportivos estão se aperfeiçoando ao criarem novos estilos de narração, utilizando a criatividade e, assim, cativando uma legião de ouvintes […]
[…] Como é feita a narração ao vivo em rádios? A narração é um dos elementos que colaboraram para o sucesso e popularidade de algumas modalidades esportivas, especialmente o futebol. Na era de ouro do rádio, antes da criação da TV, ouvintes do Brasil inteiro vibravam tentando imaginar as jogadas dos craques de seus times ouvindo a narração ao vivo. Os âncoras das transmissões se tornaram ícones da cultura da época e as crianças repetiam os bordões enquanto jogavam futebol nas ruas e quadras. Os anos se passaram, a TV se popularizou, a internet cresceu e o rádio continua aí, contrariando expectativas, e arrebatando admiradores de todos os cantos do mundo. Fãs que sonham em se tornar narradores como os seus ídolos do passado — hoje em dia com muito mais opções de trabalho além do AM e FM. Se você tem esse desejo e está querendo começar a fazer narração esportiva, fizemos um texto para lhe ajudar a dar os primeiros passos. Confira! […]